Peças para o próximo leilão

877 Itens encontrados

Página:

  • MARQUÊS DE TRÊS RIOS JOAQUIM EGYDIO DE SOUZA ARANHA PRIMEIRO SERVIÇO DO TITULAR AINDA COMO BARÃO. EM 10 ANOS DE ATIVIDADE É O PRIMEIRO APRESENTADO EM NOSSOS LEILOES, É RARISSIMO.  PRATO DE SOBREMESA  EM PORCELANA DA MANUFATURA DE WILLIAM MONTLOECK & SONS. DECORADO COM BARRADO VERDE NA ABA, PRECEDIDO POR FITA EM OURO DE FEITIO HELICOIDAL. NA PARTE SUPERIOR TAMBÉM NA ABA, FLÂMULA EM VERDE SOB COROA, CONTENDO A LEGENDA BARÃO DE TRÊS RIOS. PERTENCEU AO SERVIÇO DE JOAQUIM EGYDIO DE SOUZA ARANHA. ESSE PRIMEIRO SERVIÇO É IDÊNTICO AO ENCOMENDADO POR SUA MÃE A VISCONDESSA DE CAMPINAS DONA MARIA LUZIA DE SOUZA ARANHA (1797-1879) O QUE FAZ SUPOR QUE TRATA-SE DE UMA MESMA ENCOMENDA. NATURALMENTE O DA MÃE TEM INSCRIÇÃO BARONESA DE CAMPINAS E O DO TITULAR BARÃO DE TRÊS RIOS. AMBOS ASCEDERIAM APÓS A ENCOMENDA DESSA LOUÇA A TITULOS MAIS IMPORTANTES DE NOBREZA. DONA MARIA LUZIA RECEBEU O TITULO DE 2. BARONESA DE CAMPINAS  EM 1875 E TORNOU-SE VISCONDESSA DE CAMPINAS EM 1879. JOAQUIM EGYDIO DE SOUZA ARANHA FOI BARÃO DE TRÊS RIOS EM 1872, VISCONDE EM 1879, CONDE EM 1880 E MARQUES EM 1887.  REPRODUZIDO A PÁGINA 336 DO LIVRO LOUÇA DA ARISTOCRACIA NO BRASIL, POR JENNY DREYFUS. INGLATERRA, SÉC. XIX. 22 CM DE DIAMETRO.
  • TIFFANY & CO   COLEÇÃO TIFFANY 1837V  ROBUSTO BRACELETE EM PRATA DE LEI COM MARCAS DA MANUFATURA. A DATA 1837 FAZ REFERÊNCIA AO ANO DA FUNDAÇÃO DA MARCA. NOVA YORK, ACOMAPANHA A ICONICA BOLSA AZUL EM VELUDO EMBALAGEM DA MANUFATURA.  7 CM DE DIAMETRO . 52,69 G
  • SEVRES -GRANDE ANFORA EM PORCELANA DE SEVRES  AZUL COBALTO COM  GUARNIÇÃO EM EXCEPCIONAL BRONZERIA REMATADA EM ORMOLU. DECORADA EM ESMALTES COM CENAS DE GALANTEIO CAMPESTRE NA FACE PRINCIPAL E NA OPOSTA LUXURIANTE VEGETAÇÃO COM ROSEIRAS E FRONDOSAS ÁRVORES. A PORCLEANA TEM LINDAS ROCAILLES E GUIRLANDAS EM OURO. MARCAS DA MANUFATURA SOB A TAMPÁ. FRANÇA, SEC. XIX. 54 CM DE ALTURA
  • SEVRES - MAJESTOSA  ANFORA EM PORCELANA DE SEVRES  AZUL COBALTO COM  GUARNIÇÃO EM EXCEPCIONAL BRONZERIA REMATADA EM ORMOLU. FEITIO DE BALAÚSTRE. DECORADA EM ESMALTES COM CENA DE FLAUTISTA E DAMA EM MEIO A LINDA PAISAGEM CAMPESTRE COM CCHOEIRA, RIACHO E FARTA VEGETAÇÃO. MARCAS DA MANUFATURA SOB A TAMPA. FRANÇA, SEC. XIX. 80 CM DE ALTURA
  • CHRISTOFLE MODELO BAGATELLE- LINDO CONJUNTO PARA CAFÉ EM METAL ESPESSURADO A PRATA MODELO BAGATELLE  COMPOSTO DE  CAFETEIRA, AÇUCAREIRO E CREMEIRA. ALÇA DO BULE EM MADEIRA EBANIZADA. UM EXCELELENTE CONJUNTO EM MUITO BOM ESTADO! FRANÇA, SEC. XX. 21 CM DE ALTURA
  • SEVRES - LINDA CAIXA EM PORCELANA DE SEVRES COM CORPO AZUL COBALTO REMATADO POR PLUMAS EM OURO. TAMPA TEM RESERVA COM CENAS DE PÓVOA, LAGO , PERSONAGENS E CAVALEIRO. MARCAS DA MANUFATURA SOB A BASE. FRANÇA, INICIO DO SEC. XX. 20 CM DE DIAMETRO
  • SEVRES - LINDA E ANFORA EM PORCELANA COM SUNTUOSA DECORAÇÃO EM OURO. E ESMALTES. REPRESENTA A PRINCESA ARIADNE ABANDONADA POR TESEU NA ILHA DE NAXOS POR ORDEM DE ATENA. A PRINCESA É APRESENTADA EM POSIÇÃO DE SUPLICA OLHANDO PARA O MAR ENQUANTO É OBERVADA PELO CUPIDO QUE CHORA ENTERNECIDO. FRANÇA, SEC. XIX. 22 CM DE ALTURANOTA: A  trajetória da heroína Ariadne, filha do soberano de Creta, Minos, e de Pasífae, teve início quando ela caiu de amores por Teseu, descendente de Egeu, rei ateniense, e de Etra; o herói logo demonstrou nobreza e firmeza de ânimo. Ela demonstra seu interesse pelo rapaz quando ele se entrega por vontade própria ao Minotauro, ser meio homem, meio touro, que ocupava o labirinto edificado por Dédalos. Ele toma essa decisão ao saber que sua terra natal deveria entregar como tributo a Creta uma cota anual de sete moças e sete homens, os quais seriam oferecidos ao monstro, que era carnívoro.A estrutura labiríntica fora criada no Palácio de Cnossos, com vários caminhos enredados, de tal forma que ninguém seria capaz de deixar seu interior depois que houvesse nele entrado. Mas Ariadne, completamente apaixonada, oferece ao seu amado, que também parece amá-la, uma espada para ajudá-lo a lutar contra o monstro, e o famoso fio de Ariadne, que o guiaria de volta ao exterior. O casal foge da ira do rei Minos e quando aportaram na ilha de Nexus  Teseu por ordem de Atena  a abandou e zarpou de volta ao mar.
  • LINDO CENTRO DE MESA EM PORCELANA DE SEVRES - FUNDO EM AZUL COBALTO REMATADO POR  OURO. ALÇAS LATERAIS SE ELEVAM PARTINDO DE CARIÁTIDES. RESERVAS COM ESMALTES FLORAIS E CENA DE GALANTEIO. MARCAS DA MANUFATURA SOB A BASE. FRANÇA, SEC. XIX. 29 X 29 CM
  • CHRISTOFLE MALMAISON  IMPONENTE CASTIÇAL EM METAL ESPESSURADO A PRATA DA MANUFATURA CHRISTOFLE MODELO MALMAISON. ELEGANTE CONSTRUÇÃO ESTILO  LOUIS XIV. EM MUITO BOM ESTADO DE CONSERVAÇÃO! FRANÇA, SEC. XX. 22 CM DE ALTURA
  • PRATA DE LEI DE LEIPZIG - REINO DA SAXÔNIA - FAUSTOSO PAR DE CANDELABROS REVERSÍVEL PARA CASTIÇAL DE MESA DE BANQUETE  EM PRATA DE LEI ESTILO E ÉPOCA NAPOLEÃO BONAPARTE. MARCAS DE CONTRASTE PARA A CIDADE DE LEIPIZIG, REINO DA SAXÔNIA, PRIMEIRA DÉC. DO SEC. XIX (1801-1810).  BASE TRÍPODE ONDE SE APOIAM CAPRICHADOS PÉS DE GARRA. ELEGANTE PLATEAU FACETADO COM LAURÉIS SUSTENTA O FUSTE QUE CULMINA NA BOBECHE DO CASTIÇAL ONDE SE  INTRODUZ A "GALHADA" DO CANDELABRO COM TRÊS BRAÇOS. ESSA GALHADA SE PUXADA FAZ COM QUE OS CANDELABROS  TRANSFORMEM-SE EM CASTIÇAIS DE BANQUETE. OS TRÊS LUMES DO CANDELABRO TEM FEITIO DE TROMPAS. ELEGANTE E MAGNIFICO CONJUNTO! MUITOS ELEMENTOS NAPOLEÔNICOS SÃO APRESENTADOS NESSES CANDELABROS, A DECORAÇÃO MALMAISON E OS LAURÉIS SÃO PRESENTES MARCANTES NESSA VIRTUOSA PRODUÇÃO. CURIOSO PENSAR QUE FOI JUSTAMENTE EM LEIPIZIG POUCOS ANOS DEPOIS DA EXECUÇÃO DESSES CANDELABROS QUE NAPOLEÃO BONAPARTE FOI DERROTADO NA GUERRA. DAS NAÇÕES.  ALEMANHA, CIRCA DE 1810. 47 CM DE ALTURA. 1875 GNOTA: "A Batalha das Nações ocorreu em outubro de 1813, opondo as tropas francesas comandadas por Napoleão Bonaparte à chamada Sexta Coalizão, uma união militar entre Prússia, Áustria, Rússia e Suécia, daí o nome de Batalha das Nações. Ocorrida em Leipzig, na atual Alemanha, a derrota de Napoleão na Batalha das Nações iniciou a queda do imperador francês.Um ano antes, as tropas francesas haviam sofrido uma importante derrota para o exército russo. Com o revés de Napoleão, os países defensores do Antigo Regime resolveram se unir para acabar com o poderio conquistado pelo general francês na Europa. As tropas aliadas eram comandadas pelo marechal de campo austríaco, o príncipe Karl-Philipp Schwarzenberg, nos três dias de batalhas em Leipzig e arredores.A Batalha de Leipzig, como também ficou conhecida, durou de 15 a 18 de outubro de 1813, com as cavalarias e infantarias das nações aliadas atacando duramente o exército francês. Estima-se que cerca de 500 mil combatentes de ambos os lados participaram da Batalha das Nações, possivelmente a maior batalha da história até aquele momento. Morreram cerca de 100 mil pessoas, sendo que outros milhares delas se feriram ou contraíram doenças, principalmente o tifo. Corpos foram enterrados em valas comuns mesmo depois de meses após o fim da batalha.""Com a impossibilidade de conter o ataque das tropas aliadas, em 19 de outubro, Napoleão Bonaparte ordenou a retirada das tropas francesas em direção ao Oeste, abrindo caminho para que a Sexta Coalizão entrasse em território francês e chegasse à capital do país, Paris, em março de 1814. Com a derrota e o avanço das tropas aliadas, Napoleão foi obrigado a se exilar na ilha de Elba.A Batalha das Nações suscitou ainda a preocupação com o grande número de mortos que as guerras estavam alcançando. Essa preocupação levou ainda à tentativa de se buscar soluções diplomáticas antes de se partir para os confrontos bélicos. Não que isso iria acabar com as guerras, talvez apenas postergá-las, em alguns casos.Outra consequência da Batalha das Nações foi a formação do Congresso de Viena, cuja principal função foi criar as condições para impedir o avanço dos ideais e instituições da Revolução Francesa, realizar a defesa do Antigo Regime e a redefinição das fronteiras na Europa.A Batalha das Nações é comemorada anualmente na Alemanha, fazendo parte da construção da identidade nacional, sendo apontada como um embrião do processo de Unificação da Alemanha."
  • LINDA ANFORA EM PORCELANA DE SEVRES - FUNDO EM AZUL COBALTO REMATADO POR  OURO. BRONZERIA EM ORMOLU.  RESERVAS COM ESMALTES EM GALANTEIO PASTORIL E NA FACE OPOSTA GALENTEIRO CAMPESTRE COM CUPIDO. FRANÇA, INICIO DO SEC. XX  51CM DE ALTURA
  • LINDA ANFORA EM PORCELANA DE SEVRES - FUNDO EM AZUL COBALTO REMATADO POR  OURO. BRONZERIA EM ORMOLU.  CENAS GALANTES EM JARDIM EM UMA FACE E NA OPOSTA CASA SENHORIAL A BEIRA DE UM LAGO.  FRANÇA, INICIO DO SEC. XX  52CM DE ALTURA
  • SEVRES - ANFORA EM PORCELANA AZUL COBALTO COM BRONZERIA ORMOLU. ALÇAS COM FEITIO DE CARIÁTIDES. DECORADA COM CENAS DE GALANTEIO, ARREMATES EM OURO. FRANÇA, INICIO DO SEC. XX. 25 CM DE ALTURA
  • SEVRES - ANFORA EM PORCELANA AZUL COBALTO COM BRONZERIA ORMOLU. A. DECORADA COM CENAS DE GALANTEIO, ARREMATES EM OURO. FRANÇA, INICIO DO SEC. XX. 23 CM DE ALTURA
  • A partir desse momento apregoaremos peças do acervo dos descendentes de ELISEU TEIXEIRA NOGUEIRA  E DONA MARIA CANDIDA NOVAES DE CAMARGO fundadores do ramo TEIXEIRA NOGUEIRA, opulentos proprietários  de terras na segunda metade do sec. XIX em Campinas e um dos principais produtores de café nessa cidade. DONA MARIA CANDIDA NOVAES DE CAMARGO  era filha do CORONEL  FRANCISCO JOSÉ DE CAMARGO ANDRADE, portanto era sobrinha da BARONESA DE ITATIBA dona ANA FRANCISCA DE PAULA CAMARGO   Iniciaremos com o lote que segue: ELISEU TEIXEIRA DE CAMARGO  FAUSTOSO SAMOVAR EM METAL ESPESSURADO A PRATA COM GUARNIÇÓES EM MARFIM  MARCAS DA MANUFATURA DE CHRISTOFLE. EM EXCELENTE ESTADO DE CONSERVAÇÃO ESSE SAMOVAR TEM REQUINTADOS RELEVOS COM RAMOS FOMRANDO GUIRLANDAS. GRANDES ALÇAS LATERAIS FINALIZADAS COM CABEÇAS MITOLÓGICAS. A TORNEIRA COM FEITIO DE DOPHIN TEM TORNEIRA EM MARFIM COM ELEGANTE FEITIO DE PLUMA ARMORIA. ESTÁ ASSENTE SOB QUATRO SAPATAS EM MARFIM. RESERVA COM MONOGRAMA ETC ENTRELAÇADO. O QUEIMADOR TEM TGAMBÉM LINDA PEGA EM MARFIM. PERTENCEU A ELISEU TEIXEIRA DE CAMARGO. MAGNIFICO, GRANDIOSO E IMPECÁVEL! FRANÇA, SEC. XIX. 55 CM DE ALTURA
  • ELISEU TEIXEIRA DE CAMARGO -  FORMIDÁVEL TABULEIRO DE MUITO GRANDE DIMENSÃO DA MANUFATURA CHRISTOFLE. REQUINTADA DECORAÇÃO COM RAMOS EM RELEVO NA BORDA. FEITIO RECORTADO. ROBUSTAS ALÇAS LATERAIS. PLANO COM LINDOS GUILLOCHES. RESERVA COM MONOGRAMA ETC ENTRELAÇADO. PERTENCEU A ELISEU TEIXEIRA DE CAMARGO. FRANÇA, SEGUNDA METADE DO SEC. XIX.79 CM DE COMPRIMENTO
  • BACCARAT - LINDO BOWL EM CRISTAL LAPIDADO COM GUARNIÇÃO EM PRATA DE LEI CABEÇA DE MINERVA. A BORDA TEM CAPRICHADOS RAMOS DE LOURO COM SEUS FRUTOS (MUITO SEMELHANTES A RAMOS DE CAFÉ E PROVAVELMENTE POR ISSO MUITO RECORRENTE EM OBJETOS DAS FAMÍLIAS QUE FIZERAM FORTUNA COM ESSE CULTIVO) A BASE TEM TAMBÉM UMA GUARNIÇÃO EM PRATA. FRANÇA, SEC. XIX. 22 X 12  CM
  • GRACIOSA MESA AUXILIAR COM TAMPO CONTENDO MARCHETARIA FORMANDO TABULEIRO PARA JOGO DE DAMAS. ASSENTE SOBRE TRÊS PÉS EM BALAÚSTRE REUNIDOS POR TRAVAS. EUROPA, SEC. XIX. 78 X 49 CM
  • MAGNÍFICO PERFUMADOR EM PRATA DE LEI COM CABO EM MADEIRA ELEVADO SOBRE TRÊS PÉS CAPRICHADOS PÉS  EM GARRA. A TAMPA BASCULANTE COM FENESTRAS PARA DISSIPAR A FUMAÇA REVELA RECIPIENTE EM COBRE PARA PROMOVER A QUEIMA DAS ESSENCIAS.  OS PERFUMADORES NO BRASIL COLONIAL E IMPÉRIO TIVERAM IMPORTANTE PAPEL NAS CASAS SENHORIAIS DAS CIDADES. NELE ERAM QUEIMADAS ERVAS AROMÁTICAS QUE AFASTAVAM DOS SALÕES O MAU CHEIRO DAS RUAS PRINCIPALMENTE PELA FALTA DE SANEAMENTO. BRASIL, SEC. XIX. 18 X 26 CM NOTA: PERFUMADORES são uma herança ancestral ibérica que remonta a tradição dos mouros. Eram muito utilizados nas residências da América espanhola e portuguesa. As diversas flagrâncias perfumava, as salas e evitavam na concepção geral a entrada de doenças na casa.
  • MARAVILHOSA RIVIERA EM OURO 14 K COM 95 BRILHANTES BELISSIMOS DE 3  PONTOS MAS COM CRAVAÇÃO FANCY QUE LHE CONFERE APARENCIA DE 20 PONTOS CADA .T. EUA, 54 CM DE COMPRIMENTO. 37,45 G

877 Itens encontrados

Página: