Peças para o próximo leilão

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  • GRANDE FLOREIRA/CENTRO DE MESA E SEU PRESENTOIR EM PRATA DE LEI COM ELEGANTE DECORAÇÃO EM ESTILO FRANCÊS. MARCAS DA JOALHERIA DO CARMO, PRIMEIRO TÍTULO PARA O FINAL DO SEC. XIX. GRELHA DECORADA COM MEDALHÃO CENTRAL. CORPO COM GODRONS E ROCAILLE. ELEVADA SOBRE QUATRO PÉS COM FEIITIO DE PEIXES MITOLÓGICOS. PRESENTOIR INTEIRAMENTE EM PRATA DE LEI DECORADO EM ROCAILLE. PORTUGAL, SEC. XIX. 50 CM DE COMPRIMENTO. 4974 G
  • PENTECOSTES - PUNGENTE REPRESENTAÇÃO DA VIRGEM COM O ROSTO EM FEIÇÃO DE EXPRESSIVO SENTIMENTO. NA CENA, MARIA É REPRESENTADA LENDO AS ESCRITURAS A LUZ DE UMA VELA. NESSE MOMENTO O CÉU SE ABRE E UM CLARÃO ANUNCIA A CHEGADA DO DIVINO ESPÍRITO SANTO. NA LEGENDA ESCRITA EM ALEMÃO ARCAICO, SUBTRAI-SE A EXPRESSÃO: ELA VIU O CORPO DE SEU FILHO SER PERFURADO POR UMA LANÇA. O QUADRO RETRATA EXATAMENTE O DESCONSOLO DA MÃE QUE PERDEU SEU FILHO INOCENTE DE FORMA TRÁGICA E CRUEL, MAS TAMBÉM NOS PASSA O MOMENTO EM QUE O LUTO ESTÁ PRESTES A TORNAR-SE EM JÚBILO DE SALVAÇÃO, A VELA ACESA E O CLARÃO QUE VEM DO CÉU ANTEVEM A CHEGADA DO DIVINO ESPÍRITO SANTO, O CONSELHEIRO E CONSOLADOR QUE CRISTO PROMETEU ENVIAR: EU NÃO VOS DEIXAREI SÓS. PINTURA DE EXCEPCIONAL QUALIDADE DA ESCOLA ALEMÃ DO SEC. XVIII. 100 X 75 CMNOTA: Quando Maria Santíssima levou o Menino Jesus ao Templo a fim de apresentá-lo ao Senhor, Simeão, dirigindo-se a Ela, profetizou que um gládio de dor Lhe transpassaria a alma.Maria Santíssima ouvia as palavras daquele ancião que, profetizando o futuro do Menino, acrescentou: Eis que este menino está destinado a ser uma causa de queda e de soerguimento para muitos homens em Israel, e a ser um sinal que provocará contradições, a fim de serem revelados os pensamentos de muitos corações. E uma espada transpassará a tua alma. O coração da Virgem se turbou ao temer pelo futuro de seu amado Filho. E a profecia viria a se cumprir com a crucificação de Cristo anos depois. No momento em que Nosso Senhor rendeu seu espírito ao Padre Eterno, dizendo meus Deus, meus Deus, por que me abandonaste?, Maria, estando presente, certamente O ouviu. Qual não terá sido a repercussão desse sofrimento no coração de uma mãe? Momentos depois, Ele inclinou a cabeça e rendeu seu espírito. Nossa Senhora viu o Corpo de seu Filho ser descido da cruz repleto de feridas. enquanto José de Arimateia e Nicodemos preparavam os bálsamos para cobrir as feridas do Divino Mestre, Maria Santíssima O sustentava em seus braços virginais. Ela viu a realização do desejo de Jesus de entregar a última gota de seu Sangue pela humanidade, quando a lança de Longinos penetrou o lado do Salvador. Nossa Senhora contemplou aquele flanco ferido. Como era costume entre os judeus, envolveram o corpo de Jesus num sudário. Finda a preparação do cadáver, o corpo foi depositado na sepultura. Rolaram a lápide que fechava a sepultura; tudo estava acabado, a morte reinava! Após esses momentos de extrema dor, Nossa Senhora voltou para casa. Acompanhados por Nossa Senhora, os Apóstolos e discípulos dirigiram-se para o cenáculo. Lá certamente  rezavam e choravam. Maria Santíssima deve ter permanecido em silêncio, pacífica e serenamente lembrando-se dos fatos ocorridos. Assim se cumpriam as palavras proféticas do livro de Isaías: Ecce in pace amaritudo mea amaríssima  Eis na paz a minha amargura enormemente amarga. Entretanto, conforme prometeu Jesus, ele os enviou o consolador: "Chegando o dia de Pentecostes, estavam todos reunidos no mesmo lugar. De repente, veio do céu um ruído, como se soprasse um vento impetuoso, e encheu toda a casa onde estavam sentados. Apareceu-lhes então uma espécie de línguas de fogo, que se repartiram e repousaram sobre cada um deles. Ficaram todos cheios do Espírito Santo e começaram a falar em outras línguas, conforme o Espírito Santo lhes concedia que falassem." (At 2, 1-4). A palavra Pentecostes vem da palavra grega pentekosté e significa "quinquagésimo", ou seja, representa o 50 dias depois da Páscoa. Nesse tempo, comemora-se a vinda do Espírito Santo e o Nascimento da Igreja Católica. Antes de ser uma celebração cristã, Pentecostes era uma festa judaica, associada ao tempo de colheita, relacionando-se após, ao dia em que Deus entregou as tábuas da Lei a Moisés, no Monte Sinai. O Pentecostes cristão acontece em cumprimento à promessa de Jesus, após sua ascensão aos céus, quando enviou o Espírito Santo sobre Maria e os apóstolos, reunidos no cenáculo, conforme São Lucas narra em At.1,4-8:
  • IMPORTANTE ORATÓRIO SETECENTISTA EM MADEIRA, DE GRANDE DIMENSÃO. TEVE PRATELEIRAS ACRESCENTADAS INTERNAMENTE O QUE O TORNA DE GRANDE APTIDÃO PARA RECEBER COLEÇÕES DE PEQUENAS IMAGENS OU OBJETOS LITÚRCICOS. PORTAS INTERNAMENTE DECORADAS COM FIGURAS DE SANTO ANTÔNIO, SÃO CAETANO, SÃO FRANCISCO E SÃO MIGUEL. AS PINTURAS SÃO EMOLDURADAS EM RELEVO E A MOLDURA TEM BELA TONALIDADE DITA CAMARÃO. O NICHO É DECORADO COM ARCO DO TIPO CRUZEIRO COM ENTALHES E ALMOFADAS. AS PORTAS FECHADAS REVELAM LINDAS ALMOFADAS DO TIPO DOCE DE LEITE. FERRAGEM ORIGINAL E MAGNIFICA. TRATA-SE REALMENTE DE UM ORATÓRIO MAGNÍFICO. BRASIL,  SEC. XVIII. 127 (H) X 83 (L) X 40 (P) CM (QUANDO FECHADO). ATENÇÃO A COMODA NÃO ACOMPANHA O ORATÓRIO SERÁ APREGOADA NO PRÓXIMO LOTE.
  • CHIRSTOFLE MALMAISON  - O MODELO MAIS VALORIZADO DA CHRISTOFLE.  EXTENSA BAIXELA EM METAL ESPESSURADO A PRATA DA MANUFATURA CHRISTOFLE, MODELO MALMAISON, COMPOSTA POR SOPEIRA, LEGUMEIRA COM TAMPA,  TRAVESSA PARA PEIXE (70 X 26,5 CM), TRÊS TRAVESSAS OVALADAS (54 X 39 CM) A MAIOR,  DUAS TRAVESSAS CIRCULARES  E FUNDAS, 41 CM DE DIÂMETRO A MAIOR E MOLHEIRA, TOTALIZANDO 9 PEÇAS. EM PERFEITO ESTADO DE CONSERVAÇÃO, PRATICAMENTE SEM USO. ACONDICIONADAS EM SUAS CAIXAS ORIGINAIS. FRANÇA, SEC. XX.
  • BELA MEIA COMODA BAIXA ESTILO E ÉPOCA  DONA MARIA I  CONSTRUÍDA EM JACARANDÁ (SUSTENTA O MÓVEL ORATÓRIO OFERTADO NO LOTE ANTERIOR). DOTADA DE DUAS GAVETAS JUSTAPOSTAS E UM GAVETÃO SOTOPOSTO.  ESPELHO DAS FECHADURAS EM CHIFRE. DOTADA DE CHAVE. PUCHADORES EM BILROS. BRASIL, SEC. XVIII/XIX. 103 X 80 X 58 CM.
  • NOSSA SENHORA DA CONCEIÇÃO  LINDA IMAGEM DA VIRGEM EM MADEIRA POLICROMADA E DOURADA COM COROA EM PRATA DE LEI. ELEGANTE CONSTRUÇÃO, PLANEJAMENTO E ROSTO BELISSIMO. A VIRGEM É REPRESENTADA SOBRE GRANDE GLOBO ONDE SE ENROLA UMA SERPENTE. O CONJUNTO É ASSENTE SOBRE BASE DECORADA COM PINTURA MARMORIZADA. A IMAGEM É INCOMUM POR NÃO APRESENTAR O CRESCENTE LUNAR OU OS TRADICIONAIS ANJOS QUE SEMPRE ACOMPANHAM ESSA DEVOÇÃO. BELA COROA EM PRATA DE LEI. BRASIL, SEC. XVIII. 36 CM DE ALTURA (SEM CONSIDERAR O TAMANHO DA COROA).
  • FANG  REGADOR COM FLORES  ACRILICO SOBRE TELA - 1966. GRANDE E MAGNÍFICA OBRA DO MESTRE DO FIGURATIVISMO BRASILEIRO. ESSA OBRA ESTA REPRODUZIDA NO CATÁLOGO RAISONNÉ DO ARTISTA NA PAG 33 (O CATALOFO ACOMPANHA NA ARREMATAÇÃO DO QUADRO). A OBRA SEGUNDO O EXPOSTO NO CATÁLOGO REPRESENTA UM OBJETO IMPONENTE QUE DOMINA COM SUA PRESENÇA MACIÇA O PALCO DO QUADRO. FOLHAS E BRINQUEDOS AMENIZAM A ATMOSFERA DESTA PRESENÇA SÉRIA E PESADA. BRASIL, 1966. 114 X 88 (SEM CONSIDERAR O TAMANHO DA MOLDURA)NOTA: Kong Fang Chen (Tung Cheng, China 1931 - São Paulo SP 2012). Pintor, desenhista, gravador e professor.Estuda sumiê e aquarela na China em 1945. Vem morar em São Paulo com a família em 1951, naturalizando-se brasileiro em 1961. Entre 1954 e 1956, estuda pintura comYoshiya Takaoka (1909-1978)em São Paulo. Faz sua primeira exposição individual em 1959, no Clube dos Artistas Plásticos de São Paulo. Entre 1965 e 1967, tenta a linhaabstracionista, que abandona para retornar aofigurativismo. Em 1972, leciona na Faculdade de Belas Artes de São Paulo. Viaja, em 1977, para a América do Norte, Europa e Ásia, onde desenvolve o seu trabalho de pintura. Em 1981, é realizado o curta metragem biográficoO Caminho de Fang, em São Paulo. Visita a China convidado pelo governo chinês em 1985, visitando locais de interesse artístico.
  • CIA DAS INDIAS  ELEGANTE TRAVESSA EM PORCELANA CIA DAS INDIAS (FORMA PAR IDENTICO COM A OFERTADA NO LOTE ANTEIROR) COM ESMALTES DA FAMILIA ROSA. REINADO QIANLONG (1711  1799). BORDA RECORTADA, DECORADA COM GREGA NA TONALIDADE ROSE DELIMITADA POR FILETES ROUGE DE FEUR. TRANSIÇÃO DA BORDA PARA A CALDEIRA COM GUIRLANDA EM AZUL COM PARRAS E CACHOS DE UVA. NA CALDEIRA RESERVA CONTENDO RAMALHETE FLORAL. FUNDO TEM CERÂMICA APARENTE. CHINA, SEC. XVIII. 27 CM DE COMPRIMENTO
  • SOBERBO FAQUEIRO EM PRATA DE LEI CONTRASTE JAVALI, ACONDICIONADO EM EXTRAORDINÁRIO MÓVEL FAQUEIRO EM MADEIRA DECORADO COM TREMIDOS COM TRÊS GAVETAS E UMA TAMPA BASCULANTE. IMPECÁVEL EM TODOS OS ASPECTOS, SEM USO, COM LÂMINAS EM AÇO. DOTADO DE 150 PEÇAS SENDO: 12 FACAS DE CARNE, 12 GARFOS DE MESA, 12 COLHERES DE SOPA, 12 FACAS DE PEIXE (COM LAMINA TAMBÉM EM PRATA), 12 GARFOS DE PEIXE, 12 FACAS DE SOBREMESA, 12 GARFOS DE SOBREMESA, 12 COLHRES DE SOBREMESA, 12 GARFOS PARA FRIOS, 12 COLHERES DE CAFÉ, 12 COLHERES PARA CHÁ E 18 TALHERES DE SERVIÇO MAGNIFICOS (DENTRE ELES PEGADOR COM GARRAS EM VERMEIL, COLHER PARA AZEITONAS COM FENESTRAS E VERMEIL, GARFO E ESPÁTULA PARA SERVIR PEIXE, DUAS COLHERES PARA AÇUCAREIRO, TALHERES PARA SERVIR SALADA).
  • WILLY GHUL. ESPRIGUIÇADEIRA PARA PISCINA, MODELO LOOP, COM MOVIMENTO DE BALANÇO. MOLDADO EM AMIANTO. 55 CM X 57 CM DE ALTURA. DÉCADA DE 1970. 80 X 60 X 55 CM. NOTA: Willy Guhl é considerado o verdadeiro pioneiro do design industrial suíço. Ele é conhecido em todo o mundo pela criação de uma série de projetos para a Eternit, cadeiras de piscina e jardineiras únicas na história do design de móveis. Atenção: É preciso dizer que o fato da matéria prima ser o amianto esse produto não causa dano algum a saúde o dano do amianto é o do processamento, quanto moldado não traz risco haja visto ser o material majoritariamente predominante nas caixas de água dos brasileiros.
  • WILLY GHUL. ESPRIGUIÇADEIRA PARA PISCINA, MODELO LOOP, COM MOVIMENTO DE BALANÇO. MOLDADO EM AMIANTO. 55 CM X 57 CM DE ALTURA. DÉCADA DE 1970. 80 X 60 X 55 CM. NOTA: Willy Guhl é considerado o verdadeiro pioneiro do design industrial suíço. Ele é conhecido em todo o mundo pela criação de uma série de projetos para a Eternit, cadeiras de piscina e jardineiras únicas na história do design de móveis. Atenção: É preciso dizer que o fato da matéria prima ser o amianto esse produto não causa dano algum a saúde o dano do amianto é o do processamento, quanto moldado não traz risco haja visto ser o material majoritariamente predominante nas caixas de água dos brasileiros.
  • WILLY GHUL. ESPRIGUIÇADEIRA PARA PISCINA, MODELO LOOP, COM MOVIMENTO DE BALANÇO. MOLDADO EM AMIANTO. 55 CM X 57 CM DE ALTURA. DÉCADA DE 1970. 80 X 60 X 55 CM. NOTA: Willy Guhl é considerado o verdadeiro pioneiro do design industrial suíço. Ele é conhecido em todo o mundo pela criação de uma série de projetos para a Eternit, cadeiras de piscina e jardineiras únicas na história do design de móveis. Atenção: É preciso dizer que o fato da matéria prima ser o amianto esse produto não causa dano algum a saúde o dano do amianto é o do processamento, quanto moldado não traz risco haja visto ser o material majoritariamente predominante nas caixas de água dos brasileiros.
  • WILLY GHUL. ESPRIGUIÇADEIRA PARA PISCINA, MODELO LOOP, COM MOVIMENTO DE BALANÇO. MOLDADO EM AMIANTO. 55 CM X 57 CM DE ALTURA. DÉCADA DE 1970. 80 X 60 X 55 CM. NOTA: Willy Guhl é considerado o verdadeiro pioneiro do design industrial suíço. Ele é conhecido em todo o mundo pela criação de uma série de projetos para a Eternit, cadeiras de piscina e jardineiras únicas na história do design de móveis. Atenção: É preciso dizer que o fato da matéria prima ser o amianto esse produto não causa dano algum a saúde o dano do amianto é o do processamento, quanto moldado não traz risco haja visto ser o material majoritariamente predominante nas caixas de água dos brasileiros.
  • WILLY GHUL. ESPRIGUIÇADEIRA PARA PISCINA, MODELO LOOP, COM MOVIMENTO DE BALANÇO. MOLDADO EM AMIANTO. 55 CM X 57 CM DE ALTURA. DÉCADA DE 1970. 80 X 60 X 55 CM. NOTA: Willy Guhl é considerado o verdadeiro pioneiro do design industrial suíço. Ele é conhecido em todo o mundo pela criação de uma série de projetos para a Eternit, cadeiras de piscina e jardineiras únicas na história do design de móveis. Atenção: É preciso dizer que o fato da matéria prima ser o amianto esse produto não causa dano algum a saúde o dano do amianto é o do processamento, quanto moldado não traz risco haja visto ser o material majoritariamente predominante nas caixas de água dos brasileiros.
  • SÉRGIO RODRIGUES  POLTRONA LEVE JÚLIA  LINDA POLTRONA EM MADEIRA COM ASSENTO E ENCOSTO EM PALHINHA.  Estrutura quadrada em madeira de lei maciça, com encosto e assento retangular em palhinha original da manufatura. IMPRESSIONANTE ESTADO DE CONSERVAÇÃO!! Reproduzida nas p. 100 e 271 do livro Sérgio Rodrigues,editado por Soraia Cals (Rio de Janeiro: Icatu, 2000). Brasil, inicio da decada de 1970.  74 x 63,5 x 60 cm
  • SÉRGIO RODRIGUES  POLTRONA LEVE JÚLIA  - ASSINADA POR SÉRGIO RODRIGUES - LINDA POLTRONA EM MADEIRA COM ASSENTO E ENCOSTO EM PALHINHA. COM ASSINATURA DE SÉRGIO RODRIGUES NA PARTE TRASEIRA.  Estrutura quadrada em madeira de lei maciça, com encosto e assento retangular em palhinha original da manufatura. IMPRESSIONANTE ESTADO DE CONSERVAÇÃO!! Reproduzida nas p. 100 e 271 do livro Sérgio Rodrigues, editado por Soraia Cals (Rio de Janeiro: Icatu, 2000). Brasil, inicio da decada de 1970.  74 x 63,5 x 60 cm
  • SÉRGIO RODRIGUES  POLTRONA LEVE JÚLIA  LINDA POLTRONA EM MADEIRA COM ASSENTO E ENCOSTO EM PALHINHA.  Estrutura quadrada em madeira de lei maciça, com encosto e assento retangular em palhinha original da manufatura.  Reproduzida nas p. 100 e 271 do livro Sérgio Rodrigues, editado por Soraia Cals (Rio de Janeiro: Icatu, 2000). Brasil, inicio da decada de 1970.  74 x 63,5 x 60 cm
  • SÉRGIO RODRIGUES -  ASSINADA S.R E NUMERADA  (VIDE FOTO)  BELA POLTRONA RECLINAVEL EM PAU MARFIM. ESTILO E ÉPOCA ANOS 60.  FORRAÇÃO EM CORINO REFEITA RECENTEMENTE. RECLINA COMPLETAMENTE CONVERTENDO-SE EM RECAMIER. PROCESSO BASTANTE SIMPLES BASTANDO LIBERAR A TRAVA. BRASIL, 88 X 84 X 80 CM
  • CIA DAS INDIAS  MONUMENTAL FLOREIRO EM PORCELANA CIA DAS INDIAS COM DIMENSÕES PALACIANAS. ESMALTES DA FAMÍLIA ROSA. REINADO QIANLONG (1711  1799). DECORAÇÃO DITA PARA EXPORTAÇÃO. ESSA PEÇA SINGULAR DA PRODUÇÃO CHINESA DE MEADOS DO SEC. XVIII TEM UMA DECORAÇÃO IMPRESSIONANTE E MINIMALISTA. RICOS ELEMENTOS FLORAIS COM OS ESMALTES TIPICOS DO PERÍODO, ELEGANTES ARREMATES EM OURO REALÇAM A DECORAÇÃO. NAS DUAS FACES RESERVAS COM CENAS EUROPÉIAS EM GRIZAILLE REPRESTENTANDO CENAS GALANTES E IDÍLICAS COM CASAL SOLTANDO PÁSSARO EM UMA GAIOLA DE UM LADO E NO OUTRO CASAL FORMADO POR CAVALEIRO SEGURANDO UM BASTÃO REALÇADO EM OURO E A DAMA COM UMA CESTA DE FLORES TAMBÉM REALÇADA EM OURO. O MAIS EXTRAORDINÁRIO NA DECORAÇÃO DESSE SUNTUOSO FLOREIRO, É QUE ELA É COORDENADA EM SETORES FORMADOS POR DELICADAS MOLDURAS EM RELEVO CONSTITUÍDAS DE PARRAS E CACHOS DE UVA POR ONDE CAMINHAM ESQUILOS EM VULTO PERFEITO. ALÇAS LATERAIS COM FEITIO DE IGUANAS. LINDO, INVULGAR E DIGNO DE UM PALÁCIO! CHINA, CIRCA DE 1750, 72 X 36 CM. (Possui restauro profissional)
  • MARCEL BRAUER PARA FORMA   PAR DE CADEIRAS WASSILY  PRODUZIDOS PARA FORMA NA DECADA DE 1960. ESTRUTURA TUBULAR COM PARTES FUNCIONAIS EM COURO NA TONALIDADE BRANCA. 75 cm x 136 cm x 71 cmNOTA: A empresa Forma, criada em 1955, realizando seu próprio sonho juntamente com o arquiteto Martin Eisler, Carlo Hauner e o empresário Enersto Wolf. Chamada inicialmente de Móveis Artesanais, no final da década de 50 e pela necessidade do evento da fundação da nova capital Brasília, trouxeram para o Brasil, sob licença da Knoll International, peças de verdadeiros ícones do design contemporâneo - Mies Van Der Rohe, Marcel Breuer, Eero Saarinen, Florence Knoll, Richard Schultz e Harry Bertoia.

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