Peças para o próximo leilão

590 Itens encontrados

Página:

  • BOMBONIERE EM PRATA DE LEI COM MARCAS DE CONTRASTE 833. FEITIO CIRCULAR E DECORAÇÃ0 COM GODRONS JUSTAPOSTOS. TAMPA COM PEGA PINHIFORME, ASSENTE SOBRE QUATRO PÉS COM FEITIO DE RAMAGENS. BRASIL, MEADOS DO  SEC. XX. 16 X 15 CM. 610 G
  • PRATA DE LEI GEORGIANA  MAGNIFICA SALVA EM PRATA DE LEI COM MARCAS PARA CIDADE DE LONDRES, LETRA DATA 1764. REINADO GEORGE III (1738-1820). MARCAS DOS PRATEIROS THOMAS HANNAN E RICHARD MILLS. DE FEITIO ELEGANTE A BORDA NO ESTILO ROCOCÓ É DECORADA COM REMATADOS E GODRONS. O PLANO TEM ESCUDO BIPARTIDO COM TRES FLORES DE LIZ, TRES CABEÇAS DE CERVOS E BANDAS. O ESCUDO É ARDONADO POR LUXUOSO SUPORTE VEGETALISTA COM RAMAGENS E FLORES. ABAIXO DO ESCUDO O LEMA  INDUSTRY REWARDED  INDÚSTRIA  RECOMPENSADA. A SALVA ROBUSTA E ESPESSA É APOIADA SOBRE TRÊS ELEGANTES PÉS. UMA SALVA MAGNIFICA, DE EXCEPCIONAL QUALIDADE E OBRA DE UM ARTÍFICE RECONHECIDO NO SEC. XVIII PELA EXCELENCIA DE SUA PRODUÇÃO. DE FATO, OS TRABALHOS DE THOMAS HANNAN SÃO REFERENCIADOS PELA ELEGÂNCIA E VIRTUOSE NA PRODUÇÃO. INGLATERRA, 1764. 30 CM DE DIAMETRO.  930 G
  • BELO FLOREIRO EM VIDRO ARTÍSTICO LEITOSO COM GUARNIÇÃO EM METAL ESPESSURADO A PRATA. ALÇAS LATERAIS. EUROPA, INICIO DO SEC. XX. 15 X 17 CM
  • O RAPTO DAS SABINAS  (EX COLEÇÃO LUCIANO TADINI)  PRECIOSA MESA  DO BARROCO ITALIANO COM TAMPO EM MADEIRA E IMPRESSIONANTE  MARCHETARIA EM MADEIRA E MARFIM  APRESENTANDO O EPISÓDIO LENDÁRIO DO RAPTO DAS SABINAS, UM TEMA RECORRENTE NA ARTE ITALIANA DO PERÍODO BARROCO. ORIGINALMENTE UM TAMPO DE MESA DE APRESENTAÇÃO FOI TRAZIDO POR TADINI DA ITÁLIA QUE LHE ACRESCENTOU OS PÉS EM CAPITEIS BARROCOS FAZENDO-A UMA COFFEE TABLE (MESA DE CENTRO). A MARCHETARIA MISTA EM MADEIRAS DIVERSAS E MARFIM APRESENTA COM VIRTUOSA EXECUÇÃO SOLDADOS ROMANOS CARREGANDO EM SEUS OMBROS AS MULHERES SABINAS EM MEIO A LUTAS COM ESPADAS DOS HOMENS SABINOS QUE TENTAVAM PROTEGER SUAS MULHERES. UM CAVALO TAMBÉM É APRESENTADO UMA PEÇA ÚNICA DO BARROCO ITALIANO.  126 X 102 X 43 CM Este lote necessita de ser retirado em Sçao Paulo, Capital, Região dos Jardins .NOTA: O Rapto das Sabinas foi o episódio lendário da história de Roma em que a primeira geração de homens romanos teria se originado através do rapto das filhas das famílias sabinas vizinhas. Narrada por Lívio e Plutarco,1 ela serviu como tema para diversas obras de arte do Renascimento e pós-renascentistas, com uma oportunidade de retratar diversos personagens, incluindo figuras heroicamente seminuas, envolvidas numa disputa intensamente passional. Entre temas semelhantes da Antiguidade Clássica estavam, por exemplo, a batalha dos lápitas contra os centauros e o tema da Amazonomaquia, a batalha de Teseu contra as amazonas. O rapto teria acontecido no início da história de Roma, logo após sua fundação por Rômulo e seus seguidores, em sua maior parte homens. À procura de esposas com quem pudessem formar famílias, os romanos negociaram, sem sucesso, com os sabinos, que haviam povoado a região anteriormente. Temendo o surgimento de uma sociedade rival, os sabinos recusaram-se a permitir que suas mulheres se casassem com os romanos; estes tiveram então a ideia de raptar as mulheres sabinas. Rômulo inventou então um festival em homenagem a Netuno Equestre, e proclamou-o aos povos vizinhos de Roma. De acordo com Lívio, muitos habitantes destes