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  • CARLO MONTALTO LICENCIADO POR GAETANO SCIORALI (SCIORALI LIGHTING)  - COM SELO DA MANUFATURA. IDENTICO AO APREGOADO NO LOTE ANTEIROR.  TRÊS GLOBOS EM VIDRO ARTÍSTICO ITALIANO EM ESTRUTURA DE METAL DOURADO FORMANDO ESTRUTURAS TUBULARES UNIDAS ENTRE SI POR SUPORTES TRIANGULARES. OS GLOBOS SÃO EM ESPESSO VIDRO ITALIANO COM FEITIO DE NERVURAS VERTICAIS. EXCELENTE ESTADO. BRASIL, DEC. 70. 37 X 30 CM (ALTURA DA LUMINÁRIA SEM CONSIDERAR O TAMANHO DA CORRENTE DA QUAL PENDE. NOTA: Um empresário notável, Sciolari era também um designer criativo. Ao longo da sua carreira, concebeu alguns aparelhos de iluminação magníficos e incríveis, incluindo o candeeiro de suspensão Mod A5011 (cerca de 1950), o candeeiro de pé 4079 (1965) e, claro, o lustre Cubic (década de 1970). Biografia Angelo Gaetano Sciolari nasceu em Itália em 1927. Depois de se formar na Faculdade de Arquitetura, regressou à sua primeira paixão: o cinema e, em particular, a realização de filmes. No entanto, após a morte do seu pai em 1949, Sciolari não teve outra opção senão assumir a empresa familiar de produção de iluminação. Em apenas alguns anos, o designer transformou a empresa e lançou-a para a cena internacional. Sciolari tornou-se o principal retalhista de iluminação italiana nos Estados Unidos (importada para a América pela Lightolier e Progress Lighting)! As criações de Sciolari foram até apresentadas na famosa série Dallas! Gaetano não é apenas um empresário brilhante, mas também um designer prolífico e talentoso. Trabalhou para alguns dos maiores nomes do design, incluindo Stilnovo, Boulanger e Stilkronen.
  • CARLO MONTALTO LICENCIADO POR GAETANO SCIORALI (SCIORALI LIGHTING)  - TRÊS GLOBOS EM VIDRO ARTÍSTICO ITALIANO EM ESTRUTURA DE METAL DOURADO FORMANDO ESTRUTURAS TUBULARES UNIDAS ENTRE SI POR SUPORTES TRIANGULARES. OS GLOBOS SÃO EM ESPESSO VIDRO ITALIANO COM FEITIO DE NERVURAS VERTICAIS. EXCELENTE ESTADO, OXIDAÇÃO NATURAL DO METAL FACILMENTE REMOVIVEL. BRASIL, DEC. 70. 37 X 30 CM (ALTURA DA LUMINÁRIA SEM CONSIDERAR O TAMANHO DA CORRENTE DA QUAL PENDE. NOTA: Um empresário notável, Sciolari era também um designer criativo. Ao longo da sua carreira, concebeu alguns aparelhos de iluminação magníficos e incríveis, incluindo o candeeiro de suspensão Mod A5011 (cerca de 1950), o candeeiro de pé 4079 (1965) e, claro, o lustre Cubic (década de 1970). Biografia Angelo Gaetano Sciolari nasceu em Itália em 1927. Depois de se formar na Faculdade de Arquitetura, regressou à sua primeira paixão: o cinema e, em particular, a realização de filmes. No entanto, após a morte do seu pai em 1949, Sciolari não teve outra opção senão assumir a empresa familiar de produção de iluminação. Em apenas alguns anos, o designer transformou a empresa e lançou-a para a cena internacional. Sciolari tornou-se o principal retalhista de iluminação italiana nos Estados Unidos (importada para a América pela Lightolier e Progress Lighting)! As criações de Sciolari foram até apresentadas na famosa série Dallas! Gaetano não é apenas um empresário brilhante, mas também um designer prolífico e talentoso. Trabalhou para alguns dos maiores nomes do design, incluindo Stilnovo, Boulanger e Stilkronen.
  • CASTIÇAIS NAGEL  POR WERNER STOFF  QUATRO LINDOS CASTIÇAIS EMPILHAVEIS. ESTES CASTIÇAIS MODULARES SÃO MUITO DIVERTIDOS, PERMITINDO INFINITAS COMBINAÇÕES E COMPOSIÇÕES, SEMPRE COM UM ASPECTO FANTASTICAMENTE ESCULTURAL E SENDO MUITAS VEZES UTILIZADOS COMO OBJETOS PURAMENTE DECORATIVOS E NÃO PARA O FIM A QUE SE DESTINAM. OS SUPORTES/BASES ACRESCENTAM UM ELEMENTO VISUAL ADICIONAL, BEM COMO OUTRO NÍVEL DE UTILIDADE. ESTE CONJUNTO, COMPOSTO POR QUATRO CASTIÇAIS, ESTÁ EM MUITO BOM ESTADO . ALEMANHA, DEC. 1960. 10CM X 6,5CM. NOTA: A família Nagel,  vivia em uma pequena vila perto de Colônia após a Segunda Guerra Mundial, produzindo cinzeiros, vasos e castiçais artesanais. Quase 20 anos após o fim da guerra, Hans Nagel, então com 35 anos, conheceu o arquiteto e artista Werner Stoff na comunidade de design de Colônia. Nagel teve uma ideia enquanto esquiava nos Alpes, quando uma queda repentina o forçou a usar as mãos para proteger-se, criando três buracos na neve com os dedos. Os furos perfeitos trouxeram à mente um castiçal - um castiçal bonito, esculpido e simples, com espaço para três velas finas. Nagel então encomendou a Stoff o design do castiçal, que então evoluiu para uma solução modular e resultou neste icônico design alemão do pós-guerra. Pelo que vale, esses castiçais são frequentemente atribuídos erroneamente a Frtiz Nagel e Ceasar Stoffi para a BMF, embora a BMF tenha produzido versões posteriores deste design.
  • CARLO MONTALTO - BELISSIMO PAR DE LUMINÁRIAS PENDENTES EM METAL DOURADO COM DETALHES PATINADOS EM NEGRO. A POSIÇÃO BAIXA DESSES DOIS GRANDES PENDENTES  CONFERE ESTILO E ENOBRECE O ESCRITÓRIO . BRASIL, DEC. 1970. 38 CM DE DIAMETRO
  • SAINT LOUIS COM SELO DA MANUFATURA  DUAS LINDAS TAÇAS ALTAS EM CRISTAL DOUBLE REALÇADAS EM PRECIOSO OURO. MODELO THISTLE (CARDO) DE 1913. BOJO FACETADO NAS CORES RUBI E AZUL ROYAL O OURO É DECORADO COM FOLHAS E FLORES DE CARDO. FUSTE SERRILHADO. A BASE LAPIDADA E DECORADA EM OURO TEM SOB A PARTE INFERIOR ASSINATURA ACIDADA DA CRISTALLERIE. SÃO MAGNÍFICAS! FRANÇA, PRIMEIRA METADE DO SEC. XX.21 CM DE ALTURA.
  • LINDO DESK OFFICE/ CONJUNTO PARA ESCRITÓRIO EM BRONZE ORMOLU COMPOSTO POR PORTA CANETAS E POTICHE COM TAMPA PARA CLIPES E OUTRAS UTILIDADES DE ESCRITÓRIO. SÃO DECORADOS COM PASTA DE VIDRO SIMULANDO FIGURAS BUDISTAS (HOTEI). UMA DELAS SIMULA JADE E A OUTRA LAPIS LAZULI. REQUINTADAS E MUITO DECORATIVAS SÃO REMATADAS POR PEROLADOS E DECORAÇÃO MALMAISON EM RELEVO. EM ÓTIMO ESTADO. FRANÇA, DEC. 60.13 CM DE ALTURA (POTICHE)
  • GRANDE E ELEGANTE BUFFET COM FOLHAÇÃO DE JACARANDÁ. DOTADO DE DUAS PORTAS, 10 GAVETAS E PRATELEIRAS LATERAIS EM REBAIXO. BELISSIMO DESIGN. BRASIL, ANOS 70. 300 X 84 X 60 CM (dois pequenos detalhes na folhação em duas gavetas)
  • FÁBIO SALINI (DESIGN DE PRATA DA CARTIER E BVULGARI)   CANDLESTICK HORN  PAR DE ESPETACULARES CANDELABROS EM PRATA DE LEI E FAUX MARFIM EMULANDO GRANDES CHIFRES DE ANTÍLOPE. MARCAS DE CONTRASTE PARA CIDADE DE MILÃO, NA ITÁLIA E ASSINADO PELO JOALHEIRO E DESIGNER FÁBIO SALINE. 68 CM DE COMPRIMENTO.NOTA: Tendo se formado inicialmente como geólogo na Universidade de Roma, especializado em esmeraldas, Salini aprimorou seus conhecimentos em design de joias enquanto trabalhava para Cartier e Bulgari no final dos anos 1980 e início dos anos 90, antes de mudar completamente de rumo e ingressar na empresa familiar de construção. Acho que teria me arrependido se não tivesse aderido e foi realmente uma coisa boa (fiz) porque realmente me ensinou a ser empreendedor, lembra ele. Durante esses anos, Salini continuou a criar joias, mas apenas como hobby, principalmente para familiares e amigos. No entanto, depois que algumas de suas criações foram expostas na lendária joalheria Petochi em 1999, e muitas dessas peças foram compradas pela Rainha Rania da Jordânia, Salini decidiu transformar seu hobby em uma carreira. Desde o início, Salini demonstrou interesse em utilizar materiais inusitados em suas peças de alta joalheria, como cristal de rocha (hoje bastante popular 20 anos depois), couro, seda, titânio, cerâmica, cobre oxidado, galucha, madeira, resina e fibra de carbono.
  • MOBILIA CONTEMPORÂNEA - MICHEL ARNOULT -  COM SELO DA MANUFATURA - MESA AUXILIAR EM JACARANDÁ DE FEITIO QUADRADO.  BRASIL, DEC. 60/70. 68 X 68 X 37 CMNOTA: Michel Arnoult nasceu em Paris no ano de 1922. Durante a Segunda Guerra seu pai conseguiu sua dispensa do serviço militar. Assim, Michel foi mandado para Alemanha e passou a trabalhar em uma fábrica de móveis de um amigo de seu pai. Nesta fábrica trabalhou na seção de máquinas, no escritório administrativo onde organizava a produção e assim conheceu o funcionamento de uma indústria de móveis.De volta a França, decidiu se tornar designer de móveis e foi estudar na Escola Camondo (centro técnico e artístico que visava formar decoradores de interiores).Enquanto estudava nessa escola, venceu um concurso cujo prêmio era trabalhar em uma empresa mexicana, Bloch. E assim o fez no ano de 1947.Trabalhou durante uma ano nessa empresa no México e depois partiu com seus amigos em uma viagem pela América Central e do Sul, chegando ao Rio de Janeiro em 1950, atraído pelo trabalho de um de seus ídolos, Oscar Niemeyer.Foi direto trabalhar com Oscar e estudar na Faculdade Nacional de Arquitetura da Universidade do Brasil.Esses tempos foram decisivos na vida de Michel Arnoult, o Brasil passava por grandes transformações e a arquitetura moderna crescia no país. Porém eram grandes as reclamações dos arquitetos referentes a falta de móveis compatíveis com os projetos que faziam. Assim, muitos acabaram enveredando-se pelo caminho do design de moveis como, Jorge Zalszupin (L´Atelier), Zanine Caldas (Móveis Z), Lina Bo Bardi entre outos.Antes de terminar o curso de arquitetura Michel associou-se ao arquiteto escocês Norman Westwater, que trabalhava comocenógrafo e os dois começaram a projetar móveis e conseguiram que marceneiros, ex funcionários da Fábrica de Móveis Cimo, os fabricassem.O mercado era promissor com a verticalização das cidades.O primeiro nome da empresa era Forma, usado até o final de 1954, com cadeiras e mesas pés palito e estantes formadas por montantes de madeira semelhantes aos móveis da Unilabor. Depois, seu nome teve que ser modificado pois outra empresa de móveis modernos já havia registrado. Foi aí então que os sócios adotaram o nome de uma linha desenhada por eles em 1956: Mobília Contemporânea (MC).Os móveis da Mobília Contemporânea eram fabricados em Curitiba pelos ex marceneiros da CIMO, que também criaram uma empresa a Gonçalves & Chaune. Assim eles abriram uma loja na capital paranaense.Não demorou para terem uma loja em um endereço privilegiado de São Paulo, Av. Vieira de Carvalho, centro elegante da Capital. Estava inaugurado o show room da Mobília Contemporânea em 1955. Loja essa destinada a um público jovem, eram professores, profissionais liberais, e intelectuais. Inaugura também neste período mais duas lojas em São Paulo e outra no Rio de Janeiro.Arnoult produzia móveis para serem duráveis e rejeitava a ideia do consumismo desenfreado apregoada em países já desenvolvidos e que representava em alguma medida o quanto determinada sociedade havia avançado economicamente.No ano de 1970, a Mobília Contemporânea sofria com a concorrência, então criaram a poltrona Peg-Leve, móvel desmontável para ser vendido em supermercados. Em termos funcionais, o projeto era muito bem sucedido, infelizmente esse exemplo de boa concepção não foi aceitopelo mercado e em 1973 sua empresa encerrou atividades.Arnoult então passou a trabalhar como designer na Fábrica de Móveis Senta, permanecendo até o final dos anos 1980, quando passou a trabalhar de forma independente mantendo sua obsessão pela criação de móveis adequados ao país e à época, A partir do final década de 1980, passa a criar móveis com eucalipto replantado em respeito a problemática ecológica.Foi o ganhador do Prêmio Design Museu da Casa Brasileira em São Paulo (17ª Edição  2003) com sua Poltrona Pelicano, feita com lona de algodão, que não esquenta no calor, costurada em forma de saco, estrutura de madeira ecologicamente correta, conceito pelo qual o autor tinha muita estima em razão da síntese: praticidade, beleza e baixo preço.Aproveitando conceitos criados no início da industrialização e que se mantêm até hoje como índice de eficiência na produção em série como a modulação e a redução no número de peças, a Mobília Contemporânea ajudou a indústria moveleira do Brasil a quebrar conceitos ultrapassados de projeto e produção.
  • IMPÉRIO AUSTRO HÚNGARO  - CLARET JUG EM CRISTAL DO FINAL DO SEC. XVIII OU INICIO DO XIX EM CRISTAL SOPRADO E GRAVADO EM RELEVO Á RODA DE BRONZE (FORMA CONJUNTO COM AS DOS LOTES ANTERIORES E AS PEÇAS DE SERVIÇO APREGOADAS A SEGUIR).  ESSA FANTÁSTICA PEÇA ASSIM COMO AS OUTRAS INTEGRANTES DO CONJUNTO DE TAÇAS PODERIA FAZER PARTE DA COLEÇÃO DE QUALQUER PALÁCIO REAL OU MUSEU DEDICADO AO TEMA. ORIUNDAS DA PRODUÇÃO DE  ARTÍFICE DO FINAL DO SEC. XVIII OU INICIO DO  XIX É DECORADA EM BLUMENDEKOR APRESENTA LINDAS FLORES, RAMAGENS E REPETIDOS EM FACES OPOSTAS ANIMAIS HERÁLDICOS SENDO AVES FÊNIX E GRIFOS DENOTANDO A NOBREZA DO ENCOMENDANTE. HUNGRIA, SEC. XIII/XIX.
  • LINDO BRACELETE EM OURO 18K COM FECHO GAVETA COMPRIMENTO 18 CM , PESO 14.44 GR
  • ELEGANTE CONJUNTO DE LAVANDAS EM PRATA DE LEI ACONDICIONADAS EM SEU ESTOJO ORIGINAL. IMPECÁVEIS! ESTILO E ÉPOCA ART DECO.  MARCAS DE CONTRASTE PARA ALEMANHA, INICIO DO SEC. XX, PRATEIROS MH WIKENS & SOHENE, ESTABELECIDOS EM 1810. CONTRASTE LUA E COROA E IMPORTADOR CASA OSCAR MACHADO. A JOALHERIA OSCAR MACHADO FOI UMA DAS MAIS REQUINTADAS DO RIO DE JANEIRO NO FINAL DO SEC. XIX E INICIO DO SECULO XX, FUNCIONAVA NA RUA DO OUVIDOR NUMERO 101. O FEITIO É DIFERENCIADO, SÃO LAVANDAS BAIXAS QUE PODEM SER UTIZADAS COMO REQUINTADAS PEÇAS DE SERVIÇO PARA SOBREMESA OU SORVETE. TRABALHADA A TODA VOLTA COM REBAIXOS O QUE LHE CONFERE UM VISUAL BELISSIMO. ALEMANHA, INICIO DO SEC. XX. 12 CM DE DIAMETRO.
  • ODIOT, CHARLES-NICOLAS.  CONDE DE LA RIBOISIÈRE (1788-1868) - HONORÉ-CHARLES BASTON -  CONTINENTAL CENTRO DE MESA E PRESENTOIR  COM MARCAS DE CONTRASTE DA MANUFATURA DE CHARLES-NICOLAS-ODIOT. NUMERAÇÃO 6310.  EM RESERVA BRASÃO DO CONDE DE LA RIBOISIERE, TRES TRIFÓLEOS (TREVOS) ESPAÇADOS POR CHÉVRON (EM HERÁLDICA UMA FAIXA EM V INVERTIDO). ALADO POR LEÕES SOB COROA DE CONDE. CORPO MAGNÍFICOCOM FOLHAS DE CARVALHO E SEUS FRUTOS, CORBÉLIAS DE FLORES E CONCHEADOS. PLANO REMATADO EM CARVALHO. PARA O MESMO ENCOMENDANTE CHARLES ODIOT PRODUZIU UM IMPRESSIONANTE SERVIÇO DE MESA EM PRATA COM PLANTAS AGRÍCOLAS E ANIMAIS APRESENTADO NA EXPOSIÇÃO UNIVERSAL DE LONDRES EM 1851. SEM SOMBRA DE DÚVIDAS ESSE CENTRO DE MESA É UMA DAS MAIS IMPORTANTES OBRAS DE CHARLES ODIOT APRESENTADAS EM UM LEILÃO NO BRASIL. FRANÇA, SEGUNDA METADE DO SEC XIX, 76 CM DE COMPRIMENTO (PRESENTOIR). 8320 G  (PESO TOTAL)NOTA: Honoré-Charles Baston, Conde de La Riboisière , nascido21 de setembro de 1788em Fougères e morreu em23 de março de 1868em Paris , foi um soldado e político francês.Filho do general Jean Ambroise Baston de Lariboisière e sobrinho de Louis Joseph Le Beschu de Champsavin , foi admitido em 1807 na École Polytechnique , saiu como oficial de artilharia, participou da Batalha de Wagram , e foi anexado como ajudante de campo de seu pai que se tornou general. Ele fez a campanha russa , teve os pés congelados durante a retirada, foi nomeado camareiro ao retornar e tornou-se, em 1815, um oficial ordenado do Imperador. Ele ocupou o posto de capitão durante a Segunda Restauração . Renunciando após Waterloo , permaneceu leal ao regime imperial e pertencia à oposição; No entanto, recusou-se a entrar na sociedade secreta dos Carbonários . Eleito, o22 de dezembro de 1828, deputado pelo 3º arrondissement  de Ille-et-Vilaine , por 161 votos em 233 eleitores, contra 69 de Le Gonidec de Traissan , sentou-se no centro-esquerda, opôs-se ao ministério Polignac e votou a favor do Discurso de 221 . Ele ganhou sua reeleição21 de junho de 1830, contribuiu para o estabelecimento da monarquia de Luís Filipe e fez parte da maioria conservadora que apoiava o novo poder. O seu mandato como deputado foi novamente renovado em 1831 e 1834. La Riboisière era então coronel da 5ª legião da Guarda Nacional de Paris  . Uma ordem real de11 de setembro de 1835 elevou-o à nobreza . Tanto no Luxemburgo como no Palais Bourbon , mostrou-se dedicado à política governamental. Retornado à vida privada pela Revolução Francesa de 1848 , apresentou-se, o13 de maio de 1849, como candidato à Assembleia Legislativa no departamento de Ille-et-Vilaine, e foi eleito deputado. Ele ocupou seu lugar à direita, entre os monarquistas conservadores. Favorável ao golpe de Estado de dezembro, foi nomeado senador em26 de janeiro de 1852, e votou até sua morte com a maioria dinástica. Sua esposa, Marie Elisa Roy , era filha do conde Roy , um rico financista e político, dedicou a maior parte de sua fortuna à fundação do Hospital Lariboisière , cujas obras começaram em 1846. Casou-se pela segunda vez com a filha d' Amans de Robert d'Aqueria de Rochegude , teve um filho, Ferdinand Baston de La Riboisière . Em 1844, o conde encomendou a Charles-Nicolas Odiot  um serviço de mesa de prata, decorado com troféus de plantas agrícolas e animais, que foi apresentado na Exposição Universal de Londres em 1851; O11 de março de 2015em Paris, uma terrina e a sua moldura de prata estilo Rocaille, peça moderna feita segundo este modelo, atingiu os 29.000 euros em leilão - aviso e reprodução em La Gazette de l'Hôtel Drouot .
  • SAINT LOUIS COM SELO DA MANUFATURA  DUAS LINDAS TAÇAS ALTAS EM CRISTAL DOUBLE REALÇADAS EM PRECIOSO OURO. MODELO THISTLE (CARDO) DE 1913. BOJO FACETADO NAS CORES RUBI E AZUL PETRÓLEO O OURO É DECORADO COM FOLHAS E FLORES DE CARDO. FUSTE SERRILHADO. A BASE LAPIDADA E DECORADA EM OURO TEM SOB A PARTE INFERIOR ASSINATURA ACIDADA DA CRISTALLERIE. SÃO MAGNÍFICAS! FRANÇA, PRIMEIRA METADE DO SEC. XX.21 CM DE ALTURA.
  • LINDO CONJUNTO COM 11 MARCADORES DE LUGAR A MESA EM PRATA DE LEI COM FEITIO DE MOSQUETEIROS DO REI DA FRANÇA. ARMADOS COM MOSQUETES, LANÇAS ETAMBÉM MEMBROS DA CAIXA DE GUERRA PORTANDO FLAUTA E TAMBOR. ESSE ENCANTADOR CONJUNTO DE MARCADORES SÃO PROVAVELMENTE DE ORIGEM AUSTRÍACA E SÃO ELEMENTOS ALUSIVOS A VITÓRIA  NA GUERRA DA SUCESSÃO AUSTRÍACA DE 1748 EM QUE  MARIA THERESA (BISAVÓ DA NOSSA PRIMEIRA IMPERATRIZ LEOPOLDINA) FOI CONFIRMADA COMO ARQUIDUQUESA DA ÁUSTRIA E RAINHA DA HUNGRIA E RECUPERAÇÃO DO DOMÍNIO DOS HABSBURG SOBRE A HOLANDA AUSTRÍACA. ÁUSTRIA, FINAL DO SEC. XIX. 4,5 CM DE ALTURANOTA: Criados para atuarem como a guarda de elite do rei da França durante suas mais violentas guerras, os mosqueteiros franceses eram não só os fiéis protetores do rei, mas também a força de infantaria mais bem preparada de toda a França. Tendo uma longa história entre a monarquia francesa, repleta de conflitos internos e externos, os mosqueteiros franceses participavam ativamente da máquina militar mais avançada de sua época, favorecendo o poderio bélico de seu reino nas mais diversas guerras. Dessa forma, esses mosqueteiros entram na lista dos mais bem preparados da Europa durante a era moderna.     Os mosqueteiros do rei foram criados durante o reinado de Louis XIII, em 1622. Assim como outros regimentos da guarda real francesa, eles faziam parte da Maison militaire du roi de France. Ou seja, eles atuavam como guardas particulares do palácio real e da pessoa do rei. O nome completo da companhia é mosqueteiros do palácio militar do rei da França. A companhia surgiu a partir de uma outra unidade militar, a guarda pessoal do pai de Louis XIII, Henri IV. No entanto, a guarda de Henri IV era composta pela cavalaria leve, e não por infantaria.     Apesar disso, os mosqueteiro de Louis XIII poderiam lutar tanto montados quanto a pé. Os mosqueteiros do rei não eram o único corpo da guarda real francesa, possuindo também os corpos de guardas suíços e guarda-costas. Mesmo assim, os mosqueteiros do rei eram aqueles que acompanhavam o rei da França em suas viagens, ou caso ele se estabelecesse em outros locais que não fossem considerados uma propriedade real. Os guarda-costas, ou garde du corps, juntamente com a guarda suíça, somente protegiam o rei em suas propriedades oficiais. Pouco após a fundação dos mosqueteiros do rei, devido a uma ameaça de morte ao Cardeal Richelieu, o cardeal ganhou sua guarda pessoal baseada nos mosqueteiros do rei. Basicamente, era sempre composto de uma rapieira e um mosquete. Ainda assim, em sua formação inicial de 1622, as normas para os equipamentos eram inexistentes, o que possibilitava o uso de qualquer tipo de armamento pelos mosqueteiros do rei. Em relação aos mosquetes, era comum que se utilizassem mosquetes de fecho de mecha até a introdução do fecho de pederneira por volta de 1660.    O modelo das espadas, no entanto, variava de acordo com a função do mosqueteiro. Geralmente, a infantaria ficava com um modelo de rapieira conhecido como à la mousquetaire, e os que preferiam o combate montado utilizavam uma espada larga, utilizado pela cavalaria até o século XIX. O uso de pistolas de fecho de pederneira também passou a ser comum quando esse tipo de armamento foi introduzido, e durante o reinado de Louis XV ele se tornou o único utilizado, com os mosquetes sendo acompanhados pela baioneta.     A coexistência entre duas guardas de elite na França, a do rei e a do cardeal, gerava tensão e conflitos entre elas. Portanto, até a proibição das brigas de rua por Louis XIV em 1655, era comum duelos entre membros das duas guardas e outras brigas generalizadas. Geralmente, isso ocorria após provocações em tabernas ou como algo ligeiramente organizado entre os dois corpos nas ruas de Paris. Em 1661, os guardas do cardeal foram Incorporados à guarda do rei. Durante toda a sua existência, os mosqueteiros do rei eram recrutados entre os jovens mais capazes das regiões rurais da França. Após isso, surgiram duas companhias de mosqueteiros reais: a cinza e a negra, cada uma tendo seu nome de acordo com a cor dos cavalos que utilizavam. Geralmente, a idade de admissão era entre os 16 e os 17 anos, isso porque o treinamento dos mosqueteiros funcionava da mesma forma que uma academia militar. No entanto, o tipo de pessoa que era admitido durante o reinado de Louis XIV eram filhos dos próprios mosqueteiros, ou parentes de oficiais veteranos de guerra.   Apesar disso, não era incomum um jovem de origens humildes ascender socialmente através do seu serviço prestado ao rei na corporação. Ainda assim, os mosqueteiros do rei passavam por um severo e constante treinamento, que não só envolvia as práticas militares, mas também o ensino de línguas, matemática, história e ciências. No mais, as táticas utilizadas pelos mosqueteiros franceses eram basicamente as mesmas utilizadas pela infantaria e cavalaria dos séculos XVII e XVIII, já que eles poderiam cumprir ambas as funções, e seu treinamento se assemelhava ao da infantaria comum, para o desgosto dos nobres que tinham seus filhos na corporação. Por serem parte da guarda real, e também uma das mais prestigiadas forças de elite da Europa, os mosqueteiros franceses participaram de várias batalhas. Entre elas, as mais notáveis são a Batalha de Fontenoy e a Batalha de Rocoux. A Batalha de Fontenoy ocorreu em 11 de maio de 1745, durante a Guerra de Sucessão Austríaca, um conflito generalizado que envolveu a maior parte das potências europeias em um duelo pela sucessão do trono austríaco, oficialmente ocupado pela imperatriz Maria Theresa.  A batalha foi o encontro entre o exército da Aliança Pragmática, aqueles que defendiam a Sanção Pragmática, que legitimava o direito de Maria Theresa ao trono, contra o Reino da França. O exército da Aliança era protagonizado pelos britânicos, mas possuía tropas holandesas e germânicas. A batalha ocorreu logo após a invasão francesa dos Países Baixos, comandada por Maurice de Saxe, acompanhado pelo rei Louis XV. Para fazer frente a essa agressão, o Duque de Cumberland, o príncipe William Augustus, concentrou suas forças em Bruxelas e avançou para a Haia.     Antes do início da batalha, Maurice de Saxe empregou uma série de estratagemas e movimentações para desorientar o Duque de Cumberland, evitando uma guerra de cercos e optando por uma guerra de movimento, tentando tomar vantagem sobre o exército inimigo.Até a Aliança Pragmática perceber a intenção dos franceses, esses já estavam em uma posição defensivamente favorável. Após uma série de escaramuças iniciais, a batalha teve início nos arredores de Tournai, atual Bélgica. A Aliança Pragmática começou atacando pelos flancos franceses, mas a verdadeira força do exército francês só foi percebida pelo Duque de Cumberland muitas horas após o início da batalha.  A posição favorável dos franceses, e a incapacidade da Aliança de mensurar a força de seus oponentes fez com que as investidas iniciais nos flancos terminassem em fracasso. Ainda assim, o Duque de Cumberland reorganizou suas tropas em colunas, avançando diretamente contra os franceses em seus redutos e florestas. Após bombardear uma colina próxima com seus canhões, os britânicos conseguiram tomá-la, somente para se depararem com uma nova linha de infantaria francesa diante deles. Durante uma árdua luta, os aliados conseguiram penetrar no centro francês, indo em direção ao seu acampamento. No entanto, o fogo constante vindo dos flancos, que não conseguiram ser abatidos, desmoralizaram o avanço aliado e fez com que eles batessem em retirada. Essa retirada estimulou um contra-ataque francês, baseado em sucessivas cargas de cavalaria contra o exército aliado. Isso eventualmente enfraqueceu o exército do Duque de Cumberland, que saiu do campo de batalha, entregando a vitória para a França. Ao todo, dos 52 mil soldados da Aliança Pragmática, entre 10 e 12 mil foram capturados, feridos ou mortos. Para os franceses, dos 50 mil soldados que lutaram na batalha, 2500 foram mortos e outros 5000 ficaram feridos.    A Batalha de Rocoux ocorreu em 11 de outubro de 1746, também na Guerra de Sucessão Austríaca. Os franceses ainda estavam sob o comando de Maurice de Saxe, contra o exército da Aliança Pragmática comandado pelo príncipe Karl von Lothringen. Após completar a sua campanha para tomar a região de Flandres, que culminou na extremamente bem sucedida Batalha de Fontenoy, Maurice de Saxe agora avançava em direção à Holanda, preparando uma invasão contra o Bispado de Liège. As tropas da aliança, preparando-se para a invasão francesa, se concentraram em uma das regiões do subúrbio de Liège, Rocourt. Devido à superioridade numérica, os franceses não tardaram em desequilibrar as forças aliadas. Depois de seu terceiro assalto contra a linha principal, composta por holandeses, o avanço foi contínuo, sem nenhuma chance dos membros da Aliança Pragmática continuarem resistindo contra Maurice de Saxe.  Das 120 mil tropas francesas, apenas 3500 foram mortos. Dos 80 a 97 mil tropas que pertenciam à Aliança, entre 4 e 5 mil foram mortos e outros 3 mil foram capturados. Essa vitória garantiu aos franceses o controle sobre os Países Baixos que pertenciam aos Habsburgos pelo restante da guerra. Devido à uma redução do tesouro francês por causa de seu apoio aos colonos revoltosos na Guerra de Independência dos EUA, em 1775 as duas companhias de mosqueteiros do rei foram debandadas. Isso, no entanto, não impediu que o prestígio desses mosqueteiros se esvaísse, e uma nova tentativa de estabelecer a corporação ocorreu em 1789, tentativa essa sendo frustrada pela eclosão da Revolução Francesa. Com o fim do período napoleônico e o início da Restauração Bourbon, mais uma vez o rei da França, Louis XVIII, restabeleceu os mosqueteiros do rei. Mesmo com o seu antigo prestígio, essa nova encarnação de 1814, que teve um hiato durante o Governo dos 100 dias de Napoleão, obteve a desconfiança de diversos políticos franceses. Essa atitude se deve ao fato de que os gastos dessa nova corporação eram muito dispendiosos, e sua verdadeira utilidade em batalha estava constantemente sendo questionada, já que a maioria dos seus membros eram homens velhos demais para atuar em guerras. Após um breve embate político, Louis XVIII finalmente cedeu e debandou os mosqueteiros do rei de uma vez por todas em dezembro de 1815. Sua histórica fama ainda assim permanece viva, principalmente nos contos de Alexandre Dumas e seus Três Mosqueteiros, que mantém a chama dessa corporação acesa até os dias de hoje.
  • BACCARAT - MODELO BAMBOU TORS -  DOZE SUPORTES DE TALHERES  EM CRISTAL COM SELO DA MANUFATURA ACONDICIONADOS EM SEU ESTOJO ORIGINAL. FEITIO CILÍNDRICO, REMATADO EM TORCEIL. SEM USO EM ÓTIMAS CONDIÇÕES. FRANÇA, DEC. 1950. 8 CM DE COMPRIMENTO
  • MAGNÍFICO TABULEIRO EM PRATA DE LEI COM MARCAS PARA CIDADE DE LONDRES. ESTILO GEORGIANO. REQUINTADO FORMATO OBLONGO COM BORDA RECORTADA. ASSENTE SOBRE QUATRO PÉS DITOS PATAS DE BURRO. 41 CM DE COMPRIMENTO. 1250 G
  • LIMOGES - GEORGES BOYER - ELEGANTE CONJUNTO COM SEIS DESCANSOS PARA TALHER EM POCELANA DE LIMOGES DE GEORGES BOYER. DECORADOS NAS EXTREMIDADES COM EXUBERANTES  FLORES RELEVADAS  ARRANJADAS EM CORBÉLIAS. FRANÇA, MEADOS DO SEC. XX. 13 CM DE COMPRIMENTO
  • BELISSIMO CONJUNTO COM DOZE DESCANSOS PARA TALHERES EM CRISTAL LAPIDADO COM ESTRELAS  E FIGURAS GEOMÉTRICAS. FEITIO TRIANGULAR SENDO QUE O TOPO TEM DUAS CONCAVIDADE PARA ENCAIXE DOS TALHERES.  ACONDICIONADOS EM SEU ESTOJO ORIGINAL. FRANÇA, INICIO DO SEC. XX. 9 CM DE COMPRIMENTO.
  • BELISSIMO CONJUNTO COM ONZE DESCANSOS PARA TALHERES EM CRISTAL LAPIDADO COM LINDAS FLORES ESTILO E ÉPOCA ART DECO. O CRISTAL É DE EXCEPCIONAL QUALIDADE EXTREMAMENTE TRANSLÚCIDO. FEITIO TRIANGULAR SENDO QUE O TOPO TEM DUAS CONCAVIDADE PARA ENCAIXE DOS TALHERES.  ACONDICIONADOS EM SEU ESTOJO ORIGINAL. FRANÇA, INICIO DO SEC. XX. 9 CM DE COMPRIMENTO.

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