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  • BACCARAT  - CANDELABRO EM BRONZE COM PINGENTES E GRANDES CUPULAS BACCARAT DECORADAS COM ACIDADOS. ESTILO CARFLOS X. O BRONZE É MAGNIFICO!  SEC. XIX. 64 CM DE ALTURA. UMA DAS CUPLULAS ESTA COM DEFEITO NO BOJO.
  • CÁLICE TETRÁPODE ETRUSCO EM BUCCHERO (620 AC-580 AC)  EX COLEÇÃO LUCIANO TADINI.  GRANDE CÁLICE TETRÁPODE EM BUCCHERO NERO, FUSTE CENTRAL CIRCUNDADO POR QUATRO FIGURAS DE CARIÁTIDES Ânfora tipo BUCCHERO NERO; ETRÚRIA, 620 AC-580 AC. EM TORNO DO BOJO ANEIS CONCENTRICOS INCISOS. O FUSTE CENTRAL REPETE A MESMA FÓRMULA DECORATIVA.CALICES SEMELHANTES A ESSE COMPOE O ACERVO DO MUSEU BRITANICO (https://www.britishmuseum.org/collection/object/G_1836-0224-398) E TAMBÉM COMPUNHA O ACERVO DO MUSEU  NACIONAL DO RIO DE JANEIRO NA COLEÇÃO DA IMPERATRIZ TERESA CHRISTINA UMA ENTUSIASTA DE ARQUEOLOGIA ITALIANA (https://pt.m.wikipedia.org/wiki/Ficheiro:C%C3%A1lice_com_cari%C3%A1tides_etrusco_02.jpg) . A COLEÇÃO FOI CRIMINOSAMENTE DESTRUÍDA PELO INCÊNDIO CAUSADO PELO DESLEIXO COM O PATRIMONIO PÚBLICO DOS RESPONSAVEIS PELA GUARDA DO ACERVO. PROVAVELMENTE É O ÚNICO CÁLICE ETRUSCO DESSA QUALIDADE EXISTENTE NO BRASIL. SEGUNDO O MUSEU BRITANICO QUE CONTA EM SEU ACERVO COM UM MUITO PARECIDO O DESGIN DESSE CÁLICE PODE TER SIDO INSPIRADO NOS CÁLICES DE MARFIM DO MEDITERRANIO. REGIÃO DA TOSCANA, SEC. 5 OU 6 A.C. 21 X 18 CM. RESTAURAÇÃO EM LINHAS DE FRATURA NO BOJO. NOTA:  Bucchero nero é um tipo de cerâmica produzida no centro da Itália pela população etrusca pré-romana da região. Considerada a cerâmica nacional da antiga Etrúria, a louça Bucchero distingue-se pelo seu acabamento preto, bem como pela sua superfície preta brilhante obtida através do método único de redução com que foi queimada. Em contraste com a cerâmica da Campânia com vidro preto dos colonos gregos no sul da Itália, a superfície preta brilhante de muitos vasos Bucchero foi obtida através do polimento da superfície.Os etruscos foram grandes artistas e artesãos, conhecidos pelo que deles nos chegou: tumbas profusamente decoradas e muito marcantes, em alguns casos semelhantes a casas; esculturas de terracota que aparentemente policromavam com tons planos e vivos (semelhantes às antigas obras egípcias), e usadas para decorar templos, como esculturas, trabalhos em ouro e prata, cerâmica, etc. Referências bibliográficasVaso / Catálogo de Vasos do Museu Britânico (H198)Etrusco Bucchero / Um Catálogo de Etrusco Bucchero no Museu Britânico (No.70)CVA Museu Britânico 7 / Corpus Vasorum Antiquorum: Grã-Bretanha 10, Museu Britânico 7 (IVBa pl. 12, 1)
  • GAE AULENTI LUMINÁRIA DE MESA PLANETÁRIA CONSTRUIDA COM ESPESSAS PLACAS DE FLEXGLASS ACOPLADAS A UM CENTRO ESTRUTURAL EM AÇO. EM 1969 A CHEGADA DO HOMEM A LUA FOI UM MOMENTO ÚNICO QUE  INSPIROU O DESENVOLMENTO DO DESIGN ESPACIAL. ASSIM COMO A DESCOBERTA DO DESIGN DE EGPTOLOGIA QUE GANHOU MUNDO COM AS CAMPANHAS DE NAPOLEÃO BONAPARTE,  A DESCOBERTA DAS RUÍNAS E ARTEFATOS ROMANOS QUE INSPIRARAM PROFUNDAMENTE AS ARTES  COM O ESTILO GROTTESCO DO SEC. XVI AO XIX, A INSPIRAÇÃO DO CHINOISERIE NASCIDA DO DOMÍNIO INGLES NA CHINA NO PERIODO VICTORIANO  A CHEGADA DO HOMEM NA LUA EM 1969 INSPIROU O DESIGN COM ELEMENTOS DA ESTÉTICA ESPACIAL DO MUNDO ESTARRECIDO PELA VIAGEM A LUA. ESTE É   UM DESIGN MAGNIFICO, DOS ANOS 70, DE UMA GRANDE DESIGNER ITALIANO DESSE PERIODO,GAE AULENTI.  EM ÓTIMO ESTADO DE CONSERVAÇÃO. MILÃO, DEC. 1970. 39 X 33 CM NOTA: Gaetana " Gae " Aulenti  ( 4 de dezembro de 1927 - 31 de outubro de 2012) foi uma arquiteta e designer italiana que atuou em design de móveis, design gráfico , cenografia , design de iluminação, exposições e design de interiores .  Ela era conhecida por suas contribuições para o design de museus importantes, como o Musée d'Orsay  em Paris (em colaboração com ACT Architecture),  a Galeria de Arte Contemporânea do Centre Pompidou em Paris,  a restauração do Palazzo Grassi em Veneza ,  e do Museu de Arte Asiática de São Francisco (em colaboração com HOK Architects ).  Aulenti foi uma das poucas mulheres arquitetas e designers que ganharam notoriedade por mérito próprio durante o período pós-guerra na Itália,  onde os designers italianos procuraram fazer conexões significativas com os princípios de produção e influenciaram a cultura muito além. Itália.  Este movimento de design de vanguarda floresceu num tipo inteiramente novo de arquitetura e design, cheio de utopias imaginárias, deixando a padronização para o passado. O envolvimento de Aulenti no cenário do design de Milão das décadas de 1950 e 1960 transformou-a em uma arquiteta respeitada por suas habilidades analíticas para navegar pela complexidade metropolitana, independentemente do meio. Seu desenvolvimento conceitual pode ser acompanhado na revista de design Casabella , para a qual contribui regularmente. Seus contemporâneos foram Cini Boeri , Vittorio Gregotti , Franca Helg , Giancarlo de Carlo , Aldo Rossi e Lella Vignelli .Natural do Palazzolo dello Stella ( Friuli ), Gaetana Aulenti (Gae, como era conhecida, é pronunciada de forma semelhante a "cara") cresceu tocando piano e lendo livros. Ela estudou arquitetura na Universidade Politécnica de Milão e se formou em 1954 como uma das duas mulheres em uma turma de 20.  Ela disse ao The Times que estudou arquitetura desafiando a esperança de seus pais de que ela se tornaria  uma boa garota da sociedade. Ela logo se juntou à equipe da Casabella , uma revista de design, e juntou-se aos seus colegas na rejeição da arquitetura de mestres como Le Corbusier, Mies van der Rohe e Walter Gropius. Eles se autodenominavam movimento Neo Liberty, onde favoreciam métodos de construção tradicionais aliados à expressão estilística individual. Aulenti começou sua carreira como arquiteta privada e designer freelance em Milão em 1954.  Seu escritório de arquitetura incluía muitos projetos de interiores planos para clientes corporativos, incluindo Fiat , Banca Commerciale Italiana , Pirelli , Olivetti e Knoll International . Ela também projetou produtos e móveis para empresas como Artemide ,  Poltronova, Candle, Knoll , Ideal Standard , Louis Vuitton e Martinelli Luce , para citar alguns. Ramificando-se para a publicação escrita, Aulenti juntou-se à equipe editorial da revista de design Casabella-Continuità de 1955 a 1965 como diretor de arte, fazendo trabalhos de design gráfico, e mais tarde atuou no conselho de administração da renomeada revista Lotus International (com sede em Milão de 1974 em diante). Nesse período, passou a fazer parte de um grupo de jovens profissionais influenciados pela filosofia de Ernesto Nathan Rogers . Aulenti lecionou na Escola de Arquitetura de Veneza como instrutora assistente de composição arquitetônica de 1960 a 1962 e na Escola de Arquitetura de Milão da Universidade Politécnica de 1964 a 1967. Com essas experiências, tornou-se professora visitante em congressos e profissionais. instituições na Europa e na América do Norte a partir de 1967. Ela procurou ser membro de dois deles, Sociedade Americana de Designers de Interiores, 1967, e Membro do Movimento Studi per I'Architettura, Milão, 195561.  Nessa época, também desenhou para uma loja de departamentos, La Rinascente , e posteriormente desenhou móveis para Zanotta , onde criou duas de suas peças mais conhecidas, a cadeira dobrável "April", feita de aço inoxidável com um tampa removível e sua mesa "Sanmarco" construída em vidro laminado. Após a transição do ensino, Aulenti juntou-se a Luca Ronconi como colaborador em pesquisa figurativa para o Laboratorio di Progettazione Teatrale em Prato, Florença (197679).  Ela também atuou como vice-presidente da Associação Italiana de Design Industrial (ADI). Em 1981, ela foi escolhida para transformar a estação ferroviária Beaux Arts Gare d'Orsay de 1900 , um marco espetacular originalmente projetado por Victor Laloux , no Musée d'Orsay , um museu de arte principalmente francesa de 1848 a 1915. Seu trabalho no O Musée d'Orsay gerou encomendas para a criação de um espaço para o Museu Nacional de Arte Moderna no Centro Georges Pompidou em Paris ; a restauração do Palazzo Grassi como museu de arte em Veneza ; a conversão de uma antiga embaixada italiana em Berlim numa Academia de Ciências; e a restauração de uma sala de exposições de 1929 em Barcelona como Museu Nacional d'Art de Catalunya . Em São Francisco , ela transformou a Biblioteca Principal de Beaux Art da cidade em um museu de arte asiática .  Em 2011, Aulenti supervisionou a expansão do Aeroporto de Perugia . Aulenti também trabalhou ocasionalmente como cenógrafo para Luca Ronconi, inclusive para Samstag aus Licht (1984). Ela também planejou seis lojas para a estilista Adrienne Vittadini , incluindo uma na Rodeo Drive, em Los Angeles . Ela até desenhou os manequins. O trabalho de Aulenti no teatro foi altamente arquitetônico, pois ela via 'a caixa cênica não como um recipiente para embelezar e tornar reconhecível no sentido de algo já conhecido, mas como um espaço real em si mesmo' . Sua carreira terminou com mais de 200 obras construídas.
  • LINDO BRILHANTE LAPIDAÇÃO QUADRADA (DITA ESMERALDA)  - COM CERTIFICADO GIA CONFORME FOTOGRAFIA - 1,01 CT COR E VS2.
  • RENÉ LALIQUE (1860-1945)  MODELO ONDES - BELO CENTRO DE MESA EM VIDRO ARTÍSTICO DECORADO COM PADRÃO ESPIRAL DE ONDAS DO CENTRO PARA A BORDA. ASSINADA R LALIQUE FRANCE. PRIMEIRA METADE DO SEC. XX. 30 CM DE DIAMETRO. NOTA: René Jules Lalique (1860 - 1945) foi um mestre vidreiro e joalheiro francês. Teve um grande reconhecimento pelas suas originais criações de joias, frascos de perfume, copos, taças, candelabros, relógios, etc., dentro do estilo modernista, (Art nouveau e Art déco). A fábrica que fundou funciona ainda e o seu nome ficou associado à criatividade e à qualidade, com desenhos tanto faustosos como discretos. Depois de ter aberto uma loja na Place Vendôme de Paris, concebe frascos de perfume em vidro, sendo assim o primeiro a imaginar a comercialização de um produto tão emblemático de luxo e do refinamento numa embalagem igualmente delicada e esplêndida. Mas também pensou produzir estes belos objetos em grandes séries, fazendo a sua arte acessível a um número crescente de pessoas. Em 1914, com a eclosão da I Grande Guerra reconverteu a sua fábrica de vidro para produzir material médico para hospitais e farmácias em um esforço de guerra. René Lalique não se contentava com desenhar os seus modelos, e construiu também uma fábrica em Wingen-sur-Moder para produzir em grandes quantidades, patenteando diversos processos novos de fabrico de vidro e vários efeitos técnicos, como o satinado Lalique ou o vidro opalescente. A excelência das suas criações e o gosto que aplicava às suas obras valeram-lhe ser encarregado da decoração interior de numerosos navios, trens como o Expresso do Oriente, igrejas como a de São Nicásio de Reims e numerosas construções religiosas e civis. René Lalique foi o primeiro a esculpir o vidro para grandes obras monumentais, como as portas do Hotel Alberto I de Paris ou as fontes dos Campos Elíseos.
  • KINGS PATTERN (EX COLEÇÃO LUCIANO TADINI)   EXTENSO FAQUEIRO EM PRATA DE LEI COM MARCAS PARA CIDADE DE LONDRES, LETRA DATA 1970 E  PRATEIRO C J VANDER SUCESSOR DE CORNELIUS JOSHUA VANDER. A DECORAÇAO É A MAIS TRADICIONAL DOS PADRÕES INGLESES DE TALHER, DITA KINGS PATTERN É LUXUOSAMENTE DECORADA COM DECORAÇÃO ROCOCÓ, CONCHAS, PERGAMINHOS E FLORES DE MADRESSILVA.SERVIÇO PARA 18 PESSOAS COM 174 PEÇAS SENDO: 18 FACAS DE JANTAR, 18 GARFOS DE JANTAR, 18 COLHERES PARA SOPA, 18 GARFOS PARA PEIXE, 18 FACAS PARA PEIXE (LAMINAS TAMBEM EM PRATA DE LEI, 18 COLHERES PARA SOBREMESA, 18 GARFOS PARA SOBREMESA OU ENTRADAS, 17 FACAS PARA ENTRADAS (LAMINAS TAMBEM EM PRATA DE LEI), 18 COLHERES PARA CHÁ E 13 VARIADAS PEÇAS DE SEVIÇO. INGLATERRA, SEC. XX. 12375 G (PESO TOTAL) NOTA: Kings foi um modelo de talheres originalmente criado na década de 1830 por John e Henry Lias, de Londres. Eles eram famosos por seus designs opulentos, que muitas vezes incluíam decoração rococó, conchas e pergaminhos foliados. Kings é uma versão mais simples e elegante do design mais elaborado do Queens e inclui flores de madressilva e motivos de conchas. O padrão tem um estilo mais tradicional e é amplamente reconhecido como um dos exemplos mais fabulosos do design tradicional de talheres britânicos.
  • JAEGER LECOULTRE  MODELO REVERSE CLASSIQUE  REFERENCIA 250.1.86. O MAIS ICÔNICO DOS MODELOS EM TODA HISTÓRIA DA LUXUOSA GRIFE JAEGER LECOULTRE. CAIXA EM OURO 18K, DIAL BRANCO, MARCADORES EM ALGARISMOS ARÁBICOS, VISOR DE SAFIRA,  MOVIMENTO A CORDA, PULSEIRA ORIGINAL EM COURO DE AVESTRUZ COM FIVELA EM OURO. SUAS LINHAS SUTIS ART DÉCO E SUA CAIXA REVERSÍVEL ÚNICA E PIONEIRA TORNARAM-NO UM DOS RELÓGIOS MAIS RECONHECIDOS DO MUNDO. O REVERSE MOSTRA A ESSÊNCIA DO TRABALHO ARTESANAL NO QUE HÁ DE MAIS CRIATIVO, INVENTIVO E INOVADOR EM RELOJOARIA. SEJA ENVOLTO EM ESMALTE, GRAVURAS OU PEDRAS PRECIOSAS, O REVERSO É INFALIVELMENTE ÚNICO, REPRESENTANDO O MELHOR DA JAEGER-LECOULTRE. DESDE A SUA CRIAÇÃO EM 1931, REVERSE CRIOU MUITAS HISTÓRIAS ATEMPORAIS, ESTABELECENDO-SE COMO O ÍCONE DA JAEGER-LECOULTRE.23 X 38 MM 34,67 GNOTA: No dia 4 de março de 1931, às 13h15, no INPI (Instituto Nacional da Propriedade Industrial) em Paris: René-Alfred Chauvot patenteia oficialmente a sua invenção de um relógio de pulso que pode deslizar sobre a sua base e virar sobre si mesmo. O relógio Reverso nasceu. Tudo começou durante o inverno de 1930-1931. Enquanto viajava pela Índia, o empresário e colecionador de relógios suíço César de Trey assistiu a uma partida de pólo num clube de oficiais do exército britânico. Um desses oficiais, que acabara de quebrar o vidro do seu relógio, desafiou de Trey a criar um modelo de relógio robusto o suficiente para resistir a uma partida de pólo. César de Trey discutiu a ideia com Jacques-David LeCoultre, então proprietário da manufatura LeCoultre, que poderia fornecer os movimentos do novo relógio. LeCoultre nomeou a empresa Jaeger SA para a criação da caixa reversível, que por sua vez contratou o designer francês René-Alfred Chauvot, o verdadeiro inventor do exclusivo mecanismo deslizante e giratório. O resultado foi um relógio elegante com um mostrador que podia girar, protegendo-o de choques e oferecendo ao mesmo tempo um fundo de caixa com uma superfície generosa que podia ser usada para personalização.
  • PRATA DE LEI GEORGIANA (EX COLEÇÃO LUCIANO TADINI) REQUINTADA MOSTARDEIRA EM PRATA DE LEI COM FEITIO GLOBULAR E TAMPA COM PEGA EM FORMA DE FRUTO E FOLHAS. ELEGANTE ALÇA LATERAL. MARCAS DE CONTRASTE PARA CIDADE DE LONDRES, LETRA DATA 1828 (REINADO GEORGE IV). MARCAS DE PRATEIRO CHARLES REILY E GEORGE STORER REGISTRADOS EM 1828. INTERIOR COM BELISSIMO VERMEIL. INGLATERRA, 1828. 11 CM DE DIAMETRO
  • ODIOT, CHARLES-NICOLAS.  CONDE DE LA RIBOISIÈRE (1788-1868) - HONORÉ-CHARLES BASTON -  CONTINENTAL CENTRO DE MESA E PRESENTOIR  COM MARCAS DE CONTRASTE DA MANUFATURA DE CHARLES-NICOLAS-ODIOT. NUMERAÇÃO 6310.  EM RESERVA BRASÃO DO CONDE DE LA RIBOISIERE, TRES TRIFÓLEOS (TREVOS) ESPAÇADOS POR CHÉVRON (EM HERÁLDICA UMA FAIXA EM V INVERTIDO). ALADO POR LEÕES SOB COROA DE CONDE. CORPO MAGNÍFICOCOM FOLHAS DE CARVALHO E SEUS FRUTOS, CORBÉLIAS DE FLORES E CONCHEADOS. PLANO REMATADO EM CARVALHO. PARA O MESMO ENCOMENDANTE CHARLES ODIOT PRODUZIU UM IMPRESSIONANTE SERVIÇO DE MESA EM PRATA COM PLANTAS AGRÍCOLAS E ANIMAIS APRESENTADO NA EXPOSIÇÃO UNIVERSAL DE LONDRES EM 1851. SEM SOMBRA DE DÚVIDAS ESSE CENTRO DE MESA É UMA DAS MAIS IMPORTANTES OBRAS DE CHARLES ODIOT APRESENTADAS EM UM LEILÃO NO BRASIL. FRANÇA, SEGUNDA METADE DO SEC XIX, 76 CM DE COMPRIMENTO (PRESENTOIR). 8320 G  (PESO TOTAL)NOTA: Honoré-Charles Baston, Conde de La Riboisière , nascido21 de setembro de 1788em Fougères e morreu em23 de março de 1868em Paris , foi um soldado e político francês.Filho do general Jean Ambroise Baston de Lariboisière e sobrinho de Louis Joseph Le Beschu de Champsavin , foi admitido em 1807 na École Polytechnique , saiu como oficial de artilharia, participou da Batalha de Wagram , e foi anexado como ajudante de campo de seu pai que se tornou general. Ele fez a campanha russa , teve os pés congelados durante a retirada, foi nomeado camareiro ao retornar e tornou-se, em 1815, um oficial ordenado do Imperador. Ele ocupou o posto de capitão durante a Segunda Restauração . Renunciando após Waterloo , permaneceu leal ao regime imperial e pertencia à oposição; No entanto, recusou-se a entrar na sociedade secreta dos Carbonários . Eleito, o22 de dezembro de 1828, deputado pelo 3º arrondissement  de Ille-et-Vilaine , por 161 votos em 233 eleitores, contra 69 de Le Gonidec de Traissan , sentou-se no centro-esquerda, opôs-se ao ministério Polignac e votou a favor do Discurso de 221 . Ele ganhou sua reeleição21 de junho de 1830, contribuiu para o estabelecimento da monarquia de Luís Filipe e fez parte da maioria conservadora que apoiava o novo poder. O seu mandato como deputado foi novamente renovado em 1831 e 1834. La Riboisière era então coronel da 5ª legião da Guarda Nacional de Paris  . Uma ordem real de11 de setembro de 1835 elevou-o à nobreza . Tanto no Luxemburgo como no Palais Bourbon , mostrou-se dedicado à política governamental. Retornado à vida privada pela Revolução Francesa de 1848 , apresentou-se, o13 de maio de 1849, como candidato à Assembleia Legislativa no departamento de Ille-et-Vilaine, e foi eleito deputado. Ele ocupou seu lugar à direita, entre os monarquistas conservadores. Favorável ao golpe de Estado de dezembro, foi nomeado senador em26 de janeiro de 1852, e votou até sua morte com a maioria dinástica. Sua esposa, Marie Elisa Roy , era filha do conde Roy , um rico financista e político, dedicou a maior parte de sua fortuna à fundação do Hospital Lariboisière , cujas obras começaram em 1846. Casou-se pela segunda vez com a filha d' Amans de Robert d'Aqueria de Rochegude , teve um filho, Ferdinand Baston de La Riboisière . Em 1844, o conde encomendou a Charles-Nicolas Odiot  um serviço de mesa de prata, decorado com troféus de plantas agrícolas e animais, que foi apresentado na Exposição Universal de Londres em 1851; O11 de março de 2015em Paris, uma terrina e a sua moldura de prata estilo Rocaille, peça moderna feita segundo este modelo, atingiu os 29.000 euros em leilão - aviso e reprodução em La Gazette de l'Hôtel Drouot .
  • ESPECIEIRO EM PRATA DE LEI INGLESA (EX COLEÇÃO LUCIANO TADINI) . MARCAS DE CONTRASTE  PARA CIDADE DE LONDRES, LETRA DATA PARA O INICIO DO SEC. XX E PRATEIRO HORACE WOODWARD & CO REGISTRADO EM 1896. COMPOSTO DE SUPORTE TRILOBADO COM ENXAIXE CONTENDO SALEIRO, PIMENTEIRO E MOSTARDEIRA.  ELEGANTE PEGA. INGLATERRA, INICIO DO SEC. XX.  11 CM DE COMPRIMENTO
  • CERAMICA DE MONTOPOLI ARNO (EX COLEÇÃO LUCIANO TADINI)  FÁBRICA DE DANTE MILANI  GRANDE BILHA PARA ÁGUA EM CERAMICA DE MONTOPOLI ARNO. MARCAS DA MANUFATURA SOB A BASE E ASSITURA LEDA. DECORADA EM UMA FACE COM CAVALEIRO TRAJANDO INDUMENTÁRIA MEDIEVAL E NA FACE OPOSTA LINDO BRASÃO ARMORIAL. TRATA-SE DE PRODUÇÃO DE MEADOS DO SEC. XX DA FABRICA DE DANTE MILANI. ITALIA, 59 CM DE ALTURANOTA: A produção de materiais argilosos, ou seja, feitos com argila cozida, era uma atividade fabril praticada em Montopoli, no Val d'Arno e arredores, desde o final da Idade Média. No que diz respeito aos tijolos de construção, consolidou-se durante o século XIII, para ter um desenvolvimento mais decisivo a partir do século XIV, altura em que provavelmente também se começou a fabricar cerâmica de mesa. Em particular, no século XIV, perto de Montopoli, existiam fornos propriedade do município que devem ter servido para o fabrico dos tijolos úteis à manutenção e reparação das fortificações do castelo, como também consta numa coluna dos Estatutos de 1360.  Alémdisso, em Marti, como talvez também em Montopoli, destes fornos vieram os materiais utilizados para construir as novas igrejas paroquiais no interior dos castelos, nas quais se destacam os acabamentos decorados em terracota. Para este período, porém, não temos informações precisas sobre a produção de louças que poderiam ter sido cozidas nos mesmos fornos de olaria. A criação destes artefatos cerâmicos teve um impulso particular no período seguinte, como consequência dos resultados comerciais da expansão do estado florentino no curso terminal do Arno até à costa, após a conquista definitiva de Pisa (1509). e a aquisição de Livorno (1521). De fato, em 1577, na nota dos membros da associação de fabricantes e artesãos de Montopoli, sob a designação de trabalhadores de terracota (que incluíam fornos, oleiros e talheres) havia seis trabalhadores, cujo número sugere que esta atividade naquele período era bastante próspero e diferenciado. Embora a zona de Montopoli e arredores possuíssem as matérias-primas necessárias à produção de argila argilosa e estas também tivessem sido bastante difundidas na zona desde a Idade Média até à unificação da Itália, no final do século XIX poucos deve ter permanecido activa, talvez devido à concorrência sofrida, pelo menos no sector dos tijolos, pela difusão de fornos de ciclo contínuo (tipo Hofmann) em zonas vizinhas, como Rotta di Pontedera.Quando Dante Milani iniciou seu negócio em Montopoli em 1920, a situação pouco havia mudado em relação ao final do século anterior, tanto que em uma de suas cartas referente aos primórdios da manufatura pôde afirmar que Montopoli não tinha tradições cerâmicas. Na realidade, foram precisamente os vinte anos entre as duas guerras que assistiram ao renascimento até dos pequenos centros de produção desta área e representaram o momento áureo para o fabrico de tijolos e vários tipos de cerâmica. Dos documentos preservados no Arquivo Histórico da Câmara de Comércio de Pisa, verifica-se que, além de Milani, pelo menos três outras olarias iniciaram as suas atividades na zona de Montopolese na década de 1930. No mesmo período, são atestados vários varejistas de tijolos, cerâmicas e vidros localizados no centro de Montopoli.A atividade de produção de argila de Dante Milani começou em 1920 e a empresa assumiu inicialmente o nome de L'Eterna , que manteve até pelo menos 1928. Inicialmente foram fabricados tijolos (1920-1922) e depois faiança de cozinha esmaltada e decorada com engobe sob o vitrine, mas com sucesso econômico modesto. As coisas mudaram quando Milani, por sugestão do pintor Silvio Bicchi, a partir de 1928 se concentrou na criação de louças e móveis de cerâmica grafitados e pintados sob vidro, adornados com ricas decorações, muitas vezes de notável nível artístico. Outro aspecto original foi o tratamento final com patinação e enceramento que conferiu às novas terracotas um aspecto envelhecido. Entre os anos 1929/1930 e 1943 a fábrica de terracota Milani atingiu o seu máximo desenvolvimento produtivo e comercial, graças também à capacidade demonstrada pelo proprietário em romover os seus produtos em Itália e no estrangeiro através de diversas formas de publicidade e diversas exposições permanentes. .Além de Montopoli, uma exposição permanente esteve no povoado de San Romano, na Villa della Torre Giulia. Outros estavam localizados em Cascina, em Montecatini, em Florença, em Siena, em Milão, em Roma na Via Condotti, em Paris em Les Champes Elisées na loja de Raimondo Martel, em Hamburgo em Augusto Warneke, até Nova Iorque nos armazéns Altamann, bem como na Venezuela, Peru e Índia.Acima de tudo, a fábrica Milani ofereceu a um bom número de Montopolesi a oportunidade de encontrar um emprego e exercer uma profissão digna e não sem satisfação. O professor Guido Milani, irmão de Dante, assumiu a função de diretor técnico artístico, formou uma equipa de torneiros que conseguiram atingir um excelente nível de profissionalismo, apoiado por um grupo de pintores-decoradores nos quais conseguiu incutir uma cada vez maior sensibilidade artística.
  • GRANDE E LINDA CAIXA EM VIDRO ARSTICO SATINE (EX COLEÇÃO LUCIANO TADINI) DECORAÇÃO RELEVADA APRESENTANDO EXUBERANTES FLORES E RAMAGENS  RELEVADAS. SEC.  XX. 16 X 16 CM
  • BELISSIMA SECRETAIRE  Ã ABATTANT ESTILO  CONSULADO/IPRIMEIRO MPÉRIO  (EX COLEÇÃO LUCIANO TADINI). REVESTIDA EM RÁDICA E REMATADA EM BRONZE QUE GUARNECEM MEIAS COLUNAS LATERAIS. ESSA FORMIDÁVEL PAPELEIRA DOTADA DE TRÊS GAVETAS SOBREPOSTAS E UMA PORTA ABATTANT QUE REVELA ESCRITÓRIOS COM MULTIPLOS ESCANINHOS  COM GAVETAS  E SEGREDOS. UM MOVEL BASTANTE APROPRIADO PARA UMA DECORAÇÃO SEM EXCESSOS MAS COM MUITO ESTILO. FRANÇA, SEC. XIX. 145 X 98 X 44 CM Este móvel necessita de ser retirado na cidade de São Paulo na região dos Jardins
  • LALIQUE  ASSINADO NA BASE   (EX COLEÇÃO LUCIANO TADINI) ESCULTURA EM VIDRO ARTÍSTICO LALIQUE APRESENTANDO PEIXE. ESSA ESCULTURA FOI PROJETADA EM 1913 POR RENE LALIQUE E DESDE ENTÃO TORNOU-SE UMA PEÇA DE CATÁLOGO DA MANUFATURA. FRANÇA, SEC. XX. 5 CM DE ALTURA
  • TIFFANY & CO  GOLF BOLL PASO DE PAPEL (EX COLEÇÃO LUCIANO TADINI). PESO DE PAPEL EM CRISTAL COM FEITIO DE BOLA DE GOLF. MARCAS DA MANUFATURA SOB A BASE. EUA, DEC. 1990. 6,5 CM DE DIAMETRO
  • ANTONY SERRES (1828-1898)  O SACRIFÍCIO DE ANDRÔMENA  OLEO SOBRE PLACA DE MADEIRA (EX COLEÇÃO LUCIANO TADINI). ASSINADO NO CANTO INFERIOR ESQUERDO. ACORRENTADA A UMA ROCHA, A BELA ANDROMEDA DESNUDA É APRESENTADA A BEIRA MAR. DO MAR EMERGINDO COM PAVOROSAS GARRAS E DENTES É APRESENTADO CETO A CRIATURA MARINHA QUE SE AVIZINHA DA VÍTIMA DO SACRIFÍCIO. LINDA PINTURA DE SERRES, ARTISTA QUE ESTREOU NO SALÃO DE PARIS EM 1859 E TORNOU-SE MEMBRO DA SOCIETE DES ARTISTES FRANÇAIS. FRANÇA, MEADOS DO SEC. XIX. 16,5 X 10 CMNOTA: Filha de Cefeu, rei da Etiópia e de Cassiopéia, Andrômeda foi vítima de uma ambição desmedida da mãe, que pretendia ser mais bela que todas as nereidas, ou mais bela que a própria deusa Hera, conforme uma versão do mito. As nereidas inconformadas e enciumadas, solicitaram a Posseidon que as vingasse da afronta. O deus do mar enviou contra o reino de Cefeu o monstro marinho Ceto, que o devastava por inteiro. Apos ser consultado, o Oráculo de Amon declarou que a Etiópia só se libertaria do flagelo se Andrômeda fosse agrilhoada a um rochedo à beira-mar, como vitima expiatória ao monstro, que a devoraria. Pressionado pelo povo, o rei consentiu que a filha fosse exposta (totalmente nua), "às núpcias da morte". Exatamente nesse momento, o herói Perseu retornando de sua vitoriosa missão contra a Medusa, chegou ao reino de Cefeu e se apaixonou por Andrômeda. Prometeu ao rei que a salvaria caso este lhe desse a filha em casamento. Feito o pacto, Perseu usando suas armas mágicas, libertou a noiva e a devolveu aos pais aguardando as prometidas núpcias. Cefeu e Cassiopéia colocaram dificuldades, porque a jovem já fora prometida em casamento a seu tio Fineu, irmão de Cefeu, que planejou eliminar o vencedor do monstro marinho. Descoberta a conspiração, Perseu mostrou a cabeça de Medusa a Fineu e seus cúmplices, transformando-os em estátuas de pedra. Entretanto durante a festa das bodas de Perseu e Andrômeda, Netuno (Posseidon), furioso por um filho de Júpiter (Zeus) tê-lo desafiado em seu próprio império marinho, ameaça perturbar a festa, enquanto Fineu, tio de Andrômeda e a quem ela já estava prometida em casamento, enciumado, tenta matar Perseu, que escapa usando a cabeça da Medusa como arma. Assim Perseu e Andromeda casaram-se e constituíram descendência em Tirinto. Venerado em Sérifo, Argos, Micenas e também no Egito, onde foi erigido um templo em sua homenagem, Perseu foi imortalizado no céu entre as constelações setentrionais. Seu filho com Andrômeda, Eléctrion, será pai de Alcmena, que se casará com Anfitrião, ou seja, Perseu é o avô de outro grande e inspirador herói grego: Hércules.  Outro filho do casal Perses seria o fundador da Pérsia.  Quando Andromeda morreu, ela foi colocada por Atena entre as constalações perto do hemisfério norte, perto de Perseu seu marido e Cassiopéia sua mãe. Por isso seu nome foi dado à maior galáxia próxima da Via Láctea.
  • DIDONI - REQUINTADO  BOWL ESCULPIDO A PARTIR DE UMA ÚNICA PEDRA DE ÁGATA CORNALINA  (EX COLEÇÃO LUCIANO TADINI). PEDESTAL LEVEMENTE ELEVADO, APRESENTA REDEMOINHOS VIBRANTES DE VERMELHOS, LARANJAS, DOURADOS E BAUNILHA,  REALÇADOS POR UM ACABAMENTO BRILHANTE POLIDO À MÃO. IMPECÁVEL ESTADO DE CONSERVAÇÃO. BELA PADRONAGEM! ITÁLIA, SEC. XX. 22 CM DE DIAMETRO NOTA: Com sede na Lombardia em Macherio, perto de Brianza, a Didoni é uma empresa familiar que se dedica com paixão ao fabrico de pedras preciosas e semipreciosas. Desde a compra da matéria-prima até a criação de cada peça, cada etapa da produção é realizada internamente por uma equipe de especialistas em parceria com renomados arquitetos e designers. Desde meados da década de 1970, a Didoni vem transformando a elegância essencial de pedras como olho de tigre, malaquita, lápis-lazúli, quartzo e ametista em objetos e acessórios decorativos requintados e personalizados.
  • DIDONI - LINDO BOWL DE FEITIO ORGÂNICO ESCULPIDO EM UMA ÚNICA PEDRA DE ÁGATA CORNALINA (EX COLEÇÃO LUCIANO TADINI). BELISSIMA PADRONAGEM ASSEMELHADA A CASCO DE TARTARUGA. IMPECÁVEL ESTADO DE CONSERVAÇÃO! ITALIA, DEC. 1970. 16,5 CM DE COMPRIMENTO.
  • DIDONI - LINDO BOWL DE FEITIO OBLONGO  ESCULPIDO EM UMA ÚNICA PEDRA DE ÁGATA CORNALINA (EX COLEÇÃO LUCIANO TADINI). BELISSIMA PADRONAGEM . IMPECÁVEL ESTADO DE CONSERVAÇÃO! ITALIA, DEC. 1970. 23,5 CM DE COMPRIMENTO.
  • GUCCI - LINDA CAIXA EM PRATA DE LEI COM MARCAS DE CONTRASTE DA MANUFATURA E TEOR 925. DECORADA COM ESMALTES VERMELHO E AZUL.. 9  CM DE COMPRIMENTO

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