Peças para o próximo leilão

877 Itens encontrados

Página:

  • INTERNACIONAL - RELOGIO COM CAIXA EM PRATA DE LEI E CHATELEINE. EM MARCHA. MOSTRADOR COM ALGARISMOS ROMANOS. 55 MM DE DIAMETRO
  • PERÍODO DO MARQUÊS DE TRÊS RIOS - INTERESSANTE CUSPIDEIRA  DE SALÃO EM PORCELANA FRANCESA COM DECORAÇÃO APRESENTANDO NARCISO SENTADO EM UM LINDO RAMO FLORAL ENQUANTO OLHA PARA SUA PRÓPRIA IMAGEM. EM OUTRA RAMAGEM ESTÁ ASSENTE A NINFA ECO SEGURANDO UM INSTRUMENTO MUSICAL. NAS LATERAIS DUAS CABEÇAS DE PEIXE COM BOCAS QUE SE ABREM PARA HIGIENIZAR A PEÇA. TRÊS LINDOS PÉS. ESTÁ EM ÓTIMO ESTADO. AS ESCARREDEIRAS OU CUSPIDEIRAS  ERAM PEÇAS FUNDAMENTAIS NOS SALÕES DAS CASAS SENHORIAS, O HÁBITO SOCIAL DE MASCAR FUMO EXIGIA O USO DESSE ACESSÓRIO. ARREMATES EM OURO. ESSA PEÇA REMONTA AO PERÍODO EM QUE VIVEU NA FAZENDA SANTA GERTRUDES O MARQUES DE TRÊS RIOS. FRANÇA, ÚLTIMO QUARTEL  DO SEC. XIX. 24 CM DE DIAMETRO. NOTA: De acordo com a superstição grega, contemplar a própria imagem era um prenuncio de má sorte. Foi daí que, provavelmente, nasceu o mito de Narciso que possui um simbolismo muito forte, sendo uma das lendas mais duradouras encontradas na mitologia grega.Pois bem, Narciso, o Auto Admirador, era um jovem de uma beleza incrível e herói do território de Téspias e Beócia. Ele era filho de Cefiso, deus do rio com a ninfa Liriope.Sua mãe foi a primeira de todas a perguntar sobre o destino do filho para o adivinho Tirésias, dias antes do seu nascimento. A revelação que fez o sábio foi de que o menino teria uma longa vida, desde que nunca olhasse para seu próprio rosto.Conforme foi crescendo, Narciso se tornou o jovem mais bonito da Beócia e despertava o interesse e a paixão tanto de mulheres quanto em homens. Porém, tudo o que ele tinha de bonito, tinha também de arrogante e, mesmo cheio de pretendentes, se mantinha sozinho, dispensando todos que apareciam, inclusive ninfas e donzelas.Até mesmo a ninfa Eco, que o viu enquanto descansava em seu bosque, e tinha um amor incondicional por ele foi desprezada, visto que o jovem preferia viver só pois não achava que ninguém fosse digno de seu amor.Despertando a ira de muitas donzelas, elas recorriam aos deuses, pedindo que dessem uma lição no jovem Narciso, vingando-as. Foi justamente esse desprezo pelos demais que acabou derrotando Narciso.As ninfas, inconformadas com o desprezo e arrogância do rapaz jogaram sobre ele uma maldição: a de que ele ame com muita intensidade sem poder ter para si a pessoa amada. Nêmesis, a deusa punidora, escutou o pedido das ninfas e decidiu atender. Para isso ela aproveitou uma límpida e cristalina fonte que havia na região, da qual ninguém nunca havia se aproximado. Então, ao se inclinar sobre essa fonte para beber água, Narciso acabou vendo seu reflexo e ficou extremamente encantado com sua visão. Fascinado pela imagem o jovem analisou cada detalhe da do reflexo, contemplando e se apaixonando pelos lindos olhos, lábios, cabelos e tudo mais que via ali, sem saber que era a sua própria imagem refletida.Encantado pela sua própria imagem e beleza e, sem conseguir alcança-la, Narciso se deitou no leito do rio e lá definhou, olhando-se no reflexo das águas.Alguns autores preferem dizer que ele tentou abraçar a imagem, caindo na água e, desta forma, morreu afogado.Logo depois da sua morte, Nêmesis fez com que nascesse nesse local uma flor amarela com pétalas brancas, à qual chamou de Narciso.
  • LINDO MÓVEL EXPOSITOR EDUARDIANO. DECORADO COM MARCHETADOS. ELEGANTE FORNITURA. FORMA FAR COM O OFERTADO A SEGUIR. INICIO DO SEC. XX . 152 X 93 X 36 CM
  • PERÍODO DO BARÃO DE SÃO JOÃO DO RIO CLARO  - AMADOR RODRIGUES DE LACERDA JORDÃO (1825-1873)  GRANDE E MAGNIFICO GOMIL E SUA LAVANDA EM PORCELANA FRANCESA. DECORADO COM EXUBERANTES FLORES E RAMAGENS DE  PESSEGUEIROS. TANTO A DECORAÇÃO,. O TAMANHO E O ELEGANTE FORMATO FAZEM DESSA UMA PEÇA INVULGAR. ESSA PEÇA É REMANESCENTE DO PERÍODO EM QUE VIVEU NA FAZENDA SANTA GERTRUDES O BARÃO DE SÃO JOÃO DO RIO CLARO. FRANÇA, MEADOS DO SEC. XIX. 43 CM DE DIAMETRO (HÁ DUAS INSIGNIFICANTES TRINCAS MAS QUE NÃO AFETAM NEM A ESTRURA OU A BELEZA DA PEÇA)
  • LINDO MÓVEL EXPOSITOR EDUARDIANO. DECORADA COM MARCHETADOS. ELEGANTE FORNITURA. FORMA FAR COM O OFERTADO ANTERIORMENTE. INICIO DO SEC. XX . 152 X 93 X 36 CM
  • CONDE DE BARROS -  ESTEVÃO DE SOUZA BARROS -  WILLIAN SHEAKSPEARE (1564-1616)- GRANDE ESCULTURA EM PETIT BRONZE. REPRESENTA O ESCRITOR WILLIAM SHAKESPEARE . DE GRANDE DIMENSÃO E DE EXCELENTE QUALIDADE. GUARNECEU A BIBLIOTECA DO CONDE DE BARROS. EUROPA, SEC. XIX. 70 CM DE ALTURA NOTA: Luiz Antonio de Souza Barros (1809 1887) era filho de Luiz Antonio de Souza e Genebra Leite de Barros. Nasceu em Itu e foi o único dos filhos a herdar o sobrenome da mãe. Teve 5 irmãos, sendo que era irmão do barão de Limeira (Vicente de Souza Queiroz) e do barão de Souza Queiroz (Francisco de Souza). Ainda menino, com 8 anos apenas, foi enviado à Portugal para estudar. Com o falecimento de seu pai, em 1819, Luiz Antonio de Souza Barros retorna ao Brasil e irá viver na casa de sua irmã Ilídia Mafalda (futura Marquesa de Valença) e de seu cunhado o desembargador Estevão Ribeiro de Rezende (futuro barão de Rezende), em São Paulo. Luiz Antonio de Souza Barros é considerado pela historiografia tradicional como sendo um dos grandes nomes da aristocracia imperial paulistana de meados do século XIX. Cafeicultor, senhor de escravos e moderno capitalista, foi um dos organizadores da Companhia Paulista de Estradas de Ferro. Possuía posses, escravos e propriedades em São Paulo, Piracicaba, Campinas e São Carlos. Tinha uma vida ligada tanto à São Paulo quanto ao Rio de Janeiro. Vivia na Corte e na Província Paulista, nos salões aristocráticos do Rio de Janeiro numa exibição de luxo e bom gosto ou nos meios mais modestos e provincianos de São Paulo, com costumes ainda nitidamente coloniais, ou ainda nas fazendas de cana do interior paulista (Torres, 2010). Luiz Antonio de Souza Barros entrou para o cenário político da Província de São Paulo assumindo e exercendo o cargo de Prefeito de São Paulo (foi o primeiro prefeito da província paulista). Seu governo foi duramente criticado, pois ... mais lavrador do que político, mais habituado à administração e aos problemas da zona rural do que aos da zona urbana, não obstante sua elevada posição social e econômica, o novo prefeito é duramente criticado mais de uma vez, pelos vereadores, principalmente pela sua ausência. Pedira logo uma licença que lhe fora concedida pelo então vice-presidente da província, o senador Queiroz (Torres, 2010:28). Após sua renúncia, assumiu a presidência da Câmara Municipal da Província de São Paulo. Recebeu os títulos de Comendador de Cristo (título de origem portuguesa) e Dignatário da Rosa13 (título de origem brasileira). Tendo, inicialmente, investido em engenhos de açúcar, principalmente em Piracicaba (como na Fazenda São Lourenço, por exemplo), substituiu suas plantações de cana-de-açúcar pelas do café. Foi favorável à implantação da mão de obra estrangeira em suas fazendas e investiu em maquinários para o beneficiamento do café. Embora fosse para Piracicaba e para suas outras fazendas em períodos de colheitas, morava em São Paulo. Assim, ... a família Souza Barros vive como a maior parte das famílias de recursos, como quase todos os grandes fazendeiros, assistindo às procissões religiosas, discutindo política, em meio a festas familiares, durante uma parte do ano, em São Paulo, e, morando na casa de sua irmã, ao retornar de Portugal para o Brasil, apaixona-se pela sua sobrinha (Ilídia Rezende) e casa-se com esta. Tiveram 9 filhos: Ilídia de Souza Whitaker (casada com seu primo João Guilherme de Aguiar Whitaker); Luiza Augusta de Souza Vergueiro (casada com seu primo Joaquim Vergueiro); Francisca de Souza Barros (casada com seu primo Bento Aguiar de Barros); Estevão de Souza Barros casado com Leonor Assumpção Barros); José de Souza Barros (casado com Josefina Dias Aguiar e, depois, com Luiza De La Floret), Francisco de Souza Barros (casado com Francisca Ferraz do Amaral); Amélia Hygina de Souza Barros (casada com seu primo José Manoel de Mesquita); Izabel de Souza Barros (casada com seu primo Bento Francisco de Paula Souza); e Luiz de Souza Barros (falecido sem casar-se). Viúvo em 1847, casou-se novamente, em 1850, com D. Felicíssima de Almeida Campos14, filha do tenente Domingos de Almeida Campos e D. Maria Inácia Leite. Desta união, teve 10 filhos: Maria de Souza Barros (casada com seu primo Antonio Paes de Barros filho do barão de Piracicaba); Luiz de Souza Barros (sem informações de casamento); Eliza de Souza Barros (casada com Ignácio Xavier Paes de Campos Mesquita); Antonio de Souza Barros (casado com Augusta Loureiro de Souza Barros); Fernando de Souza Barros (casado com sua prima Candida Paes de Barros); Adelina de Souza Barros (sem identificação de casamento); Felicíssima de Souza Barros (sem identificação de casamento); Roberto de Souza Barros (casado com Maria de Camargo); Eugenia de Souza Barros (casada com João Theen); e Antonia de Souza Barros (casada com Carlos Ralston).
  • CONDE DE BARROS -  ESTEVÃO DE SOUZA BARROS -  SIR ISAAC NEWTON  (1643-1727) - GRANDE ESCULTURA EM PETIT BRONZE. REPRESENTA O ESCRITOR WILLIAM SHAKESPEARE . DE GRANDE DIMENSÃO E DE EXCELENTE QUALIDADE. GUARNECEU A BIBLIOTECA DO CONDE DE BARROS. EUROPA, SEC. XIX. 70 CM DE ALTURA NOTA: Isaac Newton (1643-1727) foi um físico, astrônomo e matemático inglês. Seus trabalhos sobre a formulação das três leis do movimento levaram à lei da gravitação universal. A composição da luz branca conduziu à moderna física óptica. Na matemática ele lançou os fundamentos do cálculo infinitesimal.Isaac Newton nasceu em Woolsthorpe, uma pequena aldeia da Inglaterra, no dia 4 de janeiro de 1643. Nasceu prematuro e logo ficou órfão de pai. Com dois anos, quando sua mãe voltou a casar, Isaac foi morar com sua avó.Desde cedo, Newton manifestava interesse por atividades manuais. Ainda criança, fez um moinho de vento que funcionava e um quadrante solar de pedra, que se acha hoje na Sociedade Real de Londres.Com 14 anos, foi levado de volta para a casa de sua mãe, cujo marido acabara de falecer, para ajudar no trabalho da lavoura. Em vez de se dedicar aos seus afazeres, passa o tempo imerso na leitura.Com 18 anos foi aceito no Trinity College, da Universidade de Cambridge. Passou quatro anos em Cambridge e recebeu seu grau de Bacharel em Artes em 1665.Tornou-se amigo do Professor Isaac Barrow, que o estimulou a desenvolver suas aptidões matemáticas, tornando-o seu assistente.Entre 1665 e 1667, durante o tempo em que a universidade ficou fechada, em consequência de uma epidemia de peste bubônica que assolou a Inglaterra e matou um décimo da população, Isaac Newton teve que voltar para a casa da sua mãe.Nesse período, Newton fez as descobertas mais importantes para a ciência: descobriu a lei fundamental da gravitação, imaginou as leis básicas da Mecânica e aplicou-as aos corpos celestes, inventou os métodos de cálculo diferencial e integral, além de estabelecer os alicerces de suas grandes descobertas ópticas.
