Peças para o próximo leilão

590 Itens encontrados

Página:

  • PRECIOSO CRUCIFIXO DE ALCOVA EM MADEIRA E MARFIM COM GUARNIÇOES EM PRATA REVESTIDA EM OURO E RESPLENDOR REMATADO POR DIAMANTE. DE VERTENTE INDO PORTUGUESA ESSA É UMA JÓIA DO PERÍODO JOANINO NO INICIO DOS ANOS 1700. A CRUZ EM MADEIRA FORRADA EM OURO É ESCULPIDA EM ELEGANTES TORNEADOS HINDÚS. A BASE FACETADA TEM ARREMATES CARACTERÍSTICOS. O CRISTO VIVO DE PIDEDOSO SEMBLANTE APRESENTA POLICROMIA DELICADA. A LINDA GUARNIÇÃO EM PRATA REVESTIDA EM OURO COMPOE-SE DE TITULO CRUCIS (PLACA INRI) CIRCUNDADA POR PEROLADO REMATADO POR FLORES. RESPLEDOR COM CRAVAÇÃO DE DIAMANTE, RAIOS COM NUVENS QUE ADORNAM O CIRSTO E UMA PLACA SOB OS PÉS DECORADO COM LAURÉU QUE EMOLDURA CORAÇÃO TRESPASSADO. UM EXEMPLAR MAGNIFICO, BELISSIMO E REQUINTADO! GOA, INICIO DO SEC. XVIII. 31 CM DE ALTURA. NOTA: No decurso dos séculos  XVII e XVIII, Portugal e Espanha foram os mais profícuos produtores de arte sacra em marfim no mundo. Isso graças as colônias ultra marinas estabelecidas pelos dois países em África e no Oriente. Nestes locais encontraram o  OURO BRANCO como era chamado o marfim. A nobreza do materal se propagou junto aos Reis, Nobres e a Igreja  graças ao exotismo de sua origem (As míticas terras longínquas e os lendários elefantes aludidos pelos historiadores antigos em suas crônicas de riqueza e poder dos elefantes  como irresistíveis máquinas de guerra). A alva, pura e etérea beleza do material cedo  levou-o a ser adotado pela igreja na representação das sagradas imagens religiosas.   De fato, o descobrimento do caminho marítimo para a Índia em 1448, é considerado um fato hercúleo dos Descobrimentos e um grande empreendimento histórico, no qual tudo o que se descobriu resultou na descoberta das rotas marítimas para o Oriente. No Índico estabeleceram-se contatos com as cidades de Sofala, Quíloa, Mombaça e Melinde logo nas duas primeiras viagens, em 1498 e 1500. Cidades que, fazendo parte do império muçulmano, enriquecido pelo comércio do ouro, abrangia a zona costeira desde Sofala até Melinde. Desde logo, estabelecidos contatos comerciais, criadas feitorias e, pouco depois, conquistadas, de que resultaram, mais tarde, fortes influências culturais e consequências artísticas. Na Índia, depois de já estabelecidos em Cochim, optou-se pelo domínio efetivo dos mares; pela instalação de feitorias junto a cidades importantes e, para executar o plano de Afonso de Albuquerque, 2º Governador da Índia (1509-1515) que conquistou Goa, Malaca e Ormuz, três pontos estratégicos para o domínio dos mares e, por essa via, de todo o comércio. A transferência da capital, de Cochim para Goa, a conquista de várias cidades, como Calecut, a construção de feitorias, como em Diu, contribuíram para a existência de dispersas possessões na costa ocidental indiana, com a consequente influência cultural e produção artística, diferenciada mediante o local de produção e respetivas influências. Mais tarde, no Ceilão foi construída a primeira fortaleza em Columbo em 1518, iniciando o império português na ilha, que durou até princípios do século XVII, perdido para os Holandeses no final mesmo século. Dessa prolongada permanência no Ceilão resultaram, fortes laços culturais e rica produção artística. Com o objetivo de atingir os centros produtores de duas especiarias muito estimadas, o cravo e a noz moscada, Afonso de Albuquerque, após ter conquistado Malaca, enviou dali, em 1511, ao descobrimento dos arquipélagos indonésios de Banda e Molucas uma pequena frota ... Desta mesma época data o descobrimento de Timor .... (Damião Peres, A História dos Descobrimentos Portugueses, pp. 141-142). A conquista de Malaca, assegurou o controle do estreito, passagem obrigatória do Índico para o Mar da China, importante conjunto de rotas comerciais que ligavam esta cidade com a costa Oriental da Índia  onde se controlou cidades como Negapatão, São Tomé de Meliapor, Paleacate e Masulipatão -, com o Golfo de Bengala  com destaque para a cidade de Hughli - e com o Sueste asiático  Birmânia, Sião e Camboja -, regiões essencialmente dominadas por aventureiros e comerciantes portugueses.  Melinde (Quénia) era aquela época um dos mais importantes entrepostos do tráfico, realizado pelos Árabes entre a costa oriental africana e os portos do Mar Vermelho, Arábia, Golfo Pérsico, Golfo de Cambraia e Costa do Malabar. No séc. XVI, aliada já aos portugueses, contava com 200 mil habitantes e o seu porto era o mais frequentado da África Oriental. A ligação à Guiné, ao Gana, ao Benim, ao Congo e a Angola; a Moçambique e às cidades da costa oriental africana como Sofala, Quíloa, Mombaça e Melinde; ao Mar Vermelho e ao Golfo Pérsico; a toda a costa ocidental indiana (na qual se inclui a Costa do Malabar); ao Império Mogol (no interior Norte do subcontinente Indiano); ao Ceilão; à costa oriental indiana; ao Golfo de Bengala e à Birmânia; à Malásia; ao reino do Sião; a Timor; à China; e ao Japão. Nestes lugares a que se denomina Estado da Índia (conjunto de territórios, estabelecimentos, bens, pessoas e interesses administrados, geridos ou tutelados pela coroa portuguesa, no Oceano Índico e mares adjacentes ou nos territórios ribeirinhos, do Cabo da Boa Esperança ao Japão), desenvolveram-se relações políticas, religiosas, económicas, comerciais, culturais que originaram manifestações artísticas como o mobiliário indo-português e a rica arte sacra que inspirou. Atribuiu-se a Goa, o principal centro de produção, mas também se admite a execução em toda a costa Malabar. (Couto, 1938: 3) O mobiliário e arte sacra indo-português foi executado nas regiões costeiras do Gujarate, do Concão e do Malabar, em que existiam fortificações portuguesas, para além, das terras do Grão-Mogol (Guzarate até aos Himalaias) e no norte da Índia, em que não existiu administração portuguesa ou domínio militar.
  • Relógio BVLGARI AT 29 GL com data e caixa em ouro amarelo 18K. Medidas da caixa: 28,7 mm de diâmetro (sem a coroa) e 7,3 mm de espessura. Movimento: Quartzo de fabricação suíça. Pulseira: pulseira de couro MARROM Bvlgari original
  • BELO CANDELABRO COM FLOREIRO COM BRAÇOS EM SERPENTINA. CONSTRUIDO EM METAL ESPESSURADO A PRATA ESSE ELEGANTE CANDELABRO TEM UMA PARTICULARIDADE INCOMUM QUE É A FLOREIRA NO CENTRO DE ONDE PARTEM OS BRAÇOS COM OS LUMES. A FLOREIRA TEM UMA TAMPA COM GRELHA PARA BEM ARRANJAR AS FLORES. DECORADO EM RELEVO COM GODRONS. ELEGANTE E MUITO FUNCIONAL. INGLATERRA, INICIO DO SEC. XX. 27 X 17 CM
  • IMPÉRIO AUSTRO HUNGARO - LINDO FLOREIRO EM CRISTAL OVERLAY, BRANCO E VERDE. REMATADO EM OURO E ESMALTES FLORAIS. BELISSSIMO ESTILO BIEDERMEIR É UM VASO IMPONENTE, DE GRANDE DIMENSÃO E EM ÓTIMO ESTADO DE CONSERVAÇÃO! INICIO DO SEC. XX. 33 X 19 CM
  • IMPÉRIO AUSTRO HUNGARO - BELO CONJUNTO DE DECANTER E QUATRO CÁLICES  EM CRISTAL OVERLAY, BRANCO E VERDE. REMATADO EM OURO E EMALTES FLORAIS. BELISSSIMO ESTILO BIEDERMEIR EM ÓTIMO ESTADO DE CONSERVAÇÃO! INICIO DO SEC. XX. 23 CM DE ALTURA (DECANTER)
  • TABULEIRO EM PRATA DE LEI COM MARCAS DE CONTRASTE PARA AMÉRICA CENTRAL (MÉXICO STERLING). CORPO LISO, BORDA COM GODRONS. ALÇAS LATERAIS. 65 CM DE COMPRIMENTO. 2305 G
  • IMPÉRIO AUSTRO HUNGARO - LINDO PAR DE COMPOTEIRAS  EM CRISTAL OVERLAY, BRANCO E GOGNAC. REMATADO EM OURO E EMALTES FLORAIS. BELISSSIMO ESTILO BIEDERMEIR EM ÓTIMO ESTADO DE CONSERVAÇÃO! INICIO DO SEC. XX. 25  CM DE ALTURA
  • TRAVESSA OVAL EM PRATA DE LEI, CONTRASTE PARA ALEMANHA, INICIO DO SEC. XX. BORDA COM MODELO CROIZE. ALEMANHA, 44 CM DE COMPRIMENTO. 790 G
  • IMPÉRIO AUSTRO HUNGARO - LINDO FLOREIRO  DE FEITIO MEDICE   EM CRISTAL OVERLAY, BRANCO E VERDE. REMATADO EM OURO E EMALTES FLORAIS. BELISSSIMO ESTILO BIEDERMEIR EM ÓTIMO ESTADO DE CONSERVAÇÃO! INICIO DO SEC. XX.  24 CM DE ALTURA
  • ELEGANTE CAFETEIRA  EM PRATA DE LEI COM ALÇA EM MADEIRA. 580 G. EUA,
  • DELICADOS  BRINCOS EM OURO E 18K  E LAPIS LAZULI.   PESO 2.56 GR COMP 20MM.
  • IMPÉRIO AUSTRO HUNGARO -  BELO BOWL EM CRISTAL OVERLAY BRANCO E CEREJA ADORNADO COM ESMALTES FLORAIS E ADORNADO EM OURO. IMPERIO AUSTRO HUNGARO, INICIO DO SEC. XX.
  • IMPÉRIO AUSTRO HUNGARO - LINDA COMPOTEIRA  EM CRISTAL OVERLAY, BRANCO E VERDE. REMATADO EM OURO E EMALTES FLORAIS. BELISSSIMO ESTILO BIEDERMEIR EM ÓTIMO ESTADO DE CONSERVAÇÃO! INICIO DO SEC. XX.  27 X 17  CM
  • MEDNAT   LE CRUCHE CASSEE (O VASO QUEBRADO) LINDA ESCULTURA EM BRONZE ORMOLU  E FAUX MARFIM COM BASE EM MÁRMORE.APRESENTA JOVEM CAMPONESA OLHANDO DESCONSOLADA PARA UM VASO QUEBRADO QUE ELA MESMO DERRUBOU. FRANÇA, SEC. XIX/XX. 29 X 22 CM
  • ZHANG GUOLAO  LINDA ESCULTURA EM CRISTAL DE ROCHA APRESENTANDO ZHANG GUOLAO. REPRESENTA A VIDA LONGA E A IMORTALIDADE. CARREGA NA MÃO ESQUERDA SEU ATRIBUTO, UM TAMBOR FEITO DE UM TUBO DE BAMBU, COM DUAS BAQUETAS PARA TOCÁ-LO. ESSE TAMBOR POSSUI PROPRIEDADES CURATIVAS. CHINA, FINAL DO SEC. XIX. 18 CM DE ALTURANOTA: ZHANG GUOLAO  - NA RELIGIÃO CHINESA, UM DOS BAXIANOS , OS OITO IMORTAIS DO TAOÍSMO . NA ARTE ELE É RETRATADO CARREGANDO UMA PENA DE FÊNIX E O PÊSSEGO DA IMORTALIDADE. ELE CAVALGA (MUITAS VEZES DE COSTAS) EM UMA MULA MARAVILHOSA QUE PODE SER DOBRADA COMO PAPEL QUANDO NÃO ESTÁ EM USO.
  • LINDA ESCULTURA EM MARFIM APRESENTANDO BARCO ESCULPIDO EM DETALHES COM PERSONAGENS DIVERSOS E PROA DECORADA COM FIGURA DE CABEÇA DE DRAGÃO. ASSENTE SOBRE BASE EM MADEIRA ENTALHADA SIMULANDO ONDAS. CHINA, INICIO DO SEC. XX. 31 CM DE COMPRIMENTO.
  • LINDO OKIMONO EM MARFIM APRESENTANDO MATERNIDADE, MÃE E SEU FILHO. VIRTUOSA DECORAÇÃO EM POLICROMIA. ASSINADO SOB A BASE. JAPÃO, INICIO DO SEC. XX.  22 CM DE ALTURA
  • HAN XIANGZI   ESCULTURA EM MARFIM APRESENTANDO FIGURA DE HAN XIANGZIUM DOSOITO IMORTAIS DO PANTEÃO TAOISTA CHINÊS. APRESENTADO COM SEU ATRIBUTO UMA FLAURA.. CHINA, INICIO DO SEC. XX. 26 CM DE ALTURA
  • LU DONG BIN - ESCULTURA EM MARFIM APRESENTANDO LU DONG BE O CHEFE DOS IMORTAIS COM SUA ESPADA PRESA AS COSTAS.  26 CM DE ALTURA.NOTA: Lu Dong Bin foi um estudioso que estudou o Taoísmo com Zhong Li Chuan, o Chefe dos Oito Imortais. Lu geralmente é retratado segurando um pincel taoísta na mão direita e tem uma espada pendurada nas costas. Diz-se que ele recebeu uma série de dez tentações para superar, a fim de demonstrar sua pureza e virtude. Tendo superado todas as dez tentações, Lu recebeu uma espada sobrenatural. Ele usou esta espada para matar dragões e demônios  livrando o mundo do mal. A espada de Lu Dong Bin foi chamada de Chan-yao Kuai, que traduzido livremente significa Devil Slayer.
  • ZHNG GU LO - ESCULTURA EM MARFIM REPRESENTANDO ZHNG GU LO UM DOS OITO IMORTAIS DO PANTEÃO TOÍSTA CHIENES. MUITO BOA QUALIDADE E CERTAMENTE DA SEGUNDA METADE DO SEC. XIX. 17 CM DE ALTURA  (COM A BASE)

590 Itens encontrados

Página: