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  • DARYL STOKES - CADEIRA ESCULTURAL EM SEQUÓIA COM OTOMANO. DÉCADA DE 1970. ASSENTO FORRADO EM COURO DE CARNEIRO. ORGÂNICA, FLUIDA E ESCULTURAL. UM DESIGN ÚNICO E VALORIZADO MUNDIALMENTE. PARA SUA COMPARAÇÃO VIDE POLTRONA DESSE MODELO DE RARYL STOKES SENDO NEGOCIADA EM GALERIA DE ARTE POR APROXIMADAMENTE R$ 45.000,00: https://www.1stdibs.com/furniture/seating/lounge-chairs/sculptural-redwood-chair-ottoman-usa-1970s/id-f_28082712/117 X 100 X 103 (POLTRONA)NOTA: Nascido em Mechanicsburg, Pensilvânia, Daryl Stokes estudou artes plásticas na Universidade do Sul da Flórida, onde se especializou em desenhos de figuras, desenhos compostos e pinturas expressionistas abstratas. No início dos anos 70, Stokes começou a trabalhar com sequoias flutuantes e burls, eventualmente abrindo um estúdio em um armazém histórico de Cannery Row, na costa da Baía de Monterey. Stokes estava imerso no fluxo e refluxo da energia da natureza, resultando em seus designs naturais únicos e únicos. Seu estúdio chamado Stohans se tornou um marco em Cannery Row. Seus trabalhos anteriores incluíram designs de móveis exóticos, fontes decorativas no chão e esculturas abstratas de forma livre para uso residencial e comercial e foram enviados para todo o mundo.Agora em sua quarta década de escultura, Daryl Stokes desenvolveu uma nova série de esculturas contemporâneas abstratas de sequóia que combinam a beleza da madeira orgânica natural com formas geométricas intrigantes.Nenhuma árvore viva foi cortada para criar essas obras de arte. Stokes recupera burls de sequóia que sucumbiram ao fogo e outras adversidades naturais. Muitos foram arrastados pelos rios e arrastados para o mar, para eventualmente retornar às praias como madeira flutuante lavada. Esses majestosos gigantes da Costa do Pacífico vivem em suas criações artísticas. A madeira que compõe a maioria das esculturas de Stokes tem em média mais de 500 anos e, conseqüentemente, é rara. A beleza atemporal desses gigantes majestosos vive nas expressões artísticas de Stokes. As seções de raiz e burl de sequóia crua são esculpidas com motosserras para realçar as formas naturais. Posteriormente, os componentes de madeira são posteriormente moldados e polidos com esmerilhadeiras e lixadeiras. Finalmente, os designs individuais das esculturas são cuidadosamente montados com barras de aço duráveis e finalizados com um óleo transparente de alta qualidade que é esfregado à mão. As esculturas são uma mistura intrigante de formas geométricas em ângulos ousados que interagem com saliências e apêndices contorcidos de madeira orgânica, produzindo contrastes nítidos. Em alguns casos, os componentes da escultura parecem transformar-se entre superfícies angulares rígidas em formas orgânicas fluidas. As esculturas são mais apreciadas quando o espectador pode caminhar completamente ao redor delas e descobrir as características mutáveis de cada nova perspectiva. Os componentes geométricos de cada escultura revelam notáveis padrões de grãos escondidos dentro da árvore, enquanto as contrapartes naturais se prestam a animações subliminares que estimulam a imaginação do espectador.
  • KINGS PATTER  PRATA DE LEI INGLESA  OPULENTO E IMPECÁVEL FAQUEIRO DE PRATA DE LEI COM MARCAS PARA CIDADE DE SHEFFIELD, INICIO DO SEC. XX. MARCAS DO PRATEIRO MAPPIN & WEBB. O FAQUEIRO DUPLO PARA 24 PESSOAS FOI DIVIDIDO EM DOIS LOTES EM SEQUENCIA PARA QUEM EVENTUALMENTE OPTE POR SERVIÇOS MENOS EXTENSOS COM  CONJUNTOS PARA 12 PESSOAS. A DECORAÇAO É A MAIS TRADICIONAL DOS PADRÕES INGLESES DE TALHER, DITA KINGS PATTERN É LUXUOSAMENTE DECORADA COM DECORAÇÃO ROCOCÓ, CONCHAS, PERGAMINHOS E FLORES DE MADRESSILVA. COMPOSTO POR 12 FACAS PARA CARNE,  12 GARFOS DE JANTAR, 12 COLHERES PARA SOPA, 12 GARFOS PARA PEIXE, 12 FACAS PARA PEIXE, 12 COLHERES PARA SOBREMESA, 12 FACAS PARA ENTRADAS, 12 GARFOS PARA ENTRADAS, 12 COLHERES PARA SORVETE, SEIS PEÇAS PARA SERVIÇO INCLUINDO CONCHA PARA MOLHOS, CONJUNTO DE TRINCHANTE, COLHER GRANDE DE SERVIÇO, SERVIÇO PARA PEIXE COM ESPÁTULA E GARFO, 12 COLHERES PARA CHÁ.  OS TALHERES SÃO INTEIRAMENTE EM PRATA DE LEI SALVO AS LAMINAS DAS FACAS DE CARNE E DAS FACAS PARA ENTRADA, ESTAS SÃO EM AÇO DA MAPPIN & WEBB  E ESTÃO EM IMPECÁVEL ESTADO. INGLATERRA, INICIO DO SEC. XX.  9180 G (PESO TOTAL)NOTA: Kings foi um modelo de talheres originalmente criado na década de 1830 por John e Henry Lias, de Londres. Eles eram famosos por seus designs opulentos, que muitas vezes incluíam decoração rococó, conchas e pergaminhos foliados. Kings é uma versão mais simples e elegante do design mais elaborado do Queens e inclui flores de madressilva e motivos de conchas. O padrão tem um estilo mais tradicional e é amplamente reconhecido como um dos exemplos mais fabulosos do design tradicional de talheres britânicos.
  • OPULENTA ERMIDA/ORATÓRIO ARMÁRIO DITO "DE DIZER MISSA"  CONSTRUÍDO EM MADEIRA POLICROMADA E DOURADA DATADA DO ANO DE 1763. ESSA PRINCIPESCA ERMIDA TEM REQUINTADA DECORAÇÃO CHINOISERIE DENOTADA PELO FORMATO E ESTILO DAS EXUBERANTES PINTURAS FLORAIS. PORTAS DUPLAS, COM CIMALHA RECORTADA. AS MAGNIFICAS PINTURAS FLORAIS SOB BALDAQUINO PRESIDEM AS PORTAS QUANDO ABERTAS. AS GRANDES DIMENSÕES DESTE ORATÓRIO PRIVADO (278 X 140) PERMITEM INFERIR TRATAR-SE DE ENCOMENDA PARA CASA SENHORIAL. A PÁRTE INFERI0R DO ARMARIUM SE ABRE PARA CONTER ALFAIAS LITÚRGICAS DE MISSA.  A VIDA NAS FAZENDAS DOS RINCÕES DO BRASIL COLONIAL GIRAVA EM TORNO DOS ORATÓRIOS PRIVADOS, ALI O CRISTÃO NAS OCASIÕES FEILIZES EM QUE RECEBIA CLÉRIGOS VIAJANTES ASSISTIA A CELEBRAÇÃO DE SEUS OFÍCIOS: CASAMENTOS E BATIZADOS NOTADAMENTE. NOS LONGOS PERÍODOS SEM A PRESENÇA DOS SACERDOTES ERAM ESSES ARMÁRIOS ORATÓRIOS O NICHO DE ENTRONIZAÇÃO DAS IMAGENS DE DEVOÇÃO DA FAMÍLIA DOS PROPRIETÁRIOS. SOB MINHA AVALIAÇÃO ESTE É O  MÓVEl PINTADO MAIS EXPLENDOROSO QUE JÁ VI NO BRASIL. SEC. XVIII. 278 X 140 CMNOTA: Esse importante móvel do alto barroco era o que se chamada de oratório de dizer missa. O século XVIII marca com eloquente ação determinado bem estar dos bens mobiliários nas residências civis portuguesas e dos fidalgos nas colônias. Esse avanço se dá em razão do progresso das descobertas ultra marinas que redundaram em euforia externada na profusão do luxo e das maravilhas do oriente na China e na Índia em cujo resplendor se misturava o ouro e a laca conforme descreviam os navegadores portugueses. Assim essa opulência refletiu-se principalmente na cantaria e na talha que ganhou cores e revestiu-se em ouro. Diante da acentuada religiosidade portuguesa houve em um primeiro momento uma tentativa de coibir essas demonstrações de luxo. Dom Sebastião em 1560 lança o édito sobre o luxo do vestuário, da casa e da mesa, reprimindo o luxo. No ciclo seiscentista por essa razão o móvel português é austero, sóbrio nas linhas e talha aplicada. Mas uma exceção ao costume havia: a das obras produzidas para os ofícios religiosos essas sim destinadas a merecedora Glória de Deus. E essa foi a matriz das base do esplendor do mobiliário português setecentista, que culminou em móveis como o oratório de alcova da casa da Madre Paula Teresa da Silva (1701-1766) favorita de Dom João V, rei de Portugal, Vide nos créditos extras desse lote fotos desse móvel presenteado pelo Rei. No Brasil esse exuberante estilo ganhou corpo e força e resultou na explosão de cores realçadas em ouro no luxo das talhas religiosas. A história da manufatura de oratórios domésticos no Brasil ainda permanece em grande parte desconhecida. No entanto, o uso do oratório em residências, sacristias e até mesmo nas ruas era geral. Considerando que os tortuosos caminhos do Brasil, Colônia e Império, muitas vezes impediam o devoto de frequentar a missa, os oratórios possuíam a função de suprir suas necessidades espirituais. Por serem de uso geral, suas tipologias variavam muito, dos pequeninos oratórios, para serem pendurados no pescoço do fiel, às ricas ermidas, que ocupavam um cômodo inteiro das antigas casas de fazenda. os primeiros tempos da América Portuguesa, o grande número de indivíduos que fixaram domicílio em propriedades rurais, frequentemente localizadas a certa distância dos centros urbanos e, por conseguinte, da Igreja Matriz, permitiu a transposição de uma tradição disseminada em várias regiões da Europa e que consistia na ereção de capelas domésticas. A transposição desta tradição, inicialmente materializada em espaços quase sempre muito singelos, salvo raras exceções , iria encontrar forte permanência na nova região mineradora. O armarium, é a tipologia que tornou possível enquadrar o oratório como mobiliário através das características formais. Como observamos no oratório-armário apregoado nesse lote  o mesmo possui a forma de um armário vertical, em madeira, com a base larga, emoldurada e escalonada em frisos; nicho inferior  para guarda de objetos litúrgicos ou, no caso, de livros de oração e objetos devocionais . Ao centro com porta de duas folhas, tendo cada uma pares de almofadas  retangulares, de bordas frisadas, com batente ao meio e dobradiças em metal. Internamente possui no verso de cada almofada, pintura de buquês de flores multicoloridas e demais elementos fitomórficos. Na parte superior temos a presença de uma cimalha larga e escalonada em frisos, com arremates em ouro (arremate em forma de frontão curvo). Tais características formais são próprias do universo do mobiliário setecentista Português, principalmente do mobiliário joanino, porém com forte  e curiosa  influência chinoiserie, justamente pelas pinturas de vasos e compoteiras com flores e elementos fitomórficos. A comparação entre o armário e o oratório-armário  aqui estabelecida se concentra mais na questão externa do que interna, já que as soluções aqui (no Brasil) encontradas tendem sempre ao mais simples, salvo exceções como esta peça. Além disso, a diferença substancial entre o armário e o oratório-armário, além de sua função, evidencia-se também pela estrutura retabular interna que preenche todo o nicho central. O nicho central possui uma estrutura com sustentação em par de pilastras douradas, de bases emolduradas com fustes marmorizados.
  • MARFIM DE GOA  NOSSA SENHORA DA CONCEIÇÃO  SINGULAR E GRANDIOSA IMAGEM DE NOSSA SENHORA DA CONCEIÇÃO EM MARFIM COM MONUMENTAL BASE EM MADEIRA. A VIRGEM É APRESENTADA COM MÃOS POSTAS, MANTO ELEGANTEMENTE DRAPEADO E CABELOS CAINDO EM CASCATA SINUOSA EM SUAS COSTAS. CRESCENTE LUNAR SOB OS PÉS. A SANTA É ASSENTE SOBRE LINDA BASE EM MADEIRA, POSTADA SOBRE GLOBO QUE É ADORNADO POR ROCAILLES REVEVADSA. FINALIZA SOBRE QUATRO PÉS ME BOLA. GOA, POSSEÇAO PORTUGUESA NA INDIA, SEC, XVII OU PRINCIPIO DO XVIII. 66 CM DE ALTURA (COM A BASE) SOMENTE A IMAGEM 43 CM DE ALTURA
  • FIESTA / CARBRAS MAR  XÁREU 21 ANO 1968. LINDA E CLÁSSICA  LANCHA TIPO PESCA E PASSEIO. 21,5 PÉS. MOTOR MÉRCURE 270 HP, MODELO 350 (COM APENAS 200 HORAS DE USO). NAVEGA A 48 NÓS (89 KM/HORA) CONSTRUIDA POR JOAQUIM KUSTER (ALEMÃO QUE PROJETOU IMPORTANTES LANCHAS CLÁSSICAS E MODERNAS O MAIS IMPORTANTE PROJETISTA NÁUTICO DO BRASIL NOS ÚLTIMOS 50 ANOS) . PARTICIPOU DE TODAS AS EDIÇÕES DO BOAT FESTIVAL DO YACHT CLUB PAULISTA  (SEIS EDIÇÕES). TAMBÉM PARTICIPOU DE DUAS EDIÇÕES DO AUTO ESPORTE A CARBRASMAR E JOACHIM KUSTERS.  REFORMA/ RESTAURO COMPLETO DA PARTE EXTERNA E INTERNA ESTÁ COMO NOVO. PINTURA E ACABAMENTO  (AGOSTO/2022). TODOS OS PISOS FORAM RETIRADOS E REFEITOS TODAS AS FRESTAS DAS TÁBUAS FORAM CALAFETADAS COM EPOX LIXAMENTO DE TODO O FUNDO INTERNO E PINTURA COM A COR ORIGINAL CINZA. FORAM  REFEITOS TODOS OS REBITES E USO DE PARAFUSOS NOVOS INOXIDÁVEIS PARA JUNÇÃO DAS TÁBUAS E RESISTÊNCIA UTILIZANDO EPOX COM ACABAMENTO INVISÍVEL (CAPA EM MADEIRA) EVITANDO INFILTRAÇÃO. O FUNDO EXTERNO FOI ABERTO TODAS AS FRESTAS DAS TÁBUAS DO FUNDO FORAM CALAFETADAS COM EPOX ACABAMENTO E LIXAMENTO. O PROCESSO FOI REALIZADO  COM TACO E LIXAS 80 E 100  EM TODAS QUINAS INDIVIDUALMENTE REFAZENDO O CANTO VIVO DE 90 GRAUS. A SEGUIR FOI REALIZADO ACABAMENTO COM MASSA NIVELADORA.  AS QUINAS FORAMENTÃO LIXADAS NOVAMENTE COM LIXAS 220 E PREPARO DO FUNDO LIXANDO GERAL COM LIXAS 320 - APLICAÇÃO DE PRIMER E NOVO LIXAMENTO C/ LIXAS 320 APLICAÇÃO AS PRIMEIRAS DEMÃOS DE PU BRANCO - CORREÇÃO DE ÚLTIMO MICROS DEFEITOS NA LIXA E COM TACO APLICAÇÃO DE ÚLTIMAS DEMÃOS DE PU BRANCO E NOVO LIXAMENTO POLIMENTO COM LIXAS 800, 1200 E 2000 TODO O FUNDO POLIMENTO E ENCERAMENTO PARTE ELÉTRICA OK PARTE MECÂNICA OK DOCUMENTAÇÃO - EM DIA . UM VERDADEIRO TESOURO!
  • GRANDE SINO LITÚRGICO EM PRATA DE LEI COM ALMA EM BRONZE. ESTILO DONA MARIA I DECORADO COM ACANTOS E PEROLADOS. A PEGA EM FEITIO DE BALAÚSTRE É REMATADA POR GUILLOCHES. O EXTERIOR É FENESTRADO E FUNCIONA COMO UM INVÓLUCRO PARA O QUE EFETIVAMENTE ENTENDEMOS COMO SINO UM CORPO EM BRONZE COM BADALO. ESSA RARA SINETA É HERANÇA DOS OFÍCIOS SEGUNDO O RITO TRIDENTINO EM QUE O SACERDOTE CELEBRAVA DE COSTAS PARA A ASSEMBLÉIA E AFASTADO DELA E EM LATIM O QUE  MUITAS VEZES CAUSAVA ABSTRAÇÃO NOS DEVOTOS MUITOS DEDICAVAM-SE NO TEMPO DA MISSA A REZER O TERÇO E NÃO PERCIBIAM O MOMENTO MAIS SAGRADO DO OFICIO QUE É A CONSAGRAÇÃO DAS ESPÉCIES. O SINO TOCADO PELO ACÓLITO CHAMAVA A ATENÇÃO DOS FIÉIS PARA ESSE MOMENTO. BRASIL, SEC. XVIII. 35 CM DE ALTURA. 2445 G (PESO TOTAL)
  • ELEGANTE ANEL EM OURO 18 K COM CRAVAÇÃO DE DIAMANTES AMARELOS. SÃO 30 PEDRAS. ARO 14 . 3,30G
  • PAR DE CASTIÇAIS EM PRATA DE LEI  COM MARCAS DE CONTRASTE DE TEOR 833 E PRATEIRO SP. FUSTE EM BALAÚSTRE, CORPO LISO FINALISADO POR QUATRO PÉS EM GARRA.  BRASIL, SEC. XX. 19 CM DE ALTURA
  • VAL-SAINT-LAMBERT  CARAFE EIFFEL  REQUINTADA GARRAFA MODELO EIFFEL EM CRISTAL DOUBLE AZUL E TRANSLÚCIDO DA MANUFATURA DE VAL-SAINT-LAMBERT, COMBINA MAGISTRALMENTE LAPIDAÇÃO EM FACETAS, EM PASTILHAS, EM PONTA DE DIAMANTE E EM ESTRELA. UMA VERDADEIRA VIRTUOSE EM LAPIDAÇÃO. ESTÁ EM EXCELENTE ESTADO DE CONSERVAÇÃO. MODELO EIFFEL. BÉLGICA, INÍCIO DO SEC. XX. 36 CM DE ALTURA. NOTA: Fundada em 1826 a manufatura VAL SAINT LAMBER foi celebrizada por suas peças produzidas no período art nouveau e art deco. São os fornecedores oficiais dos reis da Bélgica.
  • SUNTUOSO CENTRO DE MESA EM METAL ESPESSURADO A PRATA  ELEMENTOS DECORATIVOS  ESTILO IMPÉRIO COM LAURÉIS E FOLHAS DE ACANTO. GRANDE PRESENTOIR COM ESPEL,HO.  MARCAS DA MANUFATRA WOLF, MONOGRAMA SA. EXCELENTE ESTADO DE CONSERVAÇÃO PARECE PRATA DE LEI! ALEMANHA FINAL DO SEC. XIX OU INICIO DO XX.  76 CM DE COMPRIMENTO (PRESENTOIR)
  • LALIQUE  MODELO PORQUEROLLES (CRIADO EM 1944)   ASSINADA SOB A BASE. LINDA JARDINIERE ESTILO ART DECO. ALÇAS LATERAIS CURVAS DECORADAS COM FOLHAGENS GEOMÉTRICA ESTILIZADA. CORPO EM TERRAÇO RETANGULAR BISELADO. COMPOE O CATÁLOGO RAZONEE DO ARTISTA (MARCILHAC, RENE LALIQUE, PARIS, 1989, REFERENCIADO NA PAGINA 613). FRANÇA, DEC. 50. 40 CM DE COMPRIMENTO
  • RARO RELÓGIO DE BOLSO COMEMORATIVO DO CENTENÁRIO DA INDENPENDÊNCIA DO BRASIL, DITO FICO,  COM CAIXA EM OURO 18K. BELÍSSIMO PROJETO DA CASA DA MOEDA DO BRASIL COM FINANCIAMENTO DO BANCO DO BRASIL, OS RELÓGIOS DE ENCOMENDA CONHECIDOS COMO FICO FORAM CONSTRUÍDOS NA BÉLGICA EM 1920. FOI IDEALIZADO DE FORMA MAGNIFICA PARA VALORIZAR DATAS, EVENTOS E PERSONAGENS DA INDEPENDÊNCIA DO BRASIL EM 1822. FORAM CUNHADO EM NÚMERO DE 5000 UNIDADES EM METAL PRATEADO E RARISSIMAS 200 UNIDADES EM OURO. ESSE RELÓGIO EM PREGÃO É UM DOS 200 EXEMPLARES QUE FORAM ENCOMENDADOS PARA AUTORIDADES E PERSONALIDADES DA ÉPOCA. ESSE EM QUESTÃO, ESTÁ DEDICADO AO CAPITÃO HENRIQUE BRIAND DA SILVA PINTO, INTENDENTE (COMO ERA CONHECIDO O CARGO DE PREFEITO NA ÉPOCA) DA CIDADE DE CARUARÚ NA BAHIA, NA ÉPOCA DO CENTENÁRIO EM 1922. A DEDICATÓRIA DIZ: A HENRIQUE PINTO HOMENAGEM DOS SEUS AMIGOS PELA SUA PROFÍCUA ADMINISTRAÇÃO EM CARUARÚ, 1919-1922,  NESSE RELÓGIO HISTÓRICO, A PALAVRA FICO É ESTAMPADA NA PARTE EXTERNA DO PENDANT. AO REDOR DA CAIXA PRINCIPAL ESTÃO EM RELEVO AS SEGUINTES INSCRIÇÕES: 25 DE MARÇO DE 1825  OUTORGA DA PRIMEIRA CONSTITUIÇÃO DO BRASIL.  13 DE MAIO DE 1888  DATA DA ASSINATURA DA LEI ÁUREA PELA PRINCESA ISABEL E O CONSELHEIRO RODRIGO AUGUSTO DA SILVA EXTINGUINDO A ESCRAVIDÃO NO BRASIL. 15 DE NOV DE 1889  PROCLAMAÇÃO DA REPÚBLICA BRASILEIRA POR MARECHAL DEODORO DA FONSECA.  24 DE FEV DE 1891 -PROMULGAÇÃO DA PRIMEIRA CONSTITUIÇÃO REPUBLICANA DO BRASIL. A PARTE POSTERIOR DA CAIXA POSSUI DUAS TAMPAS, A TAMPA EXTERNA TRAZ EM ALTO RELEVO A IMAGEM DE D. PEDRO I NA CENA DO GRITO DO IPIRANGA E ACIMA DA IMAGEM A INSCRIÇÃO INDEPENDÊNCIA OU MORTE. NOTE-SE QUE JUNTO A FIGURA DE DOM PEDRO I ESTÁ REPRESENTADO O BRIGADEIRO JORDÃO.  AO SE PRESSIONAR A COROA ABRE-SE A TAMPA QUE PROTEGE A MÁQUINA, ESTA TEM O BUSTO DE JOSÉ BONIFÁCIO EM RELEVO E A INSCRIÇÃO GLÓRIA AOS FUNDADORES DA INDEPENDÊNCIA. JOSÉ BONIFÁCIO DE ANDRADA E SILVA É CONHECIDO COMO PATRIARCA DA INDEPENDÊNCIA. NELE VÊ-SE AS ARMAS NACIONAIS OU O BRASÃO DE ARMAS DO BRASIL  UM DOS QUATRO SÍMBOLOS OFICIAIS DA REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL, CONFORME ESTABELECE O ART. 13,  1.º, DA CONSTITUIÇÃO DO BRASIL. O MECANISMO É UM CHRONOMETRE PRIMA A CORDA COM DURAÇÃO DE APROXIMADAMENTE 30 HORAS E 15 RUBIS. O RELÓGIO FOI PRODUZIDO NO GOVERNO DO ENTÃO 11 PRESIDENTE DA REPÚBLICA BRASILEIRA O SENHOR EPITÁCIO LINDOLFO DA SILVA PESSOA, QUE FOI DE 28 DE JULHO DE 1919 A 15 DE NOVEMBRO DE 1922. TUDO REFERENTE A ESSE PERÍODO E A ESSE RELÓGIO SE ENCONTRA NO ARQUIVO NACIONAL, NA CIDADE DO RIO DE JANEIRO, QUE FOI A CASA DA MOEDA DO BRASIL NO PERÍODO DE 1868 A 1884. UM PRÉDIO HISTÓRICO DE CONSTRUÇÃO NEOCLÁSSICA, QUE FOI RESTAURADO PELO BNDES E PELA FUNDAÇÃO ROBERTO MARINHO EM 2001. BÉLGICA, 1920, 53 MM DE DIAMETRO. 110 G
  • BURLE MARX, ROBERTO  ( COLEÇÃO SENADOR WELLINGTON SALGADO/FACULDADES UNIVERSO)  - ABSTRAÇÃO  - ÓLEO SOBRE TELA  ASSINADO CANTO INFERIOR DIREITO E DATADO 1989. GRANDE FORMATO.  202 X 273. BELISSIMA OBRA! NOTA: Nascido em São Paulo, no dia 04 de agosto de 1909, Roberto Burle Marx era o quarto filho de Cecília Burle (de origem pernambucana e portuguesa) e de Wilhelm Marx, judeu-alemão nascido em Stuttgart e criado em Trier (cidade natal de Karl Marx, primo de seu avô). Durante sua infância Burle Marx viveu em uma ampla casa na Avenida Paulista, e desde pequeno teve contato com rosas, begônias, antúrios, gladíolos, tinhorões e muitas outras espécies que cultivava em seu jardim. Por causa dessa proximidade com as plantas, aos poucos ele aprendeu a preparar canteiros e a observar a magia da germinação das sementes em seu quintal. Aos 19 anos, Burle Marx teve um problema nos olhos e sua família se mudou para Alemanha em busca de tratamento. Eles permaneceram por lá de 1928 a 1929, onde Marx entrou em contato com as vanguardas artísticas, e ficou fascinado com a vegetação brasileira em uma estufa do Jardim Botânico de Dahlem, em Berlim. Muito interessado em desenhar a figura humana, Burle Marx ficou dividido entre a pintura e as plantas. A partir de então, ele tomou a decisão de estudar pintura e passou a visitar todas as semanas o Jardim Botânico, observando atentamente todas as espécies ali existentes, entre as quais plantas brasileiras que ele não conhecia, e estudando pintura no ateliê de Degner Klemn. Elaborada no final dos anos 20 até o início da década de 40, a pintura de Marx revela-se presa ao expressionismo em seus temas, ordenação de figuras, formas estilizadas ou simplificadas, cores intensas, ou mesmo o efeito psicológico que procura imprimir aos autorretratos e retratos de tipos populares, cenas intimistas com nus femininos, naturezas mortas, paisagens, favelas... Na década de 40, Burle Marx se interessa pela pintura pré-cubista e cubista de Cézanne, Picasso, Braque, Léger, Gris, Lhote, entre outros, e em alguns depoimentos afirma ter maior afinidade pela obra de Braque, pois considera genial a sua influência na arte contemporânea e sua compreensão do conceito pictórico. Nessa época, Roberto tem como suporte a tela e o papel, e utilizava óleo, guache, e até mesmo a combinação desses e outros materiais como o nanquim para fazer a sua arte. Essa aparente indiferenciação entre desenho e pintura explica a razão de muitas de suas obras picturais lembrarem desenhos coloridos. Ele atribuía a mesma dignidade plástica e poética aos desenhos, à pintura e à estamparia ou à pintura sobre tecido. Dessa maneira, as suas exposições realizadas no Brasil e no exterior sempre incluíam obras entendidas que eram unificadas com a denominação pura e simples de "pinturas". Além de paisagista de renome internacional, ele também foi um pintor notável, escultor, tapeceiro, ceramista e designer de joias. Mesmo sem educação formal em arquitetura paisagística, o aprendizado de Burle Marx na pintura influenciou a criação de seus jardins. Ele aceitava, embora de forma relutante, que "pintava" com as plantas, apesar de seu trabalho não ser reduzido ao efeito pictórico e visual produzido por suas paisagens, pois Marx se autodefinia como um artista de jardins.
  • PRATA DE LEI GEORGIANA  PERÍODO GEORGE III (1738-1820) PRATEIRO REAL WILLIAM PITTS, ANO 1785, PALACIANA SOPEIRA EM PRATA DE LEI COM MARCAS PARA CIDADE DE LONDRES, ANO DE 1785, PRATEIRO WILLIAM PITTS (1755-1807), OURIVES LONDRINO QUE TRABALHOU NA DECORAÇÃO DE INÚMEROS APOSENTOS DO PALÁCIO DE  BUCKINGHAM. OBRAS SUAS COMPÕE AS COLEÇÕES REAIS DA INGLATERRA.  THOMAS PITTS FICOU CONHECIDO POR SUA CAPRICHADA DECORAÇÃO COM CONCHAS E FLORES.  GRANDIOSA SOPEIRA EM PRATA DE LEI COM REQUINTADA DECORAÇÃO COM CAPRICHADOS CONCHEADOS ENTRE ROCAILLES VEGETALISTAS. AS BELAS ALÇAS TEM FEITIO DE TRONCO. CHAMAM A ATENÇÃO OS IMPONENTES PÉS APRESENTANDO NA JUNÇÃO COM O CORPO DA SOPEIRA QUADRO MAJESTOSOS LEÕES QUE SE PROLONGAM COM OS PÉS DO ANIMAL ONDE SE ENRODILHAM SUAS CALDAS. POUCAS VEZES SE VERÁ UM EXEMPLAR DE PRATA DE LEI INGLESA EXECUTADO COM TAL PERFEIÇÃO E FINO ACABAMENTO. A TAMPA TEM NA BORDA GODRONS RELEVADOS. A PEGA DA TAMPA SIMULA FLOR. EM RESERVA TEM DISCRETO MONOGRAMA COM A LETRA S. PARA SUA COMPARAÇÃO VEJA UMA OUTRA SOPEIRA PRODUZIDA POR ESSE MAGNIFICO PRATEIRO SENDO COMERCIALIZADA POR APROXIMADAMENTE R$ 100.000,00: https://www.ifranks.com/silver-made-by-william-pitts. Veja também trabalhos de WILLIAM PITS que compõe a COLEÇÃO REAL NO PALÁCIO DE BUCKINGHAM: https://www.rct.uk/collection/51536/sideboard-dish  TAMBÉM MOLDOU O CÉLEBRE ESCUDO DE AQUILES EM BRONZE E A SEGUIR EM PRATA DE LEI QUE FOI A PEÇA CENTRAL DO BANQUETE DE COROAÇÃO DO REI GEORGE IV EM 1821 E QUE HOJE TAMBÉM INTEGRA A COLEÇÃO REAL DA MONARQUIA INGLESA (VIDE EM: https://collection.beta.fitz.ms/id/object/12198 ). INGLATERRA, 1785, 39 CM DE COMPRIMENTO. 3910 GNOTA: William Pitts, ourives londrino, aprendiz de seu pai Thomas Pitts I, Citizen and Goldsmith, 1769. Livre 1784. Primeira marca inscrita em 1781. Segunda marca 1786. Terceira marca, em parceria com Joseph Preedy, 1791. Pitts especializou-se na produção de epergnes, sopeiras, cestas de sobremesas e salvas de aparato de alta qualidade. Quarta marca, sozinha, 1799. No final de sua vida, William Pitts começou a se especializar na produção de castiçais ornamentados em estilo rococó e decorados com animais, flores, conchas e volutas; nesta época também ficou conhecido pelos seus magníficos aparadores (com exemplares na coleção real do Palácio de Buckingham) . Um álbum de seis designs de William Pitts utilizados na decoração do Palácio de Buckingham para o friso ornamental na Sala de Estar Norte (renomeada como Sala de Estar Branca) pertenceu a Rainha Mary, As elaboradas decorações de estuque do friso ornamental da Sala de Estar Branca do Palácio de Buckingham foram em grande parte concluídas durante a vida de Jorge IV.  William Pitts começou sua carreira como ourives; ele executou o famoso 'Escudo de Aquiles' prateado e dourado de acordo com o projeto de John Flaxman que foi apresentado no banquete da coroação de GEORGE IV, como peça central da mesa de banquete e hoje integra também a coleção real . Ele foi fundamental no projeto de esculturas arquitetônicas na forma de relevos de gesso nas salas de estado Nash no Palácio de Buckingham. Ele projetou e modelou a maior parte do gesso em alto relevo, incluindo o tímpano representando a apoteose de Edmund Spenser, William Shakespeare e John Milton na Sala de Estar Sul (agora Azul).Um par de grandes aparadores circulares em prata dourada, cada um com uma cena do banquete dos deuses, rodeados por "guirlandas" de peixes. A orla é moldada com máscaras masculinas com chifres, deuses fluviais reclinados e juncos, com borda em pergaminho vitruviano e borda em ovolo.
  • MAISON JANSEN  (EX COLEÇÃO ELENA KALIL MAHFUZ)  LUXUOSO CONJUNTO COM SEIS CADEIRAS  ESTILO IMPÉRIO (COM MAIS SEIS NO LOTE ANTERIOR) PATINADAS EM BRANCO E DOURADAS EM OURO 22 K. ESSE ESPETACULAR CONJUNTO DE CADEIRAS APRESENTA DECORAÇÃO ESTILO IMPÉRIO. ESPALDARES LIGEIRAMENTE ARQUEADOS. DECORADOS COM BARRADO MALMAISON FINALIZADO EM PRECIOSO OURO (MALMAISON ERA O PALÁCIO FAVORITO DE NAPOLEÃO BONAPARTE). SOB O BARRADO ELEGANTES TRELIÇAS EM X REMATADAS TAMBÉM EM OURO. ASSENTO ORIGINAL EM COURO REMATADO EM OURO. O ESTOFAMENTO INTEGRO E CONFORTÁVEL É AMORTECIDO POR SISTEMA DE MOLAS. UM INCRÍVEL E MAGNIFICO CONJUNTO, DA MAIS IMPORTANTE E REPUTADA CASA DE DECORAÇÃO MUNDIAL AO LONGO DO SEC. XX. ESTA PRODUÇÃO É DO PERÍODO ÁUREO DA MAISON NA DÉCADA DE 1950. GUARNECERAM A RESIDÊNCIA DA SOCIALITE PAULISTA ELENA KALIL MAHFUZ CONSIDERADA A MULHER MAIS ELEGANTE DA AMÉRICA LATINA PELA REVISTA TIME EM 1952 (VIDE NOS CREDITOS EXTRAS FOTO DE ELENA KALIL MAHFUZ FEITA PELA TIME EM 1952). NO SÉCULO XXI, CRESCEU UMA MÍSTICA EM TORNO DOS DESIGNS VINTAGE DA JANSEN, QUE COMEÇOU COM UMA SÉRIE DE LEILÕES DE CELEBRIDADES NA DÉCADA DE 1990. A EMPRESA ESTÁ AGORA PROFUNDAMENTE ASSOCIADA À MITOLOGIA DE AMOR, PODER E TRAGÉDIA QUE CERCA OS SEUS CLIENTES: O DUQUE E A DUQUESA DE WINDSOR, A HONORÁVEL PAMELA HARRIMAN E JACQUELINE KENNEDY ONASSIS, PARA CITAR ALGUNS. OS INTERIORES SOBREVIVENTES PROJETADOS POR JANSEN PARA MONARCAS, DITADORES E DECANOS SOCIAIS SÃO AGORA O FOCO DE PROJETOS E PESQUISAS DE PRESERVAÇÃO, ENQUANTO OS MÓVEIS E OBJETOS DE ARTE SÃO PROCURADOS E VALORIZADOS POR DESIGNERS CONTEMPORÂNEOS, COLECIONADORES E ESTUDIOSOS DE ARTES DECORATIVAS. TUDO PRODUZIDO PELA MAISON JANSEN EXALAVA EXCLUSIVIDADE, ELEGÂNCIA E ESTILO. POR ISSO SUA PRODUÇÃO ALCANÇA VALORES ALTISSIMOS NO MERCADO INTERNACIONAL APREGOADA POR IMPORTANTES CASAS DE LEILÃO INTERNACIONAL COMO CHRISTIES E SOTHEBYS. PARA SUA COMPARAÇÃO VIDE QUATRO CADEIRAS JENSEN SEMELHANTES A ESSAS  OFERTADAS POR QUASE CINCO MIL DOLARES (APROXIMADAMENTE R$ 22.000,00) EM: https://www.1stdibs.com/furniture/seating/side-chairs/jansen-french-directoire-style-beige-gilt-painted-wood-black-leather/id-f_25164682/ . FRANÇA, DEC. 50. 97 X 40 X 53 CMNOTA: Mais do que qualquer outra empresa de design ativa entre os séculos XIX e XX, a Maison Jansen , sediada em Paris  ou simplesmente Jansen  foi a criadora dos cenários mais deslumbrantes do período. Fundada em 1880, no auge da moda Beaux-Arts, a Jansen começou a chamar a atenção inicialmente através do boca a boca entre a classe alta da Terceira República da França. Na virada do século 20, a reputação de Jansen era internacional, e a empresa contava com os monarcas da Inglaterra, Bélgica, Holanda e Espanha entre sua clientela. De 1905 até a década de 1980, a Jansen distribuiu os seus serviços de luxo através de um conjunto de escritórios satélites que abrangem a América do Norte e do Sul, a Europa e a África. E embora a empresa finalmente tenha fechado as portas de sua sede na rue Royale 9 em 1989, o estilo icônico e em evolução de Jansen - uma mistura de elegância Bourbon do século XVIII, Hollywood Regency e refinamento de casa de campo inglesa - permanece hoje objeto de muita emulação e desejo. A Jansen é considerada a primeira empresa de design verdadeiramente global. Condizente com a sua rica herança, o nome Jansen tem múltiplas conotações. Em primeiro lugar, identifica uma oferta global e centenária de serviços de decoração que se concentrava tanto em renascimentos históricos como em tendências contemporâneas, em grande parte sob a direção magistral dos sucessivos presidentes formadores de opinião Stéphane Boudin (1888-1967) e Pierre Delbée (1900-1974). Em seguida, o nome faz referência a um ateliê parisiense de cinco andares (que na década de 1930 empregava até 700 artesãos com treinamento exclusivo) e oficinas satélites em Buenos Aries e em outros lugares, bem como seus produtos - tudo, desde salas com painéis lindamente desgastados até milhares de móveis exclusivos. formulários, luminárias e outros apetrechos. Jansen também identifica um comprador de algumas das melhores antiguidades europeias do século XVIII, cujos exemplos estão agora incluídos nos principais museus, como o Metropolitan Museum of Art de Nova Iorque. Por último, Jansen é um guarda-chuva sob o qual alguns dos maiores designers do século XX fizeram parceria com os já conhecidos Boudin e Delbée, entre eles: Carlos Ortiz-Cabrera, Francis Chaillou, Harold Eberhard, Oliver Ford, Arthur Kouwenhoven, Claude Mandron , Serge Robin e Henri Samuel. Graças à longevidade da empresa, bem como ao seu internacionalismo, a caracterização do seu mobiliário também é multifacetada. Jansen produziu móveis imitando as obras-primas da Bourbon Court do século XVIII, bem como outros estilos derivados historicamente. Ao mesmo tempo, os designers da Jansen criaram móveis para agradar até aos gostos mais contemporâneos, referenciando, entre outros estilos, o Movimento Estético, Art Nouveau, Art Moderne e Moderno do Pós-guerra. Os colecionadores conhecedores de hoje reconhecem três categorias gerais de mobiliário Jansen, definidas por gamas de qualidade e exclusividade. O melhor consiste em encomendas exclusivas, feitas para clientes como o Xá e Shabanou do Irã, o magnata do petróleo Charles Wrightsman e sua esposa conhecedora, Jayne, ou os Windsors. Representando definitivamente esse nível está o par de cômodas pintadas policromadas feitas em 1938 para o camarim da Duquesa de Windsor em Cap d'Antibes e leiloadas na Christie's de Nova York em outubro de 2008. Obras delicadamente pintadas como essas não têm verdadeiro rival; cada exemplo representa uma homenagem visual única a um cliente, e estes são muito raros. O segundo nível de móveis Jansen consiste em designs originados pela empresa e produzidos em número limitado. Isso inclui uma icônica mesa telefônica em miniatura sobre rodas que permitia que uma chamada fosse direcionada antes de ser atendida e uma interpretação excêntrica e luxuosa do banco Thebes da Liberty & Company da década de 1880; lindamente projetadas e muitas vezes incluindo acabamentos exóticos, como shagreen ou laca de cores vivas, essas peças foram feitas sob encomenda para os clientes, mediante solicitação. Também estão incluídos neste nível modelos de cadeiras estilo Luís XV e XVI, sofás totalmente estofados e outros móveis (como as mesas laterais de bronze de duas e três camadas criadas por Boudin e desafiadoramente delicadas), tornados únicos através de a escolha do estofamento e/ou acabamento.O terceiro nível é uma linha padrão de assentos e móveis que inicialmente começou como preenchimento para salas menores de grandes comissões residenciais. Posteriormente, este tipo de mobiliário passou a ser identificado com as encomendas hoteleiras de Jansen da era pós-Segunda Guerra Mundial, e algumas formas foram incorporadas numa linha de mobiliário de curta duração e acessível ao consumidor da década de 1970, conhecida como Coleções Jansen.  Essas peças lindamente feitas  bureau-plats, secrétaire abattants, cômodas. Desde o início, a Maison Jansen combinou mobiliário tradicional com influências de novas tendências, incluindo o estilo anglo-japonês, o movimento de Artes e Ofícios e o estilo turco. A empresa prestou muita atenção à pesquisa histórica com a qual tentou equilibrar os desejos dos clientes por um espaço habitável, utilizável e frequentemente impactante. Em dez anos, a empresa havia se tornado uma grande compradora de antiguidades européias e, em 1890, havia estabelecido uma galeria de antiguidades como uma empresa separada que adquiria e vendia antiguidades para os clientes de Jansen e seus concorrentes também. No início da década de 1920, Jean-Henri Jansen entrou em contato com Stéphane Boudin, que trabalhava no negócio de cortes de tecidos de propriedade de seu pai Alexandre Boudin, e o trouxe como sócio. Havia especulações de que Boudin era capaz de fornecer solvência financeira ao atelier proeminente, mas com pouco capital. A atenção de Boudin aos detalhes, a preocupação com a precisão histórica e a capacidade de criar espaços impactantes e memoráveis trouxeram novos trabalhos à empresa. Boudin foi nomeado diretor e presidiu uma expansão dos escritórios e da receita da empresa. Não originalmente equipada com suas próprias salas de trabalho para a produção de móveis, a empresa começou contando com antiguidades e os móveis contratados para marceneiros externos. No início da década de 1890, a Maison Jansen havia estabelecido sua própria capacidade de produção, produzindo móveis de design contemporâneo, bem como reproduções, principalmente nos estilos Louis XIV,Louis XVI, Diretório e Império. Ao longo da história da empresa, empregou um estilo tradicional baseado no design europeu, mas a influência de tendências contemporâneas, incluindo a Secessão de Viena, o Modernismo e o Art Deco, também apareceram nos interiores de Jansen e em muitos dos móveis personalizados que a empresa produziu entre 1920 e 1950 . Sob a liderança de Boudin, a Maison Jansen prestou serviços às famílias reais da Inglaterra, Espanha, Holanda,  Bélgica, Irã (Palácio Niavaran do Xá do Irã ) e Sérvia; Elsie de Wolfee  (grande dama americana considerada em 1938 a mais bem vestida mulher do mundo) , Castelo de Leeds de Lady Olive Baillie, em Kent, Inglaterra. O trabalho mais celebrado da empresa foi um projeto de Boudin e Paul Manno, chefe do escritório de Jansen em Nova York, para a Casa Branca dos EUA durante o governo de John F. Kennedy. Ao mesmo tempo, Jansen completou o interior do iate Chambel IV, agora renomeado Northwind II. Northwind II é uma das poucas decorações completas restantes de Jansen.
  • MOBILIA CONTEMPORÂNEA - MICHEL ARNOULT -  COM SELO DA MANUFATURA - MESA AUXILIAR EM JACARANDÁ DE FEITIO RETANGULAR.  BRASIL, DEC. 60/70. 140 X 37 X 57 CMNOTA: Michel Arnoult nasceu em Paris no ano de 1922. Durante a Segunda Guerra seu pai conseguiu sua dispensa do serviço militar. Assim, Michel foi mandado para Alemanha e passou a trabalhar em uma fábrica de móveis de um amigo de seu pai. Nesta fábrica trabalhou na seção de máquinas, no escritório administrativo onde organizava a produção e assim conheceu o funcionamento de uma indústria de móveis.De volta a França, decidiu se tornar designer de móveis e foi estudar na Escola Camondo (centro técnico e artístico que visava formar decoradores de interiores).Enquanto estudava nessa escola, venceu um concurso cujo prêmio era trabalhar em uma empresa mexicana, Bloch. E assim o fez no ano de 1947.Trabalhou durante uma ano nessa empresa no México e depois partiu com seus amigos em uma viagem pela América Central e do Sul, chegando ao Rio de Janeiro em 1950, atraído pelo trabalho de um de seus ídolos, Oscar Niemeyer.Foi direto trabalhar com Oscar e estudar na Faculdade Nacional de Arquitetura da Universidade do Brasil.Esses tempos foram decisivos na vida de Michel Arnoult, o Brasil passava por grandes transformações e a arquitetura moderna crescia no país. Porém eram grandes as reclamações dos arquitetos referentes a falta de móveis compatíveis com os projetos que faziam. Assim, muitos acabaram enveredando-se pelo caminho do design de moveis como, Jorge Zalszupin (L´Atelier), Zanine Caldas (Móveis Z), Lina Bo Bardi entre outos.Antes de terminar o curso de arquitetura Michel associou-se ao arquiteto escocês Norman Westwater, que trabalhava comocenógrafo e os dois começaram a projetar móveis e conseguiram que marceneiros, ex funcionários da Fábrica de Móveis Cimo, os fabricassem.O mercado era promissor com a verticalização das cidades.O primeiro nome da empresa era Forma, usado até o final de 1954, com cadeiras e mesas pés palito e estantes formadas por montantes de madeira semelhantes aos móveis da Unilabor. Depois, seu nome teve que ser modificado pois outra empresa de móveis modernos já havia registrado. Foi aí então que os sócios adotaram o nome de uma linha desenhada por eles em 1956: Mobília Contemporânea (MC).Os móveis da Mobília Contemporânea eram fabricados em Curitiba pelos ex marceneiros da CIMO, que também criaram uma empresa a Gonçalves & Chaune. Assim eles abriram uma loja na capital paranaense.Não demorou para terem uma loja em um endereço privilegiado de São Paulo, Av. Vieira de Carvalho, centro elegante da Capital. Estava inaugurado o show room da Mobília Contemporânea em 1955. Loja essa destinada a um público jovem, eram professores, profissionais liberais, e intelectuais. Inaugura também neste período mais duas lojas em São Paulo e outra no Rio de Janeiro.Arnoult produzia móveis para serem duráveis e rejeitava a ideia do consumismo desenfreado apregoada em países já desenvolvidos e que representava em alguma medida o quanto determinada sociedade havia avançado economicamente.No ano de 1970, a Mobília Contemporânea sofria com a concorrência, então criaram a poltrona Peg-Leve, móvel desmontável para ser vendido em supermercados. Em termos funcionais, o projeto era muito bem sucedido, infelizmente esse exemplo de boa concepção não foi aceitopelo mercado e em 1973 sua empresa encerrou atividades.Arnoult então passou a trabalhar como designer na Fábrica de Móveis Senta, permanecendo até o final dos anos 1980, quando passou a trabalhar de forma independente mantendo sua obsessão pela criação de móveis adequados ao país e à época, A partir do final década de 1980, passa a criar móveis com eucalipto replantado em respeito a problemática ecológica.Foi o ganhador do Prêmio Design Museu da Casa Brasileira em São Paulo (17ª Edição  2003) com sua Poltrona Pelicano, feita com lona de algodão, que não esquenta no calor, costurada em forma de saco, estrutura de madeira ecologicamente correta, conceito pelo qual o autor tinha muita estima em razão da síntese: praticidade, beleza e baixo preço.Aproveitando conceitos criados no início da industrialização e que se mantêm até hoje como índice de eficiência na produção em série como a modulação e a redução no número de peças, a Mobília Contemporânea ajudou a indústria moveleira do Brasil a quebrar conceitos ultrapassados de projeto e produção.
  • MAISON JANSEN  (EX COLEÇÃO ELENA KALIL MAHFUZ)  LUXUOSO CONJUNTO COM SEIS CADEIRAS  ESTILO IMPÉRIO (COM MAIS SEIS NO LOTE A SEGUIR) PATINADAS EM BRANCO E DOURADAS EM OURO 22 K. ESSE ESPETACULAR CONJUNTO DE CADEIRAS APRESENTA DECORAÇÃO ESTILO IMPÉRIO. ESPALDARES LIGEIRAMENTE ARQUEADOS. DECORADOS COM BARRADO MALMAISON FINALIZADO EM PRECIOSO OURO (MALMAISON ERA O PALÁCIO FAVORITO DE NAPOLEÃO BONAPARTE). SOB O BARRADO ELEGANTES TRELIÇAS EM X REMATADAS TAMBÉM EM OURO. ASSENTO ORIGINAL EM COURO REMATADO EM OURO. O ESTOFAMENTO INTEGRO E CONFORTÁVEL É AMORTECIDO POR SISTEMA DE MOLAS. UM INCRÍVEL E MAGNIFICO CONJUNTO, DA MAIS IMPORTANTE E REPUTADA CASA DE DECORAÇÃO MUNDIAL AO LONGO DO SEC. XX. ESTA PRODUÇÃO É DO PERÍODO ÁUREO DA MAISON NA DÉCADA DE 1950. GUARNECERAM A RESIDÊNCIA DA SOCIALITE PAULISTA ELENA KALIL MAHFUZ CONSIDERADA A MULHER MAIS ELEGANTE DA AMÉRICA LATINA PELA REVISTA TIME EM 1952 (VIDE NOS CREDITOS EXTRAS FOTO DE ELENA KALIL MAHFUZ FEITA PELA TIME EM 1952). NO SÉCULO XXI, CRESCEU UMA MÍSTICA EM TORNO DOS DESIGNS VINTAGE DA JANSEN, QUE COMEÇOU COM UMA SÉRIE DE LEILÕES DE CELEBRIDADES NA DÉCADA DE 1990. A EMPRESA ESTÁ AGORA PROFUNDAMENTE ASSOCIADA À MITOLOGIA DE AMOR, PODER E TRAGÉDIA QUE CERCA OS SEUS CLIENTES: O DUQUE E A DUQUESA DE WINDSOR, A HONORÁVEL PAMELA HARRIMAN E JACQUELINE KENNEDY ONASSIS, PARA CITAR ALGUNS. OS INTERIORES SOBREVIVENTES PROJETADOS POR JANSEN PARA MONARCAS, DITADORES E DECANOS SOCIAIS SÃO AGORA O FOCO DE PROJETOS E PESQUISAS DE PRESERVAÇÃO, ENQUANTO OS MÓVEIS E OBJETOS DE ARTE SÃO PROCURADOS E VALORIZADOS POR DESIGNERS CONTEMPORÂNEOS, COLECIONADORES E ESTUDIOSOS DE ARTES DECORATIVAS. TUDO PRODUZIDO PELA MAISON JANSEN EXALAVA EXCLUSIVIDADE, ELEGÂNCIA E ESTILO. POR ISSO SUA PRODUÇÃO ALCANÇA VALORES ALTISSIMOS NO MERCADO INTERNACIONAL APREGOADA POR IMPORTANTES CASAS DE LEILÃO INTERNACIONAL COMO CHRISTIES E SOTHEBYS. PARA SUA COMPARAÇÃO VIDE QUATRO CADEIRAS JENSEN SEMELHANTES A ESSAS  OFERTADAS POR QUASE CINCO MIL DOLARES (APROXIMADAMENTE R$ 22.000,00) EM: https://www.1stdibs.com/furniture/seating/side-chairs/jansen-french-directoire-style-beige-gilt-painted-wood-black-leather/id-f_25164682/ . FRANÇA, DEC. 50. 97 X 40 X 53 CMNOTA: Mais do que qualquer outra empresa de design ativa entre os séculos XIX e XX, a Maison Jansen , sediada em Paris  ou simplesmente Jansen  foi a criadora dos cenários mais deslumbrantes do período. Fundada em 1880, no auge da moda Beaux-Arts, a Jansen começou a chamar a atenção inicialmente através do boca a boca entre a classe alta da Terceira República da França. Na virada do século 20, a reputação de Jansen era internacional, e a empresa contava com os monarcas da Inglaterra, Bélgica, Holanda e Espanha entre sua clientela. De 1905 até a década de 1980, a Jansen distribuiu os seus serviços de luxo através de um conjunto de escritórios satélites que abrangem a América do Norte e do Sul, a Europa e a África. E embora a empresa finalmente tenha fechado as portas de sua sede na rue Royale 9 em 1989, o estilo icônico e em evolução de Jansen - uma mistura de elegância Bourbon do século XVIII, Hollywood Regency e refinamento de casa de campo inglesa - permanece hoje objeto de muita emulação e desejo. A Jansen é considerada a primeira empresa de design verdadeiramente global. Condizente com a sua rica herança, o nome Jansen tem múltiplas conotações. Em primeiro lugar, identifica uma oferta global e centenária de serviços de decoração que se concentrava tanto em renascimentos históricos como em tendências contemporâneas, em grande parte sob a direção magistral dos sucessivos presidentes formadores de opinião Stéphane Boudin (1888-1967) e Pierre Delbée (1900-1974). Em seguida, o nome faz referência a um ateliê parisiense de cinco andares (que na década de 1930 empregava até 700 artesãos com treinamento exclusivo) e oficinas satélites em Buenos Aries e em outros lugares, bem como seus produtos - tudo, desde salas com painéis lindamente desgastados até milhares de móveis exclusivos. formulários, luminárias e outros apetrechos. Jansen também identifica um comprador de algumas das melhores antiguidades europeias do século XVIII, cujos exemplos estão agora incluídos nos principais museus, como o Metropolitan Museum of Art de Nova Iorque. Por último, Jansen é um guarda-chuva sob o qual alguns dos maiores designers do século XX fizeram parceria com os já conhecidos Boudin e Delbée, entre eles: Carlos Ortiz-Cabrera, Francis Chaillou, Harold Eberhard, Oliver Ford, Arthur Kouwenhoven, Claude Mandron , Serge Robin e Henri Samuel. Graças à longevidade da empresa, bem como ao seu internacionalismo, a caracterização do seu mobiliário também é multifacetada. Jansen produziu móveis imitando as obras-primas da Bourbon Court do século XVIII, bem como outros estilos derivados historicamente. Ao mesmo tempo, os designers da Jansen criaram móveis para agradar até aos gostos mais contemporâneos, referenciando, entre outros estilos, o Movimento Estético, Art Nouveau, Art Moderne e Moderno do Pós-guerra. Os colecionadores conhecedores de hoje reconhecem três categorias gerais de mobiliário Jansen, definidas por gamas de qualidade e exclusividade. O melhor consiste em encomendas exclusivas, feitas para clientes como o Xá e Shabanou do Irã, o magnata do petróleo Charles Wrightsman e sua esposa conhecedora, Jayne, ou os Windsors. Representando definitivamente esse nível está o par de cômodas pintadas policromadas feitas em 1938 para o camarim da Duquesa de Windsor em Cap d'Antibes e leiloadas na Christie's de Nova York em outubro de 2008. Obras delicadamente pintadas como essas não têm verdadeiro rival; cada exemplo representa uma homenagem visual única a um cliente, e estes são muito raros. O segundo nível de móveis Jansen consiste em designs originados pela empresa e produzidos em número limitado. Isso inclui uma icônica mesa telefônica em miniatura sobre rodas que permitia que uma chamada fosse direcionada antes de ser atendida e uma interpretação excêntrica e luxuosa do banco Thebes da Liberty & Company da década de 1880; lindamente projetadas e muitas vezes incluindo acabamentos exóticos, como shagreen ou laca de cores vivas, essas peças foram feitas sob encomenda para os clientes, mediante solicitação. Também estão incluídos neste nível modelos de cadeiras estilo Luís XV e XVI, sofás totalmente estofados e outros móveis (como as mesas laterais de bronze de duas e três camadas criadas por Boudin e desafiadoramente delicadas), tornados únicos através de a escolha do estofamento e/ou acabamento.O terceiro nível é uma linha padrão de assentos e móveis que inicialmente começou como preenchimento para salas menores de grandes comissões residenciais. Posteriormente, este tipo de mobiliário passou a ser identificado com as encomendas hoteleiras de Jansen da era pós-Segunda Guerra Mundial, e algumas formas foram incorporadas numa linha de mobiliário de curta duração e acessível ao consumidor da década de 1970, conhecida como Coleções Jansen.  Essas peças lindamente feitas  bureau-plats, secrétaire abattants, cômodas. Desde o início, a Maison Jansen combinou mobiliário tradicional com influências de novas tendências, incluindo o estilo anglo-japonês, o movimento de Artes e Ofícios e o estilo turco. A empresa prestou muita atenção à pesquisa histórica com a qual tentou equilibrar os desejos dos clientes por um espaço habitável, utilizável e frequentemente impactante. Em dez anos, a empresa havia se tornado uma grande compradora de antiguidades européias e, em 1890, havia estabelecido uma galeria de antiguidades como uma empresa separada que adquiria e vendia antiguidades para os clientes de Jansen e seus concorrentes também. No início da década de 1920, Jean-Henri Jansen entrou em contato com Stéphane Boudin, que trabalhava no negócio de cortes de tecidos de propriedade de seu pai Alexandre Boudin, e o trouxe como sócio. Havia especulações de que Boudin era capaz de fornecer solvência financeira ao atelier proeminente, mas com pouco capital. A atenção de Boudin aos detalhes, a preocupação com a precisão histórica e a capacidade de criar espaços impactantes e memoráveis trouxeram novos trabalhos à empresa. Boudin foi nomeado diretor e presidiu uma expansão dos escritórios e da receita da empresa. Não originalmente equipada com suas próprias salas de trabalho para a produção de móveis, a empresa começou contando com antiguidades e os móveis contratados para marceneiros externos. No início da década de 1890, a Maison Jansen havia estabelecido sua própria capacidade de produção, produzindo móveis de design contemporâneo, bem como reproduções, principalmente nos estilos Louis XIV,Louis XVI, Diretório e Império. Ao longo da história da empresa, empregou um estilo tradicional baseado no design europeu, mas a influência de tendências contemporâneas, incluindo a Secessão de Viena, o Modernismo e o Art Deco, também apareceram nos interiores de Jansen e em muitos dos móveis personalizados que a empresa produziu entre 1920 e 1950 . Sob a liderança de Boudin, a Maison Jansen prestou serviços às famílias reais da Inglaterra, Espanha, Holanda,  Bélgica, Irã (Palácio Niavaran do Xá do Irã ) e Sérvia; Elsie de Wolfee  (grande dama americana considerada em 1938 a mais bem vestida mulher do mundo) , Castelo de Leeds de Lady Olive Baillie, em Kent, Inglaterra. O trabalho mais celebrado da empresa foi um projeto de Boudin e Paul Manno, chefe do escritório de Jansen em Nova York, para a Casa Branca dos EUA durante o governo de John F. Kennedy. Ao mesmo tempo, Jansen completou o interior do iate Chambel IV, agora renomeado Northwind II. Northwind II é uma das poucas decorações completas restantes de Jansen.
  • CARLO MONTALTO LICENCIADO POR GAETANO SCIORALI (SCIORALI LIGHTING)  -  (IDÊNTICAS AS ANTEIRIORES)  PAR DE LUMINÁRIAS DE PAREDE ESTILO TOCHA, COM GLOBO DECORADO COM NERVURAS VERTICAIS.  EXCELENTE ESTADO. BRASIL, 30 CM ALTURA
  • CARLO MONTALTO LICENCIADO POR GAETANO SCIORALI (SCIORALI LIGHTING)  -  COM SELO DA MANUFATURA - PAR DE LUMINÁRIAS DE PAREDE ESTILO TOCHA, COM GLOBO DECORADO COM NERVURAS VERTICAIS.  EXCELENTE ESTADO. BRASIL, 30 CM ALTURA
  • CARLO MONTALTO LICENCIADO POR GAETANO SCIORALI (SCIORALI LIGHTING)  -  MESMO MODELO DOS DOIS ANTERIORES PORÉM COM O DOBRO DO NUMERO DE BRAÇOS, SÃO  SEIS GLOBOS EM VIDRO ARTÍSTICO ITALIANO EM ESTRUTURA DE METAL DOURADO FORMANDO ESTRUTURAS TUBULARES UNIDAS ENTRE SI POR SUPORTES TRIANGULARES. OS GLOBOS SÃO EM ESPESSO VIDRO ITALIANO COM FEITIO DE NERVURAS VERTICAIS. EXCELENTE ESTADO. BRASIL, DEC. 70. 57 X 37 CM (ALTURA DA LUMINÁRIA SEM CONSIDERAR O TAMANHO DA CORRENTE DA QUAL PENDE. NOTA: Um empresário notável, Sciolari era também um designer criativo. Ao longo da sua carreira, concebeu alguns aparelhos de iluminação magníficos e incríveis, incluindo o candeeiro de suspensão Mod A5011 (cerca de 1950), o candeeiro de pé 4079 (1965) e, claro, o lustre Cubic (década de 1970). Biografia Angelo Gaetano Sciolari nasceu em Itália em 1927. Depois de se formar na Faculdade de Arquitetura, regressou à sua primeira paixão: o cinema e, em particular, a realização de filmes. No entanto, após a morte do seu pai em 1949, Sciolari não teve outra opção senão assumir a empresa familiar de produção de iluminação. Em apenas alguns anos, o designer transformou a empresa e lançou-a para a cena internacional. Sciolari tornou-se o principal retalhista de iluminação italiana nos Estados Unidos (importada para a América pela Lightolier e Progress Lighting)! As criações de Sciolari foram até apresentadas na famosa série Dallas! Gaetano não é apenas um empresário brilhante, mas também um designer prolífico e talentoso. Trabalhou para alguns dos maiores nomes do design, incluindo Stilnovo, Boulanger e Stilkronen.

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