Peças para o próximo leilão

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  • GRANDE CENTRO DE MESA EM PRATA DE LEI TEOR 925 DE ESTILO ART DECO. ELEGANTE TRABALHO MARTELE. 60 CM DE COMPRIMENTO
  • HANAU - GARÇA REAL  GRANDE ESCULTURA EM PRATA DE LEI REPRESENTANDO GARÇA REAL EUROPÉIA  MARCAS DE CONTRASTE PARA ALEMANHA, LUA E COROA E PRATEIRO DE HANAU, J. D. SCHLEISSNER SOHNE. ELABORADA EXECUÇÃO! ALEMANHA, SEC. XIX. 33 CM DE ALTURA.
  • GRANDE ESCULTURA EM PRATA DE LEI COM FEITIO DE FAISÃO. FATURA DE ELEVADA QUALIDADE! NÃO FORAM ENCONTRAS MARCAS DE PRATEIRO MAS CERTAMENTE TRATA-SE DE TRABALHO EUROPEU. INICIO DO SEC. XX. 42 CM DE COMPRIMENTO.
  • MUITO GRANDE BULE EM PRATA DE LEI BATIDA, CINZELADA E REPUXADA DO PERÍODO  SETECENTISTA ESTILO E ÉPOCA DONA MARIA I.  IMPONENTE E ROBUSTO É DECORADO COM ANÉIS CONCÊNTRICOS NA BASE, NO MEIO, NA BORDA, NO BICO E NA TAMPA. NA METADE INFERIOR DECORADO COM CANELURAS. PEÇA DE ALTO COLECIONISMO! 28 CM DE ALTURA
  • AFORTUNATO GORY (1895  1925) - Femme à lacigarette  LINDA ESCULTURA EM BRONZE ORMOLU E MARFIM REPRESENTANDO MULHER TRAJADA À MODA ART DECO, FUMANDO CIGARRILHA. ASSENTE SOBRE BASE EM MÁRMORE QUE ESTÁ ASSINADA PELO ARTISTA. NA PARTE DE BAIXO DO MÁRMORE ARREMATE TAMBÉM EM BRONZE. ESSA ESCULTURA ESPECIFICAMENTE FOI FOTOGRAFADA PARA TOMAR PARTE NA PRÓXIMA EDIÇÃO DO CATÁLOGO: MASTERS OF ART DECO DE ALBERTO SHAYO, A SER PUBLICADO EM 2020. ITÁLIA, INICIO DO SEC. XX. 30 CM DE ALTURANOTA: FORTUNATO GORI Nasceu em Florença e esteve ativo como escultor entre os anos 1895 e 1925. Estudou na Accademia di Belle Arti, em Florença sob Augusto Rivalta. Na virada do século, ele se mudou para Paris e completou sua educação sob Victorien-Antoine Basset. Começou a expor no Salon des Artistes Français em 1902. Logo ficou famoso por seus estudos sobre a escultura feminina, tema de sua predileção. Assim seus temas são predominantemente figuras femininas, dançarinas orientais, personagens medievais (como esta escultura hora apregoada) e busto de mulheres. Mudou seu nome para Affortunato Gory. Suas obras estão em grandes museus Europeus e americanos. Seu record de vendas em leilão foi uma escultura de dançarina vendida na Christies por 129.000 dólares.
  • TAG HAUER  AYRTON SENNA  ESCASSO RELÓGIO TAG HAUER PRODUZIDO EM SÉRIE LIMITADA PARA HOMENAGIAR O PILOTO DE FÓRMULA 1 AYTON SENNA. CAIXA EM AÇO, DIAL BLACK. FUNCIONAMENTO QUARTZ, DOTADO DE CALENDÁRIO. FUNCIONANDO E EM ÓTIMAS CONDIÇÕES. ACOMPANHA CAIXA E CERTIFICADO. NÚMERO SERIAL WH1114. FE 6030/910.431. ESTE RELÓGIO É O DE NUMERO 431 DE UMA SÉRIE LIMITADA A MIL EXEMPLARES SOMENTE. O CERTIFICADO DATA DE  1985, 40 MM DE DIAMETRO
  • Célebre moeda de 50 pesos em ouro 22 k. Cunhada no México em 1947. Notória por causa de grande peso de 41,6 g. No anverso possui águia mexicana com asas abertas em atitude de batalha. Segura no bico uma serpente curvada. Na legenda a inscrição: Estados Unidos Mexicanos. No reverso tem liberdade com a denominação de 50 e as datas da esquerda para direita 1821 e 1947. 39 MM, 41,8 MM
  • Há 800 anos Marco Polo,  trouxe da China  para o ocidente a primeira peça de porcelana, um pequeno jarro verde acinzentado que está até hoje no tesouro da Basílica de São Marco em Veneza. Essa foi a semente da obsessão da Europa pelo Ouro Branco. No crepúsculo da DINASTIA MING, chegou à China em 1698 o Padre Jesuíta François Xavier d'Entrecolles. O declínio Ming sobreveio de uma crise causada pela corrupção, a exploração da classe dominante e desastres naturais durante anos sucessivos. Os rebeldes começaram a tomar o poder em algumas regiões e a dinastia chegou ao seu oficial fim com o suicídio do último imperador, Weizong. O poder passou então a nascente Dinastia Qing, que por 250 anos governou a China e sobre seu domínio a produção da porcelana Companhia das Indias atingiu seu apogeu em beleza e volume. Estima-se que 60 milhões de peças de porcelana foram exportadas para Europa nesse período. O Imperador QIANLONG governou o país por quase todo o sec. XVIII. Pouco antes do inicio desse grande reinado, ainda sob o período KANGSHI chegou a China o Padre DEntrecolles. Veio para salvar almas dos pagãos mas teve a sua própria alma arrebatada pela obsessão da porcelana. O ouro branco, encantou os europeus desde o primeiro leilão fruto da carga apreendida pelos holandeses de dois navios Portuguses. Era tão alto o preço da porcelana da China que um aparelho de jantar custava o equivalente ao valor de um pequeno palácio. Foi então que na Europa começou a busca da fórmula da composição e do processo para fabricação da porcelana. A princípio, julgaram que era feita a partir de conchas e casca de ovos moídos e tentaram reproduzir o efeito com esses matérias. Claro, tudo em vão porque a porcelana nada tinha a ver com esses elementos. O primeiro Imperador da Dinastia Qing foi Kangxi e este deu ordens de esconder, sob pena de morte, o processo de fabricação. O Padre DEntrecolles valeu-se dos chineses convertidos de Jingdezhen para descobrir aos poucos o processo. Um dia finalmente ele descobriu o segredo mais importante para obtenção da porcelana, em uma região remota chamada KAO-LING (COLINA ELEVADA) os chineses extraiam há séculos a argila chamada caulim que era o principal elemento constituinte da louça da China. O resto, as proporções, o modo de fazer, de decorar e a queima ele cuidou em aprender gradativamente. Em 1712 o Padre DEntrecolles  escreveu para França relatando suas descobertas e descrevendo em minúcias o processo de fabricação. Dessa forma um segredo milenar foi revelado a Europa  ensandecida pela porcelana e  sua capacidade de trazer riquezas além de qualquer sonho aos homens. Paralelamente na Europa, Augusto II, chamado O FORTE, aprisionou em seu castelo um jovem aprendiz chamado BOTTEGER, que se gabava de ser alquimista, e o ameaçou de pena de morte se não conseguisse desvendar o processo para a fabricação. Cinco anos BOTTEGER esteve preso realizando experimentos sistemáticos até chegar por seu próprio mérito à fórmula da porcelana. Embora não tenha sido um método muito ortodoxo, funcionou. Surgiu a manufatura de Meissen. Nessa mesma época na China, LANG TINGJI,  foi nomeado pelo Imperador KANGXI,  supervisor de porcelana nos fornos de Jingdezhen. A intenção do Imperador era a de recriar as famosas porcelanas monocromáticas do período Ming do SEC. XIV. Os chineses tem essa particularidade, um respeitoso culto aos ancestrais e suas conquistas. Edmund de Waal em seu livro O Caminho da Porcelana: A jornada de Uma Obsessão (recomendo muitíssimo) referencia assim essa respeitosa paixão pela memória dos ancestrais: Esse pode ser o ano em que alguém encomenda a fabricação de turíbulos que se parecem muito com os turíbulos feitos há trezentos anos. Esses por sua vez foram feitos para aludir bronzes de 900 anos atrás. Assim a devoção atravessa os séculos e as gerações. LANG TINGJI era extremamente dedicado e mergulhou fundo na tarefa que lhe foi destinada. O problema é que o pigmento de vermelho intenso que dá o tradicional aspecto vidrado dessas porcelanas conhecidas no mundo ocidental como sang de boeuf (sangue de boi) era feito a base de coral e ágata o que o tornava extremamente caro. O próprio fabrico era delicado, principalmente quanto ao processo de queima e a porcelana que LANG TINGJI finalmente conseguiu reproduzir, tinha uma margem de perda muito grande e passou a ser conhecida como 100 para 1 (a cada 100 peças somente uma era aproveitada). Mas esse custo não desmotivou o imperador KANGXI afinal ele era o grande imperador iniciador da dinastia QING. Ele era um homem 100 para 1. Tamanho era esse custo de produção que gerou um ditado sobre a porcelana de LANG como ficou então conhecida, em homenagem a seu redescobridor: Quer ficar pobre? Faça porcelana de Lang. Hoje nós conhecemos essa produção como LANG YAO. DEntrecolles, Botteger e Lang, três homens trabalhando separadamente e com perseverança, sem se conhecer, com motivações e objetivos distintos, mudaram a história do mundo. A porcelana chinesa antiga ainda traz encantamento por sua beleza, sua coloração branca azulada e a magnífica decoração. Não por acaso, cada peça de porcelana Companhia das Índias que nos chega à mão é tratada com reverência e devoção não apenas por ser fruto do trabalho do oleiro que lhe deu forma e a decorou, mas por ser produto de 5000 anos de uma cultura extraordinária e única. JIAQING  BELA LEGUMEIRA DECORADA COM BARRADOS GEOMÉTRICOS EM AZUL REALÇADOS A OURO. EM RESERVA, BRASÃO DE ARMAS COM ESCUDO BIPARTIDO SOB FIGURA DE CISNE QUE CINGE NO PESCOÇO COROA DUCAL.O ESCUDO DE ARMAS ESTÁ SOB PÁLIO COM REPRESENTAÇÃO DE TECIDO FORRADO DE ARMINHO. BEÇA BELÍSSIMA E EM ÓTIMAS CONDIÇÕES! CHINA, REINADO JIAQNG, FINAL DO SEC. XVIII. 30 CM DE COMPRIMENTO.
  • CIA DAS INDIAS  JIAQING  MONUMENTAL BOWL EM PORCELANA CIA DAS INDIAS REINADO JIAQING. BORDA COM BARRADO EM AZUL REALÇADO A OURO E ANÉIS FORMANDO GUIRLANDA. CONTÉM  EM RESERVAS NOS DOIS LADOS ESCUDO HERÁLDICO SOB PÁLIO COM AS INICIAIS JF. TAMBÉM EXTERNAMENTE E NA PARTE INTERNA FAUSTOSO RAMALHETE COM FLORES EM AZUL. EXTREMAMENTE INCOMUM NÃO SÓ PELA DIMENSÃO MAS POR ESTAR EM TÃO EXCEPCIONAL ESTADO DE CONSERVAÇÃO. CHINA, REINADO JIAQING, FINAL DO SEC. XVIII.
  • CIA DAS INDIAS  JIAQING GRANDE BOWL EM PORCELANA CIA DAS INDIAS REINADO JIAQING. BORDA COM BARRADO EM AZUL REALÇADO A OURO E ANÉIS FORMANDO GUIRLANDA. EM RESERVAS LATERAIS E INTERNAMENTE RAMALHETES DE FLORES EM AZUL. CHINA, REINADO JIAQING, FINAL DO SEC.
  • CIA DAS INDIAS FOLHA DE TABACO RarO prato em porcelana de exportação padrão folha de tabaco. Rica decoração com esmaltes da família rosa, reinado Qianlong (1736-1795). Decoração com pássaros, folhas, flores e frutos. China, segunda metade do sec. XVIII. 22,5 cm de diametroNOTA: Um gomil foi ofertado ao Rei de Portugal Dom Manuel ainda antes de 1500. Isso foi possível graças a expedição comandada por Bartolomeu Dias que chegou ao Oriente após dobrar o Cabo da Boa Esperança. Foram também os portugueses a iniciar o comércio da porcelana no início do sec. XVI quando venderam com facilidade, em Portugal todas as peças trazidas da China. Em 1602 e 1604, duas naus portuguesas, o San Yago e Santa Catarina, foram capturados pelos holandeses e suas cargas, que incluiam milhares de itens de porcelana, foram vendidos em um leilão, acendendo um interesse europeu para a porcelana, com compradores como os Reis da Inglaterra e da França. Depois disso, uma série de nações europeias estabeleceram empresas de comércio com os países do Extremo Oriente, a mais importante foi a poderosa Companhia da Índias, criada na Holanda, cujo nome passou a designar o nome da porcelana chinesa. Como a porcelana chinesa é rica em símbolos e significados não compreendidos nos mercados Ocidentais (agressivos cães de fó, flores de pessegueiro, flores de cerejeira, animais imaginários, deuses orientais para citar alguns), os agentes comerciais europeus passaram a levar modelos, formas, brasões, inicias do Ocidente que com alguma dificuldade começaram a ser produzidos pelos oleiros chineses. Até que os artesãos chineses conseguiram adaptar sua produção, com maestria, a partir do sec. XVIII aos padrões de gosto europeu e da América (notadamente Brasil e EUA). Surgiu então a louça de exportação. Para os ceramistas de Jingdezhen (cidade centro de fabricação de louça Companhia das Índias) a fabricação de louças de porcelana para o mercado europeu de exportação apresentou novas dificuldades. Escrevendo dessa cidade em 1712, o francês missionário jesuíta Père François Xavier d'Entrecolles registra que: "... a porcelana que é enviada para a Europa é feita após novos modelos que são muitas vezes excêntricos e difíceis de reproduzir, porque o mínimo defeito faz com que sejam recusadas pelos comerciantes, e assim eles permanecem nas mãos dos oleiros, que não podem vendê-los para os chineses, porque eles não gostam de tais peças. A despeito das dificuldades floresceu o lucrativo comércio de Porcelana das Índias de Exportação. O padrão folha de tabaco surgido no final do sec. XVIII principalmente para o mercado inglês, americano, português e brasileiro, é o de porcelana Cia das Índias mais valorizado de todos os produzidos no período setecentista. Os ingleses o adoravam porque diziam que refletia as luzes das velas. George Washington também tinha peças desse serviço e são hoje em dia presença obrigatória nas coleções mais importantes do mundo.
  • CIA DAS INDIAS FOLHA DE CHÁ (VARIANTE DO PADRÃO FOLHA DE TABACO) RARO PRATO FUNDO EM PORCELANA CIA DAS INDIAS PADRÃO FOLHA DE CHÁ RICA DECORAÇÃO COM AVES, FLORES, FOLHAS E EXUBERANTES FRUTOS CORTADOS. FAMÍLIA ROSA, REINANDO QIANLONG (1733-1795), SEC. XVIII. 15,5  CM DE DIAMETRO.
  • DOM JOÃO VI - SERVIÇO DOS PAVÕES excepcional GRANDE E RARO MEDALHÃO EM porcelana com esmaltes do reinado Qianlong. Feitio FEITIO CIRCULAR. Pertenceu ao serviço do Rei Dom João VI. China, meados do sec. XVIII. 38 cm de diâmetro. NOTA: Serviço dos Pavões é um serviço de jantar real, confeccionado em porcelana de pasta dura, de finíssima qualidade, que foi produzido na China do Imperador Qianlong , sob encomenda, para Portugal. Estima-se que cerca de vinte mil peças do hoje chamado Serviço dos Pavões tenham sido produzidas entre 1750 e1795, restando hoje cerca de cinco mil distribuídas por todo o mundo. É considerado um dos mais belos serviços de jantar de exportação. Em formato oitavado, recortado ou, em suas últimas fornadas, redondo, o prato é de louça (porcelana) branca, encaroçada, decorada com esmaltes nas cores habituais da chamada "família rosa". Além de pratos de vários tamanhos, foram confeccionadas sopeiras de vários tipos, terrinas, molheiras, travessas de vários formatos, manteigueiras, meleiras, wine-coolers e tigelas. Foi utilizado pela Família Real Portuguesa e pela Família Imperial Brasileira tanto no Paço de São Cristóvão como também na Fazenda Imperial de Santa Cruz. É um serviço conhecido como viajante, pois foi levado da China a Portugal, e de Portugal para o Brasil, quando D. João VI, ainda príncipe, temendo as guerras napoleônicas, estabeleceu-se no Rio de Janeiro, com sua mãe, D. Maria I. Os serviços de porcelana chinesa de uso imperial, trazidos para o Brasil por D. João VI, foram dispersos após a proclamação da República, sendo atualmente peças raras, procuradas por colecionadores de todo o mundo. Com o fim do Império em 1890, foram realizados diversos leilões pelo leiloeiro Joaquim Dias dos Santos, no Rio de Janeiro, mas seus registros foram logo depois perdidos num incêndio ocorrido pouco depois na loja do leiloeiro.
  • COMPANHIA DAS INDIAS REINADO QIANLONG  GRANDE TRAVESSA FUNDA EM PORCELANA DECORADA EM ESMATES AZUIS UNDERGLAZE COM PEÔNIAS, PAGODE, MONTANHAS E MESA SOBRE A QUAL ESTÁ ACOMODADO FLOREIRO COM ARRANJO FLORAL. FEITIO OCTAGONAL. PEÇA REALMENTE BONITA, EM ÓTIMAS CONDIÇÕES. CHINA, SEC. XVIII. 37,5 CM DE COMPRIMENTO.
  • CIA DAS INDIAS QUARTO CENTENÁRIO DO DESCOBRIMENTO DAS ÍNDIAS  MONUMENTAL CONJUNTO DE BILHA E BACIA EM PORCELANA CIA DAS INDIAS TIPO EXPORTAÇÃO COMEMORATIVA DO QUARTO CENTENÁRIO DO DESCOBRIMENTO DAS INDIAS DATADO DE 1898. DECORADO COM MOTIVOS GEOMÉTRICOS CONTENDO RESERVAS COM INSETOS, ELEMENTOS FITOMORFOS E PERSONAGEM ORIENTAL. CALDEIRA TEM FAIXA SEGUINDO A MESMA DECORAÇÃO E EM RESERVA CARAVELAS PORTUGUESAS NO OCEANO EMOLDURADA POR BRASÃO PORTUGUÊS SOB COROA E FLÃMULA COM INSCRIÇÕES QUARTO CENTENÁRIO DO DESCOBRIMENTO DA INDIA. EXREMAMENTE RARO! EXEMPLAR DESSE SERVIÇO ESTÁ REPRODUZIDO NA PAGINA 246 DO LIVRO "A Porcelana Chinesa ao Tempo do Império - Portugal/Brasil" DE AUTORIA DE NUNO DE CASTRO. CHINA, REINADO GUANGXÚ, SEC. XIX. 41 X 38 CM DE DIAMETRO.
  • ANEL EM OURO 18K  COM CRAVAÇÃO DE MOEDA EM OURO 22 K NO VALOR DE 2 PESOS MEXICANOS. A MOEDA PODE SER RETIRADA SEM DANOS POIS ESTÁ PRESA POR GARRAS NA PARTE INFERIOR. JOÍA MUITO BONITA! ARO 17. 8,2 G
  • TYFFANY & CO  ELEGANTE SALVA EM PRATA DE LEI CONSTITUÍDA DE GALERIA  VAZADA COM PEGAS LATERAIS. FEITIO CIRCULAR. MARCAS DA MANUFATURA. EUA, MEADOS DO SEC. XX. 28 CM DE DIAMETRO
  • LIBRA EM OURO 22K DATADA DE 1892. REINADO DA RAINHA VITÓRIA. INGLATERRA, SEC. XIX, 22,05 MM, 7,9 G  NOTA: libra em ouro ou Soberano (em inglês, Sovereign) é uma moeda do Reino Unido, equivalente a uma libra esterlina. No entanto, é utilizada na prática como reserva de valor a usar no futuro e não como moeda de troca. As suas características específicas mantiveram-se invariáveis de 1817 até hoje, o que possibilita uma autenticação das libras recorrendo-se a instrumentos de pesagem e medição exclusivos da área de ourivesaria. Assim, o seu peso é de sensivelmente 7,937 gramas (que pode ter sofrido algum decréscimo resultante do seu uso e respectivo desgaste); a sua espessura é de 1,52 mm; o seu diâmetro é de 22,05 mm; a sua composição é de ouro de 22 quilates; as datas gravadas numa das faces remontam a 1817.
  • ELEGANTE SAMOVAR EM PRATA DE LEI COM CONTRASTE CABEÇA DE MERCÚRIO. BELA RECORAÇÃO EM RELEVO COM ROCAILLES E ELEMENTOS VEGETALISTAS (RAMAGENS, FLORES E FRUTOS). BULE POSSUI MECANISMO BASCULANTE PARA VERTER O CHÁ LIBERADO POR TRAVA. FRANÇA, INICIO DO SEC. XX. 29 CM DE ALTURA
  • SUNTUOSO E GRANDE  CENTRO DE MESA EM PRATA DE LEI COM SEU PRESENTOIR TAMBÉM EM PRATA DE LEI E ESPELHO BISOTADO. FEITIO OBLONGO. ESTILO E ÉPOCA ART DECO. DECORADO COM ELEGANTES VOLUTAS RELEVADAS. PORTUGAL, SEC. XX. 67 X 45 CM (PRESENTOIR) 5645 G

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