Lote 308
Carregando...

Tipo:
Diversos

MONUMENTAL MODELO DO GLOBO TERRESTRE ESCOLA DE VINCENZO CORONELLI - PRECIOSA REPRESENTAÇÃO DO GLOBO TERRESTRE EM MADEIRA RECOBERTA POR PAPEL ARTISTICAMENTE DECORADO. RARO TRABALHO SEISCENTISTA QUE CERTAMENTE PERTENCEU ORIGINALMENTE A UMA GRANDE BIBLIOTECA REAL OU DE MONASTÉRIO. CONTEM INSCRIÇÕES LATINAS: PAX TIBI MAR CE VAN GELISTUS QUE SIGNIFICA: PAZ PARA CONTIGO Ó MARCOS MEU EVANGELISTA. FRASE ALUDIDA MUITAS VEZES PARA REFERENCIAR A CIDADE DE VENEZA, ONDE REPOUSA SÃO MARCOS PADROEIRO DA CIDADE. TAMBÉM A DATA EM ALGARISMOS ROMANOS MDCLIX (1659). TRATA-SE DE UM OBJETO RARISSIMO POR SER UM DOS POUCOS DA ÉPOCA AINDA EXISTENTES. POSSUI CARACTERISTICAS DA PRODUÇÃO DE VINCENZO CORONELLI ATIVO NO SÉC XVII EM VENEZA (VIDE NOS CRÉDITOS EXTRAS DESSE LOTE, FOTO DE DOIS GLOBOS DE CORONELLI EXPOSTOS NO MUSEU DA CIDADE DE VENEZA) . CORONELLI FOI O MAIS IMPORTANTE FABRICANTE DE GLOBOS DO SEC XVII MUITOS IMPORTANTES REIS DA HISTÓRIA POSSUÍAM SEUS GLOBOS COMO LUIZ XIV, REI DA FRANÇA E O PODEROSO DOM JOÃO V DE PORTUGAL. O GLOBO É ELABORADO COM COMPONENTES ARTÍSTICOS ERUDITOS CONTEM NO OCEANO A REPRESENTAÇÃO DE CARAVELAS, DEUS NETUNO CAVALGANDO PEIXE, SERPENTES MARINHAS. NA REPRESENTAÇÃO DOS CONTINENTES FORAM EMPREGADOS ELEMENTOS CARACTERÍSTICOS COMO A FIGURA REPRESENTATIVA DA ÁFRICA, UM NEGRO CINGINDO MANTO VERMELHO. NO BRASIL ONDE SE LÊ AMERICA MERIDIONALE UM ÍNDIO É REPRESENTADO. VÊ-SE A REPRESENTAÇÃO DAS CAPITANIAS HEREDITÁRIAS COM CIDADES SOMENTE NO LITORAL E OS MAIS IMPORTANTES CURSOS DE ÁGUA, OS RIOS, DO INTERIOR DO PAÍS. NA ÁREA EM QUE HOJE TEMOS A AMÉRICA DO NORTE, É IMPORTANTE DESTACAR QUE O GLOBO APRESENTA A CALIFÓRNIA COMO UMA ILHA, O QUE ERA UMA CARACTERÍSTICA DOS MAPAS EMITIDOS DE 1620 ATÉ MEADOS DO SÉCULO XVIII, PELO FATO DA CALIFÓRNIA TER SIDO CONSIDERADA, DURANTE CERCA DE DOIS SÉCULOS, COMO UMA ÁREA SEM LIGAÇÃO POR TERRA COM O CONTINENTE. PEÇA RARA, COM ALTA COTAÇÃO INTERNACIONAL, DIGNA DE MUSEUS DE PRIMEIRA LINHA. PERTENCEU AO JORNALISTA, ESCRITOR E MESTRE EM ETIQUETA SOCIAL, MARCELINO DE CARVALHO GRANDE AMIGO DE CAIO PINTO GUIMARÃES. NOTA: Um globo é uma representação espacial da Terra ou do céu, pintada ou impressa em uma superfície esférica. Mas desde a antiguidade, e na mudança do conhecimento, a história dos globos está intimamente ligada à da astronomia, dos calendários babilônicos à cosmologia grega, de Ptolomeu às esferas armilares até o início da modernidade. O mais antigo globo terrestre da nossa história remonta ao fatídico 1492 e ainda é baseado em noções e crenças do mundo clássico.A partir de então, toda jornada traz novos conhecimentos, enquanto o debate científico fundamental que - de Copérnico (1473-1543) a Kepler (1571-1630), de Galileu (1564-1642) a Newton (1643) -1727) - inicia a era moderna do pensamento científico. A idade de ouro dos globos terrestres remonta a esse período e foi iniciada na Holanda pelos grandes designers e editores gráficos Hondius e Blaeu e continuou na Alemanha, Itália, França e Inglaterra durante o século XVIII, quando os globos terrestres e celestes eles se tornam cada vez mais importantes. Ferramentas para estudo e ensino, eles logo se tornam ricos objetos ornamentais. Pintores e gravadores ilustres retratam as constelações nos globos celestes, enquanto cartelas decoradas preenchem o desconhecido dos terrestres. Esferas de metal precioso elaboradas adornam os Wundernkammerns, e até globos de tamanho excepcional são construídos. Mas foi na Veneza mercante e navegante que a arte dos globos alcançou seu mais importante apogeu nas mãos de Vincenzo Coronelli e seus aprendizes. Coronelli é o esferógrafo mais famoso do século XVII, mesmo no século XIX. Globos similares podem ser vistos na biblioteca real do EL ESCORIAL em Madri e em outras bibliotecas reais espalhadas pela Europa. O processo era iniciado cobrindo uma esfera de madeira com papel firme que era coberto de cola para que uma espécie de casca dura fosse criada. Com isso, os artesãos conseguiam uma superfície lisa e firme suficiente para que os mapas pudessem ser colados sobre ela. Veja como eram fabricados os globos terrestres já em produção escalar, embora manual, em meados do século passado na Inglaterra: https://www.youtube.com/watch?v=4RWcWSN4HhI. O processo é similar ao dos primeiros a diferença é que nos anos anos 50 o globo em madeira era somente uma forma para montar a casca que constituía os globos o apregoado em leilão é um enorme globo em madeira.

Peça

Visitas: 2157

Tipo: Diversos

MONUMENTAL MODELO DO GLOBO TERRESTRE ESCOLA DE VINCENZO CORONELLI - PRECIOSA REPRESENTAÇÃO DO GLOBO TERRESTRE EM MADEIRA RECOBERTA POR PAPEL ARTISTICAMENTE DECORADO. RARO TRABALHO SEISCENTISTA QUE CERTAMENTE PERTENCEU ORIGINALMENTE A UMA GRANDE BIBLIOTECA REAL OU DE MONASTÉRIO. CONTEM INSCRIÇÕES LATINAS: PAX TIBI MAR CE VAN GELISTUS QUE SIGNIFICA: PAZ PARA CONTIGO Ó MARCOS MEU EVANGELISTA. FRASE ALUDIDA MUITAS VEZES PARA REFERENCIAR A CIDADE DE VENEZA, ONDE REPOUSA SÃO MARCOS PADROEIRO DA CIDADE. TAMBÉM A DATA EM ALGARISMOS ROMANOS MDCLIX (1659). TRATA-SE DE UM OBJETO RARISSIMO POR SER UM DOS POUCOS DA ÉPOCA AINDA EXISTENTES. POSSUI CARACTERISTICAS DA PRODUÇÃO DE VINCENZO CORONELLI ATIVO NO SÉC XVII EM VENEZA (VIDE NOS CRÉDITOS EXTRAS DESSE LOTE, FOTO DE DOIS GLOBOS DE CORONELLI EXPOSTOS NO MUSEU DA CIDADE DE VENEZA) . CORONELLI FOI O MAIS IMPORTANTE FABRICANTE DE GLOBOS DO SEC XVII MUITOS IMPORTANTES REIS DA HISTÓRIA POSSUÍAM SEUS GLOBOS COMO LUIZ XIV, REI DA FRANÇA E O PODEROSO DOM JOÃO V DE PORTUGAL. O GLOBO É ELABORADO COM COMPONENTES ARTÍSTICOS ERUDITOS CONTEM NO OCEANO A REPRESENTAÇÃO DE CARAVELAS, DEUS NETUNO CAVALGANDO PEIXE, SERPENTES MARINHAS. NA REPRESENTAÇÃO DOS CONTINENTES FORAM EMPREGADOS ELEMENTOS CARACTERÍSTICOS COMO A FIGURA REPRESENTATIVA DA ÁFRICA, UM NEGRO CINGINDO MANTO VERMELHO. NO BRASIL ONDE SE LÊ AMERICA MERIDIONALE UM ÍNDIO É REPRESENTADO. VÊ-SE A REPRESENTAÇÃO DAS CAPITANIAS HEREDITÁRIAS COM CIDADES SOMENTE NO LITORAL E OS MAIS IMPORTANTES CURSOS DE ÁGUA, OS RIOS, DO INTERIOR DO PAÍS. NA ÁREA EM QUE HOJE TEMOS A AMÉRICA DO NORTE, É IMPORTANTE DESTACAR QUE O GLOBO APRESENTA A CALIFÓRNIA COMO UMA ILHA, O QUE ERA UMA CARACTERÍSTICA DOS MAPAS EMITIDOS DE 1620 ATÉ MEADOS DO SÉCULO XVIII, PELO FATO DA CALIFÓRNIA TER SIDO CONSIDERADA, DURANTE CERCA DE DOIS SÉCULOS, COMO UMA ÁREA SEM LIGAÇÃO POR TERRA COM O CONTINENTE. PEÇA RARA, COM ALTA COTAÇÃO INTERNACIONAL, DIGNA DE MUSEUS DE PRIMEIRA LINHA. PERTENCEU AO JORNALISTA, ESCRITOR E MESTRE EM ETIQUETA SOCIAL, MARCELINO DE CARVALHO GRANDE AMIGO DE CAIO PINTO GUIMARÃES. NOTA: Um globo é uma representação espacial da Terra ou do céu, pintada ou impressa em uma superfície esférica. Mas desde a antiguidade, e na mudança do conhecimento, a história dos globos está intimamente ligada à da astronomia, dos calendários babilônicos à cosmologia grega, de Ptolomeu às esferas armilares até o início da modernidade. O mais antigo globo terrestre da nossa história remonta ao fatídico 1492 e ainda é baseado em noções e crenças do mundo clássico.A partir de então, toda jornada traz novos conhecimentos, enquanto o debate científico fundamental que - de Copérnico (1473-1543) a Kepler (1571-1630), de Galileu (1564-1642) a Newton (1643) -1727) - inicia a era moderna do pensamento científico. A idade de ouro dos globos terrestres remonta a esse período e foi iniciada na Holanda pelos grandes designers e editores gráficos Hondius e Blaeu e continuou na Alemanha, Itália, França e Inglaterra durante o século XVIII, quando os globos terrestres e celestes eles se tornam cada vez mais importantes. Ferramentas para estudo e ensino, eles logo se tornam ricos objetos ornamentais. Pintores e gravadores ilustres retratam as constelações nos globos celestes, enquanto cartelas decoradas preenchem o desconhecido dos terrestres. Esferas de metal precioso elaboradas adornam os Wundernkammerns, e até globos de tamanho excepcional são construídos. Mas foi na Veneza mercante e navegante que a arte dos globos alcançou seu mais importante apogeu nas mãos de Vincenzo Coronelli e seus aprendizes. Coronelli é o esferógrafo mais famoso do século XVII, mesmo no século XIX. Globos similares podem ser vistos na biblioteca real do EL ESCORIAL em Madri e em outras bibliotecas reais espalhadas pela Europa. O processo era iniciado cobrindo uma esfera de madeira com papel firme que era coberto de cola para que uma espécie de casca dura fosse criada. Com isso, os artesãos conseguiam uma superfície lisa e firme suficiente para que os mapas pudessem ser colados sobre ela. Veja como eram fabricados os globos terrestres já em produção escalar, embora manual, em meados do século passado na Inglaterra: https://www.youtube.com/watch?v=4RWcWSN4HhI. O processo é similar ao dos primeiros a diferença é que nos anos anos 50 o globo em madeira era somente uma forma para montar a casca que constituía os globos o apregoado em leilão é um enorme globo em madeira.

Informações

Lance

    • Lote Vendido
Termos e Condições
Condições de Pagamento
Frete e Envio
  • TERMOS E CONDIÇÕES

    1ª. As peças que compõem o presente LEILÃO, foram cuidadosamente examinadas pelos organizadores que, solidários com os proprietários das mesmas, se responsabilizam por suas descrições.

    2ª. Em caso eventual de engano na autenticidade de peças, comprovado por peritos idôneos, e mediante laudo assinado, ficará desfeita a venda, desde que a reclamação seja feita em até 5 dias após o término do leilão. Findo o prazo, não será mais admitidas quaisquer reclamação, considerando-se definitiva a venda.

    3ª. As peças estrangeiras serão sempre vendidas como Atribuídas.

    4ª. O Leiloeiro não é proprietário dos lotes, mas o faz em nome de terceiros, que são responsáveis pela licitude e desembaraço dos mesmos.

    5ª. Elaborou-se com esmero o catálogo, cujos lotes se acham descritos de modo objetivo. As peças serão vendidas NO ESTADO em que foram recebidas e expostas. Descrição de estado ou vícios decorrentes do uso será descrito dentro do possível, mas sem obrigação. Pelo que se solicita aos interessados ou seus peritos, prévio e detalhado exame até o dia do pregão. Depois da venda realizada não serão aceitas reclamações quanto ao estado das mesmas nem servirá de alegação para descumprir compromisso firmado.

    6ª. Os leilões obedecem rigorosamente à ordem do catalogo.

    7ª. Ofertas por escrito podem ser feitas antes dos leilões, ou autorizar a lançar em seu nome; o que será feito por funcionário autorizado.

    8ª. Os Organizadores colocarão a título de CORTESIA, de forma gratuita e confidencial, serviço de arrematação pelo telefone e Internet, sem que isto o obrigue legalmente perante falhas de terceiros.

    8.1. LANCES PELA INTERNET: O arrematante poderá efetuar lances automáticos, de tal maneira que, se outro arrematante cobrir sua oferta, o sistema automaticamente gerará um novo lance para aquele arrematante, acrescido do incremento mínimo, até o limite máximo estabelecido pelo arrematante. Os lances automáticos ficarão registrados no sistema com a data em que forem feitos. Os lances ofertados são IRREVOGÁVEIS e IRRETRATÁVEIS. O arrematante é responsável por todos os lances feitos em seu nome, pelo que os lances não podem ser anulados e/ou cancelados em nenhuma hipótese.

    8.2. Em caso de empate entre arrematantes que efetivaram lances no mesmo lote e de mesmo valor, prevalecerá vencedor aquele que lançou primeiro (data e hora do registro do lance no site), devendo ser considerado inclusive que o lance automático fica registrado na data em que foi feito. Para desempate, o lance automático prevalecerá sobre o lance manual.

    9ª. O Organizador se reserva o direito de não aceitar lances de licitante com obrigações pendentes.

    10ª. Adquiridas as peças e assinado pelo arrematante o compromisso de compra, NÃO MAIS SERÃO ADMITIDAS DESISTÊNCIAS sob qualquer alegação.

    11ª. O arremate será sempre em moeda nacional. A progressão dos lances, nunca inferior a 5% do anterior, e sempre em múltiplo de dez. Outro procedimento será sempre por licença do Leiloeiro; o que não cria novação.

    12ª. Em caso de litígio prevalece a palavra do Leiloeiro.

    13ª. As peças adquiridas deverão ser pagas e retiradas IMPRETERIVELMENTE em até 48 horas após o término do leilão, e serão acrescidas da comissão do Leiloeiro, (5%). Não sendo obedecido o prazo previsto, o Leiloeiro poderá dar por desfeita a venda e, por via de EXECUÇÃO JUDICIAL, cobrar sua comissão e a dos organizadores.

    14ª. As despesas com as remessas dos lotes adquiridos, caso estes não possam ser retirados, serão de inteira responsabilidade dos arrematantes. O cálculo de frete, serviços de embalagem e despacho das mercadorias deverão ser considerados como Cortesia e serão efetuados pelas Galerias e/ou Organizadores mediante prévia indicação da empresa responsável pelo transporte e respectivo pagamento dos custos de envio.

    15ª. Qualquer litígio referente ao presente leilão está subordinado à legislação brasileira e a jurisdição dos tribunais da cidade de Campinas - SP. Os casos omissos regem-se pela legislação pertinente, e em especial pelo Decreto 21.981, de 19 de outubro de 1932, Capítulo III, Arts. 19 a 43, com as alterações introduzidas pelo Decreto 22.427., de 1º. de fevereiro de 1933.

  • CONDIÇÕES DE PAGAMENTO

    A vista com acréscimo da taxa do leiloeiro de 5%.
    Através de depósito ou transferência bancária em conta a ser enviada por e-mail após o último dia do leilão.
    Não aceitamos cartões de crédito ou débito.
    O pagamento deverá ser efetuado até 72 horas após o término do leilão sob risco da venda ser desfeita.

  • FRETE E ENVIO

    As despesas com retirada e remessa dos lotes, são de responsabilidade dos arrematantes. Veja nas Condições de Venda do Leilão.
    Despachamos para todos os estados. A titulo de cortesia a casa poderá embrulhar as peças arrematadas e providenciar transportadora adequada