povoados vizinhos compareceram ao festival, incluindo os ceninenses, os crustumerinos e os antemnos, bem como muitos dos sabinos. Durante o festival Rômulo deu um sinal, indicando a seus conterrâneos que era hora de capturar as mulheres sabinas, o que eles fizeram, enquanto combatiam os homens. Após o rapto as mulheres, indignadas, logo se viram diante de um Rômulo que lhes suplicava que aceitassem os romanos como seus maridos.Lívio é claro em afirmar que não houve abuso sexual da parte dos romanos; pelo contrário, Rômulo ofereceu-lhes liberdade de escolha, prometendo-lhes direitos civis e de propriedade. Ainda de acordo com Lívio, ele teria pessoalmente ido a cada uma delas "e indicado a elas que tudo aquilo era culpa de seus pais, que haviam negado a elas o direito de casar-se com seus vizinhos. Elas viveriam em uniões matrimoniais dignas, e partilhariam de todos os direitos civis e de propriedade, bem como  o mais precioso à natureza humana  seriam mães de homens livres.Furioso com o ocorrido, o rei dos ceninenses invadiu o território de Roma com seu exército. Rômulo e os romanos os enfrentaram em combate, assassinando o rei e derrotando suas tropas. Em seguida Rômulo atacou a cidade de Cenina e a conquistou já na primeira tentativa. Ao retornar a Roma, Rômulo dedicou um templo a Júpiter Ferétrio (de acordo com Tito Lívio, o primeiro templo dedicado em Roma) e ofereceu os espólios do rei inimigo como spolia opima. De acordo com os Fasti Triumphales, Rômulo teria celebrado um triunfo sobre os ceninenses em 1 de março de 752 a.C. No mesmo período, o exército dos antemnos fez uma incursão em território romano. Os romanos então retaliaram, derrotando os antemnos em combate e conquistando sua cidade. De acordo com os Fasti Triumphales, Rômulo teria realizado um segundo triunfo naquele mesmo ano, celebrando esta nova vitória.Os crustumerinos também deram início a hostilidades com os romanos, porém sua cidade foi rapidamente conquistada por estes.Colônias romanas foram enviadas em seguida para Antemnas e Crustumério por Rômulo, e diversos cidadãos destas cidades também migraram para Roma (especialmente as famílias das mulheres capturadas).Os sabinos também entraram em guerra contra os romanos, liderados por seu rei, Tito Tácio. Quando Tácio atacou Roma, ele quase logrou capturar a cidade devido à traição de Tarpeia, filha de Espúrio Tarpeio, governador da cidadela no topo do Monte Capitolino, o Capitólio. Tarpeia abriu os portões da cidade para os sabinos em troca 'do que eles portavam em seus braços', o que ela acreditava serem os braceletes de ouro usados por eles. Em troca, os sabinos esmagaram-na até a morte com seus escudos, e em seguida a arremessaram de cima da rocha que posteriormente passou a levar o seu nome, a Rocha Tarpeia.As forças romanas atacaram os sabinos, que agora tinham posse da cidadela. O avanço romano foi liderado por Hosto Hostílio, enquanto os sabinos eram comandados por Meto Cúrcio. Quando Hostílio foi morto, a linha de frente romana recuou até as portas do Palatium (Palatino); lá, Rômulo reuniu seus homens e, prometendo construir um templo de Júpiter Estator naquele local, conduziu os romanos de volta à batalha.Na sequência do combate, Meto Cúrcio foi derrubado de seu cavalo e fugiu da batalha; os romanos conquistaram a vantagem, até que a um certo ponto as mulheres sabinas intervieram na batalha, tentando reconciliar os dois lados:Elas entraram corajosamente no meio dos objetos que eram arremessados, com cabelos despenteados e roupas rasgadas. Correndo por entre o espaço entre os dois exércitos, tentavam fazer com que os combates cessassem e acalmar as paixões exaltadas apelando aos seus pais, num dos exércitos, e a seus maridos, no outro, para que não amaldiçoassem a si mesmos ao manchar suas mãos com o sangue de um sogro ou de um genro, nem desse a seus descendentes a mancha do parricídio. "Se", gritaram, "vocês estão cansados destes laços de parentesco, destes laços matrimoniais, voltem então sua ira para nós; somos nós o motivo desta guerra, fomos nós quem ferimos e matamos nossos maridos e nossos pais. Melhor perecer do que viver sem um ou outro de vocês, seja como viúvas ou órfãs." Após a reconciliação que se seguiu, os sabinos concordaram em formar uma nação única com os romanos, e o rei sabino, Tito Tácio, passou a governar Roma juntamente com Rômulo até a sua morte, cinco anos mais tarde.Os novos habitantes sabinos de Roma passaram a viver no Capitólio.
  • CIRCULO DE JAN VAN THIELES  NATUREZA SILENCIOSA  OLEO SOBRE CANVAS. LINDO FLOREIRO COM EXUBERANTES FLORES DECORADO COM CENAS DE ANTIGUIDADE CLÁSSICA.. MAGNIFICAMENTE EMOLDURADO. APRESENTA NA RESERVA DO FLOREIRO, CENA BÍBLICA EM QUE A RAINHA ESTHER E MARDOQUEU INTERCEDEM PELAS VIDAS DOS JUDEUS AO REI ASSUERO. A CARACTERISTICA DE ALIAR A REPRESENTAÇÃO DE CENAS  BÍBLICAS JUNTO A LUXURIANTES REPRESENTAÇÕES FLORAIS  É MARCANTE NA OBRA DE JAN VAN THIELES. VIDE REPRESENTAÇÃO DA OBRA A Stone Cartouche with the Virgin and Child, Encircled by a Guirland of Flowers"  em : https://kuadros.com/pt-br/products/um-cartucho-de-pedra-com-a-virgem-e-a-crianca-cercada-por-uma-guirlanda-de-flores. NESSA OBRA É APRESENTADA A MESMA TEMATICA BÍBLICA CENTRALIZADA DESTA VEZ NO BOJO DO FLOREIRO, SOB A MESMA COR SÉPIA QUE  É CARACTERÍSTICA DA PALHETA DE THIELES NA REPRESENTAÇÃO SACRA.  NO FUNDO DO CHASSI INCRIÇÕES MUITO ANTIGAS SOBRE A OBRA. HOLANDA, SEC. XVII, 93 X 80 CM (CONSIDERANDO-SE O TAMANHO DA MOLDURA) SEM CONTAR A MOLDURA TEM 74 X 62 CMNOTA: O século XVII representou o triunfo das obras ditas Natureza Morta. Na verdade a expressão "natureza-morta" só surgiu a partir da natureza-morta francesa, que aparece em 1750 (na obra Lettre sur la peinture de um amador de Baillet de Saint Julien). Até aquele momento, o gênero pictórico em questão era indicado com um termo que significa "natureza silenciosa. Essa expressão indicava o caráter "imóvel" do sujeito representado, em oposição à representação da figura humana, que tinha que ser apreendida na mutabilidade da expressão. Uma Cartela de Pedra com a Virgem e o Menino, Circundada por uma Guirlanda de Flores" é uma pintura fascinante criada pelo artista flamengo Jan Philip Van Thielen. Esta obra-prima do século XVII destaca-se pelo seu estilo artístico barroco e pela sua composição única. O estilo artístico de Van Thielen é caracterizado por sua atenção meticulosa aos detalhes e sua capacidade de criar um senso de realismo em suas obras. Em "Uma Cartela de Pedra com a Virgem e o Menino", isso pode ser visto na representação da Virgem Maria e do Menino Jesus, bem como na elaborada guirlanda de flores que os envolve. Cada pétala e folha é pintada com precisão surpreendente, demonstrando a proeza técnica do artista.A composição da pintura é outro destaque. Van Thielen coloca a Virgem com o Menino no centro da obra, rodeada por uma cartela de pedra decorativa. Esta cartela serve como um quadro simbólico, enfatizando a importância da cena sagrada. A guirlanda de flores que envolve a cartela acrescenta um toque de beleza e delicadeza à pintura, criando um interessante contraste entre o divino e o terreno. Quanto à cor, Van Thielen usa uma paleta rica e vibrante nesta pintura. Os tons quentes de vermelho, amarelo e verde das flores contrastam com o fundo escuro, criando uma sensação de leveza e vitalidade. Essas cores também simbolizam a vida e a fertilidade, reforçando o tema da maternidade divina retratado na obra. A história de "Um Cartucho de Pedra com a Virgem e o Menino, Circundado por uma Guirlanda de Flores" é menos conhecida, mas igualmente interessante. Esta pintura foi criada durante o período da Contra-Reforma na Holanda, quando a Igreja Católica procurava reafirmar sua influência e combater a crescente popularidade do protestantismo. As representações da Virgem Maria e do Menino Jesus eram uma forma eficaz de transmitir mensagens religiosas e emocionais aos fiéis católicos, e esta pintura em particular serviu a esse propósito. Em resumo, "A Stone Cartouche with the Virgin and Child, Encircled by a Guirland of Flowers" é uma pintura notável que combina o domínio técnico de Jan Philip Van Thielen com um poderoso tema religioso. Seu estilo artístico barroco, sua composição única, sua paleta de cores vibrantes e seu contexto histórico fazem desta obra uma joia da arte flamenga do século XVII.
  • PRATA DE LEI GEORGE III  PRECIOSA CREMEIRA EM PRATA DE LEI (EX COLEÇÃO LUCIANO TADINI) MARCAS DE CONTRASTE PARA CIDADE DE LONDRES, LETRA DATA 1779  E PRATEIROS ANN SMITH & NATHANIEL APPLETON REGISTRADO EM 1770. ANNE SMITH FOI UMA DAS ÚNICAS OURIVES MULHERES EM SEU TEMPO, SEU ESTADO CIVIL NÃO É CONHECIDO NA ÉPOCA EM QUE COMEÇOU A EXERCER O OFÍCIO. A ÚNICA CERTEZA É QUE FOI CERTAMENTE UMA MULHER MUITO FORTE AO EXERCER UM OFÍCIO  QUE ERA NO SEC. XVIII UM TRABALHO PARA HOMENS EM UMA GUILDA DE OURIVES  DAS MAIS TRADIOCINAIS E FECHADAS DO MUNDO COMO ERA A DA INGLATERRA. DE FATO PARA SE TORNAR UM OURIVES ERA NECESSÁRIO SER ACEITO POR UM MESTRE E NA QUALIDADE DE APRENDIZ ESTAR AO SEU SERVIÇO MUITAS VEZES POR MAIS DEUMA DÉCADA, ANNE ESTEVE POR 8 ANOS A SERVIÇO DEJAMES WATERS .  POR ESSA RAZÃO UMA CREMEIRA COMO ESSA QUE ALIAS ERA A ESPECIALIDADE DE ANNE SMITH COMPÕE O ACERVO DO MUSEU NACIONAL DAS MULHERES NAS ARTES (NATIONAL MUSEUM OF WOMEN IN THE ARTS) EM LONDRES  E UMA COLEÇÃO DE SALEIROS PRODUZIDOS PELA OURIVES É PROPRIEDADE DA GALERIA NACIONAL DE VITÓRIA (NATIONAL GALLERY OF VICTORIA.).A DECORAÇÃO É ENCANTADORA, AO FUNDO UMA CASA SENHORIAL ENQUANTO EM PRIMEIRO PLANO JUNTO A UMA CERCA ESTÁ UM CÃO E EM OUTRA PONTA DOIS PORCOS. INGLATERRA, 1179, 12 CM DE ALTURA  NOTA: Anne Smith era uma ourives inglesa que trabalhava em parceria com Nathaniel Appleton. Excepcionalmente, Smith não parece ter sido viúva de um ourives quando registrou sua marca em 26 de julho de 1771; seu estado civil na época é considerado "desconhecido". Ela morava em Aldersgate Street e era classificada como pequena trabalhadora. Sua parceria com Appleton aparece na lista do Relatório Parlamentar de 1773. O casal especializou-se na fabricação de saleiros e pequenas cremeiras.
  • PRATA DE LEI GEORGE III  LINDA CREMEIRA EM PRATA DE LEI (EX COLEÇÃO LUCIANO TADINI) MARCAS DE CONTRASTE PARA CIDADE DE LONDRES, LETRA DATA 1800 E PRATEIRO WILLIAM HOLMES REGISTRADO EM 1776. .REQUINTADO FORMATO E EXEMPLAR DECORAÇÃO COM DELICADOS CINZELADOS NA BORDA E NA BASE EMOLDURANDO BARRADO NO CENTRO COM GOMADOS E CINZELADOS AXADREZADOS. INGLATERRA, 1179, 12 CM DE ALTURA
  • JEAN FRANÇOIS VEYRAT LINDA CAFETEIRA EM PRATA DE LEI (EX COLEÇÃO LUCIANO TADINI).  MARCAS DE GARANTIA CABEÇA DE HIPOCRATES PRIMEIRO TITULO (950) E PRATEIRO JEAN FRANÇOIS VEYRAT. ELEGANTE FEITIO ASSENTE SOBRE QUATRO BELO PES ALTOS. FRANÇA, CIRCA DE 1820. 23 CM DE ALTURA. 473 G
  • MAGNIFICO BOOK CASE ESTILO LOUIS XIII . (EX COLEÇÃO LUCIANO TADINE GUARNECE A SALA DE JANTAR COMO LOUCEIRO). LINDA DECORAÇÃO E  IMPONENTE ARQUITETURA. FRANÇA, SEC. XIX. 228 X 145 X 42 CM Este móvel necessita de ser retirado na cidade de São Paulo na região dos Jardins
  • EUGENE FICHEL ( 1826-1895)  -  O FUMADOR DE CACHIMBO  (EX COLEÇÃO LUCIANO TADINI  OLEO SOBRE MADEIRA ASSINADO PELO ARTISTA.  LINDA OBRA DE EUGENE FICHEL APRESENTANDO HOMEM SENTADO A MESA, FUMANDO CACHIMBO E BEBENDO CERVEJA. PELAS VESTIMENTAS E GESTUAL O RETRATADO É UM FIDALGO. PENDURADO NA PAREDE UM CHAPÉU TRICÓRNIO E UM SABRE. NO VERSO SELO COM LACRE DE WINSOR & NEWTON (W&N) LONDON, FABRICANTE LÍDER DE MATERIAIS PARA ARTISTAS DO SÉCULO 19 QUE FORNECEU ARTISTAS INFLUENTES EM TODO O MUNDO. A EMPRESA FOI FUNDADA EM 1832 POR WILLIAM WINSOR (1804-1865), UM QUÍMICO E ARTISTA DE CORES, E HENRY CHARLES NEWTON (1805-1882), UM ARTISTA PROFISSIONAL. AMBOS ESTAVAM VERDADEIRAMENTE EMPENHADOS EM DESENVOLVER E MELHORAR A QUALIDADE DOS SEUS PRODUTOS O RESULTADO SÃO TINTAS QUE MESMO APÓS MAIS DE UM SÉCULO MANTÉM VIVAS SUAS CORES. FRANÇA, MEADOS DO SEC. XIX. 33 X 28 CM ( CONSIDERARANDO O TAMANHO DA MOLDURA) E 22 X 16 SEM LEVAR EM CONTA O TAMANHO DA MOLDURA. NOTA: Eugène Fichel ingressou na École des Beaux-Arts em 1844 e tornou-se aluno de Hippolyte Delaroche e Michel Martin Drolling ,  mas pintou muito mais sob a inspiração de Jean-Louis-Ernest Meissonier , cujo manejo requintado é sugerido em numerosos pequenos telas suas que, por sua técnica refinada e ação vívida, lembram a intensidade e a franqueza características da composição que pertencem ao pintor de "Friedland". Seus alunos incluíram Jeanne Samson , que expôs pela primeira vez no Salon em 1869,  e com quem se casou mais tarde. Além do cuidado no acabamento, as telas de Fichel também exibem uma exatidão arqueológica e uma espécie de humor delicado. Sua primeira obra de importância foi exposta em 1849 e em 1850 participou com "Harvey Demonstrando a Circulação do Sangue a Carlos I". Em 1857 recebeu uma medalha por sua pintura no Salão daquele ano e recebeu uma segunda medalha em 1869. Expôs uma tela todos os anos no Salão até 1895. Tornou-se Cavaleiro da Legião de Honra em 1870.  As principais obras de Fichel são pinturas de gênero . Estes incluem "O Fim do Jantar", "Um Festival no Ano de 1776", "A Captura de um Espião", "Os Cantores Errantes", "A Morning Call", "A Chegada à Pousada", "O Conselho de Guerra", "Cena da Taverna" e outros. Ele também fez pinturas históricas que possuem a liberdade e a imaginação do gênero puro: "A Noite de 24 de agosto de 1572" e "Fundação da Academia Francesa". Os retratos da sociedade incluem o da Sra. Laure Caillot (1832-1918) pintada em 1854, esposa de Jacques Caillot (1823-1905) que desenhou joias e pentes de cabelo Art Nouveau e da Sra. e o inspetor geral de belas artes Alfred Arago, filho de François Arago . Muitas das pinturas de Fichel estão em galerias e coleções particulares. "At the Tailor (1881)" está localizado em São Francisco. Duas de suas pinturas, "A Violin Player", executada em 1871, e "Awaiting an Audience", pintada em 1881, estão no Museu Metropolitano de Arte de Nova York .
  • ELEGANTE RECAMIER EM MADEIRA DOURADA  REVESTIDO EM TECIDO COM ARREMATE CAPITONE (EX COLEÇÃO LUCIANO TADINI).  ESTILO LOUIS XV  A MADEIRA ARITISTICAMENTE ENTALHADA É FINALIZADA EM OURO BRUNIDO. FRANÇA ,SEC. XIX. 120 X 50 X 45 CM. Este móvel  necessita de ser retirado na cidade de São Paulo região dos Jardins.
  • TADINI - ELEGANTE BOWL EM PRATA DE LEI COM MARCAS DE CONTRASTE 925 E PRATEIROS TADINI. BRASIL, SEC. XX. 17 CM DE COMPRIMENTO. 266 G
  • CENTRO DE MESA EM PRATA DE LEI COM MARCAS DE CONTRFASTE PARA PORTUGAL. PRATEIROS ALIANÇA. LINDA CONSTRUÇÃO COM FEITIO CIRCULAR EMOLDURADA POR GUIRLANDA FLORAL E ASSENTE SOBRE QUATRO PÉS. REPOUSA SOBRE PRESENTOIR COM GUARNIÇÃO EM PRATA DE LEI, ESPELHO E ALMA EM MADEIRA. PORTUGAL, SEC. XX. 30 DE DIAMETRO (PRESENTOIR)   1965 (PESO TOTAL)
  • PRATA DE LEI INGLESA - SUGAR BASKET - AÇUCAREIRO EM PRATA DE LEI COM FEITIO DE CESTA MARCAS DE CONTRASTE PARA CIDADE DE SHEFFIELD E LETRA DATA PARA O INICIO DO SEC. XX. DE ESTÉTICA EDUARDIANA TEM FEITIO ALONGADO E CORPO LISO. INGLATERRA, INICIO DO SEC. XX. 14 CMDE COMPRIMENTO
  • TRAVESSA EM PRATA DE LEI COM MARCAS DE CONTRASTE 1. TITULO (925) MARCAS DE GARANTIA AGUIA. BORDA COM GODRONS. PORTUGAL, INICIO DO SEC. XX. 354 G
  • SALVA CIRCULAR EM PRATA DE LEI COM CONTRASTES PARA ITALIA, SEC. XX.  BORDA DECORADA COM, FLORES E ROCAILLE.. PRIMEIRA METADE DO SEC. XX.  25 CM DE DIAMETRO.
  • CAIXA CIGARREIRA EM PRATA DE LEI COM FORRAÇÃO INTERNA EM MADEIRA. MARCAS DE CONTRASTE PARA CIDADE DE FIRENZE. ESTILO E ÉPOCA ART DECO. ITALIA, PRIMIERA METADE DO SEC. XX.  205 G (PESO TOTAL)
  • CAIXA EM PRATA DE LEI DECORADA COM BELOS GUILLOCHES. INICIO DO SEC. XX. 18 CM DE COMPRIMENTO. 277 G
  • DARIO MECATTI MENINOS DE SAIGON (EX COLEÇÃO LUCIANO TADINI)  OST - OBRA DA FASE DE MECATTI EM QUE FOCOU SUA PRODUÇÃO A RETRATAR CRIANÇAS SOCIALMENTE VULNERÁVEIS. NOS DIZERES DE VAIDERGORN ... "... SENTIU AS DISCREPANCIAS SOCIAIS E EXPRESSOU SEU PROTESTO E LIBELO NA FASE EM QUE PINTOU CRIANÇAS TRISTES, ABANDONADAS, ATÔNITAS, OLHAR DE SÚPLICA E DE ESPANTO." BRASIL SEC. XX. 56 X 46 CM (MEDIDA TOTAL) SEM CONSIDERAR O TAMANHO DA MOLDURA TEM 28 X 39 CM NOTA: Dario Mecatti (Florença, Itália, 1909 - São Paulo, SP, 1976). Pintore desenhista. Em torno de 1927, pinta cartazes para a sala de cinema de seu primo, em Florença. Recebe orientação artística do pintor e professor italiano Camillo Innocenti (1871-1961), embora não se matricule em nenhum curso oficial. Em 1933, realiza sua primeira exposição, em Florença, viajando em seguida para o Norte da África, onde percorre países como Líbia, Tunísia, e Argélia. Realiza exposições em algumas das cidades por onde passa. Entre 1936 e 1939 visita o Marrocos, onde produz diversos trabalhos retratando os costumes da região. Em 1939, viaja para a Ilha de São Miguel, nos Açores. No ano seguinte, viaja para o Brasil ao lado dos pintores Renzo Gori e Silvio Nigri. Desembarca no Rio de Janeiro, onde realiza exposição na Sociedade Brasileira de Belas Artes. Viaja pelas cidades mineiras de Belo Horizonte, Juiz de Fora e Ouro Preto e se muda, no final de 1940, para São Paulo. Entre 1941 e 1945, trabalha na Galeria Fiorentina. Participa do 7º Salão Paulista de Belas Artes, em 1941, recebendo pequena medalha de prata. Em 1945, se casa com a pintora Maria da Paz. Em 1946, constrói sua casa-estúdio, onde realiza exposições individuais anuais. Em 1947, faz sua primeira viagem de volta à Itália, passando a viver e expor alternadamente no Brasil e na Europa. Durante as décadas de 1940 e 1950, expõe em diversas cidades brasileiras, além de realizar mostras em Buenos Aires e Montevidéu. Na Europa, expõe em Barcelona, Lisboa, Florença, Milão, San Remo e Berlim. Entre 1969 e 1976 é artista exclusivo da Galeria Irlandini, no Rio de Janeiro, que apresenta regularmente seus trabalhos. Em 1978, recebe homenagem póstuma no 42º Salão Paulista de Belas Artes (http://enciclopedia.itaucultural.org.br/pessoa9985/dario-mecatti)
  • PAR DE ELEGANTES FAUTEUILS ESTILO LOUIS XV (EX COLEÇÃO LUCIANO TADINI) EM MUITO BOM ESTADO DE CONSERVAÇÃO. BELOS ENTALHES! EUROPA, FINAL DO SEC. XIX. 90 X 50 X 63 CM

590 Itens encontrados

Página: