Peças para o próximo leilão

676 Itens encontrados

Página:

  • RARA NAVETA MAÇONICA EM PRATA DE LEI COM MARCAS PARA ALEMANHA, SEC. XIX. MARCAS DO PRATEIRO EDUARD WOLLEMWEBER.  INTERIOR COM VERMEIL. DIVIDIDA EM DOIS COMPARTIMENTOS COM TAMPAS INDEPENDENTES SENDO UMA COM SOL COM FACE E OUTRO  COM LUA COM FACE. UM COMPARTIMENTO PARA INCENSO E UM PARA MIRRA E ALOÉS. O INCENSO É O LOUVOR A DEUS E A MIRRA É O LOUVOOR À HUMANIDADE E ALMA IMORTAL JÁ QUE A MIRRA É O PERFUME DA IMORTALIDADE USADA DESDE TEMPOS IMEMORIAIS EM RITUAIS PARA RESSUREIÇÃO DA ALMA.  ASSENTE SOBRE QUATRO PES. ALEMANHA, SEC. XIX.  8 x 5 CM  NOTA: Na Maçonaria há o premissa  de que todos os sentidos para poder captar a verdadeira essência dos nossos labores tem de  estar acessíveis. Para doutrina Maçom os sentidos são os mais fiéis e importantes conselheiros. Pela audição, ouvem-se as instruções lidas e ocorre a equalização através das notas distribuídas pelo Mestre de Harmonia. O olfato remete a lembranças, aromas e acionam estados de relaxamento e enlevo. Também produz no ambiente, vibrações que ultrapassam os aspectos materiais. No rito maçônico esses sentidos são exercitados com os momentos de perfumar, incensar e fumigar. Na frente do Trono de Salomão, há o de Altar da Fumigação, Altar dos Incensos ou Altar dos Perfumes.  Fumigação significa expor um ambiente a fumaça, ou a vapores com a intenção de desinfetar. Incensar é perfumar com incenso. Perfumar é encher, impregnar de aroma agradável uma pessoa, um objeto ou um local. A origem dessa prática  se dá por herança judaica contida no Livro de Êxodos, capítulo 30, versículo 1 - Farás também um Altar para queimar nele incenso; de madeira de acácia o farás. E os maçons então fizeram a seguinte e simplista analogia: Se o Templo Maçônico é cópia do Templo de Salomão e no Templo de Salomão tinha um altar para queimar incenso, nos Templos Maçônicos é preciso queimar incenso! Para essas operações são necessários incenso e perfumes. A naveta maçônica contém esses dois elementos. O incenso produz a fumaça que aguça o etéreo e reduz a visão desviando a mente dos pensamentos que possam tirar a concentração e os perfumes aguçam o olfato e enlevam o espírito
  • KUAN YIN  GRANDE E BELA ESCULTURA EM PORCELANA DECORADA COM ESMALTES E REMATADA EM OURO. A BASE É EM FEITO DE FLOR DE LÓTUS. CHINA, PERÍOGO GUANGXU, SEC. XIX.  47 CM DE ALTURA
  • LINDO CORDÃO EM OURO 18K CONTRASTADO  CONSTRUÍDO EM TORCEIL. DE MALHA CRESCENTE. 46 CM DE COMPRIMENTO.  12,9 G
  • BACCARAT ELEGANTE TOUCADOR EM CRISTAL COM BELA LAPIDAÇÃO FLORAL E GUARNIÇÕES EM PRATA DE LEI . DOTADO DE DOIS PERFUMEIROS, TRES FRASCOS CIRCULARES E UM RETANGULAR. PRATA COM MARCAS DE CONTRASTE CABEÇA DE MINERVA. TODAS AS PARTES EM PRATA DE LEI SÃO REMATADAS POR FINO GUILLOCHE. EM RESERVA NOME STELLA. PERTENCEU A DONA STELLA PENTEADO DA SILVA PRADO. FRANÇA, SEC. XIX. 19 CM DE COMPRIMENTO. (A CAIXA RETANGULAR TEM BICADOS NA BORDA)
  • LINDA CAIXA EM PRATA DE LEI COM ESMALTE E ARREMATE EM OURO. TAMPA COM FIGURA DE CARPA EM RELEVO. ASSINADA COM IDEOGRAMA. JAPÃO, INICIO DO SEC. XX. 14 X 10 CM
  • MARIE LAURENCIN   FIGURA FEMININA   DESENHO COM LAPIS DE COR SOBRE PAPEL  ASSINADA. AS PRIMEIRAS OBRAS DE LAUCENCIN A SEREM APRESENTADAS NO BRASIL FORAM TRAZIDAS POR DONA OLÍVIA GUEDES PENTEADO TIA DE DONA BEATRIZ PENTEADO DA SILVA PRADO QUE AS EXPOS NO SALÃO DE ARTE MODERNA DE SÃO PAULO CRIADO POR ELA EM 1923. NESSA OCASIÃO ALÉM DE LAURENCIN FORAM TAMBÉM APRESENTADAS OBRAS DE OUTRO CUBISTA FAMOSO, PABLO PICASSO. FRANÇA, INICIO DO SEC. XX. 29 X 23 CM (SEM CONSIDERAR O TAMANHO DA MOLDURA).NOTA:  Laurencin nasceu em Paris, onde foi criada por sua mãe. Durante o período da I Grande Guerra, Laurencin deixou a frança e foi para a Espanha com seu marido alemão Barão Otto von Waëtjen. O casal viveu junto em Düsseldorf por alguns anos. No entanto, em 1920, após se divorciar, Laurencin voltou à Paris. Nos primeiros anos do século XX, Laurencin ocupou um papel muito importante dentro da vanguarda francesa. Neste mesmo período, envolveu-se em um relacionamento amoroso com o poeta Guillaume Apollinaire, e tornou-se sua musa. A artista também é lembrada como a única mulher cubista. Apesar de sua obra ser claramente influenciada por Pablo Picasso e Georges Braque, ela desenvolveu uma visão própria da abstração que freqüentemente se centralizava na representação da mulher e de comunidades femininas. A evolução do trabalho de Laurencin apresenta uma tentativa de inovar através do uso de uma estétoca feminina específica com o uso de pastéis e formas curvilíneas. Tanto em sua pintura quanto em seus desenhos e impressões, Laurencin continuou a explorar temas femininos e aquilo que ela considerava desta forma até sua morte. Em 1983, no centésimo aniversário do nascimento da artista, o Museu Marie Laurencin foi aberto na prefeitura de Nagano, no Japão. Atualmente, a casa hospeda mais de 500 trabalhos de autoria dela, bem como um arquivo.
  • BELA PULSEIRA EM OURO .  17 CM DE COMPRIMENTO. 10 G
  • BELO REBENQUE COM PEGA EM PRATA DE LEI TRABALHADA COM MOTIVOS FITOMORFOS. BRASIL, SEC. XIX. 78 CM DE COMPRIMENTO.
  • EXCEPCIONAL MESA CAVALETE. DOTADA DE DUAS GAVETAS JUSTAPOSTAS DE UM LADO E DUAS GAVETAS FINGIDAS DO OUTRO MOSTRANDO TRATAR-SE DE UMA MESA DE APRESENTAÇÃO. ESTRUTURA EM JACARANDÁ, TAMPO TAMBÉM DE MADEIRA DE LEI. FERRAGEM ORIGINAL, FORRADA POR BAIXO. PÉS UNIDOS POR TRAVAS BOLEADAS. CM. BRASIL, SEC. XVIII. 137 X 79 X 92  CMNOTA: Capítulo à parte na história do mobiliário colonial brasileiro é o móvel dito mineiro-goiano. Boa parte dos emigrados durante o século XVII vieram do norte de Portugal que era, como se sabe muito pobre e essencialmente rural. Basicamente mineradores, meteram-se no agreste da região em busca de ouro de aluvião e gemas preciosas. Não careciam de requinte e sim do básico para atender suas necessidades. Reproduziram com os meios existentes aquilo que conheciam, que era o móvel rural português de fatura retilínea, simples e prática. Assim e em suma, conceberam caixas, mesas cavalete de diferentes tamanhos, bancos longos e banquetas com assento de sola, catres, cadeiras tipo tesoura, armários, oratórios e estantes. De início mais rústicos e de grossa fatura, foram aos poucos alcançando alguma erudição.
  • CONDE ÁLVARES PENTEADO  CHRISTOFLE  ELEGANTE TRAVESSA PARA ASSADOS COM MONOGRAMA DO CONDE ALVARES PENTEADO.  DOTADA DE CANALETAS QUE CONDIZEM O CALDO  PARA UM RESERVATÓRIO. PEÇA EM ÓTIMO ESTADO. FRANÇA, SEC. XIX. 44 CM DE COMPRIMENTO. NOTA: ANTONIO ALVARES LEITE PENTEADO, (Mogi-Mirim, estado de São Paulo, a 3 de fevereiro de 1852 - Paris, 25 de maio de 1912). Era filho de João Carlos Leite Penteado e de Dona Maria Higina de Almeida Lima, Baronesa de Ibitinga. foi casado com Dona Ana Paulina Lacerda Penteado, condessa de Álvares Penteado, filha dois Barões de Araras e irmã do senador Antônio Lacerda Franco; com quem teve cinco filhos: Antonieta, Silvio, Armando, Stella e Englantina. Morreu aos 62 anos de idade. ANTONIO ÁLVARES LEITE PENTEADO herdou grande fortuna, na qual se compreendia a fazenda de café conhecida por Palmares, nas proximidades da Estação de Palmeiras, da Estrada de Ferro Paulista. A área desta fazenda é de 1.200 alqueires e há nela 700.000 pés de café carregados. Com a abolição da escravatura em 1888, chegou a escassez de braços para a lavoura ao seu período agudo, e o conde Alvares Penteado foi dos primeiros a introduzir o braço italiano na lavoura. O êxito da experiência foi o melhor possível, e na fazenda de Palmares contam-se atualmente não menos de duzentas famílias. A cultura tem ali atingido o mais alto grau de desenvolvimento, pelo que é a fazenda Palmares considerada, com muita razão, uma propriedade modelo de São Paulo. No cultivo do café põe o maior interesse o conde Alvares Penteado, que possui outra excelente fazenda conhecida por Santa Maria, no distrito de Jaú, vizinhanças da Estação de Campo Alegre. A área desta fazenda é de 1.000 alqueires, com 250.000 pés de café em plena florescência. Mas, não é só à indústria da lavoura que está ligado o nome do conde Alvares Penteado, como também a muitas outras iniciativas e empresas. Foi ele, por exemplo, o fundador da Fábrica de Juta de Sant'Anna, que é um dos maiores e mais importantes estabelecimentos do seu gênero, não somente no Brasil como em toda a América do Sul. Foi agora reorganizada, ficando com o nome de Companhia Nacional de Tecidos de Juta. (texto retirado de Impressões do Brazil no Século Vinte, editada em 1913 e impressa na Inglaterra às vésperas da Primeira Guerra Mundial). Os Álvares Penteado moravam, no início do século XX, na mais bela casa de Higienópolis, a legendária Vila Penteado. Um dos últimos remanescentes do estilo art nouveau, tão caro à elite paulista ligada ao café e aos pioneiros da industrialização, a Vila Penteado, foi doada por Armando Álvares Penteado para a Universidade de São Paulo. A partir de então, a Vila passa a abrigar as instalações da FAU - Faculdade de Arquitetura e Urbanismo. Sem herdeiros, cresceu nele a ideia de direcionar seus bens para a realização dessa meta. Assim surgiu a ideia de uma fundação, que abrigaria uma "Eschola de Bellas Artes". Nela deveriam ser administrados cursos de Pintura, Escultura, Decoração e Arquitetura. Seu edifício deveria, inclusive, abrigar uma Pinacoteca. Armando faleceu em 1947 e a realidade tratou de complicar, mas também de engrandecer os sonhos deste mecenas e amante das artes.
  • LINDA MESA AUXILIAR COM APLICAÇÃO DE BRONZE E MARCHETARIA EM PARQUETERIE. TAMBÉM APLICAÇÃO DE RÁDICA. BRONZE DE EXCEPCIONAL QUALIDADE REMATADO PRO CABEÇAS DE CARNEIRO. FEITIO OVAL. EUROPA, SEC. XIX. 86 X 42 X 72 CM
  • ELEGANTE CAIXA EM PRATA DE LEI COM MARCAS PARA CIDADE DE BIRMINGHAM E LETRA DATA PARA O INICIO DO SEC. XX. DECORADA COM BELOS GUILLOCHES. INGLATERRA, PRINCIPIO DO SEC. XX. 14 CM DE COMPRIMENTO
  • BELA CAIXA EM PRATA DE LEI COM MARCAS PARA CIDADE  DE LONDRES E LETRA DATA PARA O INICIO DO SEC. XX. DECORADA COM BELOS GUILLOCHES. INGLATERRA, INICIO DO SEC. XX. 17 X 12 CM
  • PORTA CONFEITOS EM PRATA DE LEI. FEITIO RETANGULAR. MARCAS PARA CIDADE DE SHEFFIELD E LETRA DATA PARA O INICIO DO SEC. XX. ESTILO E ÉPOCA ART DECO. ASSENTE SOBRE QUATRO PÉS EM SAPATA. INGLATERRA, INICIO DO SEC. XX. 14 CM DE COMPRIMENTO.
  • LA DANÇA  BELA ESCULTURA EM PETIT BRONZE REPRESENTANDO PERSONAGEM FEMININA EM SUAVE BAILADO. ESTILO E ÉPOCA ART DECO. ASSENTE SOBRE BASE EM MADEIRA PATINADA. EUROPA, SEC. XIX/XX. 52 CM DE ALTURA
  • FORMIDÁVEL ARMÁRIO EM MADEIRA REVESTIDO COM RÁDICA. FORNITURA EUROPÉIA OITOCENTISTA. EXCEPCIONAL ESTADO DE CONSERVAÇÃO. EUROPA, SEC. XIX. 145 X 57 X 230 CM
  • FORMIDÁVEL CÔMODA  TOILLETE  EM MADEIRA REVESTIDO COM RÁDICA (FORMA CONJUNTO COM O OFERTADO NO LOTE ANTERIOR) . FORNITURA EUROPÉIA OITOCENTISTA. EXCEPCIONAL ESTADO DE CONSERVAÇÃO. TAMPO EM MÁRMORE DE CARRARA. ESPELHOS COM GROSSO BIZOTADO.  EUROPA, SEC. XIX. 138 X 62 X 210  CM
  • LINDA CAMA  DITA DE VIÚVO EM MADEIRA  REVESTIDA EM RÁDICA ACOMPANHADA DE SEU CRIADO  MUDO COM TAMPO EM MÁRMORE. FORMA CONJUNTO COM OS DOIS MÓVEIS APREGOADOS NOS MÓVEIS ANTERIORES.  FORNINUTA OITOCENTISTA DO SEC. XIX. EUROPA.
  • BELO REBENQUE COM PEGA EM PRATA DE LEI TRABALHADA COM MOTIVOS FITOMORFOS. BRASIL, SEC. XIX. 67 CM DE COMPRIMENTO.
  • ANTIGO RÁDIO DE VÁLVULAS MANUFATURA SEMP. ESTILO E ÉPOCA ART DECO. EM ESTADO EXCEPCIONAL DE CONSERVAÇÃO! FUNCIONANDO PERFEITAMENTE. EUA, DEC. 1940. 43 X 29 CM

676 Itens encontrados

Página: