Peças para o próximo leilão

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  • GARÇONS HOLANDAIS  PAR DE SERRA LIVROS EM BRONZE ORMOLU COM BASE EM ONIX. APRESENTAM MENINOS HOLANDES COM TRAJE TÍPICO INVERNAL  COM GORRO, CACHECOL E TAMANCOS DE MADEIRA (KLOMPEN). BASE EM ONIX. EUROPA, FINAL DO SEC. XIX. 29 X 18 CMNOTA: O tamanco de madeira era usado na Europa desde o fim da Idade Média. Mesmo com a chegada das botas de borracha, o tamanco mantém a sua popularidade; estima-se que mais de um milhão de holandeses usem regularmente o tamanco. Considerado um dos símbolos da Holanda ao lado das tulipas e dos moinhos, o tamanco também compõe o traje típico holandês. A madeira usada para a fabricação dos tamancos é especial da árvore conhecida por  Het Wilgenhout . A origem desse calçado data de 1487, tendo sido criado para proteger os pés contra o barro, a umidade e a neve. Com o tempo ganhou outras finalidades, como alisar a terra após o plantio e proteger os pés contra acidentes nas olarias. Alguns séculos atrás havia milhares de artesãos que confeccionavam tamancos. A maior parte dos tamancos não fabricada por especialistas, mas pelo próprio campones, que nos meses de pouca atividade fazia seus próprios tamancos.Havia tamancos decorados com pinturas para o domingo, tamancos especiais para ir a igreja, para casamento, para crianças... O uso do tamanco era particularmente difundido nas regiões úmidas, nas fazendas e nos navios de pesca. A partir do ano de 1870, a fabricação de tamancos torna-se uma profissão, não apenas pelo rápido aumento da população causando uma maior demanda de tamancos, mas também pelas grandes mudanças ocorridas no meio agrário. Terras, antes inutilizáveis, trnaram-se férteis graças ao adubo, aumentando assim a produtividade. Formaram-se cooperativas com fábricas de manteiga e queijo. Sobrava cada vez menos tempo para os "antigos" trabalhos de casa, entre eles a confecção de tamancos. O estranho é que neste mundo que se modernizava através da industrialização, o antigo tamanco se tornou um artigo de comércio muito importante. Cada província tinha dezenas de lugares onde se fabricava tamancos, por que o tamanco continuava sendo um calçado muito popular, não apenas no campo, mas também nas novas indústrias onde ninguém queria expor seus sapatos aos pisos molhados, sujos ou quentes. A partir da Segunda Guerra Mundial, o calçado passou a ser fabricado em máquinas industriais. Conta-se que, nesse período, os membros da resistência ao nazismo usavam os tamancos com o salto invertido para enganar os inimigos. Dessa forma, os alemães seguiam as pistas na direção contrária.
  • LINDA ESCULTURA EM MARFIM REPRESENTANDO SÁBIO QUE SEGURA COLMO DE BAMBÚ. ASSENTE SOBRE BASE EM MADEIRA. CHINA, FINAL DO SEC XIX. 26 CM DE ALTURA
  • GRANDE ESCULTURA EM MARFIM REPRESENTANDO FIGURA DE QUANIM, A DEUSA DA MISERICÕRDIA. ASSENTE SOBRE BASE EM MADEIRA. CHINA, FINAL DO SEC XIX. 35 CM DE ALTURA
  • SHOU LAO GRANDE ESCULTURA EM MARFIM REPRESENTANDO SHOU LAO QUE NA RELIGIÃO TAOÍSTA É O DEUS DA LONGEVIDADE. SEGURA NAS MÃOS  UM FRONDOSO RAMO COM PÊSSEGOS, UM SÍMBOLO DE LONGEVIDADE NA CHINA. ASSINADO COM SELO VERMELHO. CHINA, SEC. XIX. 34 CM DE ALTURANOTA: SHOU LAO na mitologia chinesa é um dos três deuses estelares conhecidos coletivamente como Fulushou . Embora muito reverenciado como o deus da longevidade ( shou ), Shou Lao não tem templos. Em vez disso, as festas de aniversário dos mais velhos proporcionam um momento adequado para os visitantes se curvarem diante de sua estátua, que é envolta em mantos de seda bordados. As representações artísticas geralmente retratam Shouxing como um velho barbudo com sobrancelha alta e um cajado torto em uma das mãos. Ele segura o pêssego da imortalidade na outra mão. Uma cegonha ou tartaruga é frequentemente adicionada como um símbolo adicional de longevidade, que os chineses veem como uma bênção especial.
  • ZHANG -  GRANDE ESCULTURA EM MARFIM REPRESENTANDO ZHANG QUE NA RELIGIÃO TAOÍSTA É O DEUS DA SORTE. SEGURA NA MÃO ESQUERDA UM FRONDOSO RAMO COMPEONIAS E NA DIREITA UM VASO COM AS MESMAS FLORES. ASSINADO COM SELO VERMELHO CHINA, SEC. XIX. 38 CM DE ALTURANOTA: ZHANG na mitologia chinesa é um dos três deuses estelares conhecidos coletivamente como Fulushou . Muito reverenciado como o deus da  sorte. Na arte popular, o Deus da sorte é mostrado nas vestes de vice-diretor ministerial (Yuan Wai Lang), com uma flor de peônia na cabeça, simbolizando riqueza.
  • BELISSIMA ESCULTURA EM MARFIM POLICROMADO REPRESENTANDO FIGURA FEMININA (PROVAVLEMENTE NONG YU A ENCANTADORA DE PÁSSAROS) COM PÁSSARO NAS COSTAS. CHINA, SEC. XIX. 37 CM DE ALTURA
  • KUAN YIN - GRANDE ESCULTURA EM MARFIM REPRESENTANDO FIGURA DE KUAN YIN A DEUSA DA MISERICÓRDIA. O SEGURA NA MÃO ESQUERDA GRANDE RAMO COM PEÔNIA E NA MÃO DIREITA UM VASO TAMBÉM COM PEÔNIAS. ASSENTE SOBRE BASE EM MADEIRA. CHINA, SEC. XIX. 31 CM DE ALTURA (UMA FOLHA COM BICADO).
  • KUAN YIN - ELABORADA ESCULTURA EM MARFIM REPRESENTANDO FIGURA DE KUAN YIN A DEUSA DA MISERICÓRDIA.  SEGURA NA MÃO ESQUERDA GRANDE RAMO COM PEÔNIA E NA MÃO DIREITA UM ABANADOR. ASSENTE SOBRE BASE EM MADEIRA. CHINA, SEC. XIX. ). 24 CM DE ALTURA. MINIMOS BICADOS
  • GUANYIN GRANDE ESCULTURA EM MADEIRA DE ROSEIRA REPRESENTANDO FIGURA DE GUANYIN SOBRE DRAGÃO ADORMECIDO. EXCEPCIONAL REPRESENTAÇÃO COM VIRTUOSA QUALIDADE ESCULTÓRICA. CHINA, SEC. XIX. 48 CM DE ALTURA
  • IMPÉRIO AUSTRÍACO  FERNANDO I (1793-1875)  IRMÃO DA IMPERATRIZ BRASILEIRA MARIA LEOPOLDINA. PRECIOSO GOBLET EM CRISTAL DA BOHEMIA NAS TONALIDADES AZUL COBALTO E TRANSLÚCIDO. BOJO LAPIDADO EM FACETAS COM VIRTUOSA LAPIDAÇÃO COM MONUMENTOS AUSTRÍACOS E EFÍGIE EM CORPO INTEIRO DO IMPERADOR FERNANDO I TRAJANDO UNIFORME MILITAR. A BASE DENTADA É REMATADA POR GOTAS EM PROFUNDO AZUL COBALTO. ÁUSTRIA, DEC. 1840. 14,5 CM DE ALTURANOTA: Fernando I & V (Viena, 19 de abril de 1793  Praga, 29 de junho de 1875) foi o Imperador da Áustria e Rei da Lombardia-Vêneto como Fernando I e também Rei da Hungria, Croácia e Boêmia como Fernando V de 1835 até sua abdicação em 1848 devido às Revoluções de 1848. Era o filho homem mais velho do imperador Francisco I e sua segunda esposa Maria Teresa da Sicília. Fernando desde a infância possuía uma doença mental e assim era incapaz de governar pessoalmente seu império, com um conselho regencial sendo estabelecido após sua ascensão formado por seu tio o arquiduque Luís da Áustria e os políticos Franz Anton von Kolowrat e Klemens Wenzel von Metternich. Fernando abdicou em dezembro de 1848 em favor de seu sobrinho Francisco José I devido a revoluções liberais, indo viver no Castelo de Praga até morrer aos 82 anos em 1875.
  • KUAN YIN - ELABORADA ESCULTURA EM MARFIM REPRESENTANDO FIGURA DE KUAN YIN A DEUSA DA MISERICÓRDIA.  SEGURA NA MÃO ESQUERDA CETRO E NA DIREITA UM CESTO COM PESSEGOS.  ASSENTE SOBRE BASE EM MADEIRA. CHINA, SEC. XIX. 26 CM DE ALTURA
  • KUAN YIN -  ESCULTURA EM MARFIM REPRESENTANDO FIGURA DE KUAN YIN A DEUSA DA MISERICÓRDIA.  SEGURA NA MÃO DIREITA RAMOS DE PEONIA.  ASSENTE SOBRE BASE EM MADEIRA. CHINA, SEC. XIX. 26 CM DE ALTURA
  • CHARLES AHRENFELDT (1894-1932) - EXTENSO E REQUINTADO APARELHO DE JANTAR, CHÁ E CAFÉ  EM PORCELANA ESTILO E ÉPOCA ART DECO COM FUNDO EM BRANCO E BARRADOS EM MARFIM E SALMÃO. ARREMATES EM OURO. TODAS AS PEÇAS EM PERFEITAS CONDIÇOES. DOTADO DE 97 PEÇAS   SENDO: 24 PRATOS RASOS, 12 PRATOS 12 PRATOS PARA SOPA, 12 PARA SOBREMESA, 12 PRATOS PARA PÃO, 5 TRAVESSAS RASAS, 1 BOWL, 2 TRAVESSAS COVAS (LEGUMEIRAS), 1 SOPEIRA COM PRESENTOIR, 2 TERRINAS COM TAMPA, 1 MOLHEIRA COM PRESENTOIR INTEGRADO, CAFETEIRA, BULE PARA CHÁ, 12  XÍCARAS PARA CHÁ COM SEUS PIRES, 7 XÍCARAS PARA CAFÉ COM PIRES, MANTEGUEIRA, CREMEIRA, AÇUCAREIRO. FRANÇA, DEC. 20.  25 CM DE DIAMETRO (PRATO RASO)
  • PAR DE LINDOS FLOREIROS EM OPALINA DECORADOS COM  FIGURA DE  HERMES (O MENSAGEIRO DOS DEUSES) E APOLO. ARREMATES EM OURO. FUNDO VERDE ÁGUA E FIGURAS EM SÉPIA E AZUL.  HERMES É REPREESENTADO COM CADUCEU  E APOLO COM LOUROS. BELISSIMOS E EM OTIMAS CONDIÇOES. FRNAÇA, SEC. XIX. 30 CM DE ALTURA
  • VENUS E ADONIS  GRANDES E MAGNIFICAS PLACAS EM PASTA DE PORCELANA COM SUAVE COLORAÇÃO. IMPECÁVEISE BELISSIMAS. APRESENTAM A REPRESENTAÇÃO DO EPISÓDIO MITOLÓGICO DA PAIXÃO DE VENUS POR ADONIS IMORTALIZADA TAMBEM NA OBRA DE WILLIAN SHEAKSPEARE. EM UMA DELAS VENUS É REPRENTADA COM UMA NINFA SEGURANDO UMA TOCHA, UM DE SEUS ATRIBUTOS E COM UMA ESTRELA ARRANJADA ENTRE SEUS CABELOS. NA OUTRA PLACA A DEUSA ENTREGA-SE A ADONIS SUPLICANDO-LHE QUE A BEIJE. PEÇAS DE COLEÇÃO MAGNIFICAS. ALEMANHA, INICIO DO SEC XX. 36 CM DE ALTURANOTA: Brincando, certo dia, com seu filho Cupido, Vênus feriu o peito em uma de suas setas. (Se alguém fosse ferido pela flecha de Cupido, ou Eros ou Amor, apaixonava-se pela primeira pessoa que visse). Afastou a criança mas a ferida era mais profunda do que pensara. Antes de curá-la, Vênus viu Adônis, e apaixonou-se por ele. Já não se interessava por seus lugares favoritos: Pafos, Cnidos e Amatos, ricos em metais. Afastava-se até mesmo do céu, pois Adônis lhe era mais caro. Seguiu-o, fez-lhe companhia. Ela, que gostava de se reclinar à sombra, sem outras preocupações a não ser a de cultivar seu encantos, anda pelos bosques e pelos montes, vestida como a caçadora Diana, chama seus cães e caça lebres e cervos, ou outros animais fáceis de caçar, abstendo-se, porém, de perseguir os lobos e os ursos, rescendendo ao sangue dos rebanhos. Também recomenda a Adônis que tenha cuidado com tão perigosos animais. -Sê bravo com os tímidos. A coragem contra os corajosos não é segura. Evita expor-te ao perigo e ameaçar minha felicidade. Não ataques os animais que a natureza armou. Não aprecio tua glória ao ponto de consentir que a conquistes expondo-te assim. Tua juventude e a beleza que encanta Vênus não enternecerão os corações dos leões e dos rudes javalis. Pensa em sua terríveis garras e em sua força prodigiosa! Odeio toda a raça deles. Queres saber porque? E, então, contou a história de Atalanta e Hipómenes, que ela transformara em leões, para castigo da ingratidão que lhe fizeram. Tendo feito essa advertência, Vênus subiu ao seu carro, puxado por cisnes, e partiu através dos ares. Adônis, porém, era demasiadamente altivo para seguir tais conselhos. Os cães haviam expulsado um javali de seu covil e o jovem lançou seu dardo, ferindo o animal de lado. A fera arrancou o dardo com os dentes e investiu contra Adônis, que virou as costas e correu; o javali, porém, alcançou-o, cravou-lhe os dentes no flanco e deixou-o moribundo na planície. Vênus, em seu carro puxado por cisnes, ainda não chegara a Chipre, quando ouviu, cortando o ar, os gemidos de seu amado, e fez voltar para a terra os corcéis de brancas asas. Quando se aproximou e viu, do alto, o corpo sem vida de Adônis, coberto de sangue, desceu e curvando-se sobre ele, esmurrou o peito e arrancou os cabelos. Acusando as Parcas, exclamou:  Sua ação, porém, constituiu um triunfo parcial. A memória de meu sofrimento perdurará e o espetáculo de tua morte e de tuas lamentações, meu Adônis, será anualmente renovado. Teu sangue será mudado numa flor; este consolo ninguém pode negar-me.Assim falando, espalhou néctar sobre o sangue e, ao se misturarem os dois líquidos, levantaram-se bolhas, como numa lagoa quando cai a chuva, e, no espaço de uma hora, nasceu uma flor cor-de-sangue, como a da romã. Uma flor de vida curta, porém. Dizem que o vento lhe abre os botões e depois arranca e dispersa as pétalas; assim é chamada de anêmona, ou flor-do-vento, pois o vento é a causa tanto de seu nascimento como de sua morte.
  • PRATA DE LEI INGLESA - KINGS PATTERN  SET DE TALHERES INGLESES EM PRATA DE LEI DO MODELO DITO  KINGS PATTERN.  SÃO CINCO COLHERES PARA SOPA E SEIS GARFOS PARA SOBREMESA. MARCAS DE CONTRASTE PARA CIDADE DE LONDRES E LETRA DATA PARA O INICIO DO SEC. XX. AS COLHERES TEM BRASÃO ARMORIAL DE BARONETE COM UM LEOPARDO ENCOLEIRADO SEGURANDO FLOR ENTRE AS PATAS. OS GARFOS TEM MARCAS DO PRATEIRO FRANCIS HIGGINS & FILHO LTDA E AS COLHERES MARCAS DE FRANCIS HIGGINS III. POR ESTAREM NO TOPO DO GOSTO DOS INGLESES DESDE O INICIO DO SEC. XIX. SÃO MUITO PROCURADOS E PERMITEM FORMAR UMA ASSEMBLAGEM DE FAQUEIRO JÁ QUE SÃO IGUAIS NA MANUFATURA E PORNTANTO NÃO SÃO PASSIVEIS DE SEREM AJUNTADOS COM ÉPOCAS E PRATEIROS DIFERENTES SEM QUE ACPONTEÇAM DIVERGÊNCIAS MORFOLÓGICAS ENTRE ELES. INGLATERRA, INICIO DO SEC. XX. 920 GNOTA: O Padrão King é o padrão decorativo mais conhecido de faqueiros ingleses. Foi baseado num design francês do século XVIII e tornou-se moda entre os ricos nos primeiros anos do século XIX. O design abrange uma concha em ambos os lados do terminal da alça e no verso da concha, desce pela haste da alça com um motivo de madressilva no centro. A natureza dupla do padrão (ou seja, padrão em ambos os lados) garante que uma boa medida de prata foi usada na fabricação e, portanto, a maioria das peças feitas em Londres neste padrão têm uma sensação robusta na mão. O King's Pattern da melhor qualidade foi feito em Londres, onde foi feito à mão e possui alto relevo na decoração. As colheres e garfos King's Pattern feitos à máquina de Sheffield têm decoração em relevo mais baixo e geralmente têm uma aparência menos interessante e são mais leves.
  • LLADRO  MODELO 4759 (CRIADO EM 1971)  PATOS BATENDO AS ASAS  LINDA ESCULTURA DE LLADRO DESIGN DE JOSE ROIG. PEÇA PARA COLECIONADOR. DE GRANDE DIMENSÃO ESTE BELO GRUPO ESCULTORICO ESTA EM CONDIÇÕES IMPECÁVEIS. ESPANHA, 33 CM DE ALTURA
  • LLADRO   MODELO 4598  NAMORADOS -  ESCULTOR JULIO FERNADEZ  - LINDA ESCULTURA EM PORCELANA APRESENTANDO CASAL DE NAMORADOS  VESTIDOS A  MANEIRA DOS ANOS 30. O HOMEM COM SAPATOS BICOLORES E CHAPÉU SEGURA BENGALA COM PÉROLA NA EXTREMIDADE A GUIZA DE CASTÃO. BELISSIMA E IMPECAVEL . PEÇA PARA COLECIONADOR! MARCAS SOB A BASE .ESPANHA. 37 CM DE ALTURA
  • LLADRO    DOGUE ALEMÃO   MODELO 1068  DESIGNER JUAN HUERTA, ANO DE 1969  LINDA ESCULTURA EM PORCELANA REPRESENTANDO CÃO DA RAÇA DOG ALEMÃO. MARCAS DA MANUFATURA SOB A BASE.  ESPANHA, SEC. XX. 31,5 CM DE COMPRIMENTO.
  • LLADRO    HAMLET   MODELO 4729  DESIGNER ALFREDO RUIZ, ANO DE 1970  MUITO GRANDE ESCULTURA EM PORCELANA REPRESENTANDO FIGURA DE PERSONAGEM HAMLET DA IMORTAL OBRA DE WILLIAN SHEAKSPEARE. RARO E IMPECÁVEL! MARCAS DA MANUFATURA SOB A BASE .ESPANHA, SEC. XX. 39,5 CM DE ALTURA.NOTA: A tragédia de Hamlet, príncipe da Dinamarca (The Tragedie of Hamlet, Prince of Denmarke na primeira edição em inglês), geralmente abreviada apenas como Hamlet, é uma tragédia de William Shakespeare, escrita entre 1599 e 1601. A peça, situada na Dinamarca, reconta a história de como o Príncipe Hamlet tenta vingar a morte de seu pai, Hamlet, o rei, executado por Cláudio, seu irmão, que o envenenou e em seguida tomou o trono casando-se com a rainha. A peça traça um mapa do curso de vida na loucura real e na loucura fingida  do sofrimento opressivo à raiva fervorosa  e explora temas como a traição, vingança, incesto, corrupção e moralidade.Apesar da enorme investigação que se faz acerca do texto, o ano exato em que Shakespeare o escreveu permanece em debate. Três primeiras versões da peça sobreviveram aos nossos dias: essas são conhecidas como o Primeiro Quarto (Q1), o Segundo Quarto (Q2) e o primeiro Folio (F1)  Cada uma dessas possui linhas ou mesmo cenas que estão ausentes nas outras. Acredita-se que Shakespeare escreveu Hamlet baseado na lenda de Amleto, preservada no século XIII pelo cronista Saxão Gramático em seu Feitos dos Danos e, mais tarde, retomada por François de Belleforest no século XVI, e numa suposta peça do teatro isabelino conhecida hoje como Ur-Hamlet. Dada a estrutura dramática e a profundidade de caracterização, Hamlet pode ser analisada, interpretada e debatida por diversas perspectivas. Por exemplo, os estudiosos têm-se intrigado ao longo dos séculos sobre a hesitação de Hamlet em matar seu tio. Alguns encaram o ato como uma técnica de prolongar a ação do enredo, mas outros o veem como o resultado da pressão exercida pelas complexas questões éticas e filosóficas que cercam o assassinato a sangue-frio, resultado de uma vingança calculada e de um desejo frustrado. Mais recentemente, críticos psicanalíticos têm examinado o elemento da mente inconsciente de Hamlet, enquanto críticos feministas reavaliam e reabilitam o caráter de personagens como Ofélia e Gertrudes. Hamlet é a peça mais longa de Shakespeare, e provavelmente a que mais trabalho lhe deu, mas encontrou nos tempos um espaço que a consagrou como uma das mais poderosas e influentes tragédias em língua inglesa: durante o tempo de vida de Shakespeare, a peça estava entre uma das mais populares da Inglaterra e ainda figura entre os textos mais realizados do mundo, no topo, inclusive, da lista da Royal Shakespeare Company desde 1879. Escrita para o Lord Chamberlain, calcula-se que sobre Hamlet já se escreveram cerca de 80.000 volumes, muitos deles certamente são obras de grandes nomes que foram influenciados pela tragédia shakespeariana, como Machado, Goethe, Dickens e Joyce, além de ser considerada por muitos críticos e artistas de todo o planeta como uma obra rica, aberta, universal e muitas vezes perfeita

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