Peças para o próximo leilão

877 Itens encontrados

Página:

  • MAJESTOSO GOMIL DITO "DE ALÇA PERDIDA" COSNTRUÍDO EM PRATA DE LEI BATIDA E REPUXADA. DECORADO COM LINDAS ROCAILLES VEGETALISTAS (RAMAGENS E FLORES) ELEGANTES CONCHEADOS EM RELEVO. BRASIL, MEADOS DO SEC. XIX. 43 CM DE ALTURA 1815G
  • PAR DE BELAS TAÇAS EM PRATA DE LEI COM INTERIOR EM VERMEIL. MARCAS DE CONTRASTE PARA ITÁLIA,  CIDADE DE VINCENZA. ITALIA, SEC. XX. 19 CM DE ALTURA
  • LINDA PETISQUEIRA EM PRATA DE LEI COM MARCAS PARA ITÁLIA. CORPO CONTRUÍDO EM SUAVE E ELEGANTE TORCEIL ITALIA, SEC. XX. 15 CM DE DIAMETRO
  • PAR DE CASTIÇAIS EM PRATA DE LEI COM MARCAS PARA PRATARIA SP, TEOR 833. DECORADOS COM BELOS GUILLOCHES VETETALISTAS. BASE CIRCULAR COM ROCAILLES RELEVADAS. ASSENTES SOBRE TRES PÉS.. BRASIL, SEC. XX. 31 CM DE ALTURA
  • ELEGANTE TABULEIRO EM PRATA DE LEI COM MARCAS DE CONTRASTE ITALIANAS PARA CIDADE DE PADOVA. DECORADA COM CABOCHONS DE TURQUESA. ITALIA, SEC. XX. 25 CM DE COMPRIMENTO
  • LINDA MESA DE JANTAR  COM 12  CADEIRAS. ELEGANTES PÉS EM BALAUSTRE FINALIZADOS COM RODIZIOS. AS CADEIRAS COM ASSENTO EM PALHINHA TEM FORRAÇÃO EM SEDA. COM TÁBUA EXTENSORAS PODE SER REGULADA ATÉ 5,04 M.  ARREMATES EM BRONZE. MAGNIFICA E EM OTIMO ESTADO!  FINAL DO SEC. XIX. 504 X 120 X 80
  • FLOREIRO EM PRATA DE LEI DECORADO COM TURQUESA. FAIXA RELEVADA COM LAURÉU E BELOS GUILLOCHES. INTERIOR COM VERMEIL. BRASIL, SEC. XX.  15 CM DE ALTURA
  • ELEGANTE BUFFET EM MADEIRA COM TAMPO EM MÁRMORE DE CARRARA. DOTADO DE DUAS PORTAS SOB GAVETÃO. BRASIL, SEC. XIX. 108 X 46 X 131 CM
  • MUITO GRANDE CAIXA EM JACARANDÁ COM APLICAÇÃO DE PLACAS EM PRATA DE LEI. IDENTICA EM TAMANHO NA APRESENTADA NO LOTE A SEGUIR, SÃO AS MAIORES DESSE GENERO QUE JÁ VI. DECORADA A TODA VOLTA COM ENTALHES DITOS TREMIDOS.  NA TAMPA O CENTRO TEM PLACA COM RESERVA COM INSCRIÇÕES GIRARD PERREGAUX. PROVAVELMENTE CONTINHA COLEÇÃO DE RELÓGIOS DESSA MARCA. O INTERIOR É FORRADO. DOTADA DE FECHADURA COM CHAVE. PORTUGAL, INICIO DO SEC. XX. 46 X 29 CM
  • MUITO GRANDE CAIXA EM JACARANDÁ COM APLICAÇÃO DE PLACAS EM PRATA DE LEI. IDENTICA EM TAMANHO NA APRESENTADA NO LOTE ANTERIOR, SÃO AS MAIORES DESSE GENERO QUE JÁ VI. DECORADA A TODA VOLTA COM ENTALHES DITOS TREMIDOS.  NA TAMPA O CENTRO TEM PLACA COM RESERVA COM INSCRIÇÕES GIRARD LEMBRANÇAS. O INTERIOR É FORRADO. DOTADA DE FECHADURA COM CHAVE. PORTUGAL, INICIO DO SEC. XX. 46 X 29 CM
  • LINDO APARADOR EM JACARANDÁ (FORMA PAR COM O OFERTADO A SEGUIR). ELEGANTE FEITIO MOVIMENTADO. CONSTRUÍDO EM DOIS ESTÁGIOS. ESTILO LOUIS PHILIPPE. BRASIL, SEC. XIX. 102 X 80 X 46
  • CHRISTOFLE - DESK CLOCK EM BRONZE ESPESSURADO A PRATA . FRANÇA, DEC. 60. 83 MM  DE ALTURA
  • LINDO APARADOR EM JACARANDÁ (FORMA PAR COM O OFERTADO NO LOTE ANTERIOR). ELEGANTE FEITIO MOVIMENTADO. CONSTRUÍDO EM DOIS ESTÁGIOS. ESTILO LOUIS PHILIPPE. BRASIL, SEC. XIX. 102 X 80 X 46
  • CONDE GUILHERME PRATES  OTTO EERELMAN (1839-1926)  BELO CONJUNTO COM TRÊS LITHOGRAFIAS COLORIDAS A MÃO  DA SÉRIE LESPECIE CHEVALINE A TRAVERS LE MONDE PRODUZIDA PELA REAL SOCIEDADE HIPICA DA BÉLGICA PRODUZIDAS EM 1907. APENAS 150 EXEMPLARES FORAM PRODUZIDOS ESTE CONJUNTO  RECEBEU O NUMERO 102. O PAPEL TEXTURIZADO FOI ESCOLHIDO PARA CONFERIR APARENCIA DE TELA A ESSAS MAGFICAS E REALISTAS LITHOGRAVURAS. A COLEÇÃO PERTENCEU AO CONDE GUILHERME PRATES. OS CAVALOS SÃO DA RAÇA RAÇAS OLDENBURG (CAVALO DE MONTARIA) MEIO SANGUE DO TIPO MESTIÇO ORIGINÁRIA DO ANTIGO CONDADO DE OLDENBURG , HOJE PARTE DA BAIXA SAXÔNIA , ALEMANHA), UM CAVALO IRLANDÊS (CAVALO PARA ESPORTES EQUESTRES) E UM CAVALO  HANOVERIANO RAÇA QUE GANHOU NOTORIEDADE POR TER SIDO APURADA PELO REI GEORGE II DA INGLATERRA, ELEITOR DE HANOVER (UM HANOVERIANO É UMA RAÇA DE CAVALO  ORIGINÁRIA DA ALEMANHA , QUE É FREQUENTEMENTE VISTA NOS JOGOS OLÍMPICOS E EM OUTROS ESTILOS COMPETITIVOS DE EQUITAÇÃO INGLESES , E GANHOU MEDALHAS DE OURO EM TODAS AS TRÊS COMPETIÇÕES EQUESTRES OLÍMPICAS.  O HANOVERIANO É CONHECIDO POR SEU BOM TEMPERAMENTO, CAPACIDADE ATLÉTICA, BELEZA E GRAÇA). BELGICA, 1907. 183 X 48 CM. NOTA: Otto Eerelman foi aluno do artista holandês Jan Hendrik Egenberger. Ele é mais conhecido por seus excelentes retratos de cavalos, mas também pinta cães. Sua popularidade aumentou ainda mais quando recebeu uma encomenda da família real holandesa. Por mais de 25 anos, Eerelman pintou momentos importantes na vida da Princesa e mais tarde da Rainha Guilhermina.
  • ONDE GUILHERME PRATES  OTTO EERELMAN (1839-1926)  BELO CONJUNTO COM TRÊS LITHOGRAFIAS COLORIDAS A MÃO  DA SÉRIE LESPECIE CHEVALINE A TRAVERS LE MONDE PRODUZIDA PELA REAL SOCIEDADE HIPICA DA BÉLGICA PRODUZIDAS EM 1907. APENAS 150 EXEMPLARES FORAM PRODUZIDOS ESTE CONJUNTO  RECEBEU O NUMERO 102. O PAPEL TEXTURIZADO FOI ESCOLHIDO PARA CONFERIR APARENCIA DE TELA A ESSAS MAGFICAS E REALISTAS LITHOGRAVURAS. A COLEÇÃO PERTENCEU AO CONDE GUILHERME PRATES. OS CAVALOS SÃO DA RAÇA RAÇAS HONGROIS (RAÇA HÚNGARA), UM CAVALO PINSGAU (OU RAÇA NORIK)  DESCENDENTE DOS CAVALOS ROMANOS E UM CAVALO  ANDALOUS (ANDALUZ)). BELGICA, 1907. 183 X 48 CM. NOTA: Otto Eerelman foi aluno do artista holandês Jan Hendrik Egenberger. Ele é mais conhecido por seus excelentes retratos de cavalos, mas também pinta cães. Sua popularidade aumentou ainda mais quando recebeu uma encomenda da família real holandesa. Por mais de 25 anos, Eerelman pintou momentos importantes na vida da Princesa e mais tarde da Rainha Guilhermina.
  • DR. FIDÊNCIO NEPOMUCENO PRATES (1818-1900) -   PAI DO CONDE DE PRATES. CASADO COM DONA INOCÊNCIA DA SILVA PRATES, SENDO ESTA FILHA DOS BARÕES DE ANTONINA. RARO CHICOTE DE CONDUÇÃO PARA CARRUAGEM. CONSTRUÍDO EM MADEIRA DE AZEVINHO COM CHICOTE EM COURO TRANÇADO. CABO REVESTIDO EM COURO COM GUARNIÇÃO EM METAL ESPESSURADO A PRATA. POSSUI MONOGRAMA FNP  MARCA DE PERTENÇA DO DR. FIDÊNCIO PRATES, PAI DO CONDE DE PRATES. DUAS VEZES DEPUTADO PELA ASSEMBLÉIA GERAL NA LEGISLATURA DO IMPÉRIO. LENTE DA FACULDADE DE MEDICINA DO RIO DE JANEIRO. EUROPA, MEADOS DO SEC. XIX. 235 CM DE COMPRIMENTO NOTA: Fidêncio Nepomuceno Prates, residia no bairro da Luz, em São Paulo. Era Bacharel em Letras, e em Ciências Físicas e Doutor em Medicina pela Faculdade de Paris, tendo ocupado espaço na política imperial como deputado provincial, entre 1848 e 1859, e deputado geral, entre 1853 e 1856. Era filho do Capitão Fidélis Nepomuceno Prates, grande estancieiro Rio Grandense, em sua propriedade em São Gabriel era grande criador de muares com os quais abastecia a província de São Paulo. Décadas mais tarde, a sete de maio de 1887, foi nomeado Comendador da Ordem da Rosa. Fidélis e Fidêncio Nepomuceno Prates eram, além de sobrinhos-netos, genros de João da Silva Machado, o Barão de Antonina, outro morador do bairro da Luz. Fidélis havia casado com Ana da Silva Machado e Fidêncio com Inocência Júlia da Silva Machado, ambas filhas do barão. O Barão de Antonina, além de ocupar várias colocações nos corpos das Ordenanças, chegou ao comando superior da Guarda Nacional. Neste posto, envolveu-se com a Revolta Liberal de Sorocaba em 1842, sendo que por sua atuação para unificar a elite local em torno do governo central. Atuou em diversos cargos políticos. Iniciou como vereador na Vila do Príncipe (próximo a Curitiba) em 1821; foi conselheiro no Conselho Geral da presidência de São Paulo na legislatura 1830-1833; ocupou o cargo de deputado provincial por São Paulo por quatro legislaturas (1835-1836, 1838-1840, 1840-1841 e 1841-1843) além de ter ocupado a vice presidência da província de São Paulo, entre 1838-1839. Em 1853, aos 70 anos, foi eleito Senador pelo Paraná. Em 1855, foi condecorado com a Ordem da Rosa. O Barão de Antonina era irmão de Francisco de Paula e Silva, o barão do Ibicuí que, portanto, também era tio-avô de Fidélis, Fidêncio e seus outros irmãos. Vê-se, portanto, que os Prates estavam ligados à política imperial. E essa ligação se amplia quando observamos as relações familiares mais extensas. Balbina Alexandrina da Silva Machado, filha do Barão de Antonina, casou-se com Luiz Pereira de Campos Vergueiro, filho de Nicolau Pereira de Campos Vergueiro, cafeicultor paulista, conhecido como o liberal Senador Vergueiro (dono da Fazenda Ibicaba e vizinho da Fazenda Santa Gertrudes). As relações familiares ampliaram assim o espaço de circulação dos Prates, família à qual Francisco adentrou através do matrimônio com Carolina.
  • CONDE GUILHERME PRATES -  OTTO EERELMAN (1839-1926)  BELO CONJUNTO COM QUATRO LITHOGRAFIAS COLORIDAS A MÃO  DA SÉRIE LESPECIE CHEVALINE A TRAVERS LE MONDE PRODUZIDA PELA REAL SOCIEDADE HIPICA DA BÉLGICA PRODUZIDAS EM 1907. APENAS 150 EXEMPLARES FORAM PRODUZIDOS ESTE CONJUNTO  RECEBEU O NUMERO 102. O PAPEL TEXTURIZADO FOI ESCOLHIDO PARA CONFERIR APARENCIA DE TELA A ESSAS MAGFICAS E REALISTAS LITHOGRAVURAS. A COLEÇÃO PERTENCEU AO CONDE GUILHERME PRATES. OS CAVALOS SÃO DA RAÇA CHEVAL DE LA GUELDRE(RAÇA NÓRDICA), UM CHEVAL  ALGERIEN ET AFRICAIN (CAVALO DE CORRIDA) , UM CHEVAL NORVÉGIEN (CAVALO NORUEGUÊS)  E UM CHEVAL  AMERICAIN (CAVALO AMERICANO DESCENDENTE DOS CAVALOS TRAZIDOS PELOS COLONIZADORES EUROPEUS NOS ANOS 1600 E QUE FORAM CAPTURADOS PELOS INDIOS)). BELGICA, 1907. 243 X 48 CM. NOTA: Otto Eerelman foi aluno do artista holandês Jan Hendrik Egenberger. Ele é mais conhecido por seus excelentes retratos de cavalos, mas também pinta cães. Sua popularidade aumentou ainda mais quando recebeu uma encomenda da família real holandesa. Por mais de 25 anos, Eerelman pintou momentos importantes na vida da Princesa e mais tarde da Rainha Guilhermina.
  • CONDE GUILHERME PRATES -  OTTO EERELMAN (1839-1926)  BELO CONJUNTO COM QUATRO LITHOGRAFIAS COLORIDAS A MÃO  DA SÉRIE LESPECIE CHEVALINE A TRAVERS LE MONDE PRODUZIDA PELA REAL SOCIEDADE HIPICA DA BÉLGICA PRODUZIDAS EM 1907. APENAS 150 EXEMPLARES FORAM PRODUZIDOS ESTE CONJUNTO  RECEBEU O NUMERO 102. O PAPEL TEXTURIZADO FOI ESCOLHIDO PARA CONFERIR APARENCIA DE TELA A ESSAS MAGFICAS E REALISTAS LITHOGRAVURAS. A COLEÇÃO PERTENCEU AO CONDE GUILHERME PRATES. OS CAVALOS SÃO DA RAÇA CHEVAL TURC (CAVALO TURCO), UM CHEVAL  SANDELHOUT (CAVALO DA ILHA DE SUMBA PARA CORRIDA) , UM CHEVAL SHETLAND ET LE PONEY (PONEI ESCOCÊS)  E UM CHEVAL  DANOIS (CAVALO DINAMARQUES ESPORTIVO)). BELGICA, 1907. 243 X 48 CM. NOTA: Otto Eerelman foi aluno do artista holandês Jan Hendrik Egenberger. Ele é mais conhecido por seus excelentes retratos de cavalos, mas também pinta cães. Sua popularidade aumentou ainda mais quando recebeu uma encomenda da família real holandesa. Por mais de 25 anos, Eerelman pintou momentos importantes na vida da Princesa e mais tarde da Rainha Guilhermina.
  • CONDE GUILHERME PRATES -  OTTO EERELMAN (1839-1926)  BELO CONJUNTO COM TRÊS LITHOGRAFIAS COLORIDAS A MÃO  DA SÉRIE LESPECIE CHEVALINE A TRAVERS LE MONDE PRODUZIDA PELA REAL SOCIEDADE HIPICA DA BÉLGICA PRODUZIDAS EM 1907. APENAS 150 EXEMPLARES FORAM PRODUZIDOS ESTE CONJUNTO  RECEBEU O NUMERO 102. O PAPEL TEXTURIZADO FOI ESCOLHIDO PARA CONFERIR APARENCIA DE TELA A ESSAS MAGFICAS E REALISTAS LITHOGRAVURAS. A COLEÇÃO PERTENCEU AO CONDE GUILHERME PRATES. OS CAVALOS SÃO DA RAÇA CHEVAL ZELANDAIS (CAVALO DA NOVA ZELANDIA ESPÉCIE SELVAGEM DESCENDENTE DOS CAVALOS TRAZIDOS NA COLONIZAÇÃO NO SEC. XIX ), UM CHEVAL CANADIEN  (CAVALO CANADENSE COM APTIDÃO PARA CELA E PARA TRANSPORTE) , UM CHEVAL AUSTRALIEN (CAVALO AUSTRALIANO PARA SELA). BELGICA, 1907. 184 X 48 CM. NOTA: Otto Eerelman foi aluno do artista holandês Jan Hendrik Egenberger. Ele é mais conhecido por seus excelentes retratos de cavalos, mas também pinta cães. Sua popularidade aumentou ainda mais quando recebeu uma encomenda da família real holandesa. Por mais de 25 anos, Eerelman pintou momentos importantes na vida da Princesa e mais tarde da Rainha Guilhermina.
  • JACARÉ DE FARMÁCIA OU PRENSADOR DE ROLHAS RARO PRENSADOR DE ROLHAS DE FRASCOS DE FARMÁCIA COM FEITIO DE JACARÉ. DITO JACARÉ DE FARMÁCIA. CONSTRUÍDO EM FERRO FUNDIDO. PEÇA ORIGINAL, MUITO ANTIGA E DIFICILMENTE ENCONTRADA. BRASIL, SEC. XIX. 28 CM DE COMPRIMENTO. Comumente conhecido como Jacaré de Farmácia, apelido recebido em razão de sua aparência que reproduz traços desse animal, o apertador de rolha ou enrolhador é um instrumento que foi bastante utilizado nas boticas brasileiras no sec. XIX e início do XX. Seu manuseio é muito simples: levanta-se a alavanca correspondente ao que seria o rabo do jacaré, coloca-se uma rolha de cortiça previamente umedecida com água em uma das aberturas do seu corpo, e abaixa-se a alavanca para realizar a prensagem. Há três aberturas de diferentes diâmetros no corpo do jacaré. A opção por uma delas dependerá do diâmetro do gargalo do frasco em que a rolha será colocada. Após a prensagem, a rolha poderá ser adaptada com facilidade ao gargalo da garrafa ou frasco. Quando seca, a rolha volta ao seu tamanho original vedando completamente o recipiente. Com o jacaré obteve-se um método prático e eficiente de vedação dos frascos e garrafas usados para guardar insumos para fabricação dos remédios, produtos de higiene pessoal e perfumaria ou medicamentos prontos para serem comercializados na botica. É curioso observar, ainda, que este objeto possuía uma outra função pouco conhecida nas boticas. Além de prensar rolhas, o jacaré de farmácia também era um artifício de proteção contra mal olhados. Na época, acreditava-se que uma das origens das doenças seriam os quebrantos ou mal olhados, que acompanhavam os doentes e, nas boticas, poderiam provocar a deterioração dos medicamentos. Como as boticas eram muito frequentadas por enfermos, instrumentos em formato de animais eram usados para afugentar esses mau olhados que na crença popular muitas vezes eram os causadores de doenças.

877 Itens encontrados

Página: