Peças para o próximo leilão

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  • VISTA ALEGRE - LINDO PAR DE VASOS PARA ENFEITE DE MESA SE JANTAR COSNTRUÍDOS EM PORCELANA RECOBERTA EM OURO COM MARAVILHOS E COLORIDOS ARRANJOS FLORAIS. EM MUITO BOM ESTADO DE CONSERVAÇÃO! PORTUGAL, INICIO DO SEC. XX. 8 X 9 CM
  • DOZE LINDOS DESCANSOS DE TALHERES EM METAL PRATEADO COM TERMINAÇÕES EM FEITIO DE FERRADURAS E CABEÇAS DE CAVALOS. SEC. XX. 8 CM DE COMPRIMENTO
  • SAINT LOUIS  - LINDO FLOREIRO EM BELISSIMO AZUL E TRANSLÚCIDO COM GUARNIÇÕES EM PRATA DE LEI. VITUOSA LAPIÇÃO ALTERNANDO PASTILHADO EM AZUL REMATADO POR  CORDIAL CRAWN , FESTÕES E LAPIDAÇÃO EM PONTA DE DIAMANTE. PRATARIA COM CONTRASTES EUROPEUS. REQUINTADO, BONITO E EM EXCEPCIONAL ESTADO DE CONSERVAÇÃO. FRANÇA,  ANOS 30. 17 X14 CM
  • ESCRAVO DE GANHO OU MULATO DE CAPOTE  LINDO CASTIÇAL EM PRATA DE LEI BATIDA E CINZELADA. BORDA DECORADA COM PEROLADOS. BASE FACETADA TEM DECORAÇÃO CARACTERÍSTICA DA PRODUÇÃO DO PRIMEIRO QUARTEL DO SEC. XIX REALIZADA PELOS ARTIFICES DENOMINADOS MULATOS DE CAPOTE, DELICADA GUIRLANDA DE FLORES, BOTÕES FLORAIS E RAMAGENS. CENTRO TEM RESERVA COM TRÊS PINHEIROS E CERCA. MULATOS DE CAPOTE ERAM ESCRAVOS DE GANHO OU ESCRAVOS LIBERTOS QUE NA SOCIEDADE BRASILEIRA ASSUMIRAM OFÍCIOS ESPECIALIZADOS NOTADAMENTE OS DE ARTÍFICES MANUAIS COMO MARCENEIROS, OURIVES E PEDREIROS. O TRABALHO DE ELEVADO RIGOR ARTÍSTICO REVELA TRATAR-SE DE OFICIAL EXPERIENTE E COM APURADA TÉCNICA. NA PAGINA 177 DO LIVRO O OFÍCIO DA PRATA NO BRASIL DE HUMBERTO FRANCESCHI O AUTOR DESCREVE COM PROPRIEDADE A PRODUÇÃO E O OFÍCIO DOS MULATOS DE CAPOTE. QUE EM SUA MAIORIA NÃO ESTAVAM PRESOS A ENSINAMENTOS ACADÊMICOS, DESENVOLVERAM UMA GAMA DE TRABALHO QUE OS LEVOU A PRODUZIR TANTO FORMAS SIMPLES E PURAS QUANTO SOLUÇÕES ENGENHOSAS PARA ARREMATE DE PEÇAS DE PADRÃO ERUDITO. BRASIL, PRIMEIRO QUARTEL DO SEC. XIX. 16 CM DE ALTURA. 278 GNOTA: As classes ou corporações de ofícios, remanescentes da idade média, suprimidas no Brasil durante o período colonial floresceram no império nascente após a independência. As ordenações do reino vedavam o oficio dos oficiais mecânicos para os infames pela raça ou por crimes. judeus mouros cristãos novos, degradados ciganos mulatos livres chamados mulatos de capote. Os ofícios eram embandeirados: pedreiros, carpinteiros de casas, canteiros, marceneiros e ladrilhadores, pertenciam a irmandade de São José. Os ourives eram da irmandade de santo Elói. Qualquer um que exercesse a profissão fora dessas agremiações exercia de forma ilegal e marginal. Logo após a independência os ofícios foram estimulados e os mulatos de capote formaram uma casta de artífices que atendiam as necessidades da sociedade e uma nova nobreza nacional. Ainda antes dos negros escravos na Bahia começarem a se organizar em irmandades. No Rio de Janeiro os pardos livres que podiam vestir-se como brancos e por isso eram chamados de "mulatos de capote" que obtiveram dos frades beneditinos o direito de cultuar seu patrono São Brás reunidos em confraria própria. Os escravos de ganho, no contexto do Brasil colonial e do Império, eram escravos obrigados pelos seus senhores a realizar algum tipo de trabalho nas ruas, levando para casa ao fim do dia uma soma de dinheiro previamente estipulada. Foi relativamente comum este tipo de escravo conseguir formar um pecúlio, que empregava na compra de sua liberdade, pagando ao senhor por sua alforria. Embora conhecida desde o século XVII nas áreas urbanas, na época do Império a prática foi mais controlada pelo estado, que concedia licença aos proprietários para o seu uso. As principais atividades a que se dedicavam eram as de carregadores, doceiras e pequenos consertos, embora alguns senhores induzissem as escravas à prostituição, o que era proibido por lei. Esses escravos, apesar de que podiam ser terrivelmente punidos se não arrecadassem os valores exigidos pelos seus senhores, tinham certas vantagens sobre os outros tipos de escravos, isso porque tinham maior mobilidade, fazendo com que tivessem mais possibilidades de circulação do que os escravos das áreas rurais e mineradoras. A ourivesaria foi o ofício que concentrou o maior número de oficiais de origem negra. Os conhecimentos trazidos do continente africano, aliados à alta demanda por joias e adornos, tornou lucrativo o aluguel de escravos oficiais de ourivesaria. As joias crioulas que ornamentavam os pulsos, colos e orelhas das negras das irmandades baianas e mineiras atestam a presença do artífice negro nas corporações de ourives.
  • BACCARAT - COM MARCAS DA MANUFATURA EM RELEVO - SURTOUT DE TABLE/ JARDINIERE SURTOURS  - EXPLÊNDIDO SOURTOT DE TABLE EM CRISTAL MOULLE DE BACCARAT COMPOSTO POR SETE SEGMENTOS SENDO UMA PEÇA CENTRAL E SEIS LATERAIS QUE FORMAM ELIPSE. MODELO BAMBOU TORS. EXCELENTE ESTADO DE CONSERVAÇÃO!  53 CM COMPRIMENTO X 31 CM LARGURA. NOTA: Um SURTOUT DE TABLE é uma decoração colocada no centro de uma mesa. É utilizado por razões estéticas mas também para apresentar objetos do serviço como o saleiro , a caixa de temperos, o galheteiro , o vinagre ou o açucareiro ; porém, com a evolução dos usos, perde gradualmente sua função utilitária e funcional para se tornar uma decoração de mesa recebendo floreiros majestosos ou candelabros. Durante a segunda metade do século 18 e ao longo do século 19, nenhuma mesa formal foi considerada concorrida sem uma. Hoje, eles ainda são vistos e usados nas salas de jantar mais formais e suntuosas. De acordo com Roy Strong , o surtout de table apareceu pela primeira vez em 1692 nas refeições do casamento de Filipe II, duque de Orléans (então duque de Chartres ) e a filha legitimada de Luís XIV, Françoise Marie de Bourbon , como "uma grande peça de prata dourada de uma nova invenção ". Freqüentemente assumia a forma de uma bandeja com galerias elevadas que seria preenchida com candelabros, estatuetas, vasos e epergnes combinando , a própria galeria às vezes contendo castiçais de velas. Nem sempre foram construídos com metais preciosos; porcelana e vidro eram freqüentemente usados, também esculturas feitas de açúcar . A parte superior da bandeja costumava ser um espelho, para mostrar a parte inferior dos objetos nela e aumentar a luz refletida. Outros continuaram como formas esculturais, às vezes se tornando extremamente extravagantes. Durante a década de 1850, a moda da decoração de mesas de jantar temáticas atingiu seu apogeu e o surtout de table refletiu isso.
  • PRATA DE LEI P COROADO - MAGNIFICA SALVA EM PRATA DE LEI BATIDA REPUXADA E CINZELADA. MARCAS DE CONTRASTE P COROADO PARA CIDADE DO PORTO E PRATEIRO REFERENCIADO POR MOITINHO COMO P171 ATIVO EM 1836. GALERIA FENESTRADA COM CAPRICHADAS FLORES E RAMAGENS. PLANO COM MAGNIFICOS GUILLOCHES. O FUNDO É TODO BATIDO A MÃO. ASSENTE SOBRE TRES PÉS EM GARRA. PORTUGAL, PRIMEIRA METADE DO SEC. XIX. 35 CM DE DIAMETRO. 1382 G
  • BACCARAT HARCOURT  COM SELO DA MANUFATUTRA  MAGNIFICO E IMPECÁVEL  CONJUNTO DE TAÇAS EM CRISTAL DE BACCARAT MODELO HARCOURT PARA OITO PESSOAS. DOTADO DE 8 GRANDES TAÇAS PARA ÁGUA, 8 TAÇAS PARA VINHO TINHO, 8 TAÇAS PARA VINHO BRANCO E 8 TAÇAS PARA CHAMPAGNE. TOTAL DE 32 PEÇAS. FRANÇA, DEC. 50 .19 CM DE ALTURA (TAÇA PARA ÁGUA)NOTA: A coleção Harcourt 1841, é a mais antiga do catalogo Baccarat, é conhecida pelo seu design icônico. Criada em 1841, a taça Harcourt foi escolhida por ícones históricos.A coleção Harcourt 1841 também tem sido um marco do poder francês, selecionada desde a época de Napoleão III até seu uso contemporâneo no Palais de l'Élysée. O cristal Harcourt 1841 é caracterizado por sua forma arquitetônica: um formato impressionante, desde o padrão de corte plano do bojo, a geometria chanfrada da haste até o pé hexagonal. Seu trabalho artesanal é aparente de todos os ângulos de sua forma majestosa e graciosa. Beber um copo Harcourt 1841 é fazer parte do passado elegante e histórico da marca.
  • BACCARAT HARCOURT  COM SELO DA MANUFATUTRA  MAGNIFICO E IMPECÁVEL  CONJUNTO DE 4 TAÇAS EM CRISTAL DE BACCARAT MODELO HARCOURT  (EXCEDENTE DO CONJUNTO APREGOADO NO LOTE ANTERIOR) SÃO DUAS GRANDES TAÇAS PARA ÁGUA, 1 TAÇA PARA CHAMPAGNE E UMA TAÇA PARA VINHO TINTO. 19 CM DE ALTURA (TAÇA PARA ÁGUA) NOTA: A coleção Harcourt 1841, é a mais antiga do catalogo Baccarat, é conhecida pelo seu design icônico. Criada em 1841, a taça Harcourt foi escolhida por ícones históricos.A coleção Harcourt 1841 também tem sido um marco do poder francês, selecionada desde a época de Napoleão III até seu uso contemporâneo no Palais de l'Élysée. O cristal Harcourt 1841 é caracterizado por sua forma arquitetônica: um formato impressionante, desde o padrão de corte plano do bojo, a geometria chanfrada da haste até o pé hexagonal. Seu trabalho artesanal é aparente de todos os ângulos de sua forma majestosa e graciosa. Beber um copo Harcourt 1841 é fazer parte do passado elegante e histórico da marca.
  • LINDO PAR DE BRINCOS EM OURO 18K COM FARTA CRAVAÇÃO DE DIAMANTES. 3 X 2,2 CM. 9,31 G
  • BACCARAT - COM SELO DA MANUTUTRA - LUXUOSO CONJUNTO COM SEIS COVILHETES COM LAPIDAÇÃO HARCOURT DE FEITIO RINIFORME. SÃO EXCELENTES PARA UTILIZAR COMO PRATOS PARA ENTRADAS OU SOBREMESAS. IMPECÁVEIS. FRANÇA, SEC. XX. 20 CM DE COMPRIMENTO
  • BRASIL IMPÉRIO - REQUINTADO FREIO DE MONTARIA EM PRATA COM BRASÃO DO BRASIL IMPERIO ALADO POR RAMOS DE FUMO E DE CAFÉ. BELISSIMAS ROCAILLES! BRASIL SEC. XIX. 20 X 19 CM
  • BACCARAT - COM SELO DA MANUTUTRA - LUXUOSO CONJUNTO COM SEIS COVILHETES COM LAPIDAÇÃO HARCOURT DE FEITIO RINIFORME. SÃO EXCELENTES PARA UTILIZAR COMO PRATOS PARA ENTRADAS OU SOBREMESAS. IMPECÁVEIS. FRANÇA, SEC. XX. 20 CM DE COMPRIMENTO
  • LINDO COLAR EM OURO 18K COM PINGENTE DITO PIZZA. O PINGENTE CORRE LIVREMENTE PELO COLAR. TEM DIAMANTES COM LAPIÇÃO BRILHANTE E BAGUETES. SÃO 31 BRILHANTES BRANCOS EXTRA PUROS E 20 BRILHANTES EM BAGUETE IGUALMENTE BRANCOS E COM MUITA VIDA. 46 CM DE COMPRIMENTO. 3,91 G
  • BACCARAT HARCOURT  ELEGANTE PORTA CAVIAR EM CRISTAL DE BACCARAT COM GUARNIÇÕES EM METAL PRATEADO E DOURADO. MODELO HARCOURT. ELEGANTE E ATEMPORAL. FRANÇA, INICIO DO SEC. XX. 20 CM DE DIAMETRO
  • DUCADO AUSTRÍACO - BELISSIMA MOEDA EM OURO 23,8 K COM EFIGIE DO IMPERADOR AUSTRÍACO FRANCISCO JOSÉ I, DATADA DE 1915 NO ANVERSO BRASÃO DO IMPÉRIO AUSTRO HÚNGARO. A MOEDA ESTÁ ENCASTOADA EM MOLDURA EM OURO 18K  PRESA POR GARRAS PODENDO SER RETIRADA SEM PREJUIZO A SERRILHA. 25 MM DE DIAMETRO. 4 G
  • BACCARAT -LINDO DECANTER EM CRISTAL COM LAPIDAÇÃO HARCOURT. TAMPA SEXTAVADA. FRANÇA, INICIO DO SEC. XX. 28 CM DE ALTURA
  • BACCARAT -LINDO DECANTER EM CRISTAL COM LAPIDAÇÃO HARCOURT. FORMA PAR COM O O OFERTADO NO LOTE ANTERIOR. TAMPA SEXTAVADA. FRANÇA, INICIO DO SEC. XX. 28 CM DE ALTURA
  • BACCARAT COM MARCAS DA MANUFATURA  GRANDE E ELEGANTE JARDINIERE/CENTRO DE MESA EM  ESPESSO CRISTAL LAPIDADO DE BACCARAT. ESTILO E ÉPOCA ART DECO MODELO DE 1936 A 1939. FRANÇA, SELO DA MANUFATURA SOB A BASE. FRANÇA, DEC. 30 . 30 CM DE DIAMETRO
  • BELO ANEL EM OURO 18K . ARO 18.  5,37 G
  • BACCARAT  COM ETIQUETA DA MANUFATURA  PRINCIPESCO TANTALUS EM MADEIRA COM CRISTAL BIZOTADO ESTILO E ÉPOCA NAPOLEÃO III. CONSTRUÍDO COM MADEIRAS EXÓTICAS E PRECIOSAS ACOMODA EM SEU INTERIOR SUPORTE EM BRONZE ORMOLU ONDE SE ENCAIXAM QUATRO LINDAS LICOREIRAS VIRTUOSAMENTE LAPIDADAS COM ÁRVORES, PÁSSAROS, MARIPOSAS, VEGETAÇÃO LACUSTRE  E 14 CÁLICES DO TIPO CORDIAL COM A MESMA LAPIDAÇÃO. RARA PRESENÇA DE ETIQUETAS DA MANUFATURA DE BACCARAT EM PAPEL COMO ERAM NO PERÍODO ANTERIOR A DEC. 1930. DIFICILMENTE ENCONTRADAS PORQUE AO SEREM LAVADAS AS PEÇAS A ETIQUETA SIMPLESMENTE ERA ELIMINADA. O SUPORTE EM BRONZE ORMOLU É REMATADO POR FLORES E ROCAILLES. DIFICILMENTE SE VERÁ UM CONJUNTO DE TANTALUS NAPOLEÃO III EM TAL EXCEPCIONAL ESTADO DE CONSERVAÇÃO E BELEZA. FRANÇA, SEGUNDA METADE DO SEC. XIX. 28 X 34 X 25 CMNOTA: O nome Tantalus faz referencia ao personagem da mitologia Grega Tântalo, rei da Frígia e filho de Zeus com a princesa Plota. Certa vez por ser filho do Rei de Zeus, foi admitido na mesa dos deuses, ouviu seus segredos, e divulgou entre os mortais, sendo punido por isso. Seu castigo foi ser lançado ao Tártaro, onde, num vale abundante em vegetação e água, foi sentenciado a não poder saciar sua fome e sede, visto que, ao aproximar-se da água esta escoava e ao erguer-se para colher os frutos das árvores, os ramos moviam-se para longe de seu alcance sob a força do vento. A expressão suplício de Tântalo refere-se ao sofrimento daquele que deseja algo aparentemente próximo, porém, inalcançável, a exemplo do ditado popular "Tão perto e, ainda assim, tão longe". Assim trancados no tantalus as bebidas ficavam a salvo de empregados e de crianças.

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