  • FAZENDAS DO OURO TEXTOS DE MARY DEL PRIORE E ALEXEI BUENO APRESENTAÇÃO E HISTÓRICO DAS FAZENDAS FERNANDO TASSO FRAGOSO PIRES FOTOGRAFIAS CRISTIANO MASCAVO SELEÇÃO DAS FAZENDAS ARTHUR MARIO BELISARIO VIANNA RIO DE JANEIRO EDIÇÕES FADEL 2011 RICAMENTE ILUSTRADO COM ENCADERNAÇÃO E SOBRE-CAPAS ORIGINAIS DA EDITORA EM PERFEITO ESTADO COM 277 PÁGS. TAM 24 X 31CMNOTA: O livro apresenta 22 fazendas, sendo 20 fazendas mineiras. Entre estas estão a Fazenda Nossa Senhora da Conceição das Corvinas e a Fazenda Santo Antônio, localizadas em Barra Longa.
  • FAZENDAS DO IMPERIO MARY DEL PRIORE, CRISTIANO MASCARO, ROBERTO CONDURU E TASSO FRAGOSO PIRES. BELISSIMA PUBLICAÇÃO. 401 P.2010. 31 X 24 CMNOTA: O livro apresenta ao público um pouco mais da História do Brasil Imperial, contado especificamente a partir da transferência da Corte de D. João VI para o Rio de Janeiro, o que veio, por consequência, trazer desenvolvimento à região cafeeira do Vale do Rio Paraíba do Sul. Mostra, ainda, histórias, curiosidades e hábitos dos barões do café, além de apresentar vasto acervo fotográfico das Fazendas Imperiais. Trata-se de uma obra na qual se representa um histórico de como era a vida e o cotidiano rural das fazendas durante o ciclo do café no Brasil, abrangendo os Estados do Rio de Janeiro, São Paulo e Minas Gerais. São mostradas em fotos, a arquitetura externa e a decoração interna das fazendas, além de textos acerca de como era a vida rural, em especial na região do Vale do Rio Paraíba.
  • ENGENHOS DE AÇUCAR NA COLÔNIA E NO IMPÉRIO - BELISSMA OBRA  FARTAMENTE ILUSTRADA COM FOTOS DE CRISTIANO MASCARO E TEXTOS DE MARY DEL PRIORE E TASSO FRAGOSO. 305PCom o objetivo de alertar as consciências para a necessidade de preservar os engenhos de açúcar brasileiros esta luxuosa edição aborda a história destas construções desde o seu surgimento além de detalhar a sua arquitetura. Retrata vários engenhos que sobreviveram à crise açucareira e que hoje são exemplares da época colonial.
  • IMPÉRIO AUSTRO HÚNGARO - ELEGANTE GOBLET OVERLAY CEREJA E BRANCO LAPIDADO COM FIGURAS GEOMÉTRICAS. BASE LAPIDADA EM ESTRELA. BOHÊMIA, IMPÉRIO AUSTRO HUNGARO, FINAL DO SEC. XIX. 14 CM DE ALTURA
  • ENGENHOS FAZENDAS E ESTÂNCIAS DO BRASIL - EMPRESA DAS ARTES - FARTAMENTE ILUSTRADO COM MAGNIFICAS FAZENDAS. Livro em estado de novo. ISBN 9788579100109 Capa dura.Cod Int 10199 ACERVO GERAL. Em Edicao bilíngue português-inglês.
  • LINDA CAIXA PORTA CHÁ EM PRATA DE LEI COM FEITIO DE TOURO. MARCAS DE CONTRASTE 925. EUROPA, SEC. XIX/XX  265 G. 15 CM DE COMPRIMENTO
  • CLAUDE MICHEL   LINDA ESCULTURA EM PEWTER ESPESSURADO A PRATA COM FEITIO DE TOURO MIURA. ASSSINADO CLAUDE MICHEL . 16 CM DE COMPRIMENTO.
  • BELA ESCULTURA EM METAL COM FEITIO DE TOURO. EUROPA, INICIO DO SEC. XX. 13,5 CM DE COMPRIMENTO.
  • PRATA INGLESA - PERIODO VITORIANO  - LINDA FOSFOREIRA EM PRATA DE LEI COM FEITIO DE TOURO. MARCAS DE CONTRASTE PARA 1893 E TAMBÉM MARCAS DE EXPORTAÇÃO. PRATEIRO MARTIM SUGAR, CURIOSAMENTE ESPECIALISTA EM PRODUZIR AS COBIÇADAS CREMEIRAS COM FEITIO DE VACAS. A TAMPA BASCULANTE, CORRESPONDE A CABEÇA DO ANIMAL. PEÇA DE COLEÇÃO! INGLATERRA, 1893. 6,5 CM E COMPRIMENTO
  • PERIODO VITORIANO - FOSFOREIRA EM OURO 9K COM MARCAS  PARA A CIDADE DE BIRMIGHAM E LETRA DATA PARA OS ANO DE 1899/1900. OURIVES CHARLES S GREEN & CO. DECORADA COM LINDOS GUILLOCHES. 1899/1900. 5 X 5 CM  30,9 G
  • RARO CONJUNTO DE CIGARREIRA COM FOSFOREIRA  MARCAS DE CONSTRASTE PARA CIDADE DE BIRMINGHAM LETRA DATA PARA O INICIO DO SEC. XX E PRATEIRO F. D. LONG. AS PEÇAS SÃO UNIDAS POR ELEGANTE CORRENTE E ANEL. INGLATERRA, INICIO DO SEC. XX. INGLATERRA, INICIO DO SEC. XX. 8 CM DE ALTURA (SOMENTE O COMPRIMENTO DA CIGARREIRA)
  • FOSFOREIRA EM PRATA DE LEI - EUROPA, FINAL DO SEC. XIX.. 6,5 CM DE ALTURA
  • LINDA CAIXA EM PRATA  COM FEITIO DE CÃO DE FÓ - CAMBOJA, SEC. XX. 13 CM DE COMPRIMENTO  NOTA: Os Cães de Fó são os antigos cães sagrados da Ásia, que guardavam, e guardam, os templos budistas. A associação entre esses cães e Buda é de grande significado. Os Cães de Fó têm a aparência de um leão. O leão na religião budista é visto como sagrado. O nome dado a esses guardiões é originário da China. Em chinês antigo a palavra Buda é Fó, que levou ao título original, "Cão de Fó". Tem havido outras teorias que desenvolveu o nome da cidade de FOOCHOW; no entanto, não há nenhuma prova real do presente. Outro nome dado à besta é o "Leão da Coréia". Isto, obviamente, é devido a semelhança com o leão. Os Cães de Fó podem ser encontrados já a partir da Dinastia Han. Sua primeira aparição foi na arte chinesa, que remonta a cerca de 208 aC a 221 dC.x. Os Cães de Fó desaparecem por quatrocentos anos após sua aparição. Eles retornaram mais tarde na Dinastia T'ang que esteve no poder de 618 a 917 dC. Os Cães de Fó ganharam popularidade por causa de seu significado. O Leão é uma criatura da raça felina que é conhecido como o mais poderoso dos gatos. A sua introdução na arte chinesa coincidiu com o Budismo. O Cão de Fó era o protetor de edifícios sagrados e um defensor do direito. Os cães comumente eram colocados em instituições empresariais, portões dos templos, pátios de acessos, e quintais. Também não foi incomum ver estes cães guardiões sagrados guardando túmulos ou colocados na frente de prédios do governo para assustar maus espíritos. Com o tempo as imagens dos cães guardiões eram freqüentemente dadas como prendas para o Imperador. Eles seriam representados em esculturas ou em forma de arte. As representações artísticas são variadas. Buda foi algumas vezes retratado nas costas da grande besta, mas é mais comum encontrarmos os Cães de Fó exibidos em uma poderosa posição de guarda. A criatura é normalmente apresentada segurando uma lança na sua pata. Esta foi a representação encontrada para desencorajar eventuais demônios e maus espíritos a adentrar os recintos e lugares que guardavam. Os Cães de Fó se apresentam de muitas formas, tamanhos, materiais diferentes, e cores. Seus rostos têm um ar brincalhão, e quase diabólico é seu olhar; seus olhos estão abertos normalmente com uma pequena mancha no meio. Este aspecto ameaçador é o que dá a idéia de proteção contra maus espíritos.

877 Itens encontrados

Página: