Peças para o próximo leilão

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  • QUANIM - LINDA ESCULTURA EM MARFIM COM BELO TRABALHO ESGRAFITADO APRESENTAO QUANIM SEGURANDO RAMO DE PEONIA E ABANADOR. SEUS CABELOS SÃO LINDAMENTE ARRANJADOS E TRAZ NO ALTO DO PENTEADO FLORES E UMA AVE FENIX. ACOMPANHA UMA CAIXA EM ACRILICO PARA EXPOSIÇÃO. CHINA, INICIO DO SEC. XX. 28 CM DE ALTURA.
  • KANNON  BELO OKIMOTO APRESENTANDO FIGURA DE KANON COM SEUS ATRIBUTOS. ASSINADA COM CRISANTEMO. JAPÃO, INICIO DO SEC. XX. 18 CM DE ALTURA
  • A MUITO HEROICA CIDADE DE SÃO SEBASTIÃO DO RIO DE JANEIRO - PARIS  MARCEL MOUILLOT, 1965, 1ª EDIÇÃO ORIGINAL. TEXTOS E SELEÇÃO DE DOCUMENTOS POR GILBERTO FERREZ. TIRAGEM DE 1.000 EXEMPLARES, NUMERADOS DE 1 A 1.000 E 100 EXEMPLARES, FORA DO COMÉRCIO, NUMERADOS EM ALGARISMOS ROMANOS, RESERVADOS À COMISSÃO ORGANIZADORA E AOS COLABORADORES, SENDO QUE AS MATRIZES QUE SERVIRAM PARA A ILUSTRAÇÃO FORAM DESTRUÍDAS. ESTE É O EXEMPLAR Nº 323. QUATRO SÉCULOS DE EXPANSÃO E EVOLUÇÃO. INICIATIVA DE RAYMUNDO DE CASTRO MAYA EM COMEMORAÇÃO DO IVº CENTENÁRIO DA FUNDAÇÃO DA CIDADE. TEXTOS E ORGANIZAÇÃO DE GILBERTO FERREZ. EXECUTADO EM PARIS SOB A DIREÇÃO DE MARCEL MOUILLOT. EDITADO POR RAYMUNDO DE CASTRO MAYA, CANDIDO GUINLE DE PAULA MACHADO, FERNANDO MACHADO PORTELLA, BANCO BOAVISTA SA 1965. ENCADERNAÇÃO DO EDITOR EM PERCALINA COM GRAVAÇÃO A OURO NA CAPA ANTERIOR. ILUSTRADO COM UMA VASTA E INTERESSANTE SELEÇÃO DE AGUARELAS, GRAVURAS, MAPAS, DOCUMENTOS E FOTOS, TANTO A CORES, COMO A PRETO E BRANCO. IMPRESSO SOBRE PAPEL MUITO INCORPADO E DE QUALIDADE PURO LINHO FILIGRANADO COM AS ARMAS DA CIDADE DO RIO DE JANEIRO. O TEXTO FOI IMPRESSO NO MANUAL ANTERIOR. AS REPRODUÇÕES EM FOTOTIPIA; A CORES COLORIDAS À MÃO PELO PROCESSO AU POCHOIR NO ATELIER DART LIBIS E NOS ÉTABLISSEMENTS NERVET.  ICONOGRAFIA DE QUALIDADE QUE DOCUMENTA QUATRO SÉCULOS DE HISTÓRIA DO RIO DE JANEIRO, ATRAVÉS DE UMA VASTA E INTERESSANTE SELEÇÃO DE AGUARELAS, GRAVURAS, MAPAS, DOCUMENTOS E FOTOS. CONTÉM UM ÍNDICE DAS ILUSTRAÇÕES NAS ÚLTIMAS PÁGINAS NÃO NUMERADAS. NOTA: À época do estabelecimento do sistema de Capitanias Hereditárias no Brasil, a região da baía do Rio de Janeiro (mais tarde, renomeada para baía de Guanabara) foi entregue a Martim Afonso de Souza e compunha o 1º lote ou a porção setentrional da Capitania de São Vicente, cujo território ia da atual cidade de Macaé até a atual cidade de Caraguatatuba, e era separada do 2º lote ou da porção meridional da Capitania de São Vicente pela Capitania de Santo Amaro (de Caraguatatuba a Bertioga). A região norte do atual Estado do Rio de Janeiro compunha a Capitania de São Tomé ou Capitania da Paraíba do Sul, e foi entregue inicialmente a Pero de Góis.No entanto, as primeiras tentativas de colonização portuguesa tanto na parte setentrional de São Vicente quanto em São Tomé acabaram fracassando, em virtude da hostilidade dos tamoios (os índios tupinambás da Guanabara) e dos goitacás (índios tapuias da região de Campos). Em 1555, os tamoios fizeram uma aliança com a coroa francesa e autorizaram que os franceses estabelecessem uma colônia na margem ocidental da baía de Guanabara, sob o comando do almirante e cavaleiro templário Nicolas Durand de Villegagnon. Essa colônia recebeu o nome de "França Antártica" e tinha como capital Henriville (cidade de Henrique), localizada no atual bairro do Flamengo na Zona Sul da capital fluminense.Visando a evitar esta ocupação e a assegurar a posse do território para a Coroa Portuguesa, foi fundada a cidade de São Sebastião do Rio de Janeiro, em 1.º de março de 1565, por Estácio de Sá, no morro do Cara de Cão, na atual bairro da Urca. Estácio de Sá pode ser considerado o primeiro governador-geral do Rio de Janeiro, no período colonial. Entre o grupo de fundadores, incluía-se também Dom Antônio de Mariz e o Padre José de Anchieta, que participou dos preparativos para a tomada do Rio de Janeiro e mais tarde da organização das primeiras vilas no recôncavo da Guanabara e na sua margem oriental, como, por exemplo, a vila de São Lourenço dos Índios do Rio de Janeiro (atual cidade de Niterói). Como a região foi recuperada por uma conquista bélica patrocinada pela coroa, a sua propriedade foi revertida para a família real portuguesa (deixando de ser, portanto, uma capitânia hereditária da família Souza). Em decorrência desse fato, a Capitânia de São Vicente Setentrional passou a chamar-se Capitania Real do Rio de Janeiro, tornando-se a segunda capitânia real da América Portuguesa (após a da Bahia de Todos os Santos, em 1548). Diferentemente das capitanias donatárias, as capitanias reais possuíam administradores indicados pela coroa e não proprietários.Mais tarde, em 1621, por iniciativa do governador Martim Correia de Sá, que concedeu sesmarias na região de Campos dos Goytacazes, a antiga Capitânia de São Tomé foi povoada e por fim anexada a do Rio de Janeiro, dando a ela uma forma muito parecida a do atual Estado do Rio de Janeiro. A Carta Régia de 30 de junho de 1642, passada pela Chancelaria de D. João IV, outorgou o título de "a muy heróica e leal cidade de São Sebastião do Rio de Janeiro", conferindo aos cidadãos do Rio o título de "homens bons do Porto", o que lhe assegurava os mesmos direitos e privilégios dos cidadãos de Lisboa e do Porto. Em 1763, a cidade do Rio de Janeiro tornou-se a sede do Vice-reino do Brasil e a capital da colônia. Com a transferência da corte portuguesa para o Brasil, em 1808, na época da tomada da Península Ibérica por Napoleão Bonaparte, a região foi muito beneficiada com reformas urbanas para abrigar a Corte portuguesa. Dentro das mudanças promovidas, destacam-se: a transferência de órgãos de administração pública e justiça, a criação de novas igrejas, hospitais, quartéis, fundação do primeiro banco do país  o Banco do Brasil  e a Imprensa Régia, com a Gazeta do Rio de Janeiro. Nos anos seguintes também surgiram o Jardim Botânico, a Biblioteca Real (hoje Biblioteca Nacional) e a Academia Real Militar, antecessora da atual Academia Militar das Agulhas Negras.
  • REQUINTADOS  BRINCOS EM OURO 18K  CRAVEJADO COM DIAMENTES E CORAL PODANGE. FEITIO DE RAMAGENS E FRUTOS.    PESO 8.13 GR COMP 4,5 CM.
  • KUAN YIN -  GRANDE ESCULTURA EM PEDRA MARMÓRIA APRESENTANDO KUAN YIN EXECUTANDO MUDRA DA MEDITAÇÃO E POSTADA SOBRE FLOR DE LÓTUS. OS CABELOS SÃO DELICADAMENTE ARRANJADOS EM COQUE, AS VESTES LHE CAEM DE FORMA ELEGANTE SOBRE O CORPO, CINGE COLAR E PULSEIRAS.MAGNIFICA E BELISSIMA ESCULTURA! TIBET, SEC. XIX, 146 CM DE ALTURA
  • GRANDE FISH BOWL EM PORCELANA COM DECORAÇÃO CANTON FAMILY ROSE. INTERIOR DECORADO COM CARPAS COLORIDAS. A TODA VOLTA RESERVAS COM EXUBERANTES FLORES E CENAS DE CORTE.  BASE EM MADEIRA. CHINA, INICIO DO SEC. XX. 47 X 36 CM (SEM CONSIDERAR O TAMANHO DA BASE. POSSUI RESTAURO NO FUNDO. NOTA: A origem do aquário começa primeiro com os romanos e depois em 1300 DC na China. Naquela época, os chineses estavam apenas desenvolvendo o Goldfish que conhecemos hoje.  Eles mantinham lagos cheios de peixes dourados em suas casas. Foi assim que surgiram essas  grandes tigelas em porcelana com lindos padrões de peixes por dentro e por fora. Quando recebiam visitas ou em ocasiões especiais, tiravam os peixes  dourados do lago e os colocavam nessas tigelas. Quando o evento acabava, aqueles peixes voltaram para seu grande lago.Ao longo das décadas, especialmente populares em 1800, essas tigelas se transformaram em tigelas de vidro e ter um peixinho em casa sentado sobre uma mesa tornou-se uma decoração comum.
  • GRANDE E BELO FISH BOWL EM PORCELANA COM BASE EM MADEIRA.. FUNDO EM LINDA TONALIADE AZUL. DECORADO COM FLORES RAMAGENS E BORBOLETAS. ARREMATES EM OURO. CHINA, PERÍODO REPÚBLICANO. 31  X 44 CM (SEM CONSIDERAR O TAMANHO DA BASE EM MADEIRA)
  • SANCAI  LINDA ESCULTURA APRESENTANDO CAVALEIRO MONTADO EM SEU CAVALO. EM UMA POSIÇÃO MARCIAL DENOTANDO MASCULINIDADE E NOBREZA . ESMALTES SANKAI CARACTERISTICOS DO PERÍODO TANG. CHINA. 26 X 28 CMNOTA: Em estilo e tema, este cavalo e cavaleiro com esmalte sancai ou  "tricolor" é emblemático dentro da escultura funerária do início do século VIII, o ápice da dinastia Tang. Respingos de forma livre e gotas de esmalte colorido foram experimentados pela primeira vez no século VI e os esmaltes sancai, feitos pela mistura de cobre, ferro e cobalto para criar um espectro vivo de azuis, verdes, âmbares e amarelos sobre um fundo branco leitoso , tornou-se moda no início da dinastia Tang para produtos funerários, utilitários e de exportação. A distribuição do esmalte neste cavalo e cavaleiro exibem uma qualidade superlativa.   As cores esclarecem, em vez de obscurecer, corcel, sela, bota, túnica e capuz. Pinceladas rápidas em preto detalham a testa e o bigode do cavaleiro, bem como a manta da sela e os olhos do cavalo, enquanto as linhas gravadas enfatizam a musculatura do animal. O próprio cavalo foi uma imagem poderosa durante a vigorosa expansão da "era de ouro" Tang. Cavalos de guerra como este grande cavalo foram ao mesmo tempo a recompensa das incursões militares no Ocidente e a base da estabilidade imperial que, por sua vez, encorajaria o comércio e a prosperidade num vasto império. Os corcéis mais procurados eram conhecidos como "cavalos suadores de sangue"; criados no reino ocidental de Ferghana, foram enviados em grande número como homenagem ao imperador. Os cavalos também eram um sinal de riqueza: leis suntuárias rigorosas limitavam o uso dos cavalos a pessoas de uma determinada posição e mesmo aqueles que serviam nas forças armada. Assim os nobres tinham seus cavalos como o cortesão montado com elegância neste apregoado no lote, mas o soldado do exército era também obrigado a fornecer sua própria montaria.
  • COMPANHIA DAS INDIAS - BELO BOWL EM  PORCLEANA CIA DAS INDIAS DO PERÍODO QING KANGXI AZUL E BRANCO. ELEGANTE DECORAÇÃO COM ELEMENTOS VEGETALISTAS. CHINA, SEC.  XVIII. 12 CM DE DIAMETRO
  • VASO EM PORCLEANA CHINESA DO PERÍODO REPUBLICANO. ESMALTES DA FAMÍIA ROSA COM LINDA DECORAÇÃO DE FLORES E PAVÃO. MARCAS SOB A BASE. EXCLEENTE QUALIDADE!  CHINA, INICIO DO SEC. XX. 13 CM DE ALTURA
  • LINDO POTICHE EM BRONZE DO PERIODO MEIJI  (1868-1912) COM PATINA DE SHAkUDO E COBRE. DECORAÇÃO APRESENTANDO AVES E PLANTAS EM AMBIENTE AQUATICO. JAPÃO, FINAL DO SEC. XIX. 12 CM DE ALTURANOTA: Shakudo é uma liga de ouro e cobre que pode ser tratada para desenvolver uma pátina negra
  • MAGNIFICO PAR DE INCENSÁRIOS EM BRONZE COM FEITIO DE CÃES DE FÓ. CABEÇAS BASCULANTES. A FUMAÇA É DISPENSADA PELA BOCA DAS CRIATURAS. EXCEPCIONAL QUALIDADE. CHINA, INICIO DO SEC. XX. 20 X 18 CM
  • BHUDA AYUTTHAVA -  LINDA CABEÇA EM BRONZE APRESENTANDO CABEÇA DE BHUDA SEGUNDO O ESTILO AVUTTAHAVA, SEGUNDO REINO DO SIÃO. TAILANDIA, SEC. XIX. 39 CM DE ALTURA.NOTA: Durante os séculos XIV a XVI, o reino de Ayutthaya, na Tailândia, tornou-se uma das forças mais poderosas do Sudeste Asiático continental. Continuando a trajetória artística estabelecida no Sukhothai, o governo Theravada patrocinou a produção de imagens de Buda moldadas em um novo estilo distinto. Imagens de Buda em trajes reais, como o presente exemplo onde ele é coroado e enfeitado com joias, tornaram-se cada vez mais populares. Os rostos do período Ayutthaya exibem um contorno curvilíneo com a linha do cabelo estendendo-se em direção à linha sinuosa da testa, acentuada por orelhas alongadas alargadas nas pontas superior e inferior. Os olhos, estendendo-se uniformemente por toda a largura do rosto, estão três quartos fechados para dotar a figura de uma sensação de serenidade que é ao mesmo tempo dirigida para dentro e também envolvida com o mundo. O Reino de Ayutthaya , o segundo Reino Siamês, existiu do século XIV ao século XVIII e é conhecido pelos seus colossais mosteiros e prang (torres relicárias). O nome  Ayutthaya  foi derivado da antiga cidade indiana  Ayodhya . Tornou-se uma das maiores e mais cosmopolitas áreas urbanas do mundo e serviu como centro para a diplomacia e o comércio comercial. Os comerciantes estrangeiros sempre foram bem-vindos no reino de Ayutthaya , tornando-o um centro de comércio com chineses, vietnamitas, indianos, persas e japoneses. Durante o século XVI, o Reino de Ayutthaya tornou-se uma das maiores e mais ricas cidades do Oriente, proporcionando abrigo aos comerciantes portugueses, holandeses, espanhóis e franceses fora dos muros da capital. O Reino de Ayutthaya estava localizado em uma ilha cercada por três rios, ligados ao mar, o que o tornava estrategicamente central para o comércio exterior e a diplomacia. Até os embaixadores da França durante o reinado do rei Luís XIV compararam o reino de Ayutthaya a Paris em termos de riqueza e tamanho. Afirmou-se que a corte do rei Narai tinha fortes ligações com o rei Luís XIV para aumentar a potência comercial. urante a época do Reino de Ayutthaya , os reis eram monarcas semi-religiosos que seguiam várias ideologias tanto do hinduísmo quanto do budismo. A religião predominante no Reino de Ayutthaya era o Budismo Theravada , mas segundo a tradição hindu, os reis eram vistos como avatares do Senhor Vishnu , nascidos para proteger o povo dos demônios. De acordo com o budismo, o rei era conhecido como um governante justo cujo objetivo era satisfazer o bem-estar do povo seguindo rigorosamente os ensinamentos do Senhor Buda .O Reino de Ayutthaya foi inicialmente governado pela 1ª Dinastia Uthong , que durou de 1350-1370. O primeiro rei de Ayutthaya foi Somdet Phra Chao Uthong , também conhecido como Somdet Phra Ramathibodi I. Ramathibodi I garantiu sua posição como rei por meio de casamentos e alianças políticas. Após sua morte, seguiu-se um conflito sobre a sucessão, que acabou levando seu filho Somdet Phra Ramesuan a assumir o poder, mas ele foi posteriormente sequestrado, causando uma guerra civil.Depois de derrubar a dinastia Uthong e tomar o trono do Reino de Ayutthaya do Rei Ramesuan, o Senhor de Suphanburi tornou-se o terceiro rei de Ayutthaya, iniciando a Dinastia Suphannaphum em 1370. Somdet Phra Borommarachathirat I, também conhecido como Khun Luang Pha Ngua, reinou sobre o reino por 18 anos e expandiu-o para o norte. Ele derrotou várias potências do norte de Phitsanuloke e subjugou a rebelião no Reino de Sucotai . No entanto, seu exército foi derrotado ao invadir Chiang Mai. O segundo rei da Dinastia Suphannaphum e o quarto rei do Reino de Ayutthaya foi Somdet Phrachao Thonglan , cujo reinado durou apenas uma semana antes de ser executado. Depois de ser deposto pelo rei Somdet Phra Borommarachathirat I, o rei Ramesuan, com apoio e poder suficientes, assumiu o trono novamente após executar Thonglan, de 17 anos. Durante seu segundo reinado, o rei Ramesuan capturou Chiang Mai, capital de Lan Na. Nos últimos 400 anos, muitos reis governaram uma das maiores e mais belas cidades do mundo naquela época. Aproximadamente 33 reis de diferentes dinastias governaram este reino e contribuíram para a sua beleza até à sua destruição total. No período de 417 anos, o reino foi adornado com belos mosteiros, pagodes, estátuas de Buda , templos  e palácios budistas .A Dinastia Prasat Thong teve uma influência significativa na criação de belas estruturas neste antigo reino. O primeiro rei da dinastia Prasat Thong, o rei Prasat Thong , construiu Wat Chaiwatthanaram , um dos magníficos templos budistas que fica na cidade do Reino de Ayutthaya . O nome do templo significa " O Templo do Longo Reinado e da Era Gloriosa ". Wat Chaiwatthanaram foi construído no estilo arquitetônico Khmer e apresenta um prang de 35 metros de altura com outros quatro prangs semelhantes. Toda a estrutura assenta numa plataforma rectangular e está rodeada por oito capelas em forma de chedi. Estas capelas são únicas, com diversas pinturas nas paredes interiores e 12 relevos representando cenas da vida do Senhor Buda , que devem ser lidos no sentido horário. Durante a mesma dinastia, o rei Narai, o Grande, também conhecido como Ramathibodi III, construiu Wat Kudi Duo, um templo budista que mais tarde foi restaurado pelo rei Thai Sa da dinastia Ban Phlu Luang. Este templo foi construído no estilo tardio de Ayutthaya e apresenta o Ubosot (sala de ordenação), o Viharn (salão de imagens), o princípio em forma de sino Chedi no estilo do Sri Lanka e muito mais.O primeiro rei que iniciou o Reino de Ayutthaya , o rei U-thong, também construiu Wat Yai Chai Mongkhon, um templo budista construído para acomodar monges. Outros importantes templos budistas construídos durante a existência do Reino de Ayutthaya incluem Wat Ratchburana, Wat Phanan Choeng, Wat Phra Si Sanphet e o Templo Wat Tuek, que ainda está ativo hoje. O Templo Wat Tuek consiste em duas salas de sermões, e o Ubosot no templo abriga um grande número de imagens de Buda em várias poses. Vários santuários modernos servem como monumentos a Buda, monges e algumas divindades hindus modernas .Wat Ratchburana foi fundado pelo Rei Borommarachathirat II da Dinastia Suphannaphum. O prang principal do templo é um dos melhores da cidade e contém um raro exemplo do início do período de Ayutthaya. Também abriga inúmeras imagens de Buda , artefatos de ouro e o Museu Chao Sam Phraya, apresentando influências dos estilos Khmer e Sukhothai.A arquitetura monástica de Wat Phra Si Sanphet foi alinhada num eixo leste-oeste, com o núcleo do templo apresentando três chedis idênticos construídos sobre uma plataforma retangular. Esses três chedis foram construídos no estilo Sukhothai, influenciado pela Srivijayan Stupa. Eles foram construídos por três reis: Rei Ramathibodi II, Rei Borommaracha III e Rei Boromracha IV. Apesar da invasão do exército birmanês, muitas estátuas e templos de Buda foram destruídos, mas várias estruturas ainda existem, como Wat Mahathat, onde você pode ver uma cabeça de Buda coberta de árvores.
  • GUSTAVO ROSA  TOCADOR DE SAXOFONE  TEMPERA A OVO SOBRE TELA  ASSINADO E DATADO 1979 NA FRENTE DA OBRA E TAMBEM NO FUNDO DA TELA. IMPORTANTE OBRA DO ARTISTA DOS ANOS INICIAIS DE SUA CARREIRA. 65 X 73 CM (CONSIDENRANDO O TAMANHO DA MOLDURA). SEM CONSIDERAR O TAMANHO DA MOLDURA TEM: 54 X 65 CMNOTA: Gustavo Rosa (1946-2013) foi um artista plástico brasileiro, conhecido por suas figuras coloridas, alegres, bem humoradas e de apelo popular e comercial.Gustavo Machado Rosa nasceu em São Paulo, no dia 20 de dezembro de 1946. Filho de Cecília de Paula Machado Neto com três anos já desenhava compulsivamente.Gustavo Rosa estudou na Escola Morumbi e no Colégio Paes Leme. Em 1964 ingressou na Fundação Armando Álvares Penteado (FAAP), onde frequentou o curso livre de desenho e pintura.Em 1966, Gustavo Rosa participou de sua primeira exposição coletiva na FAAP, ao lado de obras de Walter Levy, Dirce Pires e Décio Escobar.Em 1967 abandonou a profissão de publicitário para se dedicar exclusivamente à pintura. Em 1968 participou do Primeiro Festival de Artes Interclubes, em São Paulo, recebendo a Medalha de Ouro e uma viagem para a Europa.Em 1970, o artista  realizou sua primeira exposição individual, na Galeria Alberto Bonfiglioli, onde apresentou uma série de desenhos de grandes formatos.Nessa fase, recebeu diversas encomendas de portrait, que captavam quase fotograficamente, os aspectos físicos e os semblantes fisionômicos dos personagens retratados.Em 1974, o artista estudou gravura com o norte-americano Rudy Pozzati no Museu de Arte Brasileira da FAAP.Em 1979, com a colaboração de Alfredo Volpi, Gustavo substitui a tinta a óleo pela têmpera a ovo e, a exposição apresentada na Galeria Documenta foi incluída entre as melhores mostras daquele ano.
  • QUATRO MANTEGUEIRAS EM VIDRO ARTÍSTICO COM FEITIO DE GALINHAS NO NINHO. ESSAS ICÔNICAS PEÇAS EM VIDRO PRENSADO CONQUISTARAM NÃO SÓ O BRASIL MAS O MUNDO PRINCIPALMENTE NO PERÍODO DA GRANDE DEPRESSÃO QUE CULMINOU COM A CRACH DA BOLSA DE VALORES AMERICANA DÉCADA DE 1920. ENQUANTO O FAUSTO DA PRODUÇÃO DE PEÇAS DE ALTA QUALIDADE E LUXO SEGUIU EM UMA CRESCENTE NA SEGUNDA METADE DO SEC. XIX E INICIO DOS ANOS 20,  ABASTECENDO O MERCADO MUNDIAL COM CRISTAIS E ALFAIAS REQUINTADAS, ERA O USO DAS CLASSES ABASTADAS GUARNECER AS RESIDÊNCIAS COM OS PRODUTOS EXCLUSIVOS DA BACCARAT, SAINT LOUIS, VAL SAINT LAMBERT DENTRE OUTROS. ERA A PRIMEIRA VEZ NA HISTÓRIA QUE ESSES BENS ANTES DESTINADOS A ARISTOCRACIA E ALTA NOBREZA ESTAVAM AO ALCANCE DE QUEM PODIA POR ELES PAGAR. ERA O MILAGRE PRODUZIDO PELA REVOLUÇÃO INDUSTRIAL. MODELOS PADRONIZADOS DOS FABRICANTES MAIS REQUISITADOS COMEÇARAM A SER LANÇADOS PERMITINDO A DISPONIBILIZAÇÃO DOS CATÁLOGOS DE VENDA DOS PRODUTOS. CRIOU-SE O MERCADO DE LUXO. O BRASIL IRRIGADO PELOS GANHOS COM CULTURA DO CAFÉ NÃO FICOU DE FORA DESSE MOVIMENTO. ENTRETANTO ASSIM COMO O RESTO DO MUNDO O BRASIL NÃO PASSOU INCOLUME AO PESADELO DA QUEBRA DA BOLSA DE VALORES AMERICANA E DESTRUIÇÃO DOS MERCADOS MUNDIAIS. UM RESULTADO NOTÓRIO DESSE MOMENTO CRÍTICO FOI A INTERRUPÇÃO DO CONSUMO DE PRODUTOS DE LUXO COMO OS CRISTAIS. POR ESSA RAZÃO É QUE AS PEÇAS MAIS EXPRESSIVAS DE CRISTAIS BACCARAT ENCONTRADAS NO BRASIL SÃO ANTERIORES A DECADA DE 1930 (PEÇAS QUE ERAM ETIQUETADAS E NÃO TINHAM SELO ACIDADO COMO SE VIU A PARTIR DE 1930. DE FATO A CRIAÇÃO DO SELO ACIDADO SE DEU PARA PROTEGER AS MARCAS DE LUXO DA CÓPIA DE PRODUTOS COM MENOR QUALIDADE SEGUINDO A MODELAGEM DA PRODUÇÃO DAS GRANDES MAISONS). ASSIM SURGIU O CHAMADO VIDRO DA DEPRESSÃO. PEÇAS MOLDADAS EM GROSSO VIDRO COLORIDO COM BAIXA QUALIDADE DE PRODUÇÃO (COMPOTEIRAS, GALINHAS, GARRAFAS, DECANTERES, PRATOS ETC) COM BOLHAS DE AR E PROBLEMAS DE MOLDAGEM. NO BRASIL ESBERARD FOI O FABRICANTE MAIS IMPORTANTE DESSE TIPO DE PRODUTO. ESSAS QUATRO PEÇAS REMONTAM A ESSA PRODUÇÃO. UMA TRANSPARENTE, UMA VERDE, UMA AMBAR E UMA ROSE (ESSA TEM UM BICADO) BRASIL, INICIO DO SEC. XX.  14 CM DE COMPRIMENTONOTA: A Queda da Bolsa de Valores de 1929, também conhecida como Terça-Feira Negra, marcou o início cataclísmico da Grande Depressão, a maior recessão financeira da história do mundo. O impacto generalizado do desastre económico levou a um comportamento conservador do consumidor que durou a década seguinte: comprar apenas aquilo que podia pagar, renunciando às marcas de luxo e abandonando quaisquer lealdades à marca que existiam antes da crise. Apesar da pressão financeira sobre os consumidores e as empresas, alguns fabricantes de vidro criativos conseguiram sobreviver produzindo artigos de vidro a preços acessíveis e criando estratégias eficazes de distribuição. Este material de vidro barato  comumente conhecido como vidro da Depressão  foi produzido em massa de 1920 a 1950. Hoje, essas relíquias da era da Depressão são amplamente colecionadas não somente nos Estados Unidos e Europa mas no Brasil. Na virada do século 20, os artigos de vidro feitos à mão eram um alimento básico para famílias ricas. Delicados pratos e xícaras de cristal eram fabricados em pequenas lojas chamadas Hand Houses, onde intrincados acabamentos manuais eram adicionados aos vidros. Como o custo para fazer vidrarias detalhadas era alto, as vidrarias artesanais eram consideradas um item de luxo e só eram acessíveis aos ricos. Durante a década de 1920, alguns fabricantes de vidro identificaram a necessidade de produtos de vidro acessíveis para comercializar para famílias da classe trabalhadora como forma de expandir seus negócios. Assim começou a produção de vidrarias de pouca qualidade, oferecidas a preços acessíveis.  Quando a Grande Depressão começou, os vidros caros caíram em desuso entre os consumidores. O vidro de depressão tornou-se popular entre as consumidoras que buscavam a estética de produtos caros por uma fração do custo.  Como a fabricação do vidro Depression era relativamente barata, as empresas começaram a oferecer objetos de vidro Depression como itens promocionais.  Eram amplamente difundidas em feiras e quermesses no interior do Brasil. O vidro de depressão foi produzido em praticamente todas as cores. Os padrões amarelo e âmbar eram a escolha popular para a época, seguidos pelo verde, azul, rosa e cristal. Os fabricantes criaram alguns padrões em tons únicos, como alexandrita e tangerina, que acabaram fracassando no mercado. Durante os trinta anos de produção, foram fabricados mais de 100 padrões de vidro Depression. Cada empresa tinha padrões exclusivos, cada um valendo valores diferentes no mercado hoje. Alguns dos padrões mais comuns eram Cameo, Mayfair, American Sweetheart, Princess e Royal Lace. Os nomes românticos e idealistas refletiam um anseio social pela prosperidade da década de 1920, uma época que propagou sonhos de uma vida de sucesso no futuro. Hoje essas peças são por vezes vendidas por valores bem mais altos do que as requintadas peças de Baccarat do sec. XIX.
  • BELO ANEL EM OURO 18K COM FORMATO DE FOLHAS CRAVAÇÃO DE PÉROLA E BRILHANTES  . ARO 17 ,1,93 GR
  • CINCO MANTEGUEIRAS EM VIDRO ARTÍSTICO COM FEITIO DE GALINHAS NO NINHO E UM GALHETEIRO EM CERAMICA NO MESMO FORMATO. ESSAS ICÔNICAS PEÇAS EM VIDRO PRENSADO CONQUISTARAM NÃO SÓ O BRASIL MAS O MUNDO PRINCIPALMENTE NO PERÍODO DA GRANDE DEPRESSÃO QUE CULMINOU COM A CRACH DA BOLSA DE VALORES AMERICANA DÉCADA DE 1920. ENQUANTO O FAUSTO DA PRODUÇÃO DE PEÇAS DE ALTA QUALIDADE E LUXO SEGUIU EM UMA CRESCENTE NA SEGUNDA METADE DO SEC. XIX E INICIO DOS ANOS 20,  ABASTECENDO O MERCADO MUNDIAL COM CRISTAIS E ALFAIAS REQUINTADAS, ERA O USO DAS CLASSES ABASTADAS GUARNECER AS RESIDÊNCIAS COM OS PRODUTOS EXCLUSIVOS DA BACCARAT, SAINT LOUIS, VAL SAINT LAMBERT DENTRE OUTROS. ERA A PRIMEIRA VEZ NA HISTÓRIA QUE ESSES BENS ANTES DESTINADOS A ARISTOCRACIA E ALTA NOBREZA ESTAVAM AO ALCANCE DE QUEM PODIA POR ELES PAGAR. ERA O MILAGRE PRODUZIDO PELA REVOLUÇÃO INDUSTRIAL. MODELOS PADRONIZADOS DOS FABRICANTES MAIS REQUISITADOS COMEÇARAM A SER LANÇADOS PERMITINDO A DISPONIBILIZAÇÃO DOS CATÁLOGOS DE VENDA DOS PRODUTOS. CRIOU-SE O MERCADO DE LUXO. O BRASIL IRRIGADO PELOS GANHOS COM CULTURA DO CAFÉ NÃO FICOU DE FORA DESSE MOVIMENTO. ENTRETANTO ASSIM COMO O RESTO DO MUNDO O BRASIL NÃO PASSOU INCOLUME AO PESADELO DA QUEBRA DA BOLSA DE VALORES AMERICANA E DESTRUIÇÃO DOS MERCADOS MUNDIAIS. UM RESULTADO NOTÓRIO DESSE MOMENTO CRÍTICO FOI A INTERRUPÇÃO DO CONSUMO DE PRODUTOS DE LUXO COMO OS CRISTAIS. POR ESSA RAZÃO É QUE AS PEÇAS MAIS EXPRESSIVAS DE CRISTAIS BACCARAT ENCONTRADAS NO BRASIL SÃO ANTERIORES A DECADA DE 1930 (PEÇAS QUE ERAM ETIQUETADAS E NÃO TINHAM SELO ACIDADO COMO SE VIU A PARTIR DE 1930. DE FATO A CRIAÇÃO DO SELO ACIDADO SE DEU PARA PROTEGER AS MARCAS DE LUXO DA CÓPIA DE PRODUTOS COM MENOR QUALIDADE SEGUINDO A MODELAGEM DA PRODUÇÃO DAS GRANDES MAISONS). ASSIM SURGIU O CHAMADO VIDRO DA DEPRESSÃO. PEÇAS MOLDADAS EM GROSSO VIDRO COLORIDO COM BAIXA QUALIDADE DE PRODUÇÃO (COMPOTEIRAS, GALINHAS, GARRAFAS, DECANTERES, PRATOS ETC) COM BOLHAS DE AR E PROBLEMAS DE MOLDAGEM. NO BRASIL ESBERARD FOI O FABRICANTE MAIS IMPORTANTE DESSE TIPO DE PRODUTO. ESSAS QUATRO PEÇAS REMONTAM A ESSA PRODUÇÃO. UMA TRANSPARENTE (TEM UM BICADO), UMA OPALINADA, UMA ROSE,  UMA TRANSPARENTE TONALIZADA EM AMARELO, UMA INDIVIDUAL AZUL E UM SALEIRO E PIMENTEIRO EM CERAMICA POLICROMADA. BRASIL, INICIO DO SEC. XX.  14 CM DE COMPRIMENTONOTA: A Queda da Bolsa de Valores de 1929, também conhecida como Terça-Feira Negra, marcou o início cataclísmico da Grande Depressão, a maior recessão financeira da história do mundo. O impacto generalizado do desastre económico levou a um comportamento conservador do consumidor que durou a década seguinte: comprar apenas aquilo que podia pagar, renunciando às marcas de luxo e abandonando quaisquer lealdades à marca que existiam antes da crise. Apesar da pressão financeira sobre os consumidores e as empresas, alguns fabricantes de vidro criativos conseguiram sobreviver produzindo artigos de vidro a preços acessíveis e criando estratégias eficazes de distribuição. Este material de vidro barato  comumente conhecido como vidro da Depressão  foi produzido em massa de 1920 a 1950. Hoje, essas relíquias da era da Depressão são amplamente colecionadas não somente nos Estados Unidos e Europa mas no Brasil. Na virada do século 20, os artigos de vidro feitos à mão eram um alimento básico para famílias ricas. Delicados pratos e xícaras de cristal eram fabricados em pequenas lojas chamadas Hand Houses, onde intrincados acabamentos manuais eram adicionados aos vidros. Como o custo para fazer vidrarias detalhadas era alto, as vidrarias artesanais eram consideradas um item de luxo e só eram acessíveis aos ricos. Durante a década de 1920, alguns fabricantes de vidro identificaram a necessidade de produtos de vidro acessíveis para comercializar para famílias da classe trabalhadora como forma de expandir seus negócios. Assim começou a produção de vidrarias de pouca qualidade, oferecidas a preços acessíveis.  Quando a Grande Depressão começou, os vidros caros caíram em desuso entre os consumidores. O vidro de depressão tornou-se popular entre as consumidoras que buscavam a estética de produtos caros por uma fração do custo.  Como a fabricação do vidro Depression era relativamente barata, as empresas começaram a oferecer objetos de vidro Depression como itens promocionais.  Eram amplamente difundidas em feiras e quermesses no interior do Brasil. O vidro de depressão foi produzido em praticamente todas as cores. Os padrões amarelo e âmbar eram a escolha popular para a época, seguidos pelo verde, azul, rosa e cristal. Os fabricantes criaram alguns padrões em tons únicos, como alexandrita e tangerina, que acabaram fracassando no mercado. Durante os trinta anos de produção, foram fabricados mais de 100 padrões de vidro Depression. Cada empresa tinha padrões exclusivos, cada um valendo valores diferentes no mercado hoje. Alguns dos padrões mais comuns eram Cameo, Mayfair, American Sweetheart, Princess e Royal Lace. Os nomes românticos e idealistas refletiam um anseio social pela prosperidade da década de 1920, uma época que propagou sonhos de uma vida de sucesso no futuro. Hoje essas peças são por vezes vendidas por valores bem mais altos do que as requintadas peças de Baccarat do sec. XIX.
  • CINCO MANTEGUEIRAS EM VIDRO ARTÍSTICO COM FEITIO DE GALINHAS NO NINHO . ESSAS ICÔNICAS PEÇAS EM VIDRO PRENSADO CONQUISTARAM NÃO SÓ O BRASIL MAS O MUNDO PRINCIPALMENTE NO PERÍODO DA GRANDE DEPRESSÃO QUE CULMINOU COM A CRACH DA BOLSA DE VALORES AMERICANA DÉCADA DE 1920. ENQUANTO O FAUSTO DA PRODUÇÃO DE PEÇAS DE ALTA QUALIDADE E LUXO SEGUIU EM UMA CRESCENTE NA SEGUNDA METADE DO SEC. XIX E INICIO DOS ANOS 20,  ABASTECENDO O MERCADO MUNDIAL COM CRISTAIS E ALFAIAS REQUINTADAS, ERA O USO DAS CLASSES ABASTADAS GUARNECER AS RESIDÊNCIAS COM OS PRODUTOS EXCLUSIVOS DA BACCARAT, SAINT LOUIS, VAL SAINT LAMBERT DENTRE OUTROS. ERA A PRIMEIRA VEZ NA HISTÓRIA QUE ESSES BENS ANTES DESTINADOS A ARISTOCRACIA E ALTA NOBREZA ESTAVAM AO ALCANCE DE QUEM PODIA POR ELES PAGAR. ERA O MILAGRE PRODUZIDO PELA REVOLUÇÃO INDUSTRIAL. MODELOS PADRONIZADOS DOS FABRICANTES MAIS REQUISITADOS COMEÇARAM A SER LANÇADOS PERMITINDO A DISPONIBILIZAÇÃO DOS CATÁLOGOS DE VENDA DOS PRODUTOS. CRIOU-SE O MERCADO DE LUXO. O BRASIL IRRIGADO PELOS GANHOS COM CULTURA DO CAFÉ NÃO FICOU DE FORA DESSE MOVIMENTO. ENTRETANTO ASSIM COMO O RESTO DO MUNDO O BRASIL NÃO PASSOU INCOLUME AO PESADELO DA QUEBRA DA BOLSA DE VALORES AMERICANA E DESTRUIÇÃO DOS MERCADOS MUNDIAIS. UM RESULTADO NOTÓRIO DESSE MOMENTO CRÍTICO FOI A INTERRUPÇÃO DO CONSUMO DE PRODUTOS DE LUXO COMO OS CRISTAIS. POR ESSA RAZÃO É QUE AS PEÇAS MAIS EXPRESSIVAS DE CRISTAIS BACCARAT ENCONTRADAS NO BRASIL SÃO ANTERIORES A DECADA DE 1930 (PEÇAS QUE ERAM ETIQUETADAS E NÃO TINHAM SELO ACIDADO COMO SE VIU A PARTIR DE 1930. DE FATO A CRIAÇÃO DO SELO ACIDADO SE DEU PARA PROTEGER AS MARCAS DE LUXO DA CÓPIA DE PRODUTOS COM MENOR QUALIDADE SEGUINDO A MODELAGEM DA PRODUÇÃO DAS GRANDES MAISONS). ASSIM SURGIU O CHAMADO VIDRO DA DEPRESSÃO. PEÇAS MOLDADAS EM GROSSO VIDRO COLORIDO COM BAIXA QUALIDADE DE PRODUÇÃO (COMPOTEIRAS, GALINHAS, GARRAFAS, DECANTERES, PRATOS ETC) COM BOLHAS DE AR E PROBLEMAS DE MOLDAGEM. NO BRASIL ESBERARD FOI O FABRICANTE MAIS IMPORTANTE DESSE TIPO DE PRODUTO. ESSAS QUATRO PEÇAS REMONTAM A ESSA PRODUÇÃO. DUAS TRANSPARENTE S, UMA OPALINADA, UMA AZUL E UMA VERDE. BRASIL, INICIO DO SEC. XX.  14 CM DE COMPRIMENTONOTA: A Queda da Bolsa de Valores de 1929, também conhecida como Terça-Feira Negra, marcou o início cataclísmico da Grande Depressão, a maior recessão financeira da história do mundo. O impacto generalizado do desastre económico levou a um comportamento conservador do consumidor que durou a década seguinte: comprar apenas aquilo que podia pagar, renunciando às marcas de luxo e abandonando quaisquer lealdades à marca que existiam antes da crise. Apesar da pressão financeira sobre os consumidores e as empresas, alguns fabricantes de vidro criativos conseguiram sobreviver produzindo artigos de vidro a preços acessíveis e criando estratégias eficazes de distribuição. Este material de vidro barato  comumente conhecido como vidro da Depressão  foi produzido em massa de 1920 a 1950. Hoje, essas relíquias da era da Depressão são amplamente colecionadas não somente nos Estados Unidos e Europa mas no Brasil. Na virada do século 20, os artigos de vidro feitos à mão eram um alimento básico para famílias ricas. Delicados pratos e xícaras de cristal eram fabricados em pequenas lojas chamadas Hand Houses, onde intrincados acabamentos manuais eram adicionados aos vidros. Como o custo para fazer vidrarias detalhadas era alto, as vidrarias artesanais eram consideradas um item de luxo e só eram acessíveis aos ricos. Durante a década de 1920, alguns fabricantes de vidro identificaram a necessidade de produtos de vidro acessíveis para comercializar para famílias da classe trabalhadora como forma de expandir seus negócios. Assim começou a produção de vidrarias de pouca qualidade, oferecidas a preços acessíveis.  Quando a Grande Depressão começou, os vidros caros caíram em desuso entre os consumidores. O vidro de depressão tornou-se popular entre as consumidoras que buscavam a estética de produtos caros por uma fração do custo.  Como a fabricação do vidro Depression era relativamente barata, as empresas começaram a oferecer objetos de vidro Depression como itens promocionais.  Eram amplamente difundidas em feiras e quermesses no interior do Brasil. O vidro de depressão foi produzido em praticamente todas as cores. Os padrões amarelo e âmbar eram a escolha popular para a época, seguidos pelo verde, azul, rosa e cristal. Os fabricantes criaram alguns padrões em tons únicos, como alexandrita e tangerina, que acabaram fracassando no mercado. Durante os trinta anos de produção, foram fabricados mais de 100 padrões de vidro Depression. Cada empresa tinha padrões exclusivos, cada um valendo valores diferentes no mercado hoje. Alguns dos padrões mais comuns eram Cameo, Mayfair, American Sweetheart, Princess e Royal Lace. Os nomes românticos e idealistas refletiam um anseio social pela prosperidade da década de 1920, uma época que propagou sonhos de uma vida de sucesso no futuro. Hoje essas peças são por vezes vendidas por valores bem mais altos do que as requintadas peças de Baccarat do sec. XIX.
  • DUAS GRANDES COMPOTEIRAS EM VIDRO ARTÍSTICO COM FEITIO DE GALINHAS NO NINHO . ESSAS ICÔNICAS PEÇAS EM VIDRO PRENSADO CONQUISTARAM NÃO SÓ O BRASIL MAS O MUNDO PRINCIPALMENTE NO PERÍODO DA GRANDE DEPRESSÃO QUE CULMINOU COM A CRACH DA BOLSA DE VALORES AMERICANA DÉCADA DE 1920. ENQUANTO O FAUSTO DA PRODUÇÃO DE PEÇAS DE ALTA QUALIDADE E LUXO SEGUIU EM UMA CRESCENTE NA SEGUNDA METADE DO SEC. XIX E INICIO DOS ANOS 20,  ABASTECENDO O MERCADO MUNDIAL COM CRISTAIS E ALFAIAS REQUINTADAS, ERA O USO DAS CLASSES ABASTADAS GUARNECER AS RESIDÊNCIAS COM OS PRODUTOS EXCLUSIVOS DA BACCARAT, SAINT LOUIS, VAL SAINT LAMBERT DENTRE OUTROS. ERA A PRIMEIRA VEZ NA HISTÓRIA QUE ESSES BENS ANTES DESTINADOS A ARISTOCRACIA E ALTA NOBREZA ESTAVAM AO ALCANCE DE QUEM PODIA POR ELES PAGAR. ERA O MILAGRE PRODUZIDO PELA REVOLUÇÃO INDUSTRIAL. MODELOS PADRONIZADOS DOS FABRICANTES MAIS REQUISITADOS COMEÇARAM A SER LANÇADOS PERMITINDO A DISPONIBILIZAÇÃO DOS CATÁLOGOS DE VENDA DOS PRODUTOS. CRIOU-SE O MERCADO DE LUXO. O BRASIL IRRIGADO PELOS GANHOS COM CULTURA DO CAFÉ NÃO FICOU DE FORA DESSE MOVIMENTO. ENTRETANTO ASSIM COMO O RESTO DO MUNDO O BRASIL NÃO PASSOU INCOLUME AO PESADELO DA QUEBRA DA BOLSA DE VALORES AMERICANA E DESTRUIÇÃO DOS MERCADOS MUNDIAIS. UM RESULTADO NOTÓRIO DESSE MOMENTO CRÍTICO FOI A INTERRUPÇÃO DO CONSUMO DE PRODUTOS DE LUXO COMO OS CRISTAIS. POR ESSA RAZÃO É QUE AS PEÇAS MAIS EXPRESSIVAS DE CRISTAIS BACCARAT ENCONTRADAS NO BRASIL SÃO ANTERIORES A DECADA DE 1930 (PEÇAS QUE ERAM ETIQUETADAS E NÃO TINHAM SELO ACIDADO COMO SE VIU A PARTIR DE 1930. DE FATO A CRIAÇÃO DO SELO ACIDADO SE DEU PARA PROTEGER AS MARCAS DE LUXO DA CÓPIA DE PRODUTOS COM MENOR QUALIDADE SEGUINDO A MODELAGEM DA PRODUÇÃO DAS GRANDES MAISONS). ASSIM SURGIU O CHAMADO VIDRO DA DEPRESSÃO. PEÇAS MOLDADAS EM GROSSO VIDRO COLORIDO COM BAIXA QUALIDADE DE PRODUÇÃO (COMPOTEIRAS, GALINHAS, GARRAFAS, DECANTERES, PRATOS ETC) COM BOLHAS DE AR E PROBLEMAS DE MOLDAGEM. NO BRASIL ESBERARD FOI O FABRICANTE MAIS IMPORTANTE DESSE TIPO DE PRODUTO. SÃO UMA AZUL E UMA VERDE. BRASIL, INICIO DO SEC. XX.  21 CM DE COMPRIMENTO
  • DUAS GRANDES E BELAS  COMPOTEIRAS EM VIDRO ARTÍSTICO COM FEITIO DE GALINHAS NO NINHO . VIDRO OPALINADO BRANCO COM DETALHES EM VERMELHO. E INICIO DO SEC. XX.  19 CM DE COMPRIMENTO

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