Peças para o próximo leilão

389 Itens encontrados

Página:

  • christofle - conjunto com doze elegantes marcadores de lugares em metal espessurado a prata com feitio concheado. em estado de novo! frança, 3 cm de altura
  • ESPLENDOROSO CÁLICE LITÚRGICO EM PRATA DE LEI COM RICO VERMEIL DE GRANDES DIMENSÕES. MARCAS PARA CIDADE DE PARIS, DO INICIO DO SEC. XIX. O VERMEIL ESTÁ INTACTO, O CÁLICE APARENTA SER FEITO EM OURO.  DECORADO EM RELEVO COM RESERVAS E SIMBOLOS EUCARÍSTICOS VEGETALISTAS COMO A VIDEIRA COM FRUTOS, FOLHAS DE PARRAS, RAMOS DE TRIGO E PLANTAS DE JUNCO. EM RESERVA, MEDALHÕES DISTRIBUIDOS NO COPO E NA BASE SENDO OS DO COPO REPRESENTANDO A VIRGEM MARIA DOLOROSA, CRISTO E SÃO PEDRO. NA BASE CENA DA CRUCICAÇÃO DE CRISTO, REPRESENTAÇÃO DAS VIRTUDES TEOLOGAIS DA FÉ E ESPERANÇA COM DONZELAS SEGURANDO TOCHA E ÂNCORA. ENTRE OS MEDALHÕES ESTÃO PARRAS COM CACHOS DE UVA, PLANTAS E ESPIGAS DE TRIGO (SIMBOLOS EUCARÍSTICOS). MAS TAMBÉM HÁ A REPRESENTAÇÃO DO JUNCO (PLANTA QUE OS SOLDADOS UTILIZARAM PARA DESDENHAR DE CRISTO FAZENDO-O OSTENTAR COMO CETRO SÍMBOLO DE SUA MAJESTADE. NA CULTURA IBÉRICA HERDADA PELO BRASIL A PLANTA É REPRESENTADA COMO CANA). FRANÇA, CIRCA DE 1820, 27 CM DE ALTURANOTA: A Fé simbolizada pela Donzela (A Virtude) segurando a tocha é uma representação medieval, o dogma expressa o sentido de que a Fé está para a alma humana como os grãos de incenso estão para o fogo. Assim, quando a alma é ardente, coloca acima de tudo a virtude da Fé, e esta recebe do calor da alma humana uma realidade, uma vida. A âncora segurada pela Donzela é da mesma forma a figuração para a Esperança. Essa é a virtude demonstrada pelo cristão que se mantém firme diante das adversidades do presente, com o olhar voltado para o futuro em Cristo. SENTIDO DA ANALOGIA COM O TRIGO E A VIDEIRA:  No pão feito de grãos triturados esconde-se também o mistério da Paixão de Cristo. A farinha, o trigo moído, supõe o morrer e o ressuscitar o grão. O próprio Jesus expressou este fato quando disse; Em verdade eu vos digo, se o grão de trigo caído na terra, não morrer, permanece só, mas se morrer dará muito fruto (Jo 12, 24). O trigo, ao ser triturado e cozido, carrega em si, mais uma vez, o mistério da Paixão. Somente através do morrer vem o ressurgir, vem o fruto e a vida nova, Mas também o vinho fala da Paixão: a videira deve ser podada repetidas vezes para ser purificada; a uva deve ser esmagada: somente através desta paixão amadurece um vinho precioso (Bento XVI, Homilia do Corpus Domini, 15-6-06).
  • GRANDE E ANTIGO RESPLENDOR EM PRATA DE LEI DECORADO COM FLORES RELEVADAS. BRASIL, SEC. XVIII. 12  X 13 CM
  • christofle  conjunto com oito descansos para copos em metal espessurado a prata. decorados com gravação das punçoes de prata francesa desde o século xvii até os dias atuais. frança, sec. xix. 8 cm de diametro.
  • belo tinteiro em metal espessurado a prata com frascos para tinta em cristal lapidado de excelente qualidade. decorado com figura de cão em vulto perfeito. europa, sec. xix. 22 cm de comprimento
  • lote com seis mostardeiras e suas colheres em prata de lei. interior com alma em vidro artístico. tampas basculantes. elegante feitio elevado sob pés estilo georgiano. europa, sec. xx. 8 cm de comprimento.
  • BELA CAIXA PARA CHÁ EM PRATA DE LEI CONTRASTE 833 DECORADA COM ELEGANTES CINZELADOS. ESTILO VITORIANO. BRASIL, SEC. XX. 13 CM DE ALTURA. 320G
  • IMPERADOR FRANCISCO JOSÉ I E IMPERADOR CARLOS I DA ÁUSTRIA. FLOREIRO EM PORCELANA DA MANUFATURA VICTORIA, DECORADO EM OURO COM RESERVAS CONTENDO RETRATO DOS IMPERADORES CARLOS I E SEU ANTECESSOR JOSÉ I DA ÁUSTRIA. TAMBÉM A INSCRIÇÃO GOTT MIT UNS (DEUS ESTÁ CONOSCO) E A DATA 1914/1916. GOTT MIT UNS É O TÍTULO DE UM HINO AUSTRÍACO CANTADO PELOS SOLDADOS DESDE A GUERRA DOS TRINTA ANOS NO SÉC. XVII. O FLOREIRO RETRATA O IMPERARADOR E O SEU HERDEIRO. A DATA A NOSSO ENTENDER FAZ MENÇÃO AOS DOIS ANOS DA ENTRADA DO IMPÉRIO AUSTRO HÚNGARO NA i GUERRA MUNDIAL. FRANCISCO JOSÉ  I REINOU POR 68 ANOS SOBRE O IMPÉRIO, O REINADO ATÉ ENTÃO MAIS LONGO REGISTRADO, FOI CASADO COM A IMPERATRIZ SISSY, IMORTALIZADA NOS FILMES SOBRE SUA VIDA. CARLOS I SUCEDEU SEU TIO FRANCISCO JOSÉ APÓS SUA MORTE EM 1916. ELE FOI O ÚLTIMO IMPERADOR DA ÁUSTRIA. ESTE PEQUENO FLOREIRO,É O CANTO DO CISNE DA CASA HABSBURGO E DO IMPÉRIO AUSTRO HÚNGARO. 14 CM DE ALTURANOTA: LETRA DO HINO : GOTT MIT UNS:  Deus Está Conosco; Passamos a noite em formação; Marchamos para a batalha no amanhecer; Nós estávamos prontos para morrer pelo nosso rei; Nos campos de Breitenfeld; Disparem à vontade; Mirem nos canhões deles; Contra-ataquem; Isto é uma tempestade de armas; Deus está conosco; Enquanto todos nós permanecemos unidos; Todos estamos juntos, Deus está conosco; Desde o fim do velho mundo; Veja um império se erguer; Do norte indo longe; Aqui estamos nós; Em 7 de Setembro; Enchemos o coração deles com medo; Sete vezes eles atacaram naquele dia; Sete vezes eles se recuaram; A cavalaria avança; Sigam aquele estandarte; Após o rei; Nós trazemos a liberdade; Destruindo suas posições; Milhares de soldados; Correm pelas suas vidas; Lendas surgem
  • René Lalique  LUPA PUBLICITÁRIA PRODUZIDA PARA A EXPOSIÇÃO DE ARTES DECORATIVAS DE PARIS EM 1925. esse evento originou o termo que referencia esse período da história moderna como art deco. o termo art deco é uma síntese do nome da exposição. não só o nome hoje consagrado para o estilo de arquitetura e decoração do início do séc xx. mas também uma amostra de tudo que encerra esse conceito e também de todos os seus grandes represetantes em design e produção. a lupa está ACONDICIONADA EM SEU ESTOJO ORIGINAL. é um Ensaio em vidro prensado moldado branco transparente com padrão preto intercalado FORMANDO FIGURA GEOMÉTRICA ESTILO E ÉPOCA ART DECO. A LENTE É CINTURADA por  fita em cobre, gravada com o título da exposição, o nome rene lalique, a data e a etiqueta com a prova da edição impressa nº 23/100 (TIRAGEM LIMITADÍSSIMA). está listada nO catálogo raisonné de René Lalique. produzidas somente 100 unidades essa peça é uma raridade digna de museu. PARIS, 1925, 6 CM DE DIAMETRO. NOTA: AExposição internacional de artes decorativas e industriais modernas(emfrancês:Exposition internationale des arts décoratifs et industriels modernes) foi umaexposição mundialque decorreu emParisentre Abril e Outubro de 1925. A criação artística durante osAnnées follesnaFrançafoi marcada por este evento, que reuniu muitas das ideias e conceitos da vanguarda internacional nos campos da arquitetura e artes aplicadas. O termoArt Decosurgiu pela abreviação das palavrasArts Décoratifsdo título desta exposição, embora apenas no final da década de 1960. A exposição teve lugar entre aEsplanade des Invalidese as entradas doGrand PalaisePetit Palais. Esta exposição sintetizou o que décadas mais tarde seria designado porArt Deco, um estilomodernocaracterizado por um classicismo depurado, composições geométricas, simetria, e uma estética industrial suave. O cartaz da exposição, da autoria deRobert Bonfils, mimetizando a aparência dumagravuraem madeira, mostrava umaninfaatlética e moderna e uma gazela em corrida. A fonte de cristal deRené Laliquefoi uma das mais comentadas obras expostas. Outros motivos notórios incluem animais estilizados, focos de luz e motivos exóticos. Alguns destes motivos e a estética geral derivaram docubismo decorativoFrancês, daBauhausAlemã, doFuturismoItaliano e doConstrutivismoRusso. O corpo central da exposição reunia bens para o mercado de luxo, um sinal que, após a devastação daI Guerra Mundial, Paris era ainda o pólo das artes e do design. Ao mesmo tempo, outros exemplos como o pavilhãoEsprit Nouveaue o Pavilhão Soviético foram notados pelo minimalismo decorativo moderno e renúncia à ornamentação supérflua. A arquitetura moderna deLe CorbusiereKonstantin Melnikovfoi fonte tanto de críticas como de louvores pela sua falta de ornamento. As críticas referiam-se sobretudo à nudez destas estruturas,quando comparadas com o excesso de outros pavilhões, como o pavilhão da autoria deÉmile-Jacques Ruhlmann. Estes trabalhos modernistas são hoje tomados como parte dos seus movimentos artísticos próprios e o termo Art Deco é usado para outros trabalhos presentes na exposição. O arquiteto DinamarquêsArne Jacobsen, ainda estudante, obteve uma medalha de prata pelo seu projeto para uma cadeira.
  • SET DE TALHERES PARA ENTRADAS ACONDICIONADO EM MAGINIFICO ESTOJO EM MADEIRA ESTILO E ÉPOCA ART DECO DECORADO COM MARCHETARIA. CABOS EM MADREPÉROLA. DOTADO DE 24 PEÇAS (DOZE GARFOS E DOZE FACAS) . O ESTOJO EM SI É UMA OBRA DE ARTE. ELE FICA COLOCADO DE PÉ E OS TALHERES FICAM DISPONÍVEIS EM TRES DIVISÓRIAS ABERTAS. INGLATERRA, INICIO DO SEC. XX. 42 X 29 CM
  • PERÍODO VITORIANO - GRANDE PÁ DE SERVIÇO EM METAL ESPESSURADO A PRATA COM PEGA EM CHIFRE. MARCAS DA MANUFATURA PARA O PERÍODO VITORIANO, MEADOS DO SEC. XIX, MANUFATURA WILLIAM HUTTON & SONS. INGLATERRA, 37 CM DE COMPRIMENTO
  • ESPÁTULA PARA CARTAS EM PRATA DE LEI COM LENTE DE AUMENTO. ESTILO E ÉPOCA ART DECO. MARCAS DE CONTRASTE DE TEOR 925. PRATEIRO CAMUSSO. 18 CM DE COMPRIMENTO.
  • PORTA RETRATOS EM PRATA DE LEI. MARCAS DE CONTRASTE ÁGUIA. PORTUGAL, INICIO DO SEC. XX. 18 CM DE ALTURA
  • PORTA RETRATOS EM PRATA DE LEI. MARCAS DE CONTRASTE PARA ITÁLIA, INICIO DO SEC. XX. TEOR 925 8 CMD E ALTURA
  • RICO CÁLICE LITÚRGICO EM PRATA DE LEI E VERMEIL COM SUA PATENA. DE INSPIRAÇÃO GÓTICA TARDIA, POSSUI  FEITIO COM CARACTERÍSTICAS DO PERÍODO MANUELINO COMO CORDOADOS, PAREDES DE PEDRA E ELEMENTOS ARQUITETÔNICOS PRÓPRIOS DO ESTILO. O REI DOM MANUEL I, QUE REINAVA EM PORTUGAL QUANDO FOI DESCOBERTO O BRASIL, TINHA UMA LIGAÇÃO MÍSTICA COM A EUCARISTIA, SEU PRÓPRIO NOME MANUEL, DERIVA DA EXPRESSÃO HEBRAICA EMANUEL (DEUS CONOSCO). RECEBEU ESSE NOME POR TER NASCIDO APÓS UM TRABALHO DE PARTO LONGO E DOLOROSO QUE CESSOU SOMENTE QUANDO A PROCISSÃO DO CORPO DE DEUS (CORPUS CHRISTI) PASSAVA NA FRENTE DA RESIDÊNCIA DE SEUS PAIS. NÃO É POR ACASO QUE O REI DOM MANUEL I FOI O  ENCOMENDANTE DO MONUMENTAL RETÁBULO FONS VITAE (FONTE DE VIDA) PARA A CATEDRAL DO PORTO EM PORTUGAL,  ONDE UM ENORME GRAAL JAZ SOB O CRISTO CRUCIFICADO E LÁ ACOLHE SEU SANGUE . MARCAS DE CONTRASTE ÁGUIA. PORTUGAL, INICIO DO SEC. XX. 20 CM DE ALTURA.NOTA: OEstilo manuelino, por vezes também chamado degótico português tardioouflamejante, é um estilo decorativo,escultóricoe dearte móvelque se desenvolveu no reinado deD. Manuel Ie prosseguiu até e após a sua morte, ainda que já existisse desde o reinado deD. João II. É uma variação portuguesa doGóticofinal, bem como da arte luso-mourisca ouarte mudéjar, marcada por uma sistematização de motivos iconográficos próprios, de grande porte, simbolizando o poder régio. Incorporou, mais tarde, ornamentações doRenascimentoitaliano. O termo "Manuelino" foi criado porFrancisco Adolfo Varnhagenna suaNotícia Histórica e Descriptiva do Mosteiro de Belém, de1842. O Estilo desenvolveu-se numa época propícia da economia portuguesa e deixou marcas em todo o território nacional. A característica dominante do Manuelino é a exuberância de formas e uma forte interpretação naturalista-simbólica de temas originais, eruditos ou tradicionais. A janela, tanto em edifícios religiosos como seculares, é um dos elementos arquitetônicos onde melhor se pode observar este estilo. Estes motivos aparecem em construções,pelourinhos, túmulos ou mesmo peças artísticas, como emourivesaria, de que aCustódia de Belémé um exemplo. O conjunto decorativo de um elemento escultórico manuelino apresenta-se quase sempre como um discurso de pedra, onde diversos elementos e referências se cruzam (pansemiose- ou "todos os significados"), como o simbolismo cristão, aalquimia, a tradição popular, etc. O contexto tanto pode ser moralizante, comoalegórico, jocoso (quando se aponta o dedo aos defeitos humanos ou a pormenores obscenos, como a referência sexual numa gárgula exterior à capela de São Nicolau, emGuimarães), esotérico ou, simplesmente, propagandístico em relação ao poder imperial de D. Manuel I. Note-se que esta simbologia está também muito ligada àheráldica. O "discurso" artístico presente no estilo manuelino, ainda que tenha começado a ser construído ainda antes do reinado de D. Manuel, teve uma influência considerável da própria personalidade do monarca, das suas aspirações no contexto mundial, em especial o projeto de umacruzadaque unificaria o mundo cristão do ocidente com o mítico reino Cristão oriental doPreste João, tornando-o o "Rei dos Mares" (e foi, de fato, assim designado por diversos autores estrangeiros). O estilo manuelino transmite em grande parte estas aspiraçõesmessiânicasde um rei cuja ascensão ao poder foi, no mínimo insólita, depois da morte seguida de outros herdeiros diretos ao trono (como o príncipe D. Afonso e o seu irmão, D. Diogo, assassinado). Seu nascimento, sua ascensão e suas conquistas foram vistos como "sinais" que indicavam que este rei fora o "Escolhido" por Deus para grandes feitos.
  • GRANDE RECIPIENTE PARA ÁGUA BENTA EM PRATA DE LEI BATIDA, CINZELADA E REPUXADA. FEITIO DE CRUZ COM CRISTO CRUCIFICADO. NAS EXTREMIDADES REPRESENTAÇÃO DOS APÓSTOLOS: NA EXTREMIDADE SUPERIOR SANTO ANDRÉ ABRAÇADO A CRUZ EM X ( CRUZ DECUSSATA) INSTRUMENTO DE SEU MARTÍRIO, NA EXTREMIDADE ESQUERDA SÃO PEDRO SEGURANDO AS CHAVES DO PARAÍSO, NA EXTREMIDADE DIREITA SÃO LUCAS COM A PENA E O LIVRO, NA PARTE INFERIOR SÃO JOÃO EVANGELISTA SEGURANDO O CÁLICE (ESSA REPRESENTAÇÃO ALUDE AO FATO DO APÓSTOLO TER TOMADO DE UMA TAÇA ENVENENADA SEM QUE NENHUM MAL LHE RECAÍSSE). BELISSIMA PEÇA! PORTUGAL, SEC. XIX. 31 CM DE ALTURA.NOTA: O uso de capsulas de água benta era amplamente disseminado nas residências da Europa e do Brasil do sec. XIX. Esse costume se repetia desde as casas mais abastadas até as mais humildes, variava apenas o formato e a riqueza com que eram confeccionados de acordo com as posses do devoto. Os preceitos nesse sentido recomendavam o uso e orientavam: Em casa, o lugar próprio da pia da água benta é o quarto de dormir, ao lado da cama. É ali, com efeito, que o cristão adormece, depois dos rudes trabalhos e fadigas do dia; é ali que acorda, com novas forças para servir a Deus com mais constância. Mas não de esquecer também que é ali que o inimigo incansável, justamente chamado na Sagrada Escritura (Carta de S. Pedro, cap. 5) leão sempre a rugir: tan quam leo rugiens circuit quaerens quem devoret, procura perturbá-lo com seus ataques noturnos e surpreender o seu último suspiro. Todos tenham, pois, em casa à cabeceira da cama, uma porção de água benta, numa cápsula tão elegante e bela quanto possível para deste modo afugentar o inimigo da salvação e atraírem as bênçãos de Deus.
  • Ernest Justin Ferrand (French, 1846-1932),Fiat Lux. BELA ESCULTURA EM PETIT BRONZE COM BASE EM ONIX. SELO DA MANUFATURA FRANCESA. REPRESENTA A DEUSA CIBELE NO MOMENTO DA CRIAÇÃO DA CRIAÇÃO DO MUNDO QUANDO ORDENA A LUZ. A DEUSA É REPRESTENTADA EM CARRO ABERTO. O MANTO ESVOAÇANTE E MÃO ERGUIDA SEGURANDO TOCHA. FRANÇA, INICIO DO SEC. XX. 38 CM DE ALTURANOTA: Cibeleera umadeusaoriginária daFrígia. Designada como "Mãe dos Deuses" ouDeusa mãe, simbolizava a fertilidade danatureza. O seu culto iniciou-se na região daÁsia Menore espalhou-se por diversosterritóriosdaGrécia Antiga. Sob o antigo título grego,Potnia Theron, também foi associada à deusa-mãeminoica, cujo culto remonta ao períodoneolíticoda "Senhora dos animais". Cibele tornou-se uma divindade do ciclo de vida-morte-renascimento ligada à ressurreição do filho e amanteÁtis. Ernest Justin Ferrand: Estudou com Levasseur e Moereau. Tornou-se membro do Artistes Français em 1891. Nunca alterou seu estilo, esculpiu no mesmo estilo romântico Belle Epoque de seus dias de estudante por toda a vida. Fez muitas obras ispiradas no progresso moderno, talvez por influencia de Moreau que também apreciava o tema. Era um artista bastante prolífico.
  • prata de lei vitoriana  muito grande bule em prata de lei decorado com rocailles e reservas florais. marcas para cidade de sheffield e letra data 1862. 30 cm de altura.
  • prata de lei vitoriana (forma conjunto com a peça ofertada no lote anterior)  elegante leiteira em prata de lei decorada com rocailles e reservas florais. marcas para cidade de sheffield e letra data 1862. 15 cm de altura.
  • belo bowl em cristal double azul e translúcido com lapidação royal crown. peça elegante e cristal de muita qualidade! bohemia, primeira metade do sec. xix. 22 cm de diametro

389 Itens encontrados

Página: