Peças para o próximo leilão

590 Itens encontrados

Página:

  • PRATA DE LEI GEORGE I (1660-1727).    PRATEIRO ISAAC DAVEMPORT  ATIVO EM LONDRES DE 1697 ATÉ   1731. REQUINTADA E  VALIOSA CAFETEIRA EM PRATA DE LEI COM MARCAS PARA CIDADE DE LONDRES. REINADO GEORGE I,  LETRA DATA 1717 E PRATEIRO ISAAC DAVENPORT. MARCA BRITTANIA PARA PRATA TEOR 950 INTRODUZIDA PELA LEI DO PARLAMENTO DE 1697. A MARCA BRITTANIA FOI ITRODUZIDA POR WILLIAN III A PARTIR DE 1697 COMO PARTE DE UMA ESTRATÉGIA PARA IMPEDIR O DERRETIMENTO DE MOEDA CORRENTE CUJO TEOR ERA 925 COMO A PRATA FINA ERA UM ARTIGO ESCASSO AS MOEDAS NÃO FORAM MAIS DERRETIDAS PARA USO EM OURIVESSARIA CIVIL.ESTA MAGNIFICA CAFETEIRA GUARDA AINDA AS CARACTERÍSTICAS ESTILÍSTICAS DO REINADO DA ANTECESSORA QUEEN ANNE.LINDA ALÇA EM MADEIRA ORNAMENTADA COM CAPAPETAS.  ELEGANTE FEITIO ALONGADO COM TAMPA ABOBADADA. GUILLOCHES ERUDITOS FORMANDO GUIRLANDA, ESCUDELA E RESERVA ARMORIAL DE FALCÃO SOBRE CORONEL DE BARONETE PERTENCENTE A FAMÍLIA  BOLTON. O BICO É HARMÔNICO COM A PEÇA E MUITO  ELEGANTE. EXCELENTE ESTADO DE CONSERVAÇAO! UMA PEÇA PRECIOSA, DIGNA DE COLECIONISMO INTERNACIONAL! INGLATERRA, 1717. 22 CM DE ALTURA.NOTA: Rei George I (r. 1714-1727) REI DA INFLATERRA E  ELEITOR DA BAVIERA. Conhecido por passar um quinto de seu reinado morando na Alemanha e mal falando inglês. Quando a Rainha Ana morreu em 1714, ela não deixou nenhum herdeiro homem ao trono. Sem sucessor direto, a coroa passou para o seu parente protestante mais próximo no norte da Alemanha, Jorge da Casa de Hanôver - uma linha direta de sucessão que continua até hoje. Embora houvesse mais de 50 parentes católicos romanos com reivindicações mais fortes ao trono, o direito de Jorge à herança foi afirmado pelo Ato de Acordo de 1701. Esta lei foi elaborada pelo parlamento para proteger a realeza protestante e evitar que a realeza católica romana se tornasse membro da monarquia. Durante a coroação de Jorge na Abadia de Westminster, em 20 de outubro de 1714, eclodiram tumultos em vinte cidades da Inglaterra. Além da agitação política inglesa, uma rebelião jacobina começou na Escócia.  No mesmo ano da coroação de George, o governo britânico estabeleceu o Conselho da Longitude. O tabuleiro foi criado para ajudar a resolver o problema longitudinal necessário para determinar um ponto fixo na Terra e, mais particularmente, para encontrar a localização de um navio num mar indefinido.O conselho anunciou um prêmio de  20.000 para qualquer pessoa que conseguisse desenvolver um método que resistisse ao teste de uma viagem da Inglaterra às Índias Ocidentais. Os membros do Conselho eram cientistas, oficiais da Marinha e funcionários do governo. Os conselheiros incluíam muitos notários da época, incluindo o Astrônomo Real, John Flamsteed e Sir Isaac Newton.. Jorge I dependeu principalmente do parlamento durante o seu reinado e, depois de 1717, raramente compareceu a quaisquer reuniões do Gabinete. Quando a South Sea Company, um esquema de investimento em ações do governo, quebrou, o povo britânico (incluindo a monarquia e o governo) sofreu uma perda catastrófica de dinheiro e propriedades. Robert Walpole, ministro de George e membro do partido Whig, administrou a crise e dividiu a dívida nacional. Walpole ganhou o favor de George I e ficou conhecido como o primeiro "primeiro-ministro" de facto da Grã-Bretanha. Walpole ainda detém a administração mais longa da história britânica (1721-1742). Com Walpole, o período georgiano viu o início da transferência do poder da monarquia para o parlamento.
  • FLOW BLUE  SHANGAI - FORMIDÁVEL TRAVESSA EM LOUÇA DITA BORRÃO DE GRANDES DIMENSÕES PADRÃO SHANGAY (O MAIS VALORIZADO PADRÃO DA LOUÇA FLOW BLUE). ESTÁ EM ÓTIMAS CONDIÇÕES! FEITIO FACETADO. DECORADA COM CENA LACUSTRE COM PAGODES, SALGUEIROS E FLORES.  COM UMA TONALIDADE MARAVILHOSA! EXCELENTE ESTADO DE CONSERVAÇÃO! INGLATERRA, MEADOS DO SEC. XIX. 34 CM DE COMPRIMENTO.NOTA: Até o final do século 18, a porcelana chinesa era um produto extremamente procurado na Inglaterra. Os ricos padrões azuis, pintados à mão em um fundo branco brilhante, eram muito caros e limitados à classe mais rica, eram fruto da milenar técnica chinesa de decoração. Demorou mais de 100 anos para os ceramistas ingleses duplicarem a cerâmica vidrada com sal de cobalto que criou o fundo branco brilhante, junto com a aplicação de óxido de cobalto que tornou os padrões do azul oriental tão atraentes. No inicio dos anos 1800, os ceramistas ingleses criaram uma técnica para imprimir um desenho na porcelana chamada transferware. Nesse processo uma placa de cobre é gravada com um desenho e aquecida. O óxido de cobalto é aplicado na placa de cobre gravada. Um lenço de papel úmido é então aplicado à placa de cobre gravada. O papel é retirado da placa de cobre e então aplicado na cerâmica. A peça de cerâmica é colocada na água para que o papel de seda flutue. Os fabricantes viram-se com uma abundância de refugos de fábrica, rejeitados porque o azul transbordou para o branco mais do que o normal, borrando excessivamente as linhas do padrão. A américa do Norte e o Brasil foram um mercado aberto para esses refugos de fábrica. O baixo custo e a beleza dessas peças rejeitadas, de louças azuis e brancas tornaram o Flow Blue popular entre a classe média e a classe trabalhadora. De 1840 a 1870, a popularidade do Flow Blue aumentou e, no final do século 19 e no início do século 20, uma mania de coleta tornou a louça popular e bastante cara. Essa é a louça primitiva utilizada no Brasil pelas famílias abastadas
  • BELISSIMO COLAR COM TARTARUGA EM AMETISTA EM OURO AMARELO 18K COMPRIMENTO 42CM PESO 8.16 GR
  • GRANDE E BELA LÂMPADA ESTILO TIFFANY  COM GRANDE CÚPULA EM VIDRO ARTÍSTICO PEROLADO COM HALOS ESVERDEADOS E ARREMATES EM BRONZE. O BRONZE ARTISTICAMENTE TRABALHADO FORMA NA CÚPULA . A BASE EM BALAÚSTRE TEM RELEVOS VEGETALISTAS.  EUA, PRIMEIRA METADE DO SEC. XX. 60 X 46 CM
  • CHRISTOFLE MODELO MALMAISON GRANDE TABULEIRO EM METAL ESPESSURADO A PRATA. EXCELENTE ESTADO DE CONSERVAÇÃO! FRANÇA, 66 X 41,5 CM
  • LINDA CAIXA OVAL EM PRATA DE LEI COM MARCAS DE CONTRASTE EUROPEU E TEOR 925. DECORADO COM CANELURAS RELEVADAS. INTERIOR REVESTIDO EM RÁDICA. EUROPA, INICIO DO SEC. XX. 9 X 8 CM. 243 G
  • CHRISTOFLE MALMAISON ELEGANTE CONJUNTO DE CHÁ E CAFÉ EM METAL ESPESSURADO A PRATA. COMPOSTO POR CAFETEIRA, BULE DE CHÁ, AÇUCAREIRO E CREMEIRA. EM EXCELENTE ESTADO DE CONSERVAÇÃO! FRANÇA, 26 CM DE ALTURA (CAFETEIRA)
  • FABULOSA FONTE DE PAREDE COM FEITIO DE MASCARON ESCULPIDO EM MÁRMORE APRESENTANDO CABEÇA DE LACAIO (COMPLETA UM PAR COM A APREGOADA NO LOTE ANTERIOR). CONCEBIDA PARA UM JARDIM PARTICULAR FORMAL FRANCÊS ACOMPANHA O MODISMO DESSE TIPO DE ADEREÇO EM VOGA NA FRANÇA NO REINADO DE LOUIS XV. CABELOS ENCARACOLADOS E ROSTO DRAMÁTICO FRUTO DE VIRTUOSA ESCULTURA. DA BOCA ENTREABERTA JORRA ÁGUA QUE ALIMENTA A FONTE.  ESSA GRANDE FONTE É UM ELEMENTO ARQUITETÔNICO QUE REMETE AO PERÍODO ÁUREO  DO BARROCO FRANCES EM QUE SE MOSTRAM MAIOR FAUSTO E QUALIDADE NA PRODUÇÃO ARTÍSTICA. FRANÇA, SEC. XVIII. 55 X 40 X 30 CMNOTA: Se o barroco italiano influencia artistas franceses, o século XVII vê o nascimento de um vocabulário de arte francês emprestado do classicismo e referências ao estilo antigo que gradualmente terá uma influência na escala européia. A partir da segunda metade do século XVII, Paris substituiu Roma como a capital artística da Europa, um papel que não deixará até o século XX. A arte francesa do século XVII é geralmente chamada de barroca, mas de meados ao final do século XVII, o estilo da arte francesa mostra uma aderência clássica a certas regras de proporção e sobriedade não características do barroco como era praticado na Europa do Sul e do Leste. durante o mesmo período. O nome de Grand Siècle (Grande Século) designa na França o século XVII, que é um dos períodos mais ricos da história deste país. Usada pela primeira vez para descrever o reinado de Luís XIV (1661-1715), a historiografia agora a aplica a um período mais longo que abrange todo o século XVII e vai desde o reinado de Henrique IV  que vê a recuperação da autoridade real e o fim de as guerras de religião  até a morte de Luís XIV, que é de 1589 a 1715. Durante este período marcado pelo absolutismo monárquico, o reino da França domina ou, na sua falta, marca duradouramente a Europa graças a sua expansão militar e sua crescente influência cultural. Na segunda metade do século, as cortes da Europa em busca de radiação, principesco ou real, tomam como modelo o do Rei Sol e seus atributos. Língua, arte, moda e literatura francesa espalhadas pela Europa. Uma influência francesa muito influente que também marcará todo o século XVIII. No entanto, sob Luís XIV, o Barroco como era praticado na Itália não era de gosto francês (a famosa proposta de Bernini para redesenhar o Louvre foi rejeitada por Luís XIV). Através de propaganda, guerras e grandes obras arquitetônicas, Louis XIV lançou um vasto programa projetado para a glorificação da França e seu nome. O Palácio de Versalhes, inicialmente um pequeno pavilhão de caça construído por seu pai, foi transformado por Luís XIV em um maravilhoso palácio para festas e festas. O arquiteto Louis Le Vau, o pintor e designer Charles Le Brun e o paisagista André Le Nôtre criaram maravilhas: as fontes dançavam; foliões errantes descobriram grutas escondidas nos jardins. O ímpeto inicial para essa transformação de Versalhes é geralmente ligado ao castelo particular Vaux-le-Vicomte, construído para o ministro da Fazenda de Luís XIV, Nicolas Fouquet. Tendo oferecido um luxuoso festival para o rei na residência recém-terminada em 1661 (Le Brun, Le Vau, Le Nôtre, o poeta La Fontaine, o dramaturgo Molière estava sob o patrocínio de Fouquet), o ministro foi acusado de apropriação indébita de fundos e condenado à prisão perpétua. Os arquitetos e artistas sob seu patrocínio foram todos colocados para trabalhar em Versalhes. Nesse período, o ministro de Louis, Jean-Baptiste Colbert, estabeleceu o controle real sobre a produção artesanal na França; daí em diante, a França não compraria mais bens de luxo do exterior, mas estabeleceria, ela mesma, o padrão de qualidade. Esse controle também foi visto na criação de uma academia de pintura e escultura, que manteve uma hierarquia de gêneros na pintura (o mais nobre, segundo André Félibien em 1667, sendo pintura histórica), um forte uso da retórica pictórica e um senso estrito de decoro no assunto. A influência francesa também é evidente nas outras artes: o designer de jardins André Le Nôtre cria a fórmula canônica do jardim francês que se espalha rapidamente por toda a Europa. O jardim francês ou à la française, dos quais os jardins de Versalhes, Vaux-le-Vicomte e Chantilly (todos de André Le Nôtre) são ótimos exemplos, eram um modelo de jardinagem, oposto ao inglês e conquistou o mundo inclusive a Itália berço artístico do mundo ocidental até então. Da palavra árabe rímel, e do italiano mascheron , Mascaron, significa 'grande máscara grotesca', ou seja, significa bufonaria.Originárias do balé de máscaras italiano, retiradas da Antiguidade Greco-Latina por artistas renascentistas, elas desempenhavam um papel de guardião. Além disso, foram utilizados como modelo decorativo em toda a França e Europa. Embora poucas fontes tenham sido construídas nas cidades francesas, onde a água geralmente era retirada diretamente do rio ou de poços. muitas fontes foram construídas em jardins particulares dos palácios da aristocracia. As fontes de parede foram construídas na nascente ou contra a parede do edifício. Eles tinham um reservatório de água que era enchido por gravidade, e então a água saía de bicas, ou cânones , muitas vezes decoradas com mascarons, ou máscaras, em forma de cabeças de humanos, animais ou monstros. Em 1662, o rei Luís XIV de França começou a construir um novo tipo de jardim, o Garden à la française , ou jardim formal francês, no Palácio de Versalhes . Neste jardim, a fonte desempenhou um papel central. Ele usou fontes para demonstrar o poder do homem sobre a natureza e para ilustrar a grandeza de seu governo. Nos Jardins de Versalhes , em vez de cair naturalmente em uma bacia, a água era atirada para o céu, ou formada em forma de leque ou buquê. A água dançante foi combinada com música e fogos de artifício para formar um grande espetáculo. Estas fontes foram obra dos descendentes de Tommaso Francini , o engenheiro hidráulico italiano que veio para a França na época de Henrique IV e construiu a Fonte dos Médici e a Fonte de Diana em Fontainebleau .Duas fontes eram as peças centrais dos Jardins de Versalhes, ambas retiradas dos mitos sobre Apolo, o deus sol, emblema de Luís XIV, e ambas simbolizando o seu poder. A Fontaine Latone (166870) desenhada por André Le Nôtre e esculpida por Gaspard e Balthazar Marsy, representa a história de como os camponeses da Lícia atormentaram Latona e seus filhos, Diana e Apolo , e foram punidos ao serem transformados em sapos. Isto foi um lembrete de como os camponeses franceses abusaram da mãe de Luís, Ana da Áustria , durante a revolta chamada Fronda na década de 1650. Quando a fonte é ligada, jatos de água caem sobre os camponeses, que ficam frenéticos enquanto se transformam em criaturas. A outra peça central dos Jardins, na intersecção dos eixos principais dos Jardins de Versalhes, é o Bassin d'Apollon (1668-1671), desenhado por Charles Le Brun e esculpido por Jean Baptiste Tuby. Esta estátua apresenta um tema também retratado na decoração pintada da Sala dos Espelhos do Palácio de Versalhes: Apolo na sua carruagem prestes a sair da água, anunciado pelos Tritões com trombetas de concha. As historiadoras Mary Anne Conelli e Marilyn Symmes escreveram: "Projetada para um efeito dramático e para lisonjear o rei, a fonte é orientada de forma que o Deus Sol se levante do oeste e viaje para o leste em direção ao castelo, em contradição com a natureza."  Além destas duas fontes monumentais, os Jardins ao longo dos anos continham dezenas de outras fontes, incluindo trinta e nove fontes de animais no labirinto representando as fábulas de Jean de La Fontaine .Havia tantas fontes em Versalhes que era impossível fazer com que todas funcionassem ao mesmo tempo; quando Luís XIV fazia seus passeios, seus encarregados de fontes ligavam as fontes à sua frente e desligavam as que estavam atrás dele. Luís construiu uma enorme estação de bombeamento, a Machine de Marly , com quatorze rodas d'água e 253 bombas para elevar a água a trezentos pés do rio Sena , e até tentou desviar o rio Eure para fornecer água para suas fontes, mas o abastecimento de água nunca foi suficiente.
  • TAPEÇARIA FRANCESA DA "MANUFACTURE DES GOBELINS" EM LÃ, APRESENTANDO  CASA SENHORIAL COM LÁGO, VETGETAÇÃO E UM PATO. LINDA MOLDURA COM FLORES E ROCAILLES. ALEGORIA À SIMPLICIDADE E À PUREZA DA VIDA NO CAMPO, REFLETINDO NOVAS IDEIAS DESENVOLVIDAS NA ÉPOCA NA FRANÇA POR INTELECTUAIS COMO JEAN JACQUES ROUSSEAU E OUTROS PRECURSORES DO ROMANTISMO. SFINAL DO SÉC. XVIII OU INÍCIO DO SÉC. XIX. 260 X 165 CMNOTA: A MANUFACTURE DES GOBELINS é considerada o ápice do artesanato em tapeçaria, estimada mundialmente por sua qualidade impecável e maestria artística. Na década de 1440, Jean Gobelin, um habilidoso tintureiro de Flandres, estabeleceu uma oficina de tapeçaria ao longo das margens tranquilas do Bièvre , que serpenteava pela pantanosa Rive Droite de Paris.A proficiência inigualável de Jean Gobelin em tingimento, particularmente em obter tons escarlates vibrantes, o impulsionou tanto ao renome quanto à prosperidade.Tamanho foi o sucesso de seu empreendimento que o Bièvre ganhou o apelido de  Rivière des Gobelins  devido à sua associação com seu próspero negócio.Ao longo de gerações, seus descendentes nutriram e expandiram o legado familiar.No início do século XVII, o nome Gobelin se tornou sinônimo de prestígio da classe alta parisiense, com muitos membros da família seguindo carreiras de destaque na religião ou nas finanças, enquanto outros continuaram a manter a tradição no ramo de tapeçaria. Sob a orientação da família Canaye , as primeiras tapeçarias Gobelins surgiram, elevando a fama da fábrica a patamares sem precedentes. Um momento crucial chegou em 1666, quando o Lorde Alto Tesoureiro Colbert adquiriu os Gobelins, lançando as bases para a Manufatura Real de Móveis da Coroa  Manufacture Royale des Meubles et Tapis de la Couronne.Esta prestigiosa instituição contratou os artesãos mais talentosos da época, incluindo o célebre tapeceiro flamengo Jean Liansen . Com novas estruturas erguidas e antigas reformadas, a fábrica floresceu.Inspirando-se em mestres como Rubens, Charles le Brun, Mignard, Desportes, Jouvenet, De Troy e Oudry, a oficina recém-criada teceu tapeçarias de magnificência inigualável.Daí em diante, a Manufacture des Gobelins se tornou sinônimo da produção de tapeçarias requintadas, consolidando seu prestígio global.Apesar do tumulto da Revolução Francesa, a fábrica escapou milagrosamente da demolição. Lamentavelmente, no entanto, todas as tapeçarias com o emblema real, Fleur-de-Lys , foram destruídas.A expansão da Manufacture des Gobelins continuou inabalável com a aquisição da Manufacture de la Savonnerie de Lodève em 1825, um empreendimento fundado por Henrique I e especializado em técnicas de ponto com nós. O avanço veio com a descoberta do químico Chevreul , que criou métodos para estabilizar uma infinidade de corantes, injetando nova vitalidade ao estabelecimento.Daí em diante, a clientela da manufatura era composta predominantemente por membros da realeza, presidentes e imperadores.Com o advento da Terceira República em 1870, a Manufacture Royale des Meubles et Tapis de la Couronne foi rebatizada como Manufacture Nationale des Gobelins .Em um movimento de consolidação significativo, a Manufacture de Beauvais , fundada em 1664, foi integrada ao grupo Gobelins em 1989.Além disso, reconhecendo a importância de transmitir seu legado, a Manufacture des Gobelins estabeleceu uma escola de tingimento e tecelagem, além de um museu que narra a ilustre história dos Gobelins e a evolução da arte da tapeçaria.
  • VELHO PARIS  LINDO E EXTENSO APARELHO DE JANTAR EM PORCELANA DE MANUFATURA FRANCESA DITA VELHO PARIS. DECORAÇÃO CHINOISERIE COM GUIRLANDA ROUGE DE FEUR E FLORES EM AZUL TURQUESA COMPOSTO POR 96  PEÇAS SENDO: 40 PRATOS RASOS, 16 PRATOS FUNDOS, 11 PRATOS PARA PÃO, 11 PRATOS PARA SOBREMESA, 2 LINDAS TERRINAS PARA CALDOS, 1 GRANDE SOPEIRA, 2 MOLHEIRAS COM PRESENTOIR INTEGRADO, QUATRO TIGELAS, 1 GRELHA PEIXEIRA, TRES LINDAS TERRINAS, 1 GUISEIRA, 1 BOWL, 5 TRAVESSAS DE DIVERSOS TAMANHOS. FRANÇA, CIRCA DE 1850.

590 Itens encontrados

Página: