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  • BELA ESCULTURA TIBETANA EM BRONZE REPRESENTANDO TARA BRANCA. A DIVINDADE ENCONTRA-SE SENTADA EXECUTANDO A POSIÇÃO DO MANTRA VAURASANA. TIBET, SEC. 18. 36 CM DE ALTURANOTA: No budismo, o elefante é visto como uma manifestação terrena das qualidades incorporadas no próprio Buda.Mesmo no início, Buda estava ligado ao elefante.Quando a mãe dele engravidou, ela sonhava com um elefante branco puro oferecendo uma flor de lótus branca no tronco dele, circulando-a três vezes e entrando em seu ventre com sua presa.Ela soube imediatamente ao acordar que havia experimentado um presságio divino.Essa profecia ajudou a solidificar o simbolismo dos elefantes no budismo.Um símbolo clássico de força, paciência, lealdade e sabedoria, o elefante simboliza os poderes ilimitados do Buda.
  • BELA ESCULTURA TIBETANA EM BRONZE REPRESENTANDO A DIVINDADE bodhisattva. ENCONTRA-SE SENTADA EXECUTANDO A POSIÇÃO VAJRASANA (A POSTURA DO RAIO OU DIAMANTE). TIBET, SEC. XIX. 21 CM DE ALTURANOTA: Este termo também deriva de uma origem similar. A palavra Bodhi significa despertar; muitas vezes é traduzida como iluminação. A palavra sattva significa um ser senciente. Assim sendo, e de modo muito básico, pode-se dizer que um bodhisattva é um ser em busca do despertar. Essa é a maneira como o Buddha Sakyamuni se referia a ele próprio enquanto ainda estava em busca da Iluminação; enquanto ainda não havia alcançado a buddhidade. Não obstante, existem algumas singularidades que se aplicam à noção debodhisattva. A aspiração de um bodhisattva é pautada por forte ênfase na compaixão: consiste em um praticante espiritual não satisfeito em alcançar apenas a própria liberação; seus votos, sua motivação mais fundamental, é a de continuar se aperfeiçoando até ser capaz de ajudar incontáveis seres no mesmo processo. O bodhisattva deseja muito fortemente extinguir o sofrimento dos seres. E por isso, entende-se que um bodhisattva é um ser em busca do despertar; não apenas para si, mas para todos os outros! Essa motivação extensa, essa convicção de longo prazo, essa forte compaixão que pauta a busca pela Liberação (para si e para os demais); tudo isso, dá uma dimensão do que caracteriza o bodhisattva. São praticantes no caminho para a Buddhidade. Em suma, são pessoas que fizeram votos de realizar as mesmas façanhas do Buddha. Estão no processo para se tornar buddhas.
  • ESCULTURA EM LATÃO DO TIBET REPRESENTANDO BUDA MAITREYA SENTADO SOBRE TRONO NA POSIÇÃO BHADRASANA. SEC. XIX. 19 CM DE ALTURA.NOTA: É O Buda Planetário, compõe hierarquia da Chama dourada, 2º Raio,do conhecimento, iluminação, sabedoria e discernimento. Sucedeu o Buda Gautama para toda a galáxia, irradia a Chama da Sabedoria e da Iluminação para todos os planetas e estrelas.
  • PRECIOSO GRUPO ESCULTÓRICO EM CORAL REPRESENTANDO DEZ PATOS NADANDO JUNTO A UM SAPO E FLOR DE PEÔNIA. EXTRAORDINÁRIO TRABALHO DE ESCULTURA, UMA VERDADEIRA JÓIA! ASSENTE SOBRE BASE EM MADEIRA. CHINA, SEC. XIX/XX. 21 CM DE COMPRIMENTO
  • LALIQUE  MUITO GRANDE ESCULTURA EM VIDRO ARTISTICO SATINE DE LALIQUE REPRESENTANDO MADONA COM MENINO JESUS. ASSINADA LALIQUE FRANCE. BASE EM VIDRO NEGRO. A VIRGEM TEM ACABAMENTO SATINÊ COM SUAVE IRIDESCÊNCIA. PEÇA MAGNÍFICA E EM IMPECÁVEL ESTADO DE CONSERVAÇÃO! FRANÇA. SEC. XX. 37 CM DE ALTURANOTA: René Jules Lalique (1860 - 1945) fundador da manufatura de LALIQUE,  foi um mestre vidreiro e joalheiro francês. Teve um grande reconhecimento pelas suas originais criações de joias, frascos de perfume, copos, taças, candelabros, relógios, etc., dentro do estilo modernista, (Art nouveau e Art déco). A fábrica que fundou funciona ainda e o seu nome ficou associado à criatividade e à qualidade, com desenhos tanto faustosos como discretos. Depois de ter aberto uma loja na Place Vendôme de Paris, concebe frascos de perfume em vidro, sendo assim o primeiro a imaginar a comercialização de um produto tão emblemático de luxo e do refinamento numa embalagem igualmente delicada e esplêndida. Mas também pensou produzir estes belos objetos em grandes séries, fazendo a sua arte acessível a um número crescente de pessoas. Em 1914, com a eclosão da I Grande Guerra reconverteu a sua fábrica de vidro para produzir material médico para hospitais e farmácias em um esforço de guerra. René Lalique não se contentava com desenhar os seus modelos, e construiu também uma fábrica em Wingen-sur-Moder para produzir em grandes quantidades, patenteando diversos processos novos de fabrico de vidro e vários efeitos técnicos, como o satinado Lalique ou o vidro opalescente. A excelência das suas criações e o gosto que aplicava às suas obras valeram-lhe ser encarregado da decoração interior de numerosos navios, trens como o Expresso do Oriente, igrejas como a de São Nicásio de Reims e numerosas construções religiosas e civis. René Lalique foi o primeiro a esculpir o vidro para grandes obras monumentais, como as portas do Hotel Alberto I de Paris ou as fontes dos Campos Elíseos.
  • RARISSIMA GARGALHEIRA INSTRUMENTO DE CONTENÇÃO E CASTIGO DE ESCRAVOS - Construída em ferro forjado é constituída de argola que é presa ao pescoço de onde parte uma haste que se projeta acima da cabeça do escravo finalizando em três pontes recurvas. Trata-se de um instrumento de contenção para coibir fugas. Era empregado em escravos denominados "fujões" para impedir-lhe tentativas sucessivas de fugir da fazenda. Assim dificultava ao escravo de esconder-se e de adentrar em mato fechado onde as pontas das hastes enganchavam-se com facilidade na vegetação impedindo a locomoção. Alguns modelos tinham ainda sinos pra indicar a posição do cativo. Tal instrumento apertava extremamente o pescoço do castigado e impedia-o de dormir adequadamente. Instrumento muito raro e em ótimas condições. Brasil, sec. XIX. 54 cm de altura.NOTA: O Código Criminal de 1830 previa severas penas aos escravos, como as galés perpétuas e a pena capital. De grande aplicação era a pena do artigo 60, que consistia no açoite e no uso de gargalheiras como penas decorrentes da prática de atos previstos como crime. Esta pena deveria ser fixada judicialmente, por ação judicial do senhor contra o seu escravo. Cabia ao juiz fixar o número de açoites e o tempo pelo qual o escravo teria que usar a gargalheira, conforme previsão expressa do referido artigo: O numero de açoutes será fixado na sentença; e o escravo não poderá levar por dia mais de cincoenta.. Ilustra-se o teor das decisões judiciais proferidas naquele período com sentença a seguir reproduzida, proferida pelo Juiz substituto da comarca de Piratini em Cangaçu (RS) no ano de 1871. Condeno cada um dos ditos réus a sofrer duzentos açoites, e a trazer uma gargalheira de ferro, singela, ao pescoço, de polegada e meia de largura, e de quatro linhas de espessura, pelo tempo de seis meses, devendo os mencionados réus sofrer os açoites nas grades da cadeia pública desta Villa, em razão de 50 por dia; depois do que serão entregues á seus senhores, que assinarão termo de obrigação de trazê-los com a gargalheira de ferro pelo tempo e maneira designados nesta sentença, devendo apresentá-los ao Juiz-Municipal deste Termo uma vez em cada mês, afim de verificar-se se é, ou não, cumprida a dita obrigação, até findar-se os seis meses marcados nesta mesma sentença.
  • BELA CAIXA EM PRATA DE LEI ESTILO E ÉPOCA ART DECO. MARCAS DE CONTRASTE ÁGUIA. DECORADA COM FLORES RELEVADAS. FEITIO LOBADO. PORTUGAL, INÍCIO DO SEC. XX. 17 CM DE COMPRIMENTO.  275 G
  • SUNTUOSO FLOREIRO EM PORCELANA AZUL COBALTO COM GUARNIÇÃO EM BRONZE ORMOLU. CORPO DECORADO COM LARGO ANEL EM BRONZE FORMANDO ROCAILLES VAZADAS E CARIÁTIDES RELEVADAS. PEÇA MUITO BONITA E EM EXCEPCIONAL ESTADO DE CONSERVAÇÃO! FRANÇA, FINAL DO SEC. XIX. 64 CM DE ALTURA
  • TIFFANY & CO  ELEGANTE SALVA EM PRATA DE LEI EM COM FEITIO CIRCULAR. EMBALAGEM ORIGINAL (SACO E CAIXA DA MARCA). MARCAS DA MANUFATURA E TEOR 925. IMPECÁVEL ESTADO. EUA, SEC. XX. 26 CM DE DIAMETRO. 510 G
  • VOLPI - BANDEIRINHAS  SERIGRAGIA -  PROVA DO IMPRESSOR (PI) 7/11. ASSINADO PELO ARTISTA NO CAINTO INFERIOR ESQUERDO.  Brasil , dec. 1960. 108 X 85 CM. (considerando a moldura) SEM ELA: 73 X 50 CM. NOTA: Alfredo Volpi nasceu na Itália e veio para o Brasil com um ano de idade, em 1897, com os pais que emigraram para São Paulo. Desde pequeno gostava de misturar tintas e criar novas cores. Esse talento o levou a trabalhar como pintor de frisos, florões e painéis nas paredes das mansões paulistanas. Estudou na Escola Profissional Masculina do Brás e trabalhou como marceneiro, entalhador e encadernador. Aos 16, ele pintou sua primeira aquarela. Aos 18 anos de idade, ele pintou sua primeira obra de arte, sobre a tampa de uma caixa de charutos, usando tinta a óleo.Em 1925 iniciou sua participação em mostras coletivas. Até se firmar como pintor, exerceu vários ofícios, como o de decorador de interiores. Autodidata em artes, tornou-se membro do Grupo Santa Helena, nos anos 1940, onde conheceu o pintor paulista Ernesto de Fiori, que iria influenciá-lo de maneira decisiva. O grupo era formado por artistas paulistas que se reuniam no palacete Santa Helena, desenvolvendo, durante as décadas de 30 e 40, pinturas que retratavam cenas da vida e da paisagem dos arredores de São Paulo. Participou das primeiras manifestações artísticas contra os modernistas de 1922, junto com outros pintores do Grupo Santa Helena, como Bonadei, Rebolo, Clóvis Graciano, Pennacchi. Volpi expôs no Salão de Maio e na 1ª. Exposição da Família Artística Paulista, em 1938, ambos em São Paulo. No ano seguinte, depois de uma viagem a Itanhaém, no litoral sul paulista, começou a pintar paisagens marinhas. Participou do 7º Salão Paulista de Belas-Artes em 1940. Treze anos depois, ganhou o prêmio de melhor pintor brasileiro, na 2ª Bienal de São Paulo. A partir daí, tornou-se um pintor famoso. Bienal de Veneza, várias retrospectivas (exposições com a obra do autor) em museus e galerias, precederam a exposição Volpi 90 anos, no Museu de Arte Moderna de São Paulo, no aniversário do artista, dois anos antes de sua morte.Ao longo de quase um século de existência, Volpi passou por várias fases, recebeu influências de pintores impressionistas e clássicos como Cézanne, Giotto, Ucello, encontrando seu próprio caminho. Volpi criou sua própria linguagem na pintura e evoluiu naturalmente das representações de cenas da natureza para produções mais intelectuais, concebidas em seu estúdio. Daí em diante suas obras seriam dominadas pelas cores e pelo estilo abstrato geométrico. Exemplo marcante disso são suas bandeirinhas multicoloridas, que se tornaram sua marca registrada. As formas geométricas e as trocas cromáticas começaram nos anos 1970: Volpi preparava várias pinturas parecidas, alterando cores, no que os críticos definem como uma combinação inventiva. É a fase das bandeirinhas, sua maior contribuição para a arte brasileira moderna, expressa em seu trabalho Bandeiras e Mastros. Só pintava com a luz do sol e se envolvia totalmente com a criação de sua obra, o que incluía esticar o linho para as telas. Depois de dominar a técnica da têmpera com clara de ovo, o artista nunca mais usou tintas industriais - "elas criam mofo e perdem vida com o passar do tempo", dizia. Num processo típico de um pintor do Renascimento, fazia suas próprias tintas, diluídas em uma emulsão de verniz e clara de ovo, em que ele adicionava pigmentos naturais purificados (terra, ferro, óxidos, argila colorida por óxido de ferro) e ressecados ao sol (http://eedavideugenio.blogspot.com.br/p/alfredo-volpi-e-as-bandeirinha.html)
  • Célebre moeda de 50 pesos em ouro 22 k. Cunhada no México em 1947. Notória por causa de grande peso de 41,6 g. No anverso possui águia mexicana com asas abertas em atitude de batalha. Segura no bico uma serpente curvada. Na legenda a inscrição: Estados Unidos Mexicanos. No reverso tem liberdade com a denominação de 50 e as datas da esquerda para direita 1821 e 1947. 39 MM, 41,8 MM
  • RICHARD GINORI  ELEGANTE CONJUNTO PARA CHÁ E CAFÉ EM PORCELANA. ELEGANTEMENTE DECORADO COM FRISOS EM AZUL REMATADOS EM OURO. DOTADO DE 53 PEÇAS SENDO: 12 XÍCARAS PARA CHÁ COM SEUS PIRES, 11 XÍCARAS PARA CAFÉ COM SEUS PIRES, 12 PRATOS PARA SOBREMESA, 1 PRATO GRANDE CIRCULAR PARA BOLO, 1 BULE DE CHÁ, 1 CAFETEIRA, 1 MANTEGUEIRA, 1 AÇUCAREIRO E 1 CREMEIRA. ITÁLIA, MEADOS DO SEC. XX. 18 CM DE ALTURA (CAFETEIRA)
  • GRANDE FLOREIRO EM VIDRO ARTÍSTICO DE MURANO DECORADO EM LARANJA E REMATADO NAS LATERAIS COM ACABAMENTO SATINE TRANSLUCIDO. ITÁLIA, SEC. XX. 36 CM DE ALTURA
  • Libra em ouro 22k datada de 1871. Reinado da Rainha Vitória. INGLATERRA, SEC. XIX, 22,05 MM, 7,9 GNOTA: libra em ouro ou Soberano (em inglês, Sovereign) é uma moeda do Reino Unido, equivalente a uma libra esterlina. No entanto, é utilizada na prática como reserva de valor a usar no futuro e não como moeda de troca. As suas características específicas mantiveram-se invariáveis de 1817 até hoje, o que possibilita uma autenticação das libras recorrendo-se a instrumentos de pesagem e medição exclusivos da área de ourivesaria. Assim, o seu peso é de sensivelmente 7,937 gramas (que pode ter sofrido algum decréscimo resultante do seu uso e respectivo desgaste); a sua espessura é de 1,52 mm; o seu diâmetro é de 22,05 mm; a sua composição é de ouro de 22 quilates; as datas gravadas numa das faces remontam a 1817.
  • GRANDE E BELA COROA EM PRATA DE LEI REPUXADA E CINZELADA ESTILO E ÉPOCA DONA MARIA I. DECORADA COM FLORES EM RELEVO E PEROLADOS. ENCIMADA POR CRUZ LATINA ASSENTE SOBRE ORBI. BRASIL, PRINCÍPIO DO SEC. XIX. 30 CM DE ALTURA
  • Alphonse AlexandreArson -  BELA ESCULTURA EM FAIANÇA POLICROMADA COM FEITIO DE GALO POLICROMADO COM ESMALTES. ASSINADA NA BASE ARSON. FRANÇA, meados do SEC. XIX. 35 CM DE ALTURANOTA: Nascido em Paris em 11 de janeiro de 1822, Alphonse-Alexandre Arson começou sua carreira artística estudando pintura, mas depois descobriu que a escultura era sua verdadeira vocação.Estudando escultura sob Joseph Combette, ele foi apresentado a aves e sua paixão cresceu a partir daí. Sua primeira exposição no Salon foi em 1859. Composta por três esculturas de bronze, uma galinha e pintinhos, dois galos brigando e uma lavadeira e seus filhos (intitulados Lavandiere et ses Petits). Nos anos seguintes, Arson exibiu uma grande variedade de esculturas e peças no Salon, incluindo um modelo de cera de um grupo de faisões, um faisão e seus filhotes, uma perdiz surpreendida por uma doninha e uma perdiz e pintinhos surpreendidos por uma Ermine . Ao longo de sua carreira, ele se concentrou principalmente em pássaros e alguns animais domésticos, continuando a exibir com sucesso no Salão anual.Ele ganhou várias menções honrosas e até ganhou uma medalha de bronze em 1877.  Ele era conhecido por ser um escultor malicioso, com muitas de suas esculturas sendo de natureza humorística.Ele costumava combinar diferentes animais em grupos e até retratar animais envolvidos em atividades humanas, algo que Christophe Fratin também havia feito décadas antes. A atenção aos detalhes e à qualidade da modelagem em suas aves e outras esculturas de animais rivalizava com a dos melhores escultores franceses, Comolora, Moigniez e Pautrot. Em um  incêndio criminoso morreu tristemente em 1880, aos 58 anos.
  • LIBRA EM OURO 22K DATADA DE 1918. REINADO GEORGE V. INGLATERRA, SEC. XX, 22,05 MM, 7,9 G  NOTA: libra em ouro ou Soberano (em inglês, Sovereign) é uma moeda do Reino Unido, equivalente a uma libra esterlina. No entanto, é utilizada na prática como reserva de valor a usar no futuro e não como moeda de troca. As suas características específicas mantiveram-se invariáveis de 1817 até hoje, o que possibilita uma autenticação das libras recorrendo-se a instrumentos de pesagem e medição exclusivos da área de ourivesaria. Assim, o seu peso é de sensivelmente 7,937 gramas (que pode ter sofrido algum decréscimo resultante do seu uso e respectivo desgaste); a sua espessura é de 1,52 mm; o seu diâmetro é de 22,05 mm; a sua composição é de ouro de 22 quilates; as datas gravadas numa das faces remontam a 1817.
  • WILLY GHUL.  uma espreguiçadeira para piscina, modelo Loop, com movimento de balanço. moldado em amianto. 55 cm x 57 cm de altura. Década de 1970. 80 x 60 x 55 cm. NOTA: Willy Guhl é considerado o verdadeiro pioneiro do design industrial suíço. Ele é conhecido em todo o mundo pela criação de uma série de projetos para a Eternit, cadeiras de piscina e jardineiras únicas na história do design de móveis. Atenção: É preciso dizer que o fato da matéria prima ser o amianto esse produto não causa dano algum a saúde o dano do amianto é o do processamento, quanto moldado não traz risco aja visto ser o material majoritariamente predominante nas caixas de água dos brasileiros.
  • WILLY GHUL. Uma espriguiçadeira para piscina, modelo Loop, com movimento de balanço. moldado em amianto. 55 cm x 57 cm de altura. Década de 1970. 80 x 60 x 55 cm. NOTA: Willy Guhl é considerado o verdadeiro pioneiro do design industrial suíço. Ele é conhecido em todo o mundo pela criação de uma série de projetos para a Eternit, cadeiras de piscina e jardineiras únicas na história do design de móveis. Atenção: É preciso dizer que o fato da matéria prima ser o amianto esse produto não causa dano algum a saúde o dano do amianto é o do processamento, quanto moldado não traz risco aja visto ser o material majoritariamente predominante nas caixas de água dos brasileiros.
  • WILLY GHUL.  Uma espriguiçadeira para piscina, modelo Loop, com movimento de balanço. moldado em amianto. 55 cm x 57 cm de altura. Década de 1970. 80 x 60 x 55 cm. NOTA: Willy Guhl é considerado o verdadeiro pioneiro do design industrial suíço. Ele é conhecido em todo o mundo pela criação de uma série de projetos para a Eternit, cadeiras de piscina e jardineiras únicas na história do design de móveis. Atenção: É preciso dizer que o fato da matéria prima ser o amianto esse produto não causa dano algum a saúde o dano do amianto é o do processamento, quanto moldado não traz risco aja visto ser o material majoritariamente predominante nas caixas de água dos brasileiros.